27/11/2025
No dia 26/11 (quarta-feira), foi realizada a Hora Cívica em Alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, uma atividade interdisciplinar organizada pelos professores Carla e Josimar e foi retratado com apresentações das turmas dos 8° e 9° anos do turno vespertino, uma oportunidade para refletirem sobre a luta e a cultura afro-brasileira, promovendo a inclusão e combatendo o racismo através de atividades pedagógicas.
Na atividade tivemos apresentações dos docentes Kerollen e Daniel, também explanando da importância de lembrar da temática para a sociedade.
As turmas apresentaram a relevância da temática abordado a luta e resistência, mosaicos de personalidades negras, acróstico, representantes importantes que marcaram a história, dramatização e foi encerrada com uma belíssima dança Identidade.
O evento teve como objetivo tratar da importância dos povos e da cultura africana na construção social e cultural brasileira com os nossos alunos em âmbito escolar.
05/09/2025
No dia 04/09 foi realizada a Hora Cívica alusiva a Semana da Pátria, nos turnos Matutino e Vespertino um momento para relembrar o Dia 05/09 Elevação do Amazonas à Categoria de Província e 07/09 Independência do Brasil, que remete ao processo histórico, a autonomia política e econômica da região, a Pátria, ao civismo e os direitos conquistados do povo brasileiro. Neste dia ocorreram as apresentações dos alunos, por meio de poesias, acróstico e apresentações em cartazes retratando a importância da semana da Pátria.
25/06/2025
No dia 23/06 (segunda-feira) foi realizada a IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente com o tema: " Vamos transformar o Amazonas com Educação e Justiça Climática ", coordenada pelos Educadores Karla e Josimar.
O principal objetivo da conferência é fortalecer ações formativas no campo da educação ambiental, para que possa desenvolver em âmbito escolar por meio de pesquisas e produção de conhecimentos que contribuam com seus territórios no enfrentamento das mudanças do clima.
Diante da ação formativa, o intuito é conscientizar os jovens que a escola e o meio em que vivem, podem se constituir de espaços educadores sustentáveis e resilientes.
22/06/2025
A Escola Alda Barata no dia 18/06 (quarta-feira), em parceria com a Polícia Militar promoveu uma palestra com jovens do ensino fundamental para tratar sobre a prevenção e combate às dr**as.
A Sargento da Polícia Militar Viviane abordou o tema em questão com objetivo de orientar e conscientizar os estudantes sobre os malefícios do uso e abuso de substâncias, realizando um diálogo com os jovens como escolha de vida conscientes e responsáveis, apontando para relevância dessa discussão nos dias de hoje.
07/06/2025
A Escola Alda Barata participa do projeto da Semana de Mobilização de prevenção à infrequência escolar, sob orientação da professora Karina desenvolvendo a temática com apresentações de cartazes e durante a semana palestra informativa pertinente ao contexto escolar.
29/05/2025
No dia 28/05 (quarta-feira ), foi realizada a Palestra sobre Bullying e Cyberbullying conduzida pelo Coordenador Júnior Estivalet do Programa de Prevenção Pró -Vida, com as turmas dos 6° aos 9° anos, nos turnos Matutino e Vespertino.
A Atividade informativa teve como objetivo orientar e conscientizar o respeito as diferenças quanto as questões de bullying no contexto escolar com os nossos jovens, e sobre o uso indevido da internet, abordando suas causas, consequências como identificar e lidar com situações de cyberbullying e como prevenir este problema.
Além disso destacou os perigos do cyberbullying e o papel da internet na propagação de conteúdos ofensivos, reforçando a importância do uso responsável das redes sociais.
13/05/2025
Hoje dia 13/05 (terça -feira), foi realizado um Aulão de Língua Portuguesa para as turmas dos 9° anos, preparando os nossos alunos para o SAEB com as Docentes Lorena e Lúcia. Trabalhando os descritores do componente curricular.📚📖