16/04/2019
Seleção de bolsista para o Memória!
Memória Cultural da ECO anuncia vaga para bolsista PIBIAC.
Os interessados devem enviar e-mail para [email protected] até o dia 23/4 com currículo e um texto de um parágrafo respondendo a pergunta "Por que você quer participar do Memória Cultural da ECO?".
15/04/2019
Nós concordamos plenamente com o célebre poeta Fernando Pessoa, que uma vez disse a frase que trazemos hoje para vocês!
Com as memórias é que podemos tomar consciência de quem fomos, quem somos e quem pretendemos ser.
E aí gostou? Para mais frases de pensadores sobre a memória, não deixe de curtir o Memória Cultural da ECO aqui no Facebook e também no Instagram (instagram.com/memoriaeco).
Até a próxima 😁
01/04/2019
Lançado em 1997, o livro "Terra", do fotojornalista Sebastião Salgado, conta, através de imagens, o cotidiano de trabalhadores rurais do Movimento Sem Terra, moradores de rua e outros grupos marginalizados socialmente e economicamente da população brasileira.
Após o lançamento do livro, que além de Salgado, contou com a colaboração de Chico Buarque e José Saramago, exposições com grandes cartazes das fotos foram organizadas em diversos locais do país, muitas delas em Universidades, sob o nome de "Terra-MST".
A Escola de Comunicação da UFRJ abrigou uma dessas mostras um ano depois do lançamento do livro, em abril de 1998. A exibição ficou em cartaz na Galeria Vitrine da ECO, no corredor principal do Palácio Universitário, e atraiu mais de 500 visitantes, segundo o livro que registrava as assinaturas na época.
A inauguração da exposição aconteceu exatamente no dia 1º de abril de 1998.
Nas fotos, o convite do lançamento da exposição e algumas das fotos de "Terra".
Gostou? Então não deixe de nos acompanhar sempre aqui no Facebook e também no nosso Instagram (instagram.com/memoriaeco).
Até a próxima! ;)
18/03/2019
O Carnaval já passou, as férias já acabaram, o ECOmeço 2019.1 já aconteceu, e agora oficialmente o ano começou! É por isso que viemos aqui pedir a colaboração de todos para o projeto Memória Cultural da ECO!
Aproveita que o período recém começou, e a matéria ainda não acumulou, e manda pra gente as suas lembranças da ECO! Vale foto, vídeo, certificado de participação em evento, relato... Só não vale ficar de fora!
Para reforçar, esse post lista 5 bons motivos para você ajudar o projeto!
Valeu e até a próxima! 😉✨
14/02/2019
Hoje, no Memória Cultural da ECO, é a vez de conhecermos mais uma programação de Ecomeços passados. A edição que apresentaremos hoje é a da semana dos calouros de 2008.1, realizada entre os dias 3 e 7 de março daquele ano, contando ainda com um dia extra na semana seguinte.
A programação diversa, que passava entre exibição de curtas, peças teatrais, apresentação dos projetos de extensão e debates, contou também com uma aula inaugural. Ministrada por MV Bill, a aula ocorreu na manhã de sexta-feira, 14 de março, já na segunda semana do semestre.
E aí, o que você achou dessa programação? Dê sua opinião aqui nos nossos comentários! E se tiver participado dessa edição do Ecomeço, não se esqueça de dar o seu relato!
Até a próxima, gente! E não deixem de nos acompanhar aqui no Facebook e também no nosso perfil do Instagram (instagram.com/memoriaeco).
😉
12/02/2019
Menos de um mês para a primeira semana de aulas do ano e o coração dos mais jovens ecoínos tá como? Só ansiedade pela melhor semana da vida universitária: a Semana dos Calouros!
Antes de Diatlética, Lista de Tarefas e outras atividades já tradicionais da Semana dos Calouros entrarem em cena, o Ecomeço já existia. O evento, que antes durava a semana toda, sempre buscou integrar todos os alunos dos cursos da ECO através de palestras, exibição de filmes e peças teatrais, debates, entre outros.
A postagem do Memória Cultural da ECO de hoje traz a programação do Ecomeço de 13 anos atrás, no segundo semestre de 2006. Naquele semestre, a semana ocorreu de 7 a 11 de agosto, e contou até mesmo com a participação do antropólogo e diretor de TV Hermano Vianna!
E aí, curtiu? Então não deixe de continuar ligado nos nossos posts aqui no Facebook e também nas nossas publicações no Instagram (instagram.com/memoriaeco)!
Até a próxima! 😉
17/01/2019
O projeto Memória Cultural da ECO também resolveu entrar no e traz hoje para vocês um pouco mais sobre o ECOfoto do ano de 2009.
O ECOfoto é um concurso nacional de fotografia, realizado pela Escola de Comunicação da UFRJ, que ocorre desde 2008. Em 2009, a competição acontecia pela segunda vez, e teve como tema a comemoração dos 170 anos da fotografia a partir de outros olhares sobre o básico, as formas, o simples.
Com a curadoria do professor Dante Gastaldoni, o ECOfoto repetiu o sucesso do ano anterior (a edição de 2008 a gente conta outro dia) e reuniu tanto alunos da ECO buscando reconhecimento como fotógrafos, quanto fotógrafos sem relação com a Escola de Comunicação. As fotos escolhidas foram exibidas numa exposição que ficou em cartaz na Galeria Vitrine.
Nas imagens trazidas hoje, a capa do catálogo do concurso, e os textos do curador - Dante Gastaldoni - e da coordenadora da secretaria de extensão da época - Wanelytcha Simonini.
Fique ligado que o do Memória da ECO ainda não acabou e na próxima semana nós traremos algumas das fotos premiadas na edição de 2009 do ECOfoto.
Curtiu? Não deixe de nos acompanhar aqui no Facebook e de seguir a nossa página no Instagram (instagram.com/memoriaeco)! 😊
10/01/2019
Hoje trazemos o pensamento da escritora francesa George Sand, pseudônimo de Amandine Aurore Lucile Dupin, baronesa de Dudevant. George Sand foi uma célebre romancista e memorialista, e é considerada por muitos até hoje como a maior escritora francesa de todos os tempos.
Para mais frases de pensadores sobre memória, não deixe de curtir a nossa página no Facebook e nos seguir no Instagram (instagram.com/memoriaeco)!
Até a próxima! :)
31/12/2018
A equipe do Projeto Memória Cultural da ECO te deseja um Feliz Ano Novo!
Agradecemos muito a sua companhia em 2018 e desejamos que em 2019 nós possamos compartilhar muito mais memórias juntos!
Até o ano que vem! 🍾🥂
24/12/2018
A equipe do Projeto Memória Cultural da ECO deseja a todos um Feliz Natal!
Seja com a família, com os amigos ou sozinho, que seu Natal seja repleto de saúde, luz e das melhores energias!
Até a próxima! 🎅🎄🎁
20/12/2018
Hoje é dia de samba no Memória Cultural da ECO!
Em meados de 1999, a exposição "Diplomados na Escola de Samba" colocou todo mundo que passava pela Galeria Vitrine para dançar o miudinho! A mostra foi uma homenagem à Velha Guarda da Portela, registrada e exposta pelas lentes de Gustavo Furtado.
No dia 9 de agosto do mesmo ano rolou o encerramento da exposição, com direito à presença ilustre dos homenageados, que fizeram um show na Escola de Comunicação!
A imagem do livro de assinaturas no dia do encerramento comprova a presença de algumas pérolas da Velha Guarda da Portela, como Áurea Maria, Tia Surica e Monarco. Além deles, também participou o cantor e compositor Casquinha, falecido em outubro de 2018.
Este post é uma homenagem à memória de Casquinha.
Gostou? Então não deixe de curtir a nossa página aqui no Facebook para ficar sempre ligado nas memórias da ECO! Também não deixe de nos seguir no Instagram (instagram.com/memoriaeco).
Até a próxima! ;)
18/12/2018
Hoje trazemos o pensamento da escritora francesa Marguerite Yourcenar. O nome servia de pseudônimo para Marguerite Cleenewerck de Crayencour, e a autora viveu entre os anos de 1903 e 1987.
Para mais frases de pensadores sobre memória, não deixe de curtir a nossa página no Facebook e nos seguir no Instagram (instagram.com/memoriaeco)!
Até a próxima! :)