25/04/2014
Correios: concurso tem novo atraso, mas segue confirmado
A demora na publicação do edital do concurso para os Correios, anunciado há cerca de dois anos, vem trazendo muito descontentamento por parte dos futuros candidatos. No entanto, a estatal afirma que a seleção está confirmada e que o edital está em fase de planejamento, mas ainda faltam definições como organizadora, número de vagas e localidades, segundo a Assessoria de Imprensa da estatal. Um dos fatores que está atrasando os preparativos, embora os Correios não confirmem isso oficialmente, tem sido uma ação judicial do Ministério Público do Trabalho (MPT), relativa ao último concurso, realizado em 2011, e que teve a validade prorrogada pela Justiça do Trabalho (o prazo iria até julho do ano ano passado), até o término do processo. A audiência do julgamento dessa ação civil pública por parte do MPT, que pede a substituição de terceirizados por concursados, que estava marcada para a última quarta-feira, 15 de abril, foi adiada para 22 de maio, de acordo com a assessoria.
Apesar de os Correios terem informado que a audiência não era o motivo para o atraso na publicação do edital, é bem possível que os preparativos do próximo concurso sejam intensificados somente quando o problema da seleção de 2011 for resolvido. Portanto, o edital, que anteriormente, estava previsto para sair até este mês, conforme havia informado o chefe de gabinete da presidência da estatal, Adeílson Ribeiro Telles, deverá sofrer novo atraso. Embora não haja nada definido oficialmente, uma fonte ligada ao concurso disse que a instituição responsável deverá ser o Cespe/UnB.
O que se sabe é que a maioria das vagas será para o nível médio, nos cargos de carteiro, atendente comercial e operador de triagem e transbordo. A remuneração é de R$ 2.006,65 ou de R$ 1.893,50, sendo R$ 1.084,35 de vencimento inicial, R$ 763,80 de vale-alimentação para quem trabalha 27 dias por mês e R$ 650,65 para 23 dias e R$ 158,50 de vale cesta-básica. Para carteiro, a remuneração média pode chegar a cerca de R$ 2.200, considerando ainda outros adicionais. Além disso, também haverá oportunidades para o nível superior, cujas especialidades ainda não foram definidas. Nesse caso, a remuneração é de R$ 4.962,05 ou de R$ 4.848,90, dependendo do número de dias trabalhados e já incluindo os auxílios. Em 2011, os candidatos de nível médio fizeram prova objetiva, com questões de Língua Portuguesa, Matemática e Informática. Para carteiro e operador ainda houve um teste de capacidade física laboral. Já os de superior passaram por questões de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Informática, Inglês e Administração Pública) e Específicos.
Fonte: Folha Dirigida