08/09/2015
Prefira à vida !!!
Continuando as publicações sobre o mês da prevenção ao suicídio...
"Uma das três características próprias do estado em que se encontra a maioria das pessoas sob risco de suicídio é a ambivalência" p.51
Pessoas que passam por isso querem alcançar a morte, mas também querem viver. Vivem uma "luta" que se dá internamente, e quem está à volta pode não estar percebendo.
Características de quem tem idéia de morte:
- Faz comentários sobre "querer morrer"
- Sentimentos de não valer para nada
- Percepção de desamparo, desperança e desespero
É importante estar a atento para ajudar quem está perto, pois atitudes do meio podem ajudar a fazer predominar o desejo de vida sobre o desejo de morte.
É preciso estar alerta para não se sufocar nos pensamentos de auto destruição.
Fonte: Ministério da saúde: prevenção ao suicídio: Manual dirigido a profissionais das equipes de saude mental
04/09/2015
04/09/2015