Escola Oga Mitá

Escola Oga Mitá

Compartilhar

www.ogamita.com.br

Fevereiro de 1978 – Abertura da escola com turmas de Educação Infantil, na casa da rua Sá Viana, no 20, Grajaú.
1979 – Criação do CERENO (Centro de Estudos da Região Norte) e em que a AMGRA (Associação dos Moradores do Grajaú) passou a se reunir no espaço da escola. Desde 1979 – Pais e professores passaram a participar da gestão da escola.
1982 – Lançamento do LP “Enquanto houver criança”, de Maur

18/06/2026

Nenhuma pessoa autista é igual a outra. No espectro, a diversidade é a regra: encontramos desde quem se comunica verbalmente com facilidade até quem prefere o silêncio; desde quem necessita de suporte contínuo até quem precisa de adaptações mais leves. Essa pluralidade é o que define o termo 'espectro'. São múltiplos caminhos de desenvolvimento, e todos merecem o mesmo respeito e acolhimento.

Neste dia, convidamos nossas crianças, estudantes, famílias e toda a nossa comunidade escolar a uma reflexão: como estamos lidando com a diversidade na nossa rotina? Mais do que conscientizar, precisamos agir todos os dias para construir a verdadeira inclusão e combater o preconceito em cada pequeno gesto.

Photos from Escola Oga Mitá's post 16/06/2026

O nosso 1º Pora’nduwa de 2026 aconteceu na unidade do Baixo Bonfim, no Ensino Fundamental I.

Abrimos as portas para mostrar, na prática, um pouquinho do trabalho que vivemos no dia a dia com as crianças. Familiares, amigos/as, interessados/as em nos conhecer, viveram uma manhã cheia de atividades lúdicas, ‘‘oficinas’’, brincadeiras e histórias com as/os professoras/es do segmento.

Foi uma manhã leve e cheia de alegria!

06/06/2026

Neste domingo, 7 de junho, é dia da aplicação do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2027 da UERJ.

Desejamos uma ótima prova para nossos/as estudantes do Ensino Médio!

Photos from Escola Oga Mitá's post 02/06/2026

Registros dos Jogos de Outono que aconteceu na última semana no Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

A ideia foi promover jogos cooperativos, diversão e a integração entre os/as estudantes, seja no âmbito esportivo ou científico, incentivando a cidadania, a disciplina e o gosto pelo aprendizado.

Vinícius Bastos e Diego, professores de Educação Física
Beth Saraiva e Mônica Alexandre, coordenadoras pedagógicas

Photos from Escola Oga Mitá's post 21/05/2026

Para viver os princípios da Cultura Popular para a Paz, convocamos a garotada do Ensino Fundamental I para cirandar. Inspirados nos ensinamentos de Lia de Itamaracá, trazidos no livro Uma ciranda para Lia, dos autores Gouveia Cristiano e Cruz Layla, compartilhamos uma das riquezas que a herança popular nos oferece, proporcionando às pessoas envolvidas o sentimento de pertencimento, possibilitando a expansão de seus conhecimentos e afetos.

O que é Cultura Popular para a Paz?

É uma abordagem que busca o desvelar de uma Cultura de Paz em suas diferentes dimensões: consigo mesmo; com o outro e com o cosmos, nas diversas manifestações da Cultura Popular Brasileira. A Cultura Popular Brasileira representa a coletividade do povo que resiste à opressão colonizadora (povos africanos e indígenas), ela nos convoca mais à colaboração do que a competição, despertando para uma consciência comunitária onde todos têm importância na comunidade (comum-unidade).

Ana Ribeiro e Flávia Oliveira, coordenadoras pedagógicas do Ensino Fundamental I

Photos from Escola Oga Mitá's post 14/05/2026

No dia 13 de junho viveremos mas uma edição do nosso Pora'nduwa.
Venham! Esperamos vocês às 10h.

Photos from Escola Oga Mitá's post 14/05/2026

Muito além de março: algumas histórias, infinitas potências...

Alfabetizar é construir sentido, pertencimento e identidade.
Nosso alfabetário também se faz de histórias. Ampliando referências e valorizando trajetórias. Com o Xukuru-Kariri, seguimos cultivando um olhar sensível e comprometido com o presente e o futuro.

Em março, as crianças do Xukuru-Kariri iniciaram uma investigação, juntamente com suas famílias, de mulheres potentes, suas lutas e contribuições tantas vezes invisibilizadas. As crianças apresentaram suas pesquisas ao grupo, ocupando um novo lugar: o de quem compartilha saberes.

O trabalho segue vivo no corredor da escola, cheio de significado, trocas e afetos.

Xukuru-Kariri manhã (1° ano do Ensino Fundamental)
Professora Francine Maria

13/05/2026

A partir da leitura do livro "Biguru", de Eva Potiguara, a turma do 2º ano se envolveu no estudo do Agreste Potiguar, localizado no Rio Grande do Norte. No livro, que traz elementos presentes na cultura dessa região, aparece o cuscuz de milho, destacando a importância desse alimento para a população.

Na escola, as crianças colocaram a mão na massa e cozinharam juntas o seu próprio cuscuz, escolhendo os ingredientes que, para elas, não poderiam faltar.

O resultado foi um lanche muito gostoso, nutritivo, diverso e cheinho de história para contar.

Carijó Tarde (2º ano do Ensino Fundamental I)
Professora Flavia Athila

Photos from Escola Oga Mitá's post 11/05/2026

A roda de frutas é uma das aprendizagens mais significativas e prazerosas no cotidiano com as crianças. É momento de aprender sobre a natureza que nos alimenta, nos sustenta e, sobretudo a vida que brota. Entre cores, texturas, formas e tamanhos, cheiros e sabores, as crianças vivenciam experiências que aguçam todos os sentidos.

A brincadeira, o lúdico e as cores das frutas tornam o momento ainda mais prazeroso e instigante. Um triângulo, um sorriso, um barquinho de melancia ou melão, uma bacia ou uma caneca de casca de maracujá! E a casca de laranja que vira cobra?

Passando de mão em mão exala o cheiro por toda sala. Assim, elas saboreiam, brincam, sentem, cheiram, cantam, descobrem, se divertem e produzem memórias.

Suruí-Paiter Manhã e Tarde (Educação Infantil - 1 a 3 anos)
Professoras Ana Lúcia Silva e Cristiane Susano

Photos from Escola Oga Mitá's post 07/05/2026

Nossos encontros de musicalização são espaços de resgate, vivência e criação. Valorizamos parlendas, cantigas e brincadeiras populares brasileiras, aquelas que atravessam gerações e carregam cultura, ritmo e memória coletiva. Brincadeiras de roda, jogos rítmicos, cantos tradicionais… tudo ganha vida no corpo e na voz das crianças.

A música não começa na teoria, ela nasce no brincar. Através de jogos, histórias e movimentos, as crianças exploram sons da natureza, do cotidiano e dos instrumentos. Elas tocam, experimentam, escutam, repetem, criam, transformando cada descoberta em música. O ritmo aparece no pular, no correr, no bater de mãos. E a expressão floresce quando a criança se sente livre pra criar.

Com referências afro-indígenas, mergulhamos na cultura brasileira de forma viva, sensível e significativa.

Porque, pra gente, musicalizar é isso:
é brincar, sentir, se expressar… e viver a música de dentro pra fora.

Asaph Ribeiro, professor de Música da Educação Infantil

Quer que seu escola/colégio seja a primeira Escola/colégio em Rio de Janeiro?

Clique aqui para requerer seu anúncio patrocinado.

Localização

Categoria

Entre em contato com a escola/colégio

Telefone

Endereço


Rua Maxwell 194 E Rua Conde De Bonfim 1305
Rio De Janeiro, RJ
20541-100

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 07:30 - 17:00
Terça-feira 08:00 - 17:00
Quarta-feira 08:00 - 17:00
Quinta-feira 08:00 - 17:00
Sexta-feira 08:00 - 17:00