Fundação Osorio

Fundação Osorio

Compartilhar

Formando hoje o cidadão do amanhã!
É uma instituição de ensino básico vinculada ao Comando do Após muito esforço e alguns anos de espera, a semente germinou.

FUNDAÇÃO OSORIO
“Formando hoje o cidadão do amanhã”

A ideia de custear os estudos de algumas órfãs de militares já existia desde a criação do Colégio Militar do Rio de Janeiro, mas foi o Marechal Nepomuceno Mallet que, em 1907, aproveitando as discussões sobre as comemorações do centenário do Marechal Osorio, levou o projeto aos seus superiores e conseguiu

Photos from Fundação Osorio's post 06/12/2023

Cerimônia da 1ª Eucaristia
No dia 01 de dezembro, no auditório Francisca Osorio Mascarenhas, foi realizada a cerimônia de Primeira Eucaristia, dos 26 alunos da catequese da Fundação Osorio. A missa foi celebrada pelo Vice-Reitor do Seminário Arquidiocesano São José, Pe Tiago da Silva Nascimento, acompanhado por seminaristas e catequistas. O evento contou com a presença de pais e amigos das crianças e uma representação de alunos da nossa escola.

Photos from Fundação Osorio's post 05/12/2023

Sorteio de vagas 1º ano do Ensino Fundamental – 2024


Em cumprimento à letra "d" do número 2, das Orientações Gerais das Instruções Reguladoras para Solicitação de Vagas na Fundação Osorio – 2024, foi realizado, no dia 5 de dezembro, às 08:00h, no Auditório da Fundação Osorio, o sorteio público das vagas destinadas ao 1º ano do Ensino Fundamental para 2024. Na oportunidade, alguns dos presentes foram convidados para integrar a comissão que realizou o sorteio. Abaixo instantâneos do evento.

Confira a relação de contemplados:

Photos from Fundação Osorio's post 21/11/2023

Aulas Públicas de Música


As aulas públicas de música repetem o sucesso de anos anteriores mostrando às famílias dos alunos o resultado do trabalho desenvolvido durante o ano letivo na disciplina Música. O evento coordenado pela professora Ana Cristina, acontece no último bimestre do ano letivo com apresentações musicais das turmas do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental.

Nesse tipo de atividade é grande a presença dos pais e mães prestigiando a gurizada. Nos últimos anos, temos registrado uma média de 90% dos responsáveis interagindo com o grupo e participando de forma contagiante das brincadeiras e do variado repertório.

Photos from Fundação Osorio's post 21/11/2023

Prova sem fiscalização


Os alunos da turma 213, do 1º ano do ensino médio, Curso Técnico de Administração, realizaram no dia 13 de novembro uma prova sobre o tema: “Liderança e indicadores” sem a fiscalização do professor em sala de aula. A avaliação estava prevista e foi aplicada nos alunos sem que ninguém estivesse controlando os discentes.

Este tipo de atividade aconteceu sem qualquer tipo de problema e atende à iniciativa estratégica Nr 4.2.3 do Plano de Ação Anual 2023-FO, cuja finalidade é a de destacar as virtudes valorizadas pela nossa Fundação Osorio, dentre elas a “honestidade”.

Parabéns a todos os envolvidos, particularmente os professores e os alunos. Quiçá possamos estender às outras disciplinas e séries esse tipo de procedimento. O renascimento do velho projeto “o brabo é ser honesto” nos mostra que ainda é possível transformar esse País.

Photos from Fundação Osorio's post 16/11/2023

Concurso Aluno Empreendedor


A escola realizou o seu 1º concurso “Aluno Empreendedor da Fundação Osorio”, realizado entre os dias 31 de outubro e 7 de novembro. Participaram desse desafio os alunos do 2º ano do Curso Técnico em Administração, que apresentaram Planos de Negócios e Business Model Canvas (metodologia de planejamento estratégico) sobre diferentes ideias de negócios.

Os alunos apresentaram empresas como: cafeterias, livraria, hamburguerias, loja de roupas sustentáveis, academias, fábrica de estofados, aplicativo para conectar clientes a serviços de manutenção e outras. Nas diversas apresentações foram explorados itens como missão, visão, valores, razão social, slogan, logomarca, fontes de financiamento, análise de mercado, plano de marketing, plano operacional, organograma, plano de recursos humanos e demais elementos do planejamento estratégico das empresas criadas.

Após uma rigorosa seleção, a banca avaliadora, composta pelos professores José Vitor e Leonardo Giorno e pela vice-presidente da APAFO, Sra Aline Borges, selecionou para premiação com a “Medalha Aluno Empreendedor” os 16 alunos que mais se destacaram pelo conteúdo, criatividade e objetividade.

Photos from Fundação Osorio's post 13/11/2023

Visita Anual do CCIEx à Fundação Osorio


Uma equipe de auditoria do Centro de Controle Interno do Exército (CCIEx) visitou a escola, no período de 6 a 10 de novembro, para realizar o acompanhamento da Gestão na Fundação Osorio, como normalmente realiza a cada ano, contribuindo com a melhoria dos “Controles Internos” e o aprimoramento da “Gestão de Riscos”.

Jornadas de trabalho como essas são muito importantes para a implementação de novas “Práticas de Governança”, pois permitem que os procedimentos adotados em diferentes áreas de atividades da FO possam ser melhorados e estejam sempre alinhados à legislação vigente, nessa incessante caminhada para a Excelência Gerencial.

Photos from Fundação Osorio's post 10/11/2023

VII Feira de Ciências - FO


Na semana de 16 a 20 de outubro, nossa escola integrou-se à 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, desenvolvida em diversas instituições de ensino e pesquisa em todo território nacional com o tema “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”, que teve o objetivo de mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida de nossa gente.

Tivemos nesse período o concurso para a logomarca da nossa Feira de Ciências e Tecnologias, onde foram pré-selecionadas 15 logomarcas, sendo então realizada uma votação entre os professores da escola para a escolha de apenas uma delas. A logo escolhida foi desenvolvida pela aluna Julia Gabri do 7º ano do Ensino Fundamental, que recebeu um kit artístico como reconhecimento pelo seu belíssimo trabalho.

Os trabalhos começaram com palestras sobre os temas: “Empatia e Afetividade” para os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e sobre “Lendas e Mistérios das Ciências”, para os alunos do Ensino Médio. Ao longo da semana, os alunos apresentaram seus projetos de investigação científica e vivenciaram discussões sobre diferentes temáticas acerca de ações sustentáveis e tecnologias, ocorrendo uma intensa troca de conhecimentos entre todos eles. Essas apresentações foram abertas ao póblico (familiares e amigos) que puderam prestigiar os trabalhos de nossos estudantes.

Vale destacar que tivemos três projetos do 3º ano do Ensino Médio (“Fazenda de Microalgas: Um modo mais sustentável de reutilizar esgoto”, “Integridade dos combustíveis e o bolso do brasileiro” e “Desinfecção em amostras de água de um rio”) que foram selecionados para representarem nossa escola na XVII FECTI (Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro), que ocorrerá nos dias 25 e 26 de novembro de 2023, no ISERJ/Faetec, com a apresentação presencial de projetos de estudantes do ensino básico de escolas do Estado do Rio de Janeiro. O evento será aberto ao póblico em geral (https://www.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/fecti/).

Foi uma semana bastante produtiva, em que todos os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar práticas e procedimentos próprios da pesquisa científica, entendendo que as Ciências são um empreendimento humano e que o conhecimento científico é provisório, cultural e histórico. Os alunos puderam desenvolver pensamento crítico, trazendo o aprendizado para o seu próprio cotidiano. Conseguiram motivação para novos saberes em diferentes áreas do conhecimento, tornaram-se efetivos agentes sobre a realidade que nos cerca.

Texto produzido por Érica C. A. Dell Asem

Photos from Fundação Osorio's post 10/11/2023

"Dr**as, tô fora!"
O projeto: “Dr**as, tôfora!” foi desenvolvido com a participaçâo da Divisâo de Ensino, Supervisâo Pedagógica, Coordenaçâo do II Segmento (6º ao 9º ano) e do Serviço de Orientaçâo Educacional da Fundaçâo Osorio, com o objetivo de conscientizar nossos alunos sobre as maléficas conseqüências do uso de dr**as, bem como abordar alguns aspectos legais sobre o tema, provocando reflexões sobre os motivos que levam as pessoas ao uso de dr**as, além, é lógico, da valorizaçâo da vida.

O aumento no consumo de dr**as entre os jovens vem aumentando em muitos países do mundo, fato este que vem se tornando um grande problema devido às conseqüências negativas que afetam toda a sociedade. A Fundaçâo Osorio, buscando o pleno desenvolvimento do seu corpo discente, ofereceu no mês de outubro, atividades relacionadas à temática “Dr**as”, com os alunos das turmas do 6º ano. Eles assistiram à peça “DROGAS, o paraíso das ilusões”, do Grupo Teatral Tabu, com linguagem nâo-verbal e participaram de "rodas de conversa" para os grupos constituídos pelas turmas do 7º, 8º e 9º ano do Ensino.

Photos from Fundação Osorio's post 20/10/2023

DECEx na FO
No último dia 19 de outubro, o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército – DECEx, Gen Richard Nunes, esteve em nossa escola para conhecer em detalhes o trabalho aqui desenvolvido. A data da visita coincidiu com a realização da “Feira de Ciências e Tecnologia” e com a apresentação das experiências do 1º ano do Ensino Médio, possibilitando aos presentes constatarem a seriedade, a dedicação e o efetivo engajamento com que, professores e alunos, se empenham nos trabalhos correntes da Fundação Osorio.

A visita permitiu que fossem estreitados todos os acordos de cooperação entre o Exército e a FO, ratificando as iniciativas de apoio à Escola por parte do DECEx, além de tratar das formas de melhoramento de supervisão e da coordenação técnico-pedagógica entre aquele Departamento e a nossa escola.

Photos from Fundação Osorio's post 16/10/2023

Formatura do Dia do Professor


A comemoração do Dia do Professor na Fundação Osorio foi realizada com uma formatura onde foram agraciados com a medalha Marechal Trompowsky os professores: Claudia Correia, Lamartine Galvão e Maria Olivía, os Tenentes Leonardo Giorno e Marcela Marini, o Suboficial Alex de Freitas e o Sargento Marcos Narciso. Na mesma formatura destacamos os alunos premiados nas Olímpiadas de Matemática e Astronomia.

A aluna Thayná de Jesus, do 3º ano do Ensino Médio escreveu e leu um texto dedicado aos professores, que transcrevemos abaixo:.

“Ser professor(a) vai muito além da sala de aula. Afinal, assim como o poeta Olavo Bilac, professores ensinam a ver e a ouvir estrelas, ensinam a olhar além do horizonte da Pedra Bonita, a conectar fatos históricos, a viajar por outros idiomas, a perceber matemática em nosso cotidiano. Entretanto, especialmente, professores nos estimulam a sonhar, despertando nosso interesse por áreas e temas que nem conhecíamos, provocando em nós a sede por um futuro cada vez melhor.

Ser professor não significa apenas transferir o que se sabe, mas também significa ter os olhos atentos para aprender com os alunos dia após dia. O magistério é, então, uma troca de conhecimentos e vivências, em que o professor, mesmo diante de desafios, busca sempre o melhor para oferecer, seja em atividades criativas, no laboratório, por meio de slides ou passeios. Por isso, nesta formatura, queremos agradecer de maneira especial, lembrando a importância que nossos professores têm em nossas vidas, transformando o impossível em possível, lágrimas em risadas, medo em perseverança e dúvida em conquistas.

Obrigada por transformarem profissionalismo em essência de vida, construindo, ao nosso lado, memórias eternas e,especialmente, confiando a nós o legado de ensinamentos partilhados dentro e para além das salas de aula."

A APAFO, junto com a Div de Adm, ofereceu aos presentes um lanche com um bolo, logo após à formatura escolar. A Sec de Com Social reuniu alguns depoimentos referentes ao trabalho de nossos mestres. Veja a seguir :

https://www.youtube.com/watch?v=u0fiURgXrSs

Photos from Fundação Osorio's post 05/10/2023

Cola
A “cola” é uma prática muito antiga entre os estudantes e "pode" ser entendida como uma “manobra de risco” utilizada nas provas por alguns alunos e mesmo por algumas pessoas em diferentes situações. Ela pode ser tolerada e até encarada como “normal” em outros lugares, não em nossa escola.

O entendimento da Direção de Ensino-FO é que esta prática se constitui numa apropriação indevida do conhecimento alheio, uma desonestidade, portanto passível de penalização e considerada “falta grave”.

Nossa escola tem um perfil, uma identidade perfeitamente definida em nosso “Projeto Pedagógico”, onde alguns valores são fielmente observados. A “Honestidade” é um deles, razão porque não se pode admitir a prática da cola em nossos trabalhos correntes, muito menos em nossas provas.

Photos from Fundação Osorio's post 05/10/2023

Homenagem à DAS – PMERJ
Antes de passar para a reserva remunerada, a Cel PM Clarisse Antunes Barros, Diretora de Assist&ecric;ncia Social da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, esteve em nossa escola para receber uma honrosa condecoração, a “medalha Fundação Osorio”.

A cerimônia, realizada no Salão de Honra, foi um justo e merecido reconhecimento a uma pessoa que nunca mediu esforços para apoiar a escola, além de estar efetivamente engajada nas ações sociais de sua Corporação.

Quer que seu escola/colégio seja a primeira Escola/colégio em Rio de Janeiro?

Clique aqui para requerer seu anúncio patrocinado.

Localização

Categoria

Entre em contato com a escola/colégio

Endereço


Rua Paula Ramos, 52
Rio De Janeiro, RJ
20261-210

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 07:00 - 13:00
Terça-feira 07:00 - 13:00
Quarta-feira 07:00 - 13:00
Quinta-feira 07:00 - 13:00
Sexta-feira 07:00 - 12:00