24/02/2026
https://www.instagram.com/p/DVJZv3AAKnY/?igsh=MWhoZHVsaHpoZnMybQ==.
📢 PLENÁRIA DAS ASEs DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE MACAÉ
A luta é por reconhecimento, direitos e valorização!
No dia 02/03, às 19h, no C.E. Matias Neto, vamos nos reunir para debater a Lei 15.326/2026 e seus desdobramentos para as ASEs da Educação Infantil.
Não aceitaremos invisibilidade nem desvalorização!
As ASEs da Educação Infantil exercem função pedagógica e devem ser tratadas como o que são na prática: PROFESSORAS. O movimento nacional é claro: ✊🏾 “Somos Todas Professoras”.
Reconhecimento, enquadramento justo, respeito profissional e direitos garantidos não são favores — são conquistas de luta.
Estará presente o advogado do sindicato, Dr. Alexandre Flecher - Advogado do Sepe, para esclarecer os aspectos jurídicos e fortalecer nossa organização coletiva.
🔥 É tempo de mobilização.
🔥 É tempo de unidade.
🔥 É tempo de afirmar: Somos Todas Professoras!
Secretaria de Funcionários – SEPE Macaé
📢 PLENÁRIA DAS ASEs DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE MACAÉ
A luta é por reconhecimento, direitos e valorização!
No dia 02/03, às 19h, no C.E. Matias Neto, vamos nos reunir para debater a Lei 15.326/2026 e seus desdobramentos para as ASEs da Educação Infantil.
Não aceitaremos invisibilidade nem desvalorização!
As ASEs da Educação Infantil exercem função pedagógica e devem ser tratadas como o que são na prática: PROFESSORAS. O movimento nacional é claro: ✊🏾 “Somos Todas Professoras”.
Reconhecimento, enquadramento justo, respeito profissional e direitos garantidos não são favores — são conquistas de luta.
Estará presente o advogado do sindicato, Dr. Alexandre Flecher - Advogado do Sepe, para esclarecer os aspectos jurídicos e fortalecer nossa organização coletiva.
🔥 É tempo de mobilização.
🔥 É tempo de unidade.
🔥 É tempo de afirmar: Somos Todas Professoras!
Secretaria de Funcionários – SEPE Macaé
#SEPEMacaé #SomosTodasProfessoras #EducaçãoInfantil #ASEsNaLuta #Lei15326 ValorizaçãoJá
03/11/2025
NOTA DE REPÚDIO DO SEPE-NÚCLEO MACAÉ
A Diretoria Colegiada do Sepe-Macaé, depois de reunida informa a categoria sobre “descaso”, com que Matias Mendes, o dito “Secretário Municipal caneta de carga cheia”(fala do prefeito, quando de anúncio de posse do secretário) trata as pautas e pendências da Educação Municipal e por consequência a própria categoria de educadores.
Vejamos: na saída da última audiência 04/09 onde inúmeras questões apontadas pelo SEPE ficaram pendentes, a pedido do próprio secretário de Educação, foi sugerida a data de 17/10 (apesar dos apelos dos diretores do Sindicato, sinalizando que a data estava distante) porque Matias Mendes alegou inúmeros compromissos, não restando alternativa a representação sindical, agendando para a data determinada.
O dia 17/10 chegou e a representação sindical foi a Secretaria de Educação pontualmente, a fim de tratar dos temas de interesse da categoria. Ocorre que, o Secretário Municipal deixa a mostra todo o seu improviso, despreparo e desorganização administrativa, quando sequer registra em sua agenda o compromisso com o sindicato, esta informação foi fornecida pelas atendentes de plantão, que compõem a sua elástica assessoria, quando anunciamos a presença dos diretores para a reunião. Posteriormente, outras servidoras com a justificativa de ¨ajudar¨ na solução do problema da FALTA do secretário para reunião previamente agendada por ele, efetuaram consulta ao próprio que remarcou a audiência para 22/10 (quarta-feira seguinte a esta data). Na segunda feira dia 20/10 recebemos o informe que o secretário estaria acompanhando algum familiar próximo em urgência de saúde e novamente estava cancelando a audiência. A diretoria se reuniu e definiu aguardar o retorno do secretário.
Pois bem, recebemos o informe no dia 22/10, por volta das 16horas, que o secretário Matias Mendes já estava de retorno as atividades laborais. Do dia 23/10 até a data de hoje, 02/11, o digníssimo secretário de educação ainda não se prestou a agendar a data da audiência com o SEPE, revelando a característica central do governo: excesso blá blá blá, pouca transparência e sem avanços educacionais efetivos. Só há tempo para o marketing digital, torna-se a ação prioritária do secretário, com sugestivos e repetitivos ditos ¨alinhamentos¨.
O SEPE, reafirma ao Prefeito Welberth Rezende e ao Secretário de Educação Matias Mendes a urgência e necessidade das audiências frequentes como espaço real de diálogos, debates e ações concretas acerca dos temas e responsabilidades que cabe a uma pasta que possui peso orçamentário de mais de um bilhão de reais (e que somente no ano passado, foram retirados da categoria recursos na ordem de 15 milhões de reais) e que persiste com inúmeros problemas, apesar dos apelos do sindicato, tais como: a persistente carências de pessoal nas unidades escolares; os frequente pagamentos errados, a precarização do trabalho; o adoecimento dos profissionais; a brutalidade na terceirização dos serviços; e o excesso de normativas e decretos que dificultam o dia a dia dos educadores nas unidades escolares.
A luta continua! O Sepe-Macaé não recuará até que a educação seja tratada com a devida seriedade e os direitos da categoria sejam respeitados!
Boa tarde..
*NOTA DE REPÚDIO*
CURTAM E COMPARTILHEM..
Nossa luta precisa ganhar visibilidade...
28/10/2025
✊🏽 Derrotar nas ruas a Reforma Administrativa do Congresso e de Lula! Todos às ruas dia 29/10!
O objetivo da Reforma Administrativa é acelerar a privatização dos serviços públicos, por meio de Parcerias Público-Privadas (PPP) e Organizações Sociais (OS), garantindo uma fatia ainda maior do dinheiro público para os empresários brasileiros e estrangeiros. A reforma facilitará o enriquecimento dos banqueiros, através da falsa dívida pública.
O fim da estabilidade permitirá a demissão de funcionários públicos concursados e incentivará as administrações federal, estaduais e municipais a contratarem empresas privadas para prestarem serviços públicos ruins. Significará uma precarização ainda maior do mercado de trabalho, como já vem ocorrendo com os ataques contra a CLT, pejotização, jornada 6×1, etc. Significará também uma piora em todos os serviços púbicos para a população. A Reforma Administrativa é, portanto, um ataque contra todos os trabalhadores.
A reforma já vem sendo implementada de forma fatiada em municípios e estados. Segundo o IBGE, empresas privadas já administram 73% dos 3.013 serviços públicos de saúde geridos por terceiros nos 5.570 municípios brasileiros. A maioria (58%) é gerida por Organizações Sociais (OS), e 15% por empresas privadas, via Parcerias Público-Privadas (PPP). Além de estarem destruindo o SUS, essas empresas prestam serviços de baixa qualidade, o que tende a piorar com a reforma. Onde já houve privatização, o serviço piorou.
Saiba mais: https://mpr-nacional.org/derrotar-nas-ruas-a-reforma-administrativa-do-congresso-e-de-lula/
25/10/2025
29/10/25 Paralização na Rede Estadual Contra a Reforma Administrativa. Marcha a Brasília contra a pec 32 e Ato 14 na ALERJ no Rio de Janeiro. Não é Reforma, é DEMOLIÇÃO!
24/10/2025
O Sepe lançou uma publicação especial sobre o projeto de reforma administrativa que está tramitando no Congresso. Com o título ” Não é reforma. É demolição!”, o panfleto convoca para o ato nacional contra a reforma, no dia 29/10, sendo que no Rio, a manifestação reunindo diversas entidades de servidores será às 14h, na ALERJ.
No mesmo dia 29/10, a rede estadual fará paralisação de 24h para participar do ato – o Sepe enviará uma delegação a Brasília para participar do ato nacional. O sindicato também convoca todas as demais redes de educação a participarem do ato em frente à ALERJ.
Leia e baixe o PDF do boletim contra a reforma administrativa
seperj.org.br
09/10/2025
Participe da Assembleia dos Profissionais da Educação de Macaé.👩🏾🏫✊🏾
09/10/2025
Preencha o Google forms da Assembleia dos Profissionais da Educação de Macaé.👩🏾🏫✊🏾
Assembleia Híbrida dos Profissionais da Educação da Rede Municipal de Macaé - 14/10/2025 (TERÇA-FEIRA) - 19h
Organização: SEPE Núcleo Macaé. PAUTA: 1-Informes TJ-RJ 2-Informes da última audiência com o secretario ( pendências ) 3-Assuntos Gerais O LINK PARA A PARTICIPAÇÃO ONLINE SERÁ DISPONIBILIZADA ATÉ 30 MINUTOS ANTES DO INÍCIO DA ASSEMBLEIA.
07/10/2025
Governador Cláudio Castro devolva o meu salário.
Todos na Assembleia da Rede Estadual do RJ. Sábado 11/10 às 10hrs, no Clube Municipal.