18/09/2025
Era assim que íamos pra escola, não tinha ônibus, não tinha van, não tinha carro. As vezes andávamos quilometros, e no caminho ia encontrando os amigos da escola, e era só alegria, ninguém reclamava da distância e nem de cansaço.📚📒🖋
01/09/2025
A normalista e o ginasiano,1939.Uniformes para o desfile de 5 de setembro.(O escritor Thiago de Mello e sua irmã Maria Júlia).
26/08/2025
Dirson Costa(1923-2001) regente da primeira Orquestra Sinfônica do Teatro Amazonas(1966).Tinha a consciência de que era preciso espalhar o gosto pela música por todas as esferas, e o magistério seria uma boa oportunidade para isso. Com este pensamento amplia sua atuação no magistério e, em 1967, torna-se professor de Música do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), a escola de formação de professores mais importante da cidade. Em 1980, Dirson Costa compõe o Hino do Centenário do Instituto de Educação do Amazonas com a letra de Alexandre Otto.
02/06/2024
O atual prédio do IEA, foi erguido no mesmo lugar onde seria construído um dos mais audaciosos projeto arquitetônico do Governador Eduardo Ribeiro, para abrigar o ‘Palácio do Governo’. Caso não fosse destruído pelo seus opositores, seria mais imponente do que o próprio Teatro Amazonas.
Dinamitado em 1899, sobrou apenas os alicerces e o muro de contenção de pedras que até hoje existe. Durante a primeira gestão de Álvaro Maia, foi reaproveitada na construção da sede definitiva do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), inaugurado em 1942.
03/01/2024
“Estudei no GAIE (Grupo de Aplicação e Instituto de Educação) nessa época o primário funcionava no térreo do prédio do IEA. Estudei com a professora Adelaide Tavares de Macedo, era uma mulher que chamava atenção pela sua estatura e sabedoria extraordinária .Quando cursei a 5 ª série o governo passou a adotar nas escolas a telessala (aulas acompanhadas pela tv) que durou apenas 2 anos. Nas séries seguintes, tive outros excelentes professores como; Dalva Santiago, Gacitylzo do Lago Silva, Waldoc Lira... Cheguei a cursar o magistério, no turno noturno mas infelizmente tive de desistir, o horário conflitava com o da ETFAM onde cursava eletrônica.” - Relato de Clive Araujo.
14/01/2021
Da esquerda para a direita Maria Auxiliadora, Raimunda Auxiliadora e Ierecê Teixeira . Ano de 1963 no colégio IEA. 🌹
10/01/2021
Instituto de Educação do Amazonas - IEA
NOTA DE PESAR 🕊️
É com extremo pesar que informamos o falecimento da professora Olinda Pereira de Mattos, na data de hoje 08/01/2021. A mesma lecionou a disciplina de Língua Portuguesa no Instituto de Educação do Amazonas nas décadas de 70 e 80.
Neste momento de tanta dor e tristeza, registramos nosso apoio e sentimentos de pesar aos familiares, amigos, ex-colegas de trabalho e ex-alunos da querida professora.
05/11/2020
Alunas do IEA, em visita a Galeria de Artes Afranio de Castro (térreo da Academia Amazonense de Letras). Na foto: Marinês Souza, Ana Cássia,França Viana,Nelzimara Bezerra,Alcinéia e Izabele Pena (1986).