04/06/2026
Em tempos em que os direitos trabalhistas têm sido sistematicamente aviltados e questionados, e no momento em que a comunidade universitária se mobiliza em defesa de garantias de futuro, a Faculdade de Enfermagem manifesta-se publicamente em apoio ao debate que será realizado no Conselho Universitário na próxima segunda-feira, 8 de junho.
O adicional de tempo de serviço (o triênio) foi extinto para um grupo substancial de trabalhadores, interrompendo uma das poucas formas de correção da corrosão histórica das remunerações na Universidade. A proposta em discussão representa o inédito viável na atualidade e a nossa comunidade se coloca ao lado deste movimento.
Que o debate no Conselho Universitário seja profícuo e possa avançar em uma proposta que acolha as demandas institucionais dos servidores.
Por novos, possíveis e justos futuros. Uma universidade forte, com trabalhadores e estudantes valorizados, traduz-se em um amanhã potente.
Aproveitamos para informar que a Faculdade de Enfermagem não estará aberta a partir de amanhã, em decorrência do feriado e do ponto facultativo. Na segunda-feira, 8 de junho, estaremos mobilizados em torno deste tema e também de portas abertas à comunidade externa.
Crédito da imagem:
13/05/2026
O dia de hoje também nos convoca à luta.
Matéria publicada pela Folha apresentou resultados da pesquisa “Demografia e Mercado de Trabalho da Enfermagem no Brasil”, coordenada pela Faculdade de Enfermagem e pelo Instituto de Medicina Social, ambos da Uerj, em parceria com a Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais e o Ministério da Saúde.
Na matéria, a enfermeira e pesquisadora do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da Uerj, Dra. Helena Leal, alerta para um cenário que espanta: o crescimento expressivo e acelerado do ensino a distância na enfermagem.
A pesquisa reforça que a formação na área exige prática presencial, supervisão qualificada e contato direto com pacientes, dimensões que não podem ser plenamente substituídas por recursos de simulação. O estudo também aponta fragilidades no acompanhamento dos cursos técnicos, sobretudo nos sistemas oficiais de informação.
Por isso, defender a qualidade da formação em enfermagem é também defender a vida, o cuidado e o futuro da profissão.
Link para o acesso integral:
https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2026/05/maior-forca-de-trabalho-do-sus-enfermagem-vive-explosao-de-cursos-a-distancia.shtml
12/05/2026
Na tarde de hoje, professores da Faculdade de Enfermagem também foram homenageados com a honraria Heróis da Enfermagem, concedida pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro.
12/05/2026
Registro dos enfermeiros da Uerj que receberam a Moção Honrosa Personalidade Ética, Técnica e Política da Saúde do Estado do Rio de Janeiro. A honraria, concedida pela Deputada Estadual Lilian Bhering, foi concedida hoje pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
12/05/2026
Feliz Dia das Enfermeiras e dos Enfermeiros. Feliz Dia Internacional da Enfermagem.
Que possamos renovar nossos compromissos com a profissão, elevando seus ideais e levando cuidado aonde poucos chegam, olhando nos olhos de pessoas que poucos enxergam, da concepção até depois da morte.
Das ruas aos hospitais altamente tecnológicos, que possamos disputar inéditos viáveis para pavimentar caminhos rumo a uma vida digna. E isso não acontece sem luta, coletivização e interrogação sobre os projetos de sociedade que produzem os corpos considerados dignos e os outros.
Hoje é dia de comemorar, mas, sobretudo, de projetar um amanhã com mais justiça social. Para saudar o futuro, prestamos homenagem a um dos diversos coletivos da Faculdade de Enfermagem: o Quilombo do Cuidar. Homenageamos também os futuros profissionais, que simbolizam a renovação do amanhã em cada um de nós que já caminhamos na profissão.
Em nome deles, saudamos a os profissionais da enfermagem da Uerj e de fora dela. Sejamos o novo, sem deixar de apreender as lições do passado. Sankofa!
12/05/2026
Vamos começar, pessoal!
Uma Semana Brasileira de Enfermagem cuja luta se inicia no título e se materializa na vida cotidiana.
Infelizmente, em decorrência da ausência de uma parte importante da programação, precisamos repostar e acabamos perdendo as divulgações e os compartilhamentos já feitos. Pedimos que divulguem ao máximo para chegar a todo mundo. Estava “bombando”. Vamos fazer “bombar” ainda mais. É tempo de (re)encontrar todo mundo!
Aguardamos vocês!
Divulguem aí!
13/04/2026
Em um contexto de restrições orçamentárias e de mobilização em defesa de uma universidade mais digna, é fundamental valorizar cada conquista alcançada. Nesse sentido, informamos o recebimento, na data de hoje, 13 de abril de 2026, via DGTI, da primeira leva de computadores, totalizando 29 equipamentos, todos acompanhados de monitores de 24 polegadas.
Esses equipamentos, somados ao processo já em andamento para a execução da emenda parlamentar destinada pela Deputada Federal Jandira Feghali, serão alocados em sala própria para um novo laboratório de informática no Pavilhão Nalva Pereira Caldas. O espaço atualmente disponível para atividades com equipamentos de informática mostra-se insuficiente para atender, de forma adequada, às demandas de formação em todos os níveis, especialmente dos estudantes de graduação e dos programas de residência, em razão de seu quantitativo. Com isso, avançamos na consolidação de um novo espaço voltado ao ensino, à pesquisa e à extensão em nossa Faculdade, que será utilizado por todos os níveis e cursos de formação.
Após a conclusão da reforma das novas salas, no total de quatro, será iniciada a etapa de equipagem, que inclui a aquisição de mobiliário, processo que ainda será aberto, e a instalação de aparelhos de ar-condicionado, estes já em processo licitatório (SEI-260006/015644/2025), com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Seguimos conscientes dos desafios ainda existentes, mas firmes no compromisso de avançar na formação de profissionais cada vez mais qualificados com, no e para o Sistema Único de Saúde.
01/04/2026
A Faculdade de Enfermagem da UERJ vem a público informar que a Emenda Parlamentar Estadual nº 1351, de autoria do Deputado Estadual Carlos Minc, foi integralmente executada. Por meio dessa emenda, somada a recursos próprios destinados à aquisição de equipamentos e à manutenção do Laboratório de Simulação da Faculdade de Enfermagem, foi possível, além da incorporação de cinco módulos portáteis para simulação de diversos procedimentos, receber o equipamento destinado à formação em ultrassonografia para o treinamento de habilidades em enfermagem.
O equipamento apresentado na imagem em breve estará disponível para uso em atividades de ensino, pesquisa e extensão, atendendo estudantes de graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu, bem como contribuindo para a formação permanente de profissionais do Complexo de Saúde da UERJ.
Em respeito à transparência dos atos públicos e à adequada execução dos recursos, a documentação relativa a essa aquisição pode ser acompanhada por meio do processo nº SEI-260006/015646/2025.
Mais uma vez, em nome da Faculdade de Enfermagem da UERJ, agradecemos o fomento destinado pelo Deputado e, sobretudo, a confiança de que a universidade pública é transformadora de realidades. Profissionais cada vez mais qualificados em breve integrarão as equipes do Sistema Único de Saúde.
Aproveitamos também para agradecer à equipe da Diretoria de Administração Financeira da Universidade por todo o suporte técnico oferecido ao longo deste processo.
Ricardo Mattos e Alessandra Nunes
Direção da Faculdade de Enfermagem
Observação:
Na imagem, a equipe da Direção e a Profa. Flavia Camerini, da área de Enfermagem Crítica (DEMC), realizam a conferência detalhada do equipamento.
24/03/2026
Em continuidade à transparência das informações, comunicamos que a Faculdade de Enfermagem da UERJ permanece aberta e, no âmbito da gestão, assegurando as atividades.
No que tange às atividades docentes, conforme decidido em assembleia docente local, a categoria decidiu pela adesão total à greve deliberada em assembleia da ASDUERJ, mantendo-se, deste modo, até a próxima segunda-feira, quando ocorrerá nova reunião para deliberar sobre as essencialidades. A greve docente está prevista para iniciar amanhã (25/3/2026), quando haverá nova assembleia geral na ASDUERJ.
Permanecem inalterados os cronogramas já previstos dos dois concursos públicos, os editais de seleção de bolsistas em andamento e as atividades previstas para a Exposição Sentidos do Nascer.
Oportunamente, os representantes do movimento docente na Unidade realizarão reunião específica com o corpo discente e com a gestão para os devidos encaminhamentos.
Seguiremos informando a comunidade.
20/03/2026
A Direção da Faculdade de Enfermagem acompanha, com respeito, a deflagração da greve docente anunciada para iniciar no dia 25 de março, bem como a plenária do sindicato dos servidores técnicos e o Conselho de Centros Acadêmicos (CONCAS), previstos para a próxima semana. Cientes de que não estamos em um momento de normalidade, a conjuntura atual nos convoca ao exercício da democracia, da responsabilidade institucional, do equilíbrio e da conciliação entre o compromisso com o interesse público e os direitos dos trabalhadores e estudantes.
Até que se consolidem as definições do movimento, especialmente quanto à sua organização e adesão, previstas para ocorrer no dia 24 de março, entendemos ser prudente aguardar os trâmites normativos para tratar, em bases objetivas, dos procedimentos necessários, inclusive no que se refere às atividades essenciais e à comunicação com os parceiros institucionais. Tão logo estejam definidos os representantes responsáveis pela interlocução do movimento em nível local, a Direção promoverá espaço ampliado de escuta, assegurando o respeito ao direito constitucional à livre manifestação.
Aproveitamos para comunicar que, após manifestação das bancas organizadoras, confirmamos a manutenção dos dois concursos públicos para provimento de vagas de professor nos Departamentos de Enfermagem de Saúde Pública e de Enfermagem Médico-Cirúrgica, na próxima segunda-feira, dia 23 de março de 2026. Destacamos que os processos guardam inequívoco interesse público, diretamente relacionados à continuidade e ao fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão, bem como ao acesso regular ao serviço público.
Seguiremos conduzindo este momento com responsabilidade institucional, compromisso com a missão pública da Universidade e respeito à nossa comunidade acadêmica.
Direção da Faculdade de Enfermagem da Uerj