18/12/2015
Nosso terceiro encontro no dia 13 de maio de 2015 abordou o texto Cuidar: alma dos serviços de saúde
Link:https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2103.pdf
Relembrando as falas do professor Merhy...
"cuidado é o ato ou os muitos atos que são inscritos nas promessas do campo da saúde..."
"o cuidado não é algo que está amarrado à produção de uma coisa que é boa em si..."
"cuidados cuidadores e cuidados não cuidadores... O que se pratica no campo da saúde é a promessa de se produzir cuidado sob as mais variadas modalidades..."
www.nescon.medicina.ufmg.br
08/12/2015
Seminário Livre UFF
O Seminário Livre UFF foi criado em março de 2015 na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa pelos professores Ana Abrahão e Emerson Elias Merhy.
06/12/2015
Nosso segundo encontro do Seminário livre em abril de 2015 discutiu o texto: Da repetição a diferença: construindo sentidos com o outro no mundo do cuidado de Emerson Elias Merhy, Laura Camargo Macruz Feuerwerker, Maria Paula Cerqueira.
Link:http://www.uff.br/saudecoletiva/professores/merhy/capitulos-21.pdf
Falas do Merhy:
" Aquilo que afeta o corpo atinge o pensamento. Aquilo que atinge o pensamento mexe com o corpo"
"O pensamento é uma expressão do corpo afetado"
"Somos um corpo que lança teias. Somos corpos sensíveis"
" O corpo é uma intensidade de captação de afecções e de afetamentos"
21/11/2015
Vamos fazer uma breve retrospectiva dos nossos encontros...
Em Março discutimos o texto:
*Os intelectuais e o poder. Michel Foucault e Gilles Deleuze
Link do Texto:http://cineclubedecompostela.blogaliza.org/files/2010/09/Foucault-Deleuze-Os-Intelectuais-e-o-Poder.pdf
Palavras de Emerson Merhy: "Não governa só quem é governante. Todo mundo governa! Foucault nessa obra quebra com um regime de signos: o poder não está em um lugar, o poder está no exercício! Não existe o poder como uma cota que alguém vai lá e pega. Ele (Foucault) vai dizer que o poder é constitutivo da relação com o outro. Este outro pode ser um coletivo ou um indivíduo. Então não existe quem não tenha poder. Todos que se encontram nas relações exercem poderes. O que existe são diferentes modalidades do exercício do poder. O exercício do saber é um exercício de poder!"
20/11/2015
Desde março de 2015 o coletivo formado por docentes, alunos (graduação, mestrado, doutorado) e trabalhadores da saúde tem se misturado e se conectado numa dinâmica dialogal, participativa e horizontalizada. O grupo tem se aprofundado na discussão de teses, dissertações e artigos científicos com a intenção de fazer ‘dobra’, de desmontar conceitos e de fazer vibrar o mundo do trabalho/ensino/cuidado.
A partir deste ambiente que religa o corpo (ou os corpos) ao pensamento e que o explora com o mais profundo dos órgãos (a pele) que vislumbramos a possibilidade de compartilhar em/na rede o que temos discutido e refletido juntos no
Para isso criamos este espaço onde disponibilizaremos os materiais estudados e deixaremos as ‘marcas’ deste tão potente encontro.