15/09/2021
Boa noite a todos,
Em outubro e novembro, estaremos ministrando um curso de pós-graduação e extensão sobre o tema do *Ambientalismo*.
Serão 9 aulas ao vivo pelo Zoom-YouTube com diversos convidados ilustres para tratarmos de temas relevantes (veja no folder) e tentarmos juntos promover uma transformação de nossos velhos hábitos, trocando-os por novos mais eco-friendly. :-)
As inscrições vão até o dia 21/09, fique atento!
Qualquer pessoa pode se inscrever gratuitamente na disciplina de extensão pelo CENABIO através do email [email protected]. Daremos um certificado de participação (disciplina de 30hs).
Os alunos de pós-graduação da UFRJ devem se inscrever pelo email [email protected]
E quem quiser acompanhar qualquer uma das lives pelo YouTube está convidado, elas ficarão disponíveis gratuitamente.
As aulas acontecerão em todas as terças-feiras dos meses de Outubro e Novembro, sempre às 14hs.
Divulguem e participem!
Um abraço verde,
Francisco Prosdócimi, Daniel dos Anjos e colaboradores.
IBqM
No CIÊNCIA INCRÍVEL de amanhã (sexta-feira, dia 28/05, às 14hs) conversaremos com o imunologista da Rockfeller University, Bernardo Sgarbi Reis, e com o bioquímico especialista em vírus, o Prof André Marco Gomes (IBqM-UFRJ), sobre o tema da COVID-19.
08/09/2021
Não perca mais esse evento de extensão e divulgação científica.
Evento gratuito, aberto a todos os públicos e transmitido via YouTube https://youtu.be/tFgEV0O7f_U e neste canal do facebook https://www.facebook.com/bioqmed
Nessa sexta (10/09), às 14hs.
26/08/2021
Você sabe o que é o Antropoceno? Será que os humanos estão mesmo destruindo o planeta em um ritmo acelerado? Será que podemos fazer alguma coisa com relação a isso?
Veja esse material que preparamos para a nossa live. Te esperamos amanhã às 14hs. Agradecemos sua audiência. :-)
https://www.youtube.com/watch?v=ZJCfWJZZ8RY
24/08/2021
CiÊnCiA InCrÍvEL: "A era do Antropoceno"
Com Paulo Artaxo e Pablo Pena Rodrigues, nesta próxima sexta-feira, dia 27/08 às 14hs.
Está cada vez mais clara a forma como a humanidade tem modificado o meio ambiente. Essa mudança tem causado um desequilíbrio cada vez mais extremo nos ecossistemas e no planeta, de forma geral.
Para conversar sobre esse assunto, convidamos um dos mais renomados pesquisadores brasileiros sobre a mudança climática, o físico e professor da USP, Prof Paulo Artaxo. Paulo vai conversar com o pesquisador Pablo Rodrigues, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que é um dos defensores do conceito de Antropoceno. Pablo vai nos informar sobre como é que toda a biota hoje no mundo tem sido modificada de acordo com os interesses de uma única espécie: o ser humano.
Assista ao vivo nossa conversa nesta próxima sexta-feira, dia 27/08, pelos nossos canais do YouTube e Facebook e faça perguntas diretamente aos nossos entrevistados.
Assista pelo YouTube a partir do link:
https://youtu.be/54rBZ61Kh7A
E também nesta página
https://www.facebook.com/bioqmed
Envie seus comentários e perguntas ao vivo pra gente.
Participe!
08/06/2021
Estudo liderado pelo professor e pesquisador Jerson Lima Silva, do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, aponta que o fenômeno conhecido como transição de fase pode ser a causa do surgimento de anomalias responsáveis por mais da metade de casos de câncer no mundo, ligadas a mutações na proteína p53.
Por sua relevância na compreensão dos mecanismos do câncer, o estudo mereceu a capa da edição mais recente da revista Chemical Science, referência na área de química aplicada à biologia e à medicina e publicada pela Royal Society of Chemistry, do Reino Unido. Saiba mais na reportagem do jornal O Globo: https://glo.bo/3v4jhD4
03/06/2021
A CIÊNCIA DO YÔGA
Muitas pessoas pensam que o yôga e a meditação são práticas orientais que se assemelham à pseudociência. Esse pensamento não poderia estar mais distante da realidade. A cada dia que passa a ciência vem validando a efetividade de diversas práticas yóguicas e na saúde física e mental de seus praticantes.
Para conversar sobre esse tema, convidamos uma das brasileiras mais respeitados no assunto, a professora e pesquisadora Elisa Kozasa, que trabalha no Hospital Albert Einstein e o também pesquisador e professor de yôga do CEPEUSP, Danilo Santaella.
Elisa é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e atua como pesquisadora do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein e professora titular do Programa Acadêmico em Ciências da Saúde da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Foi a primeira fellow do Mind and Life Institute nomeada na América Latina. Elisa estuda Neurociência e Comportamento avaliando bem-estar e performance através de uma plataforma multimodal que faz uso de neuroimagem funcional e estrutural, movimento e respostas psicofisiológicas. Elisa possui diversos estudos publicados em revistas internacionais sobre os efeitos benéficos de práticas baseadas no yôga. Participou de diálogos com o Dalai Lama, na interface entre efeitos de práticas contemplativas para a saúde. Membro do Scientific Advisory Board do Center for Contemplative Research e Membro Honorário da Força Aérea Brasileira, será uma grande honra recebermos a Elisa para o nosso bate-papo.
E para conversar com a Elisa convidamos o também pesquisador Danilo Santaella. Danilo é Bacharel em Educação Física, mestre em Fisiopatologia Experimental e doutor em Ciências da Saúde, tendo sido formado na USP. Tem Pós-doutorado em neurofisiologia e psicobiologia pela UFRN (2013) e em Neurociência pelo Hospital Israelita Albert Einstein. É professor de Yôga do Centro de Práticas Esportivas da USP, do Instituto de Ensino e Pesquisa em Yôga (IEPY) e da Escola de Yôga e Autocuidado. Ministra aulas de Anatomia e Fisiologia em cursos de pós-graduação em Yoga no IEPY. Possui linha de pesquisa direcionada para a interação corpo-mente, com especial foco à influência das práticas de Yoga na fisiologia humana. Suas investigações abordam temas como: yogaterapia, relaxamento, exercícios respiratórios, exercício físico, EEG, potencial evocado, envelhecimento cerebral, pressão arterial, variabilidade da frequência cardíaca, estresse, qualidade de sono e qualidade de vida.
Venha conhecer mais sobre as relações entre yôga, ciência, medicina e saúde! Esperamos vocês na próxima sexta-feira, dia 11 de junho, as 14hs. O evento será transmitido ao vivo pelo nosso canal do YouTube (IBqM oficial) e por esta página aqui no Facebook.
Não perca essa oportunidade! Participe ao vivo e envie suas perguntas aos nossos debatedores.
03/05/2021
No segundo episódio do CIÊNCIA INCRÍVEL vamos conversar com o físico, divulgador científico, escritor e ex-reitor da UNICAMP, o Prof. Marcelo Knobel.
Marcelo discutirá com nosso diretor Fábio Almeida sobre o tema NEGACIONISMO CIENTÍFICO, um dos muitos assuntos tratados em seu livro recém-publicado "A ilusão da Lua" (https://www.amazon.com.br/dp/6555410531/).
Por que será que tantas pessoas hoje se recusam a acreditar no discurso científico? Por que os investimentos em ciência têm diminuído tanto? Por que mesmo verdades científicas bem estabelecidas como o formato da Terra, a eficácia das vacinas e a teoria da evolução são contestadas por certos segmentos da sociedade?
Venha discutir conosco nesta próxima sexta-feira, às 14hs, ao vivo em nossa página do Facebook e nosso canal do YouTube.
Facebook http://facebook.com/bioqmed
YouTube https://www.youtube.com/watch?v=Jc_yT_ebza0
Negacionismo Científico (Ciência Incrível)
O físico Marcelo Knobel e o bioquímico Fábio Almeida discutem o negacionismo nas ciências
06/04/2021
Atenção pessoal, o nosso projeto institucional de extensão CIÊNCIA INCRÍVEL está de volta. E você agora vai poder acompanhá-lo da sua casa!
Nesse novo modelo faremos discussões sobre temas importantes na contemporaneidade sempre com um convidado externo debatendo com um professor do IBqM.
E para estrear convidamos a escritora, ativista e professora Elika Takimoto para discutir com nossa querida e multi-premiada professora Débora Foguel sobre o tema CIÊNCIA NA ERA DA PÓS-VERDADE.
Não perca! O evento acontecerá na sexta-feira, dia 16/04, às 14hs, com transmissão simultânea pelo YouTube e Facebook.
Esperamos vocês para interagir com nossos debatedores, enviar perguntas, comentários e sugestões.
Até lá!
23/08/2019
O segundo espetáculo do CIÊNCIA INCRÍVEL será apresentado AMANHÃ, sábado, dia 24/08/2019.
A OPERETA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS vai contar a história dos te**es de inteligência e a visão mais contemporânea e multifacetada da psicologia sobre o tema.
Com a participação da Orquestra de Câmara da Ilha do Governador e grande elenco, estaremos te esperando a partir das 10:00 da manhã no auditório do QUINHENTÃO, no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, campus do fundão!
Não perca!! Participe!! Traga sua família!!
Valorize a universidade pública!!
Gente, o nosso segundo espetáculo do CIÊNCIA INCRÍVEL será apresentado AMANHÃ, sábado, dia 24/08/2019.
A OPERETA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS vai contar a história dos te**es de inteligência e a visão mais contemporânea e multifacetada da psicologia sobre o tema.
Com a participação da Orquestra de Câmara da Ilha do Governador e grande elenco, estaremos te esperando a partir das 10:00 da manhã no auditório do QUINHENTÃO, no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, campus do fundão!
Não perca!! Participe!! Traga sua família!!
Valorize a universidade pública!!
22/07/2019
No dia sábado dia 20 de Julho de 2019 estreamos o evento de EXTENSÃO intitulado "A incrível ciência de Leopoldo de Meis" ou, simplesmente, "CIÊNCIA INCRÍVEL".
O diretor do projeto Prof Francisco Prosdocimi idealizou um evento dividido em 3 momentos que apresentam: (i) pílulas cênicas; (ii) o talk show BIOQtalks; (iii) atividades lúdicas.
Neste primeiro evento contamos com um público oficial de 74 convidados que assinaram seus nomes em nosso caderno de presenças, além de outros curiosos que totalizaram uma plateia de aproximadamente 100 pessoas.
===
Participe do nosso próximo evento no sábado, dia 24 de Agosto, cujo tema será "INTELIGÊNCIAS". Venha!
A universidade é de todos! Participe! Traga sua contribuição! Traga seu amor, seu fascínio e sua admiração pela Ciência! Esperamos vocês!
No dia sábado dia 20 de Julho de 2019 estreamos o evento de EXTENSÃO intitulado "A incrível ciência de Leopoldo de Meis". O diretor do projeto Prof Francisco Prosdocimi idealizou um evento dividido em 3 momentos que apresentam: (i) pílulas cênicas; (ii) o talk show BIOQtalks; (iii) atividades lúdicas. Neste primeiro evento contamos com um público oficial de 74 convidados que assinaram seus nomes em nosso caderno de presenças, além de outros curiosos que totalizaram uma plateia de aproximadamente 100 pessoas. Participe do nosso próximo evento no sábado, dia 24 de Agosto, cujo tema será "INTELIGÊNCIAS". Venha! A universidade é de todos! Participe! Traga sua contribuição! Traga seu amor, seu fascínio e sua admiração pela Ciência! Esperamos vocês!
18/07/2019
ATENÇÃO Comunidade BIOQMED para a programação final do evento de estreia do nosso evento de EXTENSÃO institucional: CIÊNCIA INCRÍVEL!!
Sábado, dia 20/07, a partir de 10hs no Campus do Fundão, prédio do CCS, auditório do Bloco N.
VENHA! A UNIVERSIDADE É SUA! PARTICIPE! DIVULGUE!