Centro de Tecnologia Mineral - CETEM

Centro de Tecnologia Mineral - CETEM

Compartilhar

O Centro de Tecnologia Mineral - CETEM, unidade de pesquisa vinculada ao MCTI possui 45 anos de exper Sede: Av.

O Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Missão: Desenvolver tecnologias inovadoras e sustentáveis, e mobilizar competências visando superar desafios nacionais do setor mineral. Pedro Calmon, 900 - Cidade Universitária, 21941-908 - Rio de Janeiro - RJ

Núcleo Regional do Espírito Santo: Rodovia Cachoeiro - Alegre, km 5

Photos from Centro de Tecnologia Mineral - CETEM's post 18/06/2026

📢 CONJUR/MCTI realiza visita para fortalecer ações de inovação e aproximação com unidades de pesquisa!

O CETEM recebeu, no dia 12 de junho, a visita de representantes da Consultoria Jurídica (CONJUR) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em mais uma etapa do Circuito CONJUR/MCTI de inovação. Participaram da visita Diana Guimarães Azin, Consultora Jurídica do MCTI, e a coordenadora-geral de Assuntos Judiciais e Administrativos da CONJUR/MCTI, Angélica Torres Moreira.

📌 A iniciativa tem como objetivo aproximar a Consultoria Jurídica das unidades de pesquisa vinculadas ao Ministério, fortalecendo o ecossistema nacional de ciência, tecnologia e inovação e ampliando o alcance do conhecimento produzido pelas instituições de pesquisa.

A programação teve início com uma apresentação institucional conduzida pela diretora do CETEM, Silvia França, que destacou as principais áreas de atuação da instituição, seus projetos estratégicos e sua contribuição para o desenvolvimento tecnológico e sustentável do setor mineral. As representantes da CONJUR também conheceram a infraestrutura laboratorial do Centro e as atividades desenvolvidas por suas equipes técnicas.

📍 A visita reforçou a aproximação entre a CONJUR/MCTI e as unidades de pesquisa vinculadas ao Ministério, contribuindo para a construção de um ambiente mais favorável à inovação e ao desenvolvimento científico nacional.



Min. Ciência Tecnologia e Inovação

18/06/2026

📢 NIT-CETEM marca presença no Web Summit Rio 2026!

No dia 11 de junho, o Centro foi representado pelos servidores Mônica Monnerat, Magnus Marques, e os bolsistas Adelson Castro e João Raja no evento Web Summit Rio 2026. A participação reforça o comprometimento da instituição na atualização de conhecimentos em um dos principais ambientes de Ciência, Tecnologia e Inovação do cenário brasileiro.

📌 A agenda teve como destaque o painel “Startups, inovação e benefícios fiscais: Lei do Bem (MCTI)”, que abordou os mecanismos de incentivo à inovação e suas especificidades. A apresentação foi conduzida por Daniel Gomes de Almeida Filho, Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI.

Durante a programação, a equipe também acompanhou outros painéis, como “Nuvem soberana e infraestrutura digital estratégica no Brasil”, além de apresentações sobre inovações tecnológicas desenvolvidas na China.

🔗 Mais informações podem ser obtidas no site do evento: https://rio.websummit.com/pt-br/



Min. Ciência Tecnologia e Inovação

Photos from Centro de Tecnologia Mineral - CETEM's post 17/06/2026

📢 Pesquisadores do NRES realizam visita técnica no Tocantins e em Goiás!

Leonardo Silveira e Guilherme Camara realizaram, entre 8 e 12 de junho, visitas nas cidades de Monte Santo do Tocantins e Palmas, no Tocantins, e na cidade de Niquelândia, em Goiás.

A presença teve como objetivo firmar parcerias para a elaboração do projeto “Proposição de Sistema Integrado de Suporte Tecnológico Sustentável para a Agricultura Familiar: Rochagem e Nanotecnologia”, que será submetido à Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

🔸 A equipe técnica realizou uma viagem de campo ao município de Monte Santo do Tocantins com o objetivo principal de visitar as áreas locais de extração de esmeraldas, associadas à Cooperativa de Garimpeiros de Monte Santo (COOPERSANTO). Foi realizada uma visita ao assentamento rural Grota de Pedra, próximo a localidade de mineração da COOPERSANTO, que receberá as amostras de rocha moída para aplicação em suas culturas agrícolas.

🔹 Na sequência das atividades, os pesquisadores cumpriram agenda institucional na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Na ocasião, os pesquisadores foram recebidos pelo reitor daquela universidade, o Prof. Dr. Augusto Resende e pelo Prof. Dr. Fred Newton da Silva Souza, do Departamento de Agronomia. A reunião visou definir áreas de possível interação institucional e a proposição de formalização de parceria via termo de cooperação.

O pesquisador Guilherme Camara realizou ainda uma reunião com o corpo técnico da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), na cidade de Niquelândia-GO, cujo objetivo foi avaliar o potencial de parceria para a destinação e valorização de resíduos e coprodutos industriais como insumos na agricultura (remineralizadores, condicionadores de solo ou fertilizantes).



Min. Ciência Tecnologia e Inovação

16/06/2026

📢 Pesquisadores do Núcleo Regional do Espírito Santo (CETEM-ES) participam do 70º Congresso Brasileiro de Cerâmica e 6º Congresso Iberoamericano de Cerâmica!

Mariane Costalonga de Aguiar, Fabrício Bagli Siqueira e Karyone Marvila de Almeida representaram o Centro no 70º Congressos Brasileiro de Cerâmica (CBC) e no 6º Congresso Iberoamericano de Cerâmica (CIC), realizados entre os dias 7 e 10 de junho de 2026, em Foz de Iguaçu (PR).

📌 Considerado um dos mais importantes eventos da área de materiais cerâmicos da América Latina, o congresso reuniu pesquisadores, profissionais, estudantes, representantes da indústria cerâmica, fornecedores de matérias-primas, equipamentos e insumos, promovendo a troca de conhecimentos científicos e tecnológicos e o fortalecimento das parcerias entre academia, centros de pesquisa e setor produtivo.

Durante o evento, os pesquisadores do CETEM-ES apresentaram trabalhos científicos relacionados ao desenvolvimento de materiais sustentáveis, com destaque para pesquisas voltadas ao aproveitamento de resíduos industriais e de rochas ornamentais na produção de novos materiais. Os estudos apresentados evidenciam o compromisso da instituição com a inovação tecnológica, a sustentabilidade e a busca por soluções que contribuam para a economia circular e a redução dos impactos ambientais.

📍 A participação no congresso proporcionou ainda a oportunidade de acompanhar os avanços mais recentes na área de cerâmica, estabelecer novas colaborações científicas e ampliar a visibilidade das pesquisas desenvolvidas pelo CETEM-ES em âmbito nacional e internacional.



Min. Ciência Tecnologia e Inovação cetemrochas

Photos from Centro de Tecnologia Mineral - CETEM's post 16/06/2026

📢 CETEM recebe especialista da EMBRAPII para visita de acompanhamento técnico!

O Centro recebeu, nos dias 9 e 10 de junho, a visita da especialista em inovação da EMBRAPII, Dra. Gabriella Maria Silveira de Sá, para acompanhamento técnico das atividades desenvolvidas pela Unidade EMBRAPII PROMEXBIO-CETEM.

📌 A visita faz parte das ações periódicas de acompanhamento realizadas pela EMBRAPII junto às suas unidades credenciadas, com o objetivo de conhecer a infraestrutura disponível, acompanhar o desenvolvimento dos projetos executados e subsidiar as análises relacionadas às prestações de contas e aos resultados alcançados.

Durante a programação, foram realizadas apresentações institucionais e técnicas conduzidas por Andréa Rizzo, coordenadora da Unidade EMBRAPII PROMEXBIO-CETEM, e pelos pesquisadores Marisa Nascimento, Reiner Neumann e Flávio Lemos, responsáveis pela coordenação de projetos desenvolvidos pela Unidade em parceria com empresas do setor mineral.

Na ocasião, foram apresentados os principais projetos, competências e atividades desenvolvidas na Unidade. A agenda também incluiu visita às instalações laboratoriais, proporcionando à Dra. Gabriella uma visão detalhada da infraestrutura do Centro.

📍 A visita reforça a parceria entre o CETEM e a EMBRAPII, além de evidenciar a importância do acompanhamento contínuo das atividades desenvolvidas pela unidade, garantindo a excelência dos projetos executados e o fortalecimento da inovação tecnológica aplicada à mineração no Brasil.



Min. Ciência Tecnologia e Inovação Embrapii

Photos from Centro de Tecnologia Mineral - CETEM's post 12/06/2026

📢 CETEM participa do Seminário Internacional de Minerais Críticos e Estratégicos 2026, promovido pelo IBRAM nos dias 9 e 10 de junho.

O primeiro dia de encontro contou com a presença da diretora do Centro, Silvia França, no painel 4: O fortalecimento das instituições nacionais para defesa da agenda de Minerais Críticos e Estratégicos. O pesquisador Paulo Braga representou a instituição no painel 5: 50 anos IBRAM - Contribuição da mineração para a humanidade.

No dia 10, a Dir. Silvia França e a pesquisadora Lúcia Helena Xavier participaram do painel 14: III Estudo IBRAM-CETEM sobre cadeias industriais prioritárias para a produção de minerais críticos e estratégicos no Brasil e lançamento do Green Paper. Já o pesquisador Paulo Braga integrou o painel 17: Cadeia de Lítio.

📍 A participação do Centro reforçou a aproximação institucional entre a instituição e o IBRAM, destacando o potencial de cooperação entre as entidades.



Min. Ciência Tecnologia e Inovação IBRAM Mineração

10/06/2026

📢 CETEM participa de cerimônia em homenagem aos 80 anos de vida e aos 50 anos de atuação docente do Professor Arthur Pinto Chaves, do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PMI-POLI-USP).

Os servidores André Santos, Júlia Sanches e Marcelo Andrade representaram o Centro no evento que reuniu ex-alunos, colegas, pesquisadores e profissionais do setor mineral para celebrar a trajetória acadêmica e profissional de um dos nomes mais importantes da Engenharia de Minas e do Processamento Mineral no Brasil.

📌 Durante a solenidade, os representantes do CETEM destacaram a relevância da colaboração institucional entre o Centro e a USP, iniciada na década de 1990. A parceria contribuiu para a formação de recursos humanos qualificados, fortalecendo a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico no setor mineral.

Ao longo de sua trajetória, o Professor Arthur Pinto Chaves orientou quatro dissertações de mestrado e seis teses de doutorado vinculadas ao CETEM. Muitos desses trabalhos abordaram temas inovadores e de caráter pioneiro para a época. Entre os profissionais orientados pelo docente está o atual vice-diretor do CETEM, Dr. Paulo Braga, e o ex-diretor do Centro, Dr. Adão Benvindo da Luz. A relação completa dos trabalhos orientados pelo professor, incluindo títulos e anos de defesa, está disponível ao final desta matéria.

📍 Em reconhecimento à sua colaboração com o CETEM, os representantes do Centro entregaram ao Professor Arthur Pinto Chaves uma placa comemorativa em homenagem à sua longevidade pessoal e profissional. A homenagem simboliza o agradecimento institucional pela parceria na formação de recursos humanos e como conselheiro do CETEM. A sua dedicação contribuiu e continua contribuindo para o fortalecimento da mineração e do processamento mineral no Brasil.



Photos from Centro de Tecnologia Mineral - CETEM's post 03/06/2026

📢 O Centro recebeu, no dia 2 de junho a visita de representantes da Agência Nacional de Mineração (ANM) para uma reunião técnica voltada ao desenvolvimento de um Acoedo de Cooperação Técnica (ACT) entre as duas instituições.

Durante o encontro, o CETEM também foi convidado a integrar o Fórum Nacional sobre Royalties Minerais, instância em fase de criação para discutir temas estratégicos relacionados à Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM).

📌 A comitiva da ANM foi recebida na Coordenação de Processamento e Tecnologias Minerais (COPTM), onde participou de uma agenda de trabalho com o Núcleo de Mineração e Territórios (NETMIN), coordenado pelo pesquisador Dr. Fabio Giusti.

🔸️ Participaram da reunião o coordenador da COPTM, Paulo Braga, e pesquisadores do NETMIN.

🔹️ Representando a ANM, estiveram presentes:
- Alexandre de Cássio Rodrigues, Superintendente de Arrecadação e Fiscalização de Receitas (SAR/ANM);
- Rodrigo Couto e Silva, Gerente de Projetos, Regulação e Estratégias Arrecadatórias (GEPRE/SAR);
- Rui Alberto Giordani, Gerente de Distribuição, Inovação e Transparência (GEDIT/SAR).

📍 A reunião reforçou a aproximação institucional entre o CETEM e a ANM e destacou o potencial de cooperação entre as entidades em temas relacionados à governança, à gestão da CFEM e ao desenvolvimento sustentável dos territórios mineradores.



03/06/2026

🌍✨ O CETEM apoia iniciativas que promovem a inovação tecnológica e troca de conhecimento no cenário de mineração sustentável.

Nos dias 9 e 10 de junho, o IBRAM promove o Seminário Internacional de Minerais Críticos e Estratégicos 2026. O evento reunirá líderes e especialistas para buscar, em profundidade, as oportunidades, desafios e tendências que moldam o futuro desses recursos essenciais.

📌 A iniciativa planeja discutir o papel dos minerais críticos na transição energética global, com foco em políticas públicas, segurança mineral, geopolítica, sustentabilidade e visão empresarial das cadeias produtivas.

🔗 Confira a programação do evento em: https://ibram-eventos.com.br/event-landing-page/205/pt


Photos from Centro de Tecnologia Mineral - CETEM's post 29/05/2026

O CETEM participou, ontem (28/05), do 1º Encontro Interestadual do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin), promovido pela ABIN, em Goiânia/GO, com foco no tema “Terras-raras: oportunidades e desafios para o Brasil”.

Representaram o CETEM no encontro a diretora Silvia França e o pesquisador Ysrael Vera.

O evento reuniu representantes de instituições públicas, privadas e centros de pesquisa para debater aspectos estratégicos relacionados às terras-raras, incluindo geopolítica, regulação, desenvolvimento mineral e inovação nas cadeias produtivas.

A iniciativa reforça a importância dos minerais estratégicos para a transição energética, o desenvolvimento tecnológico e a soberania nacional.



Quer que seu escola/colégio seja a primeira Escola/colégio em Rio de Janeiro?

Clique aqui para requerer seu anúncio patrocinado.

Localização

Entre em contato com a escola/colégio

Telefone

Endereço


Avenida Pedro Calmon, 900/Cidade Universitária
Rio De Janeiro, RJ
21941-596

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 17:00
Terça-feira 08:00 - 17:00
Quarta-feira 08:00 - 17:00
Quinta-feira 08:00 - 17:00
Sexta-feira 08:00 - 17:00