Atfaetec

Atfaetec

Compartilhar

Associação dos Trabalhadores da Fundação de Apoio à Escola Técnica

Photos 09/07/2016
08/06/2016

RESISTIR E AVANÇAR NA LUTA CONTRA O GOVERNO

A greve na FAETEC já se aproxima dos 100 dias. Diante da postura governista e pelega do Sindpefaetec, que ainda se diz representante da categoria, e que já propôs a volta ao trabalho sem nenhum avanço efetivo em nossa pauta de reivindicações, é a nossa base que está levando adiante uma greve bastante longa e que soma forças com a luta dos trabalhadores da SEEDUC, da UERJ e dos estudantes das escolas públicas.
Após cerca de dois meses sem conseguirmos iniciar qualquer negociação com o governo, nas últimas semanas tivemos avanços nesse processo e representantes da categoria passaram a participar diretamente dos espaços de negociação. Porém, até agora nada de concreto foi acordado como o governo. Existem apenas acenos de que algumas de nossas reivindicações serão estudadas e, dependendo de sua viabilidade, atendidas.
Dessa forma, não há como aceitarmos as condições propostas pelo governo e voltarmos a trabalhar normalmente, como se nada estivesse acontecendo na Faetec e no Rio de Janeiro. Uma década de governos do PMDB, com Cabral e Pezão e, agora, com Pezão e Dornelles no comando, e o estado do Rio de Janeiro chegou ao fundo do poço. A prioridade nas políticas públicas e as vantagens dadas às empreiteiras, aos grandes grupos econômicos, às empresas terceirizadas, às Organizações Sociais (OS’s), etc, fez com que o Rio de Janeiro ficasse sem recursos e provocou o colapso nos setores de atendimento às necessidades básicas da população, especialmente nos setores da Educação e da Saúde.
Diante desse quadro, não há dúvidas de que nossa greve deve continuar. As razões que nos levaram a optar pela greve, como a falta de reajuste salarial há três anos, o congelamento do PCS, os atrasos constantes no pagamento de nossos salários e o ataque aos nossos direitos trabalhistas continuam. É bom lembrarmos de que o governo não desistiu de mexer na Previdência Social e aumentar a contribuição dos servidores de 11% para 14%. Diante da crise capitalista, o ataque se dá sobre o Estado e sobre os direitos dos trabalhadores.
Devido à situação caótica produzida pelo PMDB e seus aliados no Rio de Janeiro, hoje as unidades da rede Faetec não possuem mínimas condições de funcionamento. Muitas delas estão ocupadas pelos estudantes, que lutam, entre outras coisas, por melhorias na infraestrutura e por uma verdadeira gestão democrática em nossas escolas, os trabalhadores terceirizados encontram-se há vários meses sem receber seus baixíssimos salários. A maior parte deles não possui nenhuma condição de comparecer ao trabalho. Assim, nas unidades que estão funcionando, a limpeza, a higiene, a segurança e a alimentação estão sendo oferecidas de forma bastante precária.
Como sabemos, as principais reivindicações da categoria estão muito longe de serem atendidas. Temos que resistir, a GREVE deve continuar. Não é o momento de recuarmos, não obtivemos ainda nenhuma conquista e não há nenhuma garantia de que qualquer acordo com o governo será respeitado. Temos que avançar na luta e pressionar fortemente Dornelles, Tutuca, Picianni, Tande e Cia até que sejam atendidas nossas justas reivindicações.

A GREVE CONTINUA, DORNELLES A CULPA É SUA!

19/05/2016

E o Sindpefaetec mostra novamente a quem serve.
Através de uma nota sobre a audiência de conciliação em seu site, o Sindpefaetec procura alarmar a categoria com a ameaças inverídicas, fazendo o jogo do governo para tentar acabar com a nossa greve. Na ata da audiência não há qualquer referência que nos leve a concluir que nossa greve vai ser julgada ilegal, nem que teremos o corte de ponto. Essas supostas ameaças, que segundo o sindicato partiram da PGE, ou seja, do governo, fazem parte da estratégia deles de acabar com a greve sem que tenhamos nenhuma conquista importante. Não podemos deixar que os pelegos do Sindpefaetec consigam seus fins, nem que continuem a representar as necessidades e os anseios da categoria. Mais uma vez, temos a comprovação de que esse sindicato serve mesmo é ao governo, está sempre agindo contra os interesses dos trabalhadores da Faetec. Não dá para continuarmos a nos iludir e legitimar esse sindicato. O Sindpefaetec não nos representa!

04/03/2016

Camaradas, o comando local de greve da ETE JK convoca a categoria a comparecer na audiência pública que será realizada na quarta feira dia 09/ 03, a partir das 10 hs, na ALERJ.
Nessa audiência será debatido o pacote de maldades do governo Pezão.

Photos 04/09/2015

Venha participar da nossa Assembleia Estatutária!!!
Dia 11 de setembro, às 14:00 h, no ISERJ. Vamos construir um verdadeiro instrumento de luta da categoria!!!

21/08/2015

CONVOCAÇÃO PARA A PASSEATA E ATO EM DEFESA DA FAETEC NO PRÓXIMO DIA 28 DE AGOSTO

A ATFAETEC -- Associação dos Trabalhadores da FAETEC -- convoca todos os servidores, docentes e técnico-administrativos, e os profissionais em regime de contrato para participarem da passeata e do ato no Palácio Guanabara, no próximo dia 28 de agosto, com concentração às 10h no Largo do Machado. A manifestação, surgida a partir de uma proposta dos estudantes da rede na plenária do FPL do dia 19 de agosto, apoiada e defendida pelo ATFAETEC, visa mostrar ao governador Pezão nossa insatisfação e oposição à política adotada por seu governo em relação à FAETEC e à educação pública estadual. Diante dos ataques que a nossa instituição, os seus trabalhadores e estudantes vêm sofrendo por parte do presidente Wagner Vícter -- que, com seu autoritarismo habitual, promove o fechamento de cursos e turmas, a realocação involuntária de docentes, a demissão de professores contratados no meio do ano letivo, o congelamento do PCS, etc --, a ATFAETEC não vê outro caminho para fazer valer a nossa voz que não tenha como base a mobilização da categoria. Assim, confirmamos a paralisação nesse dia, de acordo com o que foi aprovado no Fórum, e trabalharemos para que a categoria mostre sua disposição de lutar contra os desmandos do governo e pelo pleno sucesso de nossa manifestação com o atendimento de nossas justas reivindicações.
FORA, VICTER! Eleições diretas para presidente e em todos os níveis na FAETEC!

01/08/2015

NOTA DE REPÚDIO À DEMISSÃO DE PROFESSORES CONTRATADOS DA FAETEC

A Associação de Trabalhadores da FAETEC torna público, por este instrumento, o seu veemente repúdio à decisão despótica do Presidente da FAETEC, Wagner Granja Victer, de demitir professores contratados da rede em plena metade do ano letivo de 2015, ignorando o acordo firmado no dia 11 de maio entre a Comissão de Educação da ALERJ e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, segundo o qual todos os contratos seriam cumpridos até o fim da vigência de cada um.

Com uma gestão marcada pelo desrespeito ao trabalho docente, pelo desmonte e sucateamento do nosso ensino técnico, Victer, que não é professor, tampouco funcionário de carreira da FAETEC, não enxerga os profissionais de educação em suas especificidades. Dentro de sua "linha de produção" somos todos meras engrenagens, peças de reposição ou descarte. Neste último grupo enquadram-se os contratados, os professores mais explorados da rede FAETEC, profissionais com os mesmos deveres dos demais professores, mas que não têm direito sequer a receber vale-transporte para trabalhar. A covardia de Victer está conduzindo estes professores ao desemprego inesperado, pois muitos destes contratados, que trabalharam no limite ou excedendo a carga horária máxima permitida, foram demitidos durante o recesso, no apagar das luzes, sem direito a indenização, a absolutamente nada. A covardia, porém, não é o único traço característico de Victer neste processo. Parece evidente constatar, também, a insubordinação do Presidente da FAETEC frente ao acordo firmado na SECTI entre o Secretário Gustavo Tutuca e a Comissão de Educação. Um acordo cujo conteúdo foi amplamente divulgado na página da referida Secretaria de Estado na internet e, também, nas páginas do próprio Secretário Tutuca e dos Deputados Flávio Serafini e Tio Carlos, membros da mencionada Comissão.

Victer, no entanto, não agiu sozinho. Com idêntica veemência, portanto, a ATFAETEC repudia a subserviência associada ao oportunismo de alguns diretores de unidades escolares que, ao indicar professores contratados para serem demitidos em plena metade do ano letivo, sem perspectiva profissional imediata dada a escassez de oportunidades neste período, estão virando as costas definitivamente aos profissionais que ajudaram a explorar. Estes diretores estão, consequentemente, convertendo-se em opressores dentro de sua própria classe. No ISERJ, a direção geral, incluindo a direção do CAp, amparada pela política de precarização da atual gestão da rede, compartilhou do despotismo de Victer de maneira evidentemente oportunista para demitir a professora Marcela Almeida, militante ativa, representante dos contratados na ATFAETEC e membro de nossa Coordenação Provisória. A demissão da professora Marcela, entretanto, apesar de não ser a única na unidade, diferencia-se das demais pois possui uma clara motivação política. Visa atingir a profissional que, desde sua entrada na FAETEC, participou das todas as atividades de luta e das greves da categoria, representando na Associação a luta dos profissionais contratados contra a exploração de sua mão de obra.

A demissão da professora Marcela busca atingir, ainda, a própria ATFAETEC, uma entidade de natureza sindical surgida a partir da união de setores combativos da categoria que, dentre inúmeros outros pontos, acredita ser necessário defender todos os trabalhadores da Fundação contra os ataques do governo, independente do seu vínculo funcional. Defendemos e sempre defenderemos a realização de um concurso público com vagas suficientes para cobrir todas as carências da rede. Mas defendemos e sempre defenderemos que prazos e acordos sejam cumpridos e que trabalhadores não sejam tratados como peças de descarte. Certamente, se hoje a FAETEC é uma referência no ensino técnico do nosso Estado, isso se deve à força de trabalho conjunta de estatutários, contratados e terceirizados.

A ATFAETEC não silenciará diante das demissões. Tampouco silenciará em relação à demissão da companheira Marcela. Nós denunciaremos estes desmandos em todos os espaços possíveis, agindo jurídica e politicamente para que as demissões sejam revertidas e para que a dignidade dos trabalhadores atingidos seja restaurada.

FORA, VICTER! E LEVE CONSIGO SEUS DIRETORES SUBSERVIENTES!

Photos from Atfaetec's post 16/07/2015
Quer que seu escola/colégio seja a primeira Escola/colégio em Rio de Janeiro?

Clique aqui para requerer seu anúncio patrocinado.

Localização

Entre em contato com a escola/colégio

Endereço


Rio De Janeiro, RJ