Por Trás Desse Olhar

Por Trás Desse Olhar

Compartilhar

Espaço de conexão com uma infância para além dos rótulos, artística e autêntica, e de compartilhamento de informações e construção de relações empáticas. Olá!

Bem-vindos❣ Sou Renata Tubarão, Psicóloga com especialização em Psicomotricidade, e bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Esta página se trata da continuação e ampliação de meu trabalho de conclusão de curso, cujo tema foi "Por Trás Desse Olhar: A Pessoa Autista Para Além do Diagnóstico" e reflete meu amor pela infância, pelas crianças com necessidades especiais e pelo o humano_ pelas

15/01/2022

📍Não existe o amor e tudo aquilo que através dele transborda, sem existir um indivíduo primeiro. Há partes de você que você simplesmente não negocia; há partes de mim que eu simplesmente não negocio. Todos nós temos um limite. Se você e eu vivemos conscientes de quem nós somos, o amor irá se revelar, independentemente de afinidades, ou coisas do gênero, porque você está consciente de seu limite e, assim, pode compreender o meu; bem como eu estou consciente de meu limite e, por isso, posso reconhecer o seu. É uma *via* empática, em que nenhum de nós dois quer o outro “sugado” para dentro do seu mundo. Ambos deixamos o ideal de lado, porque ele não nos serve; f**a nítido a inadequação, o “perigo” disso para um ou outro. Por isso, antes de qualquer coisa_ antes de querermos um mundo melhor_ nós precisamos nos autoconhecer. Se você, eu, o outro, não chegarmos ao ponto doloroso de encarar o próprio Eu, a certeza da instabilidade da vida, não respeitaremos a nossa individualidade, e jamais conseguiremos ver a ALTERIDADE. Distorceremos a realidade (a fantasia nesse caso cairá melhor), jamais poderemos ter um vislumbre do que seja esse tal amor. O máximo que alcançaremos será isso mesmo que há por toda parte: julgamento, RÓTULOS. O mundo clama pela empatia, pelo olhar para o outro, quando a carência primordial é do olhar para si, de cada um de nós realizar a tarefa extremamente difícil e desafiadora de aceitar tocar no “fundo do poço” e ascender através do auto-amor. Uma pessoa é verdadeiramente empática quando está identif**ada com o objeto ou pessoa, sendo capaz de sentir o que não é exatamente próprio de sua experiência, mas avaliado como extensivo à sua própria experiência. Não podemos chegar a experimentar realmente esse sentimento se não tivermos a consciência de nossa identidade como identidade separada.

Photos from Por Trás Desse Olhar's post 14/01/2022

Repost de 🙏🏻 Gratidão pelos esclarecimentos, juíza Ludmila Lins Grilo! Muitos estão em dúvida, confusos, além daqueles que não tem condições de consultar um profissional que bem lhe assessore neste “caos sanitário”.

Photos from Por Trás Desse Olhar's post 12/01/2022

_Senhor Moderninho_
📸👉🏻deslize
“Que grande confusão é a rua onde mora o pequeno Salomão!
Passa carro, gente a pé, gente que vende, carro de som; e passa, 
salpicado dessa efervescência, o senhor Moderninho. Avarento, ele quer todos no seu tempo, tudo, e nada aos seus vizinhos _ Foi o Tempo e Nunca Visto.
Em uma dessas manhãs muito comuns da rua do Salomão, ocorreu algo inusitado; 
tome atenção:…”.✍🏻👉🏻📸
R. T. Santos
 
 


11/01/2022

Com o tempo tudo faz sentido. Até o niilismo de Nietzsche.

07/01/2022

O medo é a força motriz da BRAVURA!! Isso é o que a vida ensina; é o que cada um de nós, não importa a idade, já aprendeu um dia! Só relembrando🌷💭💭💭

05/01/2022

_Jean Piaget: “Se o indivíduo é passivo intelectualmente, não conseguirá ser livre moralmente”. 🤍👏🏻👏🏻Admiração por pensadores que são incansáveis em deixar portas para a humanidade viver o seu melhor. 🚪Portas. Que podem ser abertas ou não, a depender de uma escolha que é sempre própria. 💭💭💭

04/01/2022

A FAMA É RELES...

Ter fama é reles; a escalada
ao apogeu segue outras leis.
Arquivos não servem de nada,
Não tremas sobre os teus papéis.

Criar é se entregar de todo,
e não sucesso ou alarido.
É vergonhoso, sendo engodo,
virar provérbio difundido.

Cumpre viver, mas sem disfarce,
para atrair-se enfim o puro
amor do espaço ou escutar-se
o apelo, ao longe, do futuro.

Deixa as lacunas no destino,
nas obras, não. Qualquer passagem,
qualquer capítulo ou domínio
de tua vida – anota à margem.

Some no anonimato e esconde
teus passos como sítio oculto
por brumas muito espessas onde
não há como entrever seu vulto.

Outros, que irão por tua rota,
seguem teu rastro, passo a passo.
Mas não te cabe ser quem opta
entre um sucesso ou um fracasso.

Não rendas nunca, por motivo
algum, teu rosto, tua estrada;
prossegue vivo, apenas vivo
até o fim, vivo e mais nada.

Bóris Pasternak 💫

01/01/2022

1º de Janeiro de 2022:

Comece contando histórias para sua criança;
comece com o pé direito, com poesias o ano inteiro! “Assim como a poesia, o conto tem um valor grande e exatamente humano. Expressa, por meios simples, as imagens e os sentimentos que vive a humanidade inteira” (Van Gennep-1910).

30/12/2021

Para começar bem o ano que chega, é recomendável, nesse mundo muito louco que estamos vivendo, estar próximo, ou pelo menos buscando a verdade. “Monopoly- Who owns the world” (de Tim Gielen) é um documentário que faz isso. Deixo aqui a dica. Mas já aviso que, como costuma ser toda verdade, essa é uma red pill, necessária e inconveniente. 💡

Photos from Por Trás Desse Olhar's post 30/12/2021

_Ano bom assim_
📸👉🏻deslize
“(Dois mil e) vinte um, vinte e dois…
minha hora está chegando!
Minha vez.
Meu ano!
Par perfeito em dois mil, “dois e dois”.
Para encerrar o caso: vou chegar,
tempo ruim anterior nenhum me azarando!
Na bagagem, tudo que me pedem: Paz, Saúde, Sucesso, um bocado de Tostão.”✍🏻
(…)
R. T. Santos.
 
 
 
 
 
 
 
 #2022 


29/12/2021

🔅Entre a situação e a resposta está à disposição do homem o seu maior poder: as escolhas!! Que grande dádiva poder escolher. Imagine, viver, seja o que for que tiver que acontecer, podado! É ou não é um grande tesouro poder escolher? 💌Promete que, se acaso pensar em vender (escolhas são escolhas🤷‍♀️), irá tratar de não deixar barato.💡Olhe ao redor e reflita. Compreenda. Se temos algum contrato assinado, este é com a nossa alma. Proteja sua essência. É você o único responsável por ela🌠

29/12/2021

“Talvez descobriremos um dia que a mesma lógica está presente no pensamento mítico e no pensamento científico, e que o homem, desde sempre, soube pensar direito” (Lévi-Strauss-1958).🤍💭

Quer que seu escola/colégio seja a primeira Escola/colégio em Rio de Janeiro?

Clique aqui para requerer seu anúncio patrocinado.

Localização

Entre em contato com a escola/colégio

Endereço


Rio De Janeiro, RJ