05/12/2025
20 anos que fui a Paris pela primeira vez.
Resumo da ópera:
A Fabiana de dezembro de 2005 não tinha ideia do que estava por vir.
É só o que posso dizer. 😂
De resto, este carrossel está cheio de pessoas, porque é isso: um lugar só faz sentido para nós quando nele encontramos as pessoas que dão sentido à nossa existência.
Obrigada, França 🇨🇵
22/11/2025
Rever , um grande amigo meu da época do intercâmbio em Lyon -- morei lá entre 2007 e 2008 --, foi um grande momento de 2025.
A última vez que nos encontramos foi em 2010, quando fui para Nantes, e Martín me recebeu por lá (penúltima foto deste carrossel).
Hoje, Martín mora em Montréal, fez a vida por lá, e conversamos um pouco sobre as diferenças entre Québec e o restante do Canadá.
Fiz um artigo no blog sobre este assunto, se quiser ler me manda uma mensagem dizendo "Québec".
Fazer um intercâmbio é uma experiência que amplia nossos horizontes, cria vínculos duradouros e pode moldar os rumos de uma vida (moldou os rumos da minha).
Sou grata à França e principalmente: a todas as pessoas que conheci neste percurso, e que deram e dão sentido ao que quero construir e contribuir.
Seguimos em frente, pois tem muito mais por vir. 🙌🏻
15/10/2025
Hoje somos 5 profs na Chez Nanô. Ser professor é um métier passionnant, um trabalho apaixonante.
Comecei a dar aulas de francês em 2008, assim que retornei do meu intercâmbio na França.
À época, fazia minha formação em Jornalismo e acreditava que seria jornalista, e não professora.
Mas a verdade é que, quase 20 anos depois, eu sigo me divertindo e me emocionando dando aula de francês.
A paixão é tanta que se transformou em escola, com professores maravilhosos junto comigo nessa que tem sido a maior aventura de minha vida.
E como não existe professor sem aluno, agradeço também a todos os alunos que confiaram e confiam em nosso trabalho.
Vocês são a razão de existir da Chez Nanô. E estamos aqui para ensiná-los sempre com muita dedicação e paixão.
Feliz Dia a todos os Professores 🧡
28/09/2025
Nosso Café com Alunas de 2025 foi um verdadeiro sucesso. ✨️
Um encontro com propósito, na .sampa, onde experimentamos o kouign-amann, uma especialidade da Bretanha.
Fizemos aulas especiais sobre o kouign-amann e nossos alunos puderam conhecer a história deste "gâteau au beurre" e prová-lo.
Para além desta experiência cultural e degustativa, rolou muita conversa boa e muitas risadas, como é o estilo da Chez Nanô.
Como é bom construir laços e histórias com pessoas especiais.
Este é o propósito da Chez Nanô.
Se você quer não só aprender o idioma, mas conhecer pessoas incríveis e ter acesso a muitas aulas culturais, seu lugar é aqui com a gente.
Comente ECN 👇
Merci à tous et à toutes 🧡💙
06/07/2025
Morar na França me fez querer conhecer mais o Brasil.
Me fez enxergar melhor a nossa cultura, o nosso país, e buscar valorizar isso.
Pois nossa síndrome de vira-lata não nos permite valorizar o que temos, e temos muita coisa boa por aqui.
O que é "internacional", "do exterior", tem mais valor do que aquilo que é nosso.
Não deveria ser assim, sou uma eterna inconformada com isso.
Mas eu também sei que só tenho esta visão hoje, porque já morei fora, já conheci mais de 20 países, falo 5 línguas e tenho muitos amigos mundo afora.
É por isso que encho a boca para falar do nosso Brasil.
Nosso Brasil é lindo demais.
Tem coisa ruim? Tem, como em todo lugar.
Mas no geral, eu amo nossa terra. 🧡
31/05/2025
A primeira excursão da Chez Nanô não poderia deixar de ser para uma exposição do Monet, não é mesmo?
Com direito a texto em francês sobre o evento e sobre a vida deste que é meu pintor predileto.
Eu sempre me emociono vendo os quadros de Monet, e me senti honrada por este privilégio de ver reunidas obras dele de vários museus do mundo nesta exposição no Masp.
Sugestão da querida aluna que virou uma excursão maravilhosa com pessoas maravilhosas. 💙🧡
13/05/2025
Nossas aulas são online, mas amamos abraços quentinhos e presenciais.
Regados a muito café e conversa boa sobre a França, vinhos, gastronomia, viagens e muito mais.
E novos projetos presenciais estão por vir...
Muito obrigada a todos os alunos e alunas que fizeram e fazem parte desta história. 🧡
10/05/2025
Depois da parede amarela, a parede vermelha. Empoderada, sim. E aqui ficaremos.
Encontrar o nosso lugar nunca é uma tarefa fácil, mas a vida vai dando as suas pistas.
A gente cai em armadilhas. Mas levanta e segue mais perspicaz.
Erra. Mas reconhece o erro e aprende mais rápido.
Ao longo de toda essa caminhada, o que posso dizer é que o medo sempre estará presente.
Pois ter coragem não significa não ter medo.
Significa avançar mesmo com medo.
Só assim pra gente encontrar o nosso lugar.
E que bom é a gente encontrar o nosso lugar.
11/04/2025
Tem viagem marcada à França? Mande "BV" no direct e saiba mais sobre nosso curso completo com aulas ao vivo focadas em contexto de viagem 🇫🇷
09/01/2025
Bora falar francês em 2025, me mande um direct dizendo AP25 🇨🇵