16/12/2024
Só saudades de muitos aí dessa foto.
Um lugar onde não somos apenas alunos e amigos praticantes e estudantes da Capoeira... nós somos uma família de capoeiristas.
Associação de capoeira Casa de Ginga um trabalho de Capoeira serio no Rio de Janeiro; Tem como missão criar um numero incontavel de capoeiristas conservadores dos bons costumes dos antigos capoeiristas, capoeiristas sérios e competentes que alem de jogar, cantar, fazer intrumentos e conhecer as regras e historias da capoeira.. possuem uma fervorosa fé em jesus o filho do Deus verdadeiro.
16/12/2024
Só saudades de muitos aí dessa foto.
16/12/2024
Raridades
14/05/2024
Com a Palavra Mestre Ginga.
"Eu aconselho a todos os Mestres e instituições de capoeiragem da atualidade que não forme professores, contramestres ou Mestres sem que antes os tais sejam submetidos ao conhecimento deste livro: com certeza vai te prevenir contra futuros constrangimentos: NA CASA DE GINGA A LEITURA DESSE LIVRO SERÁ OBRIGATÓRIA."
Aprendi cumprimentar meu mestre com as duas mãos, não se agaixar ao pé do berimbau sem antes tocar no chão,
Aprendi chamar o Mestre de meu mestre de padrinho e carinhosamente pedir sua bênção!, não entrar na roda, cantar ladainha e nem pegar no berimbau vestido de short ou bermuda.
Nunca tocar em mulher, ou no adversário na roda com a Palma das mãos,
Nunca sorrir quando derrubace um mais graduado ou reconhecido do que eu.
Aprendi dar a volta do mundo antes de entrar no jogo.
Aprendi que só quem batiza é mestre.
Quando um.ancião estiver fazendo a reza, cantando ladainha ou abrindo a cantoria, não podia sorrir e nem conversar; iniciar o jogo só quando ele terminace o coro.
Ainda vivo tudo isso, podem me chamar de quadrado! Na época desses ensinamentos nasceram os melhores e os inesquecíveis.
(M.Ginga-Rj) Sim! quase esqieci!!! aprendi que a razão sempre esteve no início e que a capoeira continuara sendo tudo que se põe na boca.
(M.Ginga-Rj)
Capoeira é tudo que a boca come! Até hoje muitos capeiristas não atendem isso!
Nem todos sabem o que Mestre Pastinha quis dizer... quando falou que a capoeira é tudo que a boca come!