30/12/2025
Serviço público, mantido pelo município de Osasco, e dedicado ao ensino e prática do jogo de xad
No início dos anos de 1980, a Escola de Xadrez de Osasco passou a ser chamada "Antônio José França Garcia", em homenagem ao notável enxadrista osasquense, então falecido precocemente. França, como era chamado pelos enxadristas, foi um excelente jogador que alcançou resultados competitivos à altura de um Mestre Internacional. Mais ainda, foi um exemplo para sua geração, em virtude da profundidade d
30/12/2025
15/12/2025
A Escola de Xadrez teve ontem dia festivo: fase final do Circuito Rápido e Torneio Aberto de encerramento das atividades competitivas do ano.
Um autêntico Festival! Ambiente cordial, Escola repleta de enxadristas, pais, mães, acompanhantes.
Balanço das atividades de um ano sem precedentes de ações competitivas e inclusivas da Escola.
Premiação dos dois torneios: vencidos por Davison Ribeiro e Peterson Reina.
Por fim, congraçamento de todos os presentes com os comes e bebes.
Agradecimentos especiais à Franciane, pelo impecável trabalho na retaguarda e aos professores, que vestem verdadeiramente a camisa de Osasco.
Parabéns à Escola de Xadrez e a todos os presentes!
Que festa!
08/12/2025
O Clube de Xadrez São Paulo sediou ontem o Campeonato Paulista Rápido.
Tivemos atuações de destaque, como a de Renan Araújo, 12º colocado na classificação geral.
Nossas enxadristas brilharam: conquistaram as três primeiras colocações: Giullia Akamine, em 3º lugar; Gabrielly Brito, vice-campeã e Isabelle Akamine, campeã Paulista.
Diego Moura foi o 1⁰ colocado na categoria sub 10.
03/12/2025
A Escola de Xadrez recebeu presente de Natal de fazer inveja a qualquer criança: a caixa d’água em frente à porta de entrada recebeu intervenção artística, tornando-se um mural de xadrez em toda a sua portentosa dimensão.
A realização é da Secretaria de Cultura, por iniciativa do Secretário Marcelo da Silva.
O famoso artista Dingos Del Barco foi o curador e produtor da obra. A produção executiva coube a Rafael Souza (free). O muralista responsável foi o artista Thor.
Além da monumental caixa d’água, o curador Dingos nos presenteou também com uma arte ao lado da porta de entrada.
Papai Noel gordo para a Escola de Xadrez!
02/12/2025
O último final de semana foi marcante para os alunos da Escola de Xadrez. Conquistaram inúmeros títulos, em vários eventos.
No sábado de manhã, no CXA, em torneio rápido FIDE, Brand e Vigand Galiano foram campeões na categoria sub 10, absoluta e feminina, respectivamente.
Cauã Santos não deixou por menos, venceu a categoria sub 14.
Concomitante, o Clube Paineiras do Morumbi realizou sua IV Copa, na qual arrebanhamos vários títulos: Lis Maset, na categoria sub 10 feminina; Diego Chahuaylla, sub 10 absoluto; Pedro Maset, sub 12 absoluto; Juliana Marangon, sub 14 feminina.
No domingo, mais destaques, desta feita femininos. Joyce Chahuaylla, em torneio rápido FIDE disputado em São Caetano, ganhou 85 pontos e o prêmio de melhor enxadrista sub 1700.
Sem dúvida, Joyce está mostrando ultimamente um xadrez mais consistente, melhorou bastante.
Para finalizar, as irmãs Akamine brilharam no Memorial Jooji Hato, evento realizado no CXSP. Giullia venceu a categoria sub 18 absoluta. Isabelle fez mais bonito ainda, foi campeã absoluta, entre 61 participantes, com 5,5 em 6, invicta! Os professores Daniel Costa e Gabrielly Brito arbitraram o torneio.
27/11/2025
Osasco brilha no Festival Nacional Interclubes – FENAI 2025!
Campeonato Brasileiro por Equipes
📍 Mogi das Cruzes/SP
🗓 21, 22 e 23 de novembro
No último final de semana, foi realizado o Festival Nacional Interclubes (FENAI)
DESTAQUES DE OSASCO
🥇 Osasco A – Campeã Brasileira Absoluta
A equipe realizou um torneio extremamente consistente e conquistou o Título Brasileiro Absoluto.
Com o resultado, dois atletas que ainda não possuíam titulação conquistaram o título de Mestre Nacional (NM):
• João Gabriel
• Gabriel Henrique
🥇 Osasco B – Bicampeã Brasileira (Absoluto Sub-14)
A equipe Osasco B confirmou o favoritismo, conquistando o bicampeonato e finalizando em 15º no geral.
Todos os atletas já possuíam o título de Mestre Nacional, e, conforme regulamento, o segundo lugar foi agraciado com a titulação.
🥇 Osasco E – Campeã Brasileira (Feminino Sub-14)
A equipe feminina brilhou intensamente!
Com o título, todas as atletas conquistaram o título de WNM.
🥉 Osasco C – 4º lugar (Absoluto Sub-14)
Conquistando Titulação de CNM
🏅 Osasco D – 2º lugar (Absoluto Sub-1700)
Mais resultados expressivos que mostram a força do xadrez osasquense!
❤️ Um trabalho construído com dedicação
Os resultados são reflexo de um trabalho diário, técnico e apaixonado.
Parabéns aos professores que são a base de tudo:
Arthur, Daniel Costa, Davison, Gabrielly, Iara, Maycon, IM Pelikian, IM Silvio Cunha, GM Renato Quintiliano
Coordenação de FM Wagner Madeira e Nivaldo.
14/11/2025
XADREZ E FILATELIA
AMICI SUMUS
Esta exposição, idealizada originalmente na primavera de 2025, celebra a união entre duas paixões: o Xadrez e a Filatelia.
“O xadrez, como o amor e como a música, tem o poder de tornar os homens felizes.”
Essa frase, cunhada pelo Grande Mestre Tarrasch e retomada por diversos nomes do meio enxadrístico, corrobora esta singela homenagem aos grandes mestres do xadrez. Ela encontra sua expressão máxima em nomes como Fischer, Morphy, Steinitz, Karpov, Kasparov, entre outros, todos eternizados em filigranas postais.
A prática do xadrez torna os homens felizes, e sua representação na filatelia nos envolve em uma magia toda especial. Xadrez e Filatelia nos fazem viajar por histórias, paisagens, países e mundos muitas vezes desconhecidos à nossa cultura tupiniquim.
A arte, a educação e a cultura, unidas em pequenas peças, nos fazem refletir que há muito mais do que tecnologia e consumo neste nosso mundo.
Os selos são como pequenas pinturas que retratam realidades ainda por descobrir e desenvolver.
AMICI SUMUS — “somos amigos” — é a frase emprestada do xadrez postal para enfatizar essa união.
Ela representa o verdadeiro espírito desta casa: a Escola Municipal de Xadrez Antônio José França Garcia, que acolhe pessoas de diversas raças, gêneros e credos em torno de uma mesa com 64 escaques, convidando-nos a vivenciar o que há de mais humano no jogo e na amizade.
Para, juntos, dizermos: AMICI SUMUS!
12/11/2025
A Secretaria de Educação de Osasco realizou ontem o seu Festival de Xadrez anual, que congrega alunos da modalidade no contraturno escolar do ensino fundamental.
A organização coube ao coordenador do programa, Demetrios Candançan.
O evento aconteceu na Secretaria de Cultura e contou com a presença dos Secretários de Educação, José Toste, e Esportes, Thiago Borges, e também do vice- prefeito, Lau Alencar.As crianças receberam medalhas e certificados de participação.
11/11/2025
Alunos de xadrez da escola municipal João Larizzatti vieram conhecer ontem à tarde a Escola de Xadrez.
A iniciativa foi do professor Júlio Paiva, que ensina as crianças do ensino fundamental 1 no contraturno. A coordenadora pedagógica Edna Valentim acompanhou a visita.
Contamos um pouco da nossa história, falamos dos campeões mundiais constantes no mural e fizemos algumas atividades recreativas, jogando com os alunos.
10/11/2025
O professor Denis Kawauchi é nosso parceiro há alguns anos. Ensina xadrez no contraturno na escola municipal Etiene Sales Campelo, no Jardim Suely, Osasco.
Hoje à tarde organizou torneio e convidou outras quatro escolas municipais que também ensinam xadrez: Larizzatti, Fiúza, Therezinha e Blasco.
A Escola de Xadrez colaborou na organização, fornecendo relógios e equipe de arbitragem (Gabrielly Brito, auxiliada por Bruce Anahue).
Participaram 78 alunos do ensino fundamental 1. Todos receberam medalhas de participação e os melhores de cinco categorias etárias, troféus.
04/11/2025
O Esporte Clube Pinheiros sediou no domingo a tradicional Copa Franco Montoro. Desta feita, a competição rápida em 7 rodadas valeu rating FIDE.
É a maior festa do xadrez paulista, com 100 equipes, num total de 340 participantes. Se contados os acompanhantes, mais de 450 pessoas estiveram presentes no evento.
A Escola de Xadrez de Osasco fez bonito. Não só teve o maior número de equipes - catorze - como dominou o pódio. Movimentamos 36 de nossos enxadristas, dos 7 aos 70 anos, alunos e professores.
Vencemos em quatro categorias: melhor equipe sub 14 absoluta, melhor equipe feminina, melhor equipe universitária (em parceria com o Instituto de Matemática da USP) e melhor instituição pública.
Ressalte-se a performance individual de Vitor Carvalho, uma das melhores entre os 340 enxadistas, ganhando 70 pontos de rating, invicto, 6 vitórias e um empate.
31/10/2025
São João da Boa Vista sediou a final estadual do JOMI (Jogos da Melhor Idade) 2025.
A competição masculina começou no sábado, continuou no domingo e terminou segunda-feira. Teve 13 participantes, foi disputada em 6 rodadas rápidas de 30 minutos, sem acréscimo.
O MI Edson Tsuboi foi o campeão, teve melhor desempate de milésimos. O MF Wagner Madeira teve igual campanha, 5 vitórias e um empate, no confronto direto com o campeão, mas ficou em segundo no desempate por milésimos. Dessa forma, repeti a colocação conquistada no ano passado, em IItatiba.
| Segunda-feira | 09:30 - 19:45 |
| Terça-feira | 09:30 - 19:45 |
| Quarta-feira | 09:30 - 19:45 |
| Quinta-feira | 09:30 - 19:45 |
| Sexta-feira | 09:30 - 19:45 |