Cineclube Cidadania

Cineclube Cidadania

Compartilhar

Documentários brasileiros são recursos pedagógicos preciosos!

Exibir filmes cujos roteiros contam histórias de pessoas que acreditaram em seus próprios sonhos e investiram em empreendimentos criativos e cidadãos é a proposta do Cineclube Cidadania.

09/09/2017

O Cineclube Cidadania convida seus parceiros e a comunidade escolar para o lançamento, nesta quarta (13/09), às 16hs, na Biblioteca Pública de Pernambuco, do curta Somos Todos Jaqueline

Por Anina Dias

A ação cineclubista numa escola pública tem que estar totalmente conectada com o seu planejamento pedagógico. O Cineclube Cidadania, desde abril de 2012, exibe mensalmente documentários brasileiros, com ênfase nos pernambucanos, visando estimular o empreendedorismo cultural na Escola João Barbalho. É composto pela ex-aluna da escola, a jornalista e produtora cultural, Anina Dias - na coordenação geral - e pelo músico e webmaster, Mavi Pugliesi - responsável pela coordenação operacional - e ainda amigos artistas colaboradores. Ambos fazem a curadoria dos filmes, em consonância com a educadora de apoio, que está em constante diálogo com os professores, alunos e gestores.

Em agosto de 2014, as atividades da Semana do Estudante, dentro do Projeto Jovens Protagonistas por uma Escola Legal estava na pauta da Gerência de Políticas Educacionais em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania – GEDH para estimular a reflexão da prevenção/redução da violência com os estudantes nas unidades de ensino do estado de Pernambuco.

Por intermédio da educadora de apoio, Ana Ruth, a maior apoiadora do cineclube na escola, fomos convidados para participar do projeto realizando uma Oficina de Roteiro, Produção e Edição de Vídeo com cerca de 18 alunos do 9º ano. Antes da oficina, o Cineclube Cidadania exibiu “30 Segundos Contra o Crack" -um projeto audiovisual da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura do Recife - com filmes realizados por oito cineastas pernambucanos, que proporcionou visões diferentes sobre o tema, favorecendo o debate com os alunos, logo após a sessão.

Convidamos o realizador Neco Tabosa, que participou do projeto da prefeitura, para conversar sobre sua experiência com os alunos. Tabosa também nos trouxe o curta "CARL HART - Crack - É Possível Entender, que conta a visita do ativista americano ao Brasil, uma produção do Estúdio Fluxo, e que ajudou muito a contextualizar a vivência em sala de aula. Depois do debate, iniciamos a nossa Oficina de Roteiro, Produção e Edição de Vídeo com os alunos do João Barbalho que resultou na realização do curta-metragem Somos Todos Jaqueline.

Sinopse

Somos Todos Jaqueline é um curta-metragem de Anina Dias. Primeira experimentação de produção audiovisual do Cineclube Cidadania com os alunos do 9º ano da Escola João Barbalho. O roteiro é uma construção coletiva que reflete sobre o perigo do uso do crack e a responsabilidade de ser livre na adolescência independente de gênero, raça ou condição social. O filme desenvolve sua narrativa ficcional a partir de uma aula de introdução à física sobre a famosa terceira Lei de Newton, ao afirmar que para cada ação existirá sempre uma reação oposta com a mesma força e intensidade.

Pretende circular nas escolas, bibliotecas públicas, festivais de cinema e pontos de cultura brasileiros para conscientizar alunos, professores, gestores públicos e jovens de todas as idades.

Ficha Técnica
Curta: Ficção
Duração: 07 min.
Finalização: 2017
Coordenação Geral e Direção: Anina Dias
Coordenação Operacional e Câmera 2: Mavi Pugliesi
Direção de Fotografia: Cristiana Dias
Edição: Lucas Guilherme
Divulgação: Anina Dias e Juli Rocha
Contatos: Anina Dias
(81) 99702 7171 [email protected] e [email protected]
Acesse: https://www.facebook.com/CineclubeCidadania

20/08/2017

Gente querida: o nosso curta-metragem 'Somos Todos Jaqueline', enfim, ficou pronto! 😃

Para celebrar este tão belo momento, resultado da Oficina de Roteiro, Produção e Edição de Vídeo com os alunos do 9° ano da Escola João Barbalho, realizada pelo Cineclube Cidadania, em 2014, convidamos com muito prazer os alunos, ex-alunos, professores, ex-professores, coordenadoras de apoio, gestores e ex-gestores da escola, e ainda amigos colaboradores do projeto para prestigiarem o lançamento conosco.

Reservem também um tempinho para debater o filme depois da sessão de estreia, agendada para o dia 13 de setembro, a partir das 16hs, na Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco.

Sigam a orientação deste lindo cartaz: uma parceria de Anina Dias na Direção de Criação com Juli Rocha na Direção de Arte. Feliz que sol! Gratíssima e até lá! 😘

Photos from Cineclube Cidadania's post 29/10/2016

As sessões do Cineclube Cidadania ganharam este semestre a parceria do Festival Internacional de Cinema de Realizadoras - FINCAR. Esta parceria deu inicio nos dias 20 e 27 de outubro ao projeto Fincar na Escola Pública e rendeu dois dias e quatro exibições com os alunos do Ensino Fundamental II do turno da manhã da Escola João Barbalho. O curta 'A Grande Aventura', de Cassandra Oliveira, uma co-produção Brasil e Cuba, foi disputado pelas professoras que tentaram conciliar horários e turmas, o que enriqueceu mais ainda o nosso trabalho de formação e fortalecimento do senso crítico dos alunos e professores, por meio da ação cineclubista. Gratidão aos parceiros: Ana Ruth Queiroga, Juliana Rocha, Mavi Pugliesi, Maria Cardozo, ao gestor da escola, Natanael Silva e às professoras Leda (de inglês), Cleudza Rocha (de geografia) e Joana D'Arce (de Artes). E vamo que vamo que foi lindo!

O roteiro do curta 'A Grande Aventura" de Cassandra Oliveira faz jus ao título, quando adapta a história da grande escultora francesa, Camile Claudel e sua relação profissional e afetiva com o também famoso escultor Auguste Rodin para a produção de uma novela de rádio. E contextualiza parte desta ação dentro de um estúdio de rádio e seus reflexos na vida de senhoras ouvintes, donas de casa e escritoras críticas do programa. O filme mostra com tamanha delicadeza e objetividade como o rádio se relaciona na vida de cada uma. Uma bela homenagem ao universo crítico e criador da mulher, assim como à memória do rádio.

Photos from Cineclube Cidadania's post 26/10/2016

Próxima quinta (27/10) o Cineclube Cidadania vai exibir mais duas sessões do Fincar na Escola Pública! Bora?

Photos from Cineclube Cidadania's post 19/10/2016

O Cineclube Cidadania tem o maior prazer de exibir nesta quinta, 20/10, um filme do Festival Internacional de Cinema de Realizadoras - o FINCAR na Escola Pública. O curta "A Grande Aventura", de Cassandra Oliveira, é uma co-produção do Brasil e Cuba e será apresentado em duas sessões, as 9h e 10h30 da manhã para as turmas do 7º ano, na Sala de Tecnologia da Escola João Barbalho. Todos estão convidados para a sessão! Vai ser emocionante! Espero vocês lá

Portal Cultura PE 14/06/2016

Portal Cultura PE Cineclube Cidadania exibe curtas sobre sustentabilidade e meio ambiente na Torre Malakoff Os filmes serão exibidos nesta terça-feira (14), às 14h Postado em: Espaços culturais 13/06/2016 DivulgaçãoA animação “Caixa” (SP) será exibida durante a sessão do Cineclube Cidadania O Cineclube Cidadania inve...

Photos from Cineclube Cidadania's post 20/05/2016

Num momento singular de mudanças na política cultural do país, a Exposição Trajetável - Trajetória Sustentável, do artista catamisto, André Soares Monteiro - fruto da articulação entre o estado da Paraíba e Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Fundarpe, Prefeitura de João Pessoa e da Fundação Nacional das Artes - Funarte, do Ministério da Cultura, MinC - tornou-se uma realização plural, em parceria com a produção independente do Cineclube Cidadania e a consultoria em comunicação e economia criativa, da Biodiverso Soluções, da jornalista cultural, Anina Dias.

Meus sinceros agradecimentos a grande amiga, mestranda em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (UFRPE) e consultora em economia criativa, Patrícia Dos Reis, que me apresentou o artista e me indicou o trabalho e a todos os profissionais envolvidos direta e indiretamente nesta parceria biodiversa.
Logo após a abertura da exposição, que aconteceu ontem (19 de maio), na Estação das Artes, em João Pessoa, acordo hoje com a convicção que estamos só começando uma nova construção público privada, que visa a cidadania ambiental do Planeta Terra, através da institucionalização de um Marketing Sustentável, onde todas as partes saem ganhando. E a Natureza só engrandece.

Um especial agradecimento ao grupo de professores doutores do Instituto Federal de Pernambuco - IFPE: Adauto Gomes Barbosa, Ana Alice Freire Agostinho e Elba Maria Nogueira Ferraz, ligados à área multidisciplinar de Educação Ambiental, liderados pelo grande amigo e pesquisador, Marcos Moraes Valença, que abriram oficialmente a exposição. Saímos todos encantados e mais vivos do que nunca com a visita guiada pelo próprio artista, a vivência do projeto Muserola, a exibição do Cineclube Cidadania de filmes da 5ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente - Circuito Tela Verde, seguida de debate com os professores e a oficina com o artista idealizador do Movimento Catamisto.

"A arte de André trabalha com a mitigação dos resíduos", ressalta a bióloga, Elba Ferraz. A mitigação em ambiente consiste numa intervenção humana com o intuito de reduzir ou remediar um determinado impacto ambiental, nocivo. E esta é a missão do artista, muito bem retratada pela brilhante curadora Maria Fachini, que desde a primeira temporada da exposição Trajetável define a complexidade artística do trabalho de André com um olhar de "raio x".Agradeço ainda à base institucional de toda a equipe da Torre Malakoff sob a gestão cultural de Conceição Conceição Santos Tetinha, a parceria do amigo e webmaster, Mavi Pugliesi, pela criação das logomarcas e o apoio operacional nos quatro anos de exibições do Cineclube Cidadania na Escola João Barbalho; à Wam Nick em novas construções e à André Soares Monteiro pela magnitude de sua arte!

Photos 18/05/2016

A Exposição Trajetável - Trajetória Sustentável de André Soares Monteiro chega à Estação das Artes, em João Pessoa, amanhã, quinta-feira (19/05), pontuando a Semana Nacional dos Museus com boas reflexões sobre o patrimônio cultural brasileiro. A exposição conta a trajetória sustentável do artista idealizador do Movimento Catamisto, cuja técnica de pintura cata e mistura o lixo, material em desuso e descarte, transformando-os em arte humanitária.

Trajetável cumpre temporada de dois meses na Paraíba. Abre oficialmente, a partir das 10 da manhã, com a visita de um grupo de professores do Instituto Federal de Pernambuco - IFPE, em fase de elaboração do Curso de Pós Graduação - Especialização em Educação Ambiental. "Visamos possíveis namoros epistemológicos entre a arte e a disciplina de resíduos sólidos, por exemplo", define o professor Marcos Moraes Valença - que lidera o grupo - quando perguntado sobre a finalidade da visita à exposição do artista pernambucano André Soares Monteiro na construção da grade curricular da Especialização.

A exposição faz parte de uma articulação entre a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o Complexo Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes – Unidade Desconcentrada da Secretaria de Educação e Cultura do Município de João Pessoa (PB) e a Representação Norte Nordeste da Fundação Nacional de Artes - Funarte, do Ministério da Cultura, MinC. E tem a produção executiva e assessoria de comunicação da Biodiverso Soluções.

O acordo entre instituições previu a princípio, uma troca de exposições. Em julho de 2015, aconteceu a mostra ‘P&B – Paixão e Afeto’ que ficou em cartaz na Torre Malakoff, em Recife. “A abertura da exposição P&B – Paixão e Afeto”, na Torre Malakoff foi um momento de grande importância cultural para o Nordeste. O intercâmbio entre as duas instituições, uma de Pernambuco e outra da Paraíba, mostra que há caminhos criativos e colaborativos para o fortalecimento da nossa cultura e dos nossos equipamentos culturais”, avalia Márcia Souto, presidente da Fundarpe.

Nesta temporada de dois meses na Paraíba, André Soares Monteiro ganha, pela primeira vez, uma dupla curadoria feita por Lúcia França (curadora e vice-diretora da Estação das Artes, na Paraíba) e Maria Fachini (curadora e coordenadora de Exposição da Torre Malakoff, em Pernambuco) o que significa mais liberdade e desafios criativos para a sua obra sustentável.
A exposição se apresenta como uma grande e biodiversa instalação. São obras e painéis de todos os tamanhos, ambientados pelas figuras arquetípicas de André Soares Monteiro e a exibição contínua do curta Estética de Camelô, de Paulo Bruscky e Daniel Santiago (3'/1982/PE).

Para estabelecer uma comunicação inter e transdisciplinar com os visitantes, estudantes e educadores no organismo vivo da exposição, o projeto Muserola – Museu e Galeria de Arte na Escola (idealizado por André Soares Monteiro e financiado pelo Funcultura, em 2014) expõe os quadros feitos pelas crianças, jovens e adultos, como resultado final da oficina. E o Cineclube Cidadania – cujas sessões, há quatro anos, exibem documentários brasileiros sobre empreendedorismo cidadão para os alunos e professores da Escola João Barbalho, em Recife - vai exibir dois curtas da 5ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente - Circuito Tela Verde (Iniciativa do Departamento de Educação Ambiental – DEA, da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – SAIC do Ministério do Meio Ambiente - MMA com a Secretaria do Audiovisual – SAv do Ministério da Cultura – MinC): Caixa (1'10"/2010/SP), de Luciana Eguti e Paulo Muppet; e Albatroz (39'/2013/SP), de Raquel Pellegrini, e abrir o debate sobre cidadania ambiental numa roda de diálogos, seguida da oficina do artista.

CINECLUBE CIDADANIA
SINOPSE
CAIXA ('10"/2010/SP) - Animação
"Caixa" foi escrito e concebido por Luciana Eguti como uma lembrança que fazemos todos parte do mesmo planeta. O desmatamento e o aumento da poluição geram afeitos em cadeia, que prejudicam a sociedade como um todo. O vídeo tem a intenção de alertar para esta problemática.

ALBATROZ (39'/2013/SP) - Documentário
"Albatroz - Um Projeto pela Vida" aborda as características de albatrozes e petréis - aves oceânicas ameaçadas de extinção - as causas da mortalidade pela pesca de espinhel, as medidas para evitar sua captura e as ações nacionais e internacionais de conservação. Também são apresentadas as atividades de educação ambiental marinha.

Photos 29/03/2016

No dia 29 de março de 2012, exatamente há 04 anos, divulgamos a segunda sessão do Cineclube Cidadania com o texto abaixo sobre sustentabilidade, e depois do debate, propomos uma oficina de reciclagem de materiais com uma brilhante convidada: a pedagoga especialista em Gestão Ambiental, Produtos Naturais e Plantas Medicinais, Nyomísia Guimarães. Foi inesquecível! A ação influenciou o tema da feira de conhecimentos da escola. :-)

Amanhã (02/05) tem Lixo Extraordinário no Cineclube Cidadania

Por Ana Cláudia Vasconcelos


O fim de tudo que é bom. O resto, o bagaço, o que ninguém valoriza mais. Geralmente é este o conceito atribuído à palavra lixo. Só que este conceito está ultrapassado, assim como o de velho e novo, certo e errado, Deus e o Diabo. Os limites da parte estão cada vez mais definidos, no entanto sua função social só tem sentido se atrelada ao todo: os órgãos e emoções ao corpo humano, todo ser vivo ao planeta Terra, assim como a responsabilidade e contextualização do que a gente é na vida que a gente leva e pretende ainda levar. Ação, reação e alquimia. Comunicação, educação, química, física, biologia, ecologia, psicologia, filosofia, ecosofia, cultura, artes, economia criativa. Tudo bem simples, em transformação, ao nosso alcance e dentro da nossa própria casa.

É deste novo conceito de lixo que vamos debater amanhã (quarta-feira, 02/05) no Cineclube Cidadania com os alunos do Ensino Médio do Colégio João Barbalho, a partir das 19hs. Do lixo que deixa de ser o oposto do luxo para se transformar em algo valioso e mais sofisticado ainda, pois se aproxima da nossa identidade, da saúde, da felicidade e cuidado com o meio ambiente, seja ele interno, como o lixo que jogamos na nossa mente e pensamentos, a preservação do nosso patrimônio imaterial, a importância da seleção do que comemos; ou meio externo como a reciclagem do lixo que jogamos no cesta da nossa cozinha, rua ou planeta.

Então como adaptar um objeto que supostamente já nos serviu e está acabado num outro produto novamente aproveitável? É possível mesmo empreender ao transformar o lixo em algo útil e duradouro? Este conceito de reclicar produtos, alimentos, emoções, experiências de vida ou mesmo recursos naturais presentes no planeta Terra será discutido e vivenciado logo após a sessão do documentário Lixo Extraordinário que inicia às 19h00 - uma coprodução Brasil-Inglaterra, dirigida por Lucy Walker, João Jardim, e Karen Harley – com os alunos do Ensino Médio, professores e coordenadores da escola e a pedagoga especialista em Gestão Ambiental, Produtos Naturais e Plantas Medicinais, Nyomísia Guimarães, nossa convidada especial.


“Depois de assistirmos ao documentário vou propor aos alunos uma atividade lúdica de sensibilização à educação ambiental com o miolo do rolo de papel higiênico. Eles vão transformar este objeto que se joga no lixo em algo útil para as suas vidas”, garante a pedagoga que trabalha com reciclagem de lixo na Sustentare, empresa que presta serviço de limpeza urbana à Prefeitura Municipal de Teresina, no Estado do Piauí. Como já dizia o mestre Paulo Freire: “...Aprender é incorporar a dúvida e estar aberto a múltiplos encontros”.

–Saudações cineclubistas a todos!

Ana Cláudia Vasconcelos
Jornalista Cultural e Coordenadora do Cineclube Cidadania
(81) 9160 5301

Photos 29/03/2016

A sessão inaugural!

Nossa primeira divulgação!

Ai, genteee! O Cineclube Cidadania inicia sua primeira sessão cineclubista no Colégio Estadual João Barbalho para os estudantes do Ensino Médio, amanhã, a partir das 19h00, na sala do Centro Tecnológico/CTE! Acompanhem o texto a seguir:


Cineclube Cidadania inicia suas atividades no Colégio Estadual João Barbalho

Por Ana Cláudia Vasconcelos (jornalista cultural e cineclubista – 81* 9160 5301)

Como um adolescente que estuda na escola pública pode se transformar de fato num cidadão? O Cineclube Cidadania foi criado para refletir e propor sugestões que possam viabilizar as respostas desta pergunta para os alunos do Colégio Estadual João Barbalho. Começa nesta terça (03/04), a partir das 19hs, com a exibição do longa-metragem (100min) O Contador de Histórias, de Luiz Vilaça, para cerca de 100 alunos do Ensino Médio. E continua toda primeira terça-feira do mês, na sala do Centro de Tecnologia/CTE com a proposta de levar para estes adolescentes filmes nacionais com conteúdos que reflitam os direitos humanos.

“A ideia é debater com os alunos, logo após cada sessão, de que forma será possível praticar como cidadão a temática desenvolvida no filme”, destaca a jornalista cultural, cineclubista e coordenadora do Cineclube Cidadania, Ana Cláudia Vasconcelos. O Contador de Histórias, de Luiz Vilaça, mostra a vida real de Roberto Carlos Ramos, pedagogo mineiro e um dos melhores contadores de história da atualidade, que foi criado na Febem, desde os seis anos de idade. Aos 13 anos ele conhece a pedagoga francesa Margherit Duvas (Maria de Medeiros), que mudou sua vida radicalmente.

Para quem não conhece, o Colégio João Barbalho foi uma das escolas públicas do Grande Recife que ofereceu uma excelente qualidade de ensino para seus alunos, sendo responsável nas décadas de 70 e 80, pela formação de muita gente boa que se encontra hoje na faixa dos 40 para 50 anos de idade. Está situado no Parque 13 de Maio, no Bairro da Boa Vista, pulmão do Centro do Recife.

Há aproximadamente 35 anos o colégio foi palco da história de uma turma de adolescentes que, entre outros que estudaram no João Barbalho, empreenderam na vida e criaram raízes na escola. Esta turma, sensibilizada pelo desafio assumido pela atual diretoria - em relação ao enfretamento do consumo e venda de crack dos estudantes dentro do estabelecimento de ensino - resolveu se reunir novamente para oferecer ao Colégio João Barbalho novas oportunidades de projetos sociais.

“Eu fiz parte desta turma e assim como o colega e professor Valdecy Gusmão - que já está dentro da escola realizando oficinas preparatórias de Português e Matemática para o Instituto Federal de Pernambuco/IFPE (antiga escola técnica) com os alunos do Ensino Fundamental II - estou contribuindo com a formação da reflexão cidadã através do audiovisual para o estudantes do Ensino Médio, que estão se preparando para escolher uma profissão, prestar vestibular e entrar numa faculdade”, finaliza a jornalista.

Quer que seu escola/colégio seja a primeira Escola/colégio em Recife?

Clique aqui para requerer seu anúncio patrocinado.

Localização

Categoria

Endereço


Rua Do Hospício, Nº 737, Boa Vista
Recife, PE
50050-050