Manual da Psicologia

Manual da Psicologia

Compartilhar

~ Manual da Psicologia ~

° Conhecimento Fácil e Rápido.
° Todos Psicologos e contribuintes da P

04/05/2022

Olá 👋🏼 Pessoal

Sou Psicólogo Humanista Existencial Fenomenólogo formado em 2021 pela Universidade do Norte do Paraná e Pós Graduado pela FAVENI.

Os atendimentos clínicos pra mim é a possibilidade de me encantar em cada cliente que encontro, conhecer uma pessoa é como começar assistir um filme novo e me apaixonar por cada cena da história.

Atualmente trabalho como Psicólogo Clínico em:

• Atendimento Presencial:

- O atendimento de forma Presencial consiste em sessões de aproximadamente 50 minutos, o deslocamento até o consultório já é um momento terapêutico, porque o cliente já costuma pensar sobre questões que o afligem, tornando a experiência mais imersiva e intensa.

• Atendimento Online:

- O atendimento Online tem suas exigências, como por exemplo dispor de um ambiente que te forneça privacidade e conforto, entender que esse é um momento só seu, nada de dar fugidinhas ou mostrar outras pessoas no vídeo.

• Em Domicílio, Home-Based Therapy, Home Care:

Semelhante ao atendimento Presencial, porém, quando é possível ocorrer o atendimento a domicílio?
- Em atendimentos com o Grupo Familiar.
- AT (Acompanhamento Terapêutico), adolescentes, adultos e idosos.
- Quando há quaisquer Limitações Físicas relacionado a dificuldade de locomoção.
- Limitações Clínicas, como fobia social, ansiedade, depressão e outros fatores que desmotivam as pessoas a saírem de casa.

Independente da sua busca e interesse pela Terapia, entre em contato comigo para batermos um papo, adoraria te conhecer.

Psicólogo Felipe Ribeiro de Oliveira
CRP 08/36288

28/04/2022

Primeira Sessão com o Psicólogo(a).

Para mim, a mais importante delas, porque é nela que terapeuta e cliente vão se conhecer, vão ver se vai dar aquele "Match".
Também vai ser apresentado como funciona a terapia, como o terapeuta trabalha, sua abordagem (visão de mundo), sobre o sigilo profissional, os valores vão ser estabelecidos e a queixa inicial (o que trouxe o cliente até a terapia).

E sobre ser "cobrado ou não" a primeira sessão é de escolha do Terapeuta.
Eu, pra mim hoje, não faz sentido cobrar para conhecer meu cliente, explicar como eu trabalho e ouvir sua queixa inicial.

Grande abraço 😘

Psicólogo Felipe Ribeiro de Oliveira
CRP 08/36288

Primeira Sessão com o Psicólogo(a).

Para mim, a mais importante delas, porque é nela que terapeuta e cliente vão se conhecer, vão ver se vai dar aquele "Match".
Também vai ser apresentado como funciona a terapia, como o terapeuta trabalha, sua abordagem (visão de mundo), sobre o sigilo profissional, os valores vão ser estabelecidos e a queixa inicial (o que trouxe o cliente até a terapia).

E sobre ser "cobrado ou não" a primeira sessão é de escolha do Terapeuta.
Eu, pra mim hoje, não faz sentido cobrar para conhecer meu cliente, explicar como eu trabalho e ouvir sua queixa inicial.

Grande abraço 😘

Psicólogo Felipe Ribeiro de Oliveira
CRP 08/36288

18/04/2022

Bariátrica!

A avaliação psicológica busca investigar o comportamento alimentar do paciente, avaliar sintomas e níveis de ansiedade, depressão e compulsão alimentar que podem interferir na manutenção da obesidade, bem como a compreensão e as expectativas sobre o procedimento cirúrgico. Além disso, a avaliação psicológica visa compreender como foram as tentativas anteriores de perda de peso, a postura da família, por que o paciente quer emagrecer, como a obesidade interfere em sua vida e ao que o paciente atribui a causa de sua obesidade.

Propor estratégias assertivas de controle e mudança, favorecer informações sobre a doença e o tratamento cirúrgico, propiciar espaço para expressão de sentimentos, dúvidas e medos, oferecer apoio psicoterapêutico e psicossocial, promover adesão ao tratamento, pensar sobre como o paciente se adaptará ao novo estilo de vida, verificar o apoio familiar e o quanto o paciente está implicado e ciente a respeito do tratamento e seus desdobramentos fazem parte das intervenções psicológicas.

Assim sendo, o vínculo que é estabelecido entre psicólogo e paciente, de confiança e continência, é de extrema importância no desenrolar do tratamento, porque pode ser determinante para o retorno do paciente, quando o mesmo se deparar com dificuldades ao manejar a nova situação após a cirurgia

Psicólogo Felipe Ribeiro de Oliveira
CRP - 08/36288

14/04/2022

A Ansiedade, esse vilão da pós modernidade. Muitas pessoas chegam na Clínica com a queixa de Ansiedade, mas afinal, o que é essa tal de ansiedade que nos acomete tanto?

Nós vivemos sempre projetando algo, criando expectativas, definindo metas, vivemos num presente futuro. Quando algo sai de forma inesperada, quando algo ou alguma ideia nos ameaça, entramos numa espécie de Colapso de Ansiedade.

Isso diz muito sobre a competitividade e somos ansiosos na medida em que acreditamos num projeto de "Controle" de nossas vidas, que não existe. Devemos nos preparar e conviver com as ameaças em nossas vidas.

• Não ha tratamento para a ansiedade, porque ela não é uma doença;
• Devemos deixar que ela apareça, e escuta-la;
• O medo é sempre combustível para a Ansiedade;

- A psicoterapia pode promover a ruptura dessa continuidade de "Colapsos" de ansiedade.

Felipe Ribeiro de Oliveira
Psicólogo Clínico - CRP 08/36288

08/04/2022

Instagram - .feliperibeiro
❤️

07/04/2021

~ Vídeo novo no Canal!

https://www.youtube.com/watch?v=o8AeOWD0KyE&t=76s

Todos nós temos a nossa "bagagem", de tudo aquilo que vivemos e experienciamos, nossas lembranças, nossos conceitos, nosso modo de encarar e perceber a vida e as coisas à nossa volta. A isso, chamamos de Fundo.
Em contrapartida, tudo aquilo que nos chama a atenção em determinado momento, que nos prende, seja um objeto, seja uma necessidade que precisa ser satisfeita (fome, sede, amor, dinheiro, etc.), é o que chamamos de Figura em Gestalt-terapia.
Estamos constantemente alternando figura e fundo.

Livro de indicação - Introdução à Gestalt-terapia: Conversando sobre os fundamentos da abordagem gestáltica. por Hugo Elidio Rodrigues
______
Siga MANUAL DA PSICOLOGIA e fique por dentro de tudo!!
______
Twitter e Instagram -
______

11/08/2020

Será o Ser Humano, um produto final?

Durante milhares de anos o ser humano vem desenvolvendo e aprimorando suas habilidades pessoais, até que então estagnou.

- Filosofia Oriental

Há aproximadamente 6.000 anos, Láo Tsé deixou seu legado sobre o ser humano, de que todo ser humano deve ter três pilares como alicerce para uma vida próspera: Afetividade, Simplicidade e Humildade. Toda sua explicação é muito enigmática, não deve ser interpretado como conceitos rasos e supérfluos, mas sim, com visões transcendentais. Qualquer pessoa que ler escritos de Láo Tsé deve abrir-se ao entendimento, por mais difícil e duradouro que seja. Muito se fala sobre a miríade, que são todas as coisas, geradas pela mãe de todas as coisas. E que tudo que pode ser nomeado é ilusório. Láo Tsé tem vários livros traduzidos, como o Tao Te Ching, o I ching, entre outros. Seus sucessores dizem que Láo tsé foi o fundador do Taoismo, por falar muito do Tao, que é traduzido como o caminho da sabedoria.

- Filosofia Grega

Há aproximadamente 2500 anos viveram na Grécia antiga, muito pensadores extraordinários como Sócrates, Platão, Aristóteles, Epíteto, entre outros que valem a pena conhecer. Eles proferiam estudos sobre o Ser Humano, hoje é possível encontrar vários diálogos em livros de Platão retratando aquela época, uma leitura também difícil por se tratar de uma época distante, mas vale muito a pena se aventurar nos estudos de Platão. Um dos ensinamentos mais conhecidos de Sócrates é a busca da verdade, em que tudo que é dito deve se passar por uma peneira de três etapas, 1° Peneira: Verdade! O que você quer me contar aconteceu realmente? 2° Peneira: Bondade! O que você vai contar vai ajudar ou prejudicar alguém? 3° Peneira: Necessidade! O que você vai contar resolverá alguma coisa? Platão nos ensina sobre como ver as coisas “fora da caixa”, ou melhor, fora da “caverna”, com o Mito da Caverna, ele nos conta que devemos deixar de nos iludir com os bens materiais, que são sombras do cotidiano, e dar importância aos seres humanos, sendo assim ele faz uma alegoria da ilusão com o mundo real, onde quem vive preso nessas ilusões esta presa em uma caverna vivendo apenas ás sombras do mundo real e quem se liberta das sombras da caverna é quem vive o mundo de fato, pensando no próximo e em si mesmo.

Trouxe alguns dos imensos estudos sobre o Ser humano, para elucidar um pouco sobre como ainda em meados de 2020, após milhares de anos o Ser humano ainda é desprezível, agi irracionalmente, destrói a própria espécie e as demais, como disse Dalai Lama, Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem o presente, de forma que acabam por não viver nem no presente e nem no futuro. Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido.

Mas por outro lado, de cem anos para cá, tivemos um salto gigantesco na tecnologia, o homem vai para o espaço com freqüência e já pousou na lua, temos carros elétricos, que sequer precisam de alguém dirigindo, quase que 100% automáticos, aparelhos com conexão instantânea com qualquer pessoa no globo terrestre, que possibilita realizar compras e muito mais sem sair de casa, redes de supermercados autônomos, quase sem colaboradores, entre outras facilidades que geramos com o avanço da tecnologia.

Mas e a evolução do Ser Humano? O ser humano é incentivado a aprimorar suas habilidades técnicas, mas não a controlar seus pensamentos, emoções e comportamentos. Será que nossos incentivos estão apenas voltados a obter coisas materiais ou a sermos pessoas melhores?

Bom, independente do que nos incentivam a sermos, devemos saber que somos o condutor de nossa própria bagagem, para que façamos uma reflexão sobre nossas atitudes (mito da caverna), sobre o caminho (tao) que escolhemos seguir. O sofrimento serve para aprendermos o significado de Resiliência na prática, que é “sair de uma dificuldade maior do que entramos”, como disse Sartre: “Não me importa o que fizeram comigo, me importa o que eu vou fazer com o que fizeram comigo”. Devemos ter atitudes humanas, respostas humanas frente as dificuldades e não apenas respostas animais instintivas, lutando ainda por sobrevivência e perpetuação da espécie.

Deixou uma pergunta aos caros leitores. O incentivo ao conhecimento apenas para obtenção de coisas materiais são indícios de que a sociedade leva a vida imaginando que o Ser Humano é um produto final acabado?

📝 Felipe Ribeiro

Instagram -
YouTube - Manual da Psicologia

05/08/2020

A Ansiedade

O DSM IV apresenta diversos transtornos que mantém relação com a ansiedade, por exemplo: Síndrome do Pânico, Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Fobia Social, Transtorno Obsessivo-Compulsivo e o Transtorno do Stress Pós-Traumático (Souza, 2015). Mas o que é Ansiedade? Ansiedade é a sensação de que algo ruim pode acontecer e precisa ser evitado, existindo processos orgânicos intrínsecos a esta sensação, se caracteriza por ser um estado de sensações ruins; tensão, inquietação e apreensão. A ansiedade é normal em todo ser humano. Evolutivamente, ela permitiu que homens que se protegessem contra animais e outras ameaças, hoje, ela tem outras funções adaptativas, como nos preocupar com as ameaças que nos cercam no mundo contemporânea, ligadas ao trabalho, relacionamentos, família, etc.

O psicólogo americano Rollo May (1909-1994) se debruçou sobre o estudo da ansiedade. Rollo May concluiu que ansiedade constitui uma ameaça ao âmago do nosso ser, ou seja, ao sistema de valores que embasa cada existência individual. A reação a ansiedade, patológica ou não, é sempre uma tentativa para nos defender desta ameaça.

Mostrando a ansiedade como uma reação do nosso ser a algo que ameaça nosso ser, cabe a pergunta: qual a diferença entre ansiedade e medo? May (1984) explica que o medo é a reação a algo que ameaça apenas a parte do nosso Self e ansiedade, uma ameaça totalidade do nosso Self e, ainda sobre o medo, nós sabemos qual o objeto e como enfrentar ou fugir dele. Em relação à ansiedade, um destes componentes está ausente, por exemplo: um homem ameaçado por perder um emprego pode sentir medo, porém, se tal ameaça for fatal para sua existência psicológica ou real, por ser a carreira na qual atribui valor absoluto a sua existência ou pela necessidade financeira concreta e ele não souber como enfrentá-la, tal ameaça chegará ao nível de ansiedade, estando presente durante todo o tempo. Assim, para o sujeito que se encontra em um estado de ansiedade permanente é como se ele permanecesse em um sempre lutando pela sua sobrevivência, melhor dizendo, pela sua sobrevivência existencial, por aquilo que mantêm ou dar valor a sua vida.

May (1980) coloca que a ansiedade “pode ser um clamor íntimo para a resolução de um conflito”, aquela sensação de que algo está errado. Muitas vezes, conseguimos resolver o conflito, através de uma conquista ou um esclarecimento sobre a questão, e a ansiedade é diluída, porém, em outras, o conflito permanece e temos que aprender a conviver com ele.

Vista do panorama explicitado acima, antes de ser definida nos termos de normais e patológicas, a ansiedade se delineia como uma situação existencial do sujeito no mundo em determinado momento. Portanto, não confere algo inerente à pessoa e, sim, como uma relação entre o existente e o mundo. O que explica porque pessoas, que comumente são consideradas calmas, podem, em determinados momentos de sua existência, encontrar níveis de ansiedade tão elevados que é considerada patológica. Enquanto outras sempre são ansiosas patológicas, pois estão sempre lutando por sua existência psicológica.

May aponta algumas saídas para a resolução da ansiedade, algumas delas são consideradas patológicas e outras, saudáveis. A saída patológica ou destrutiva ao indivíduo é aquela que leva a evitação da ansiedade, que foge do cerne da questão. Victor Frankl cita um caso que exemplifica bem a situação.

“Imaginemos, por exemplo, que se oferecem comprimidos tranquilizantes a homem que chora o luto sobre a morte de alguém amado... A menos que se trate de um indivíduo neurótico, ele se preocupará mais com a razão da sua tristeza, do que com modos de remover sua dor. Ele será realista o suficiente que fechar os olhos para o fato não trará a pessoa amada de volta.”

Esse é a maneira de fuga da ansiedade que se torna destrutiva à pessoa. Ao invés de se deparar de frente com a ansiedade, o sujeito busca algum escape para fuga da questão, que não necessariamente é um remédio, pode ser qualquer coisa, um jogo, televisão, internet ou até simplesmente, o desvio de pensamento.

É importante reconhecer a dureza da existência, em certo momento, e é possível que todos façamos, em algum tempo, uso de métodos evitativos da ansiedade, com intuito de sobreviver existencialmente e seguir em frente, porém é a intensidade do uso dos métodos evitativos que vai determinar seu caráter destrutivo, pois é como uma tentativa eterna de fugir de seus problemas. Configura-se como o mesmo que fugir de si mesmo, do que emerge no centro de si, o que será, certamente, frustrado, pois sempre retornará.

A solução saudável é exatamente o oposto, é encarar a situação, a ansiedade de frente, quando esta causada por um conflito concreto, a busca da solução deste conflito. A ansiedade é inerente ao ser em seu confronto com a existência; a solução passa por um movimento criativo, a criação de um sentido, como apontam Frankl e Yalom. Dentro da criação deste sentido, o trabalho existencial para a realização deste. May aponta pesquisas empíricas que mostram o trabalho, a fé e arte como grandes soluções para a ansiedade.

Neste ponto, um adendo é importante. Como vimos, a ansiedade é inerente ao ser humano. A condição humana é limitada pela morte, corpo, tempo, o Outro (Yalom), logo, estamos permanentemente em luta contra nossas ameaças, uma vez que somos limitados e incapazes de vencê-la definitivamente. Portanto, mesmo as saídas saudáveis não significam a extinção da ansiedade.

• Benefícios da terapia para ansiedade:

O objetivo da psicoterapia não é apenas suprimir a ansiedade. Você irá aprender sim a ter mais controle sobre os sintomas, mas acima de tudo, irá transformar o seu jeito de agir e de se relacionar consigo mesmo e com o mundo diante de situações estressantes.

O benefício disso é um aumento no seu bem-estar e na qualidade de vida.

Por fim, a terapia não tem o poder de tornar os eventos da sua vida menos desafiadores, mas pode te capacitar a enfrentar situações críticas de uma forma mais leve e assertiva.

Neste sentido, pode te ajudar a sair do lugar de “refém” desses sintomas e torná-lo protagonista de suas escolhas. O resultado disso é um aumento na autoestima e da autoconfiança.

Atenção: não existem dicas gerais para modificar comportamentos ansiosos. A forma como você vive a sua ansiedade não é igual a de outras pessoas.

Por isso, a terapia é fundamental para entender o que acontece na sua vida e saber o que precisa ser mudado.

A intervenção de um psicólogo no tratamento da ansiedade é fundamental para superar os sintomas e recuperar sua saúde. Se você vivencia os sintomas apresentados aqui, procure a ajuda de um profissional qualificado.

Fonte - Psicologado

Siga o Manual da Psicologia

Instagram -
YouTube - Manual da Psicologia

Fique por dentro de tudo!!

12/06/2020

INTRODUÇÃO

Os problemas do cotidiano sempre existiram e
nunca deixaram de existir, enquanto estivermos vivos vamos nos deparar com os desafios da vida, desde coisas simples até coisas extremamente complexas. Como lidar com essas situações? Muitos procuram se especializar em diversas técnicas profissionais, mas em sua maioria se esquecem de assuntos pessoais e de suma importância, como por exemplo prevenções de ansiedade, de patologias mais graves, aprender a se relacionar saudavelmente, entre outros cuidados.
Proveniente dessa escassez de preocupação pessoal, por julgar não ser necessário tal investimento, ao longo prazo os danos são notórios e a busca por um direcionamento se faz necessário.

- O PSICOLOGO(A)

O trabalho do Psicólogo é de ajudar seu cliente/paciente perante suas demandas, ocasionadas quase sempre por si mesmo, mas sem ciência disso. Por isso o acompanhamento se faz necessário, para que o psicólogo ajude seu cliente/paciente a reformular sua estrutura psíquica e desvendar os infortúnios ocasionados.

O profissional psicólogo deve estabelecer uma relação de troca com seu cliente/paciente pautada no total sigilo, abrindo mão da pessoalidade para atribuir novos significados numa escuta apurada e profunda.

- PSICOTERAPIA PARA QUEM?

Toda pessoa que esta em terapia é uma pessoa privilegiada, pois, devemos abrir os olhos e enxergar os benefícios da psicoterapia, tanto para pessoas que estão com alguma demanda e para quem tem propósitos preventivos/evolutivos.

📝 Felipe Ribeiro de Oliveira

- Manual da Psicologia:
Lembrando que estamos disponibilizando atendimento pelo Inbox, com a finalidade de "Escuta e Acolhimento" nesse período tão difícil em que estamos passando.

Que todos passem bem! Muita luz e paz a todos!

04/05/2020

Atrativos podem nos CEGAR!

Déficit de Atenção é um distúrbio que atinge crianças e adultos, caracterizado primariamente pela falta de concentração em atividades rotineiras e pela impulsividade.

Mas, como saber quando uma pessoa é portadora do déficit de atenção ou apenas alguém muito distraído?

Os quadros de Distúrbio do Déficit de Atenção são ocasionados por uma disfunção neurológica, que afeta o funcionamento do córtex pré-frontal. Essa é a área do cérebro responsável pela atenção, organização, controle de impulsos e capacidade de expressar sentimentos, entre outras. Tal disfunção se dá, em parte, pela deficiência do neurotransmissor Dopamina.

Os sintomas de déficit de atenção vão muito além da falta de concentração e distração. Pessoas com DDA costumam apresentar com frequência dificuldade de organização (do tempo e do espaço), dificuldade de aprender com os erros, adiamento de tarefas (procrastinação), impulsividade (falar sem pensar e se adiantar nas respostas). Além desses, alguns comportamentos, quando recorrentes, podem significar a presença do DDA. São eles:

- Dificuldade em ouvir os outros;
- Incapacidade de terminar tarefas e concluir projetos;
- Ausência de objetivos definidos e de planos para o futuro;
- Dificuldade em expressar sentimentos;
- Sensação de tédio e apatia;
- Desmotivação;
- Letargia;
- Sentimento de vazio;
- Dificuldade de ficar parado (desassossego);
- Dificuldade em ficar sentado por longos períodos em que seja necessário;
- Falar excessivamente ou falar pouco;
- Dificuldade em aguardar a vez;
- Intromissão ou interrupção (em conversas alheias, por exemplo).

A déficit de atenção quando elevada, é tratada com o uso de medicamentos com fórmulas que atuam no lugar da dopamina, juntamente com a Psicoterapia, formando uma “dupla de ataque” contra os sintomas e comportamentos do transtorno.

Fonte – vittude.com

20/03/2020

Alguns dos conselhos sobre como lidar com uma situação de isolamento:

° Mantenha-se informado e compreenda o risco;

° Peça ajuda;

° Mantenha o contacto com amigos e familiares;

° Realize atividades de que gosta e relaxe;

° Tome rigorosamente a medicação e esteja atento a sintomas de doença;

° Mantenha as suas rotinas e atividades habituais, dentro do possível;

° Faça exercício físico e tenha uma alimentação equilibrada;

° Mantenha-se esperançoso e confiante de que tudo vai correr bem.

Lembre-se:

° O isolamento contribui para que o vírus não se propague;

° O período de isolamento não irá durar para sempre. São alguns dias;

° Tal como lidou com outras situações difíceis no passado, também será capaz de lidar com esta;

° Tente manter as suas rotinas e atividades habituais, bem como uma atitude positiva;

° Aproveite para fazer algumas das coisas para as quais não costuma ter tempo.

Fonte - publico.pt

Nós do Manual da Psicologia estamos disponibilizando atendimento de Escuta e Acolhimento 24 horas pelo IMBOX do Facebook.
Acesse - fb.com/manualdapsico

06/03/2020

A psicologia infantil trabalha com a psicoterapia. O objetivo é auxiliar na expressão das emoções de cada criança, pois através da brincadeira ela pode expandir seus sentimentos acumulados e ressignificar os eventos traumatizantes. Desta forma, o psicólogo exerce a função de facilitador, sendo capaz de identificar os conflitos e auxiliar na busca por melhores alternativas para lidar com eles.


Esse cuidado na infância é de grande importância para que as fases seguintes não sejam prejudicadas. Cuidar da saúde mental das crianças é também exercer a função de prevenção de saúde mental do adolescente, contribuindo para que ele seja um adulto mais consciente de seus sentimentos.

Como funciona o atendimento as crianças?

Sabemos que as crianças não expressam seus sentimentos e emoções como fazem os adultos. Elas verbalizam menos e tem outras formas de comunicação. Por isso, todo atendimento é feito de forma lúdica, ou seja, através de brincadeiras, desenhos, jogos e massinhas.

É através do brincar que a criança consegue expressar os seus sentimentos e o seu mundo. Com o auxílio da psicologia infantil, elas encontram recursos de enfrentamento para se posicionar de forma saudável e sem prejuízos no seu dia a dia.

Encontros periódicos com os pais também serão importantes ao logo da psicoterapia. A participação dos mesmo é imprescindível neste processo. Muitas vezes, se faz necessário solicitar aos pais informações, como também, oferecer-lhes auxílio para o desenvolvimento satisfatório do processo. A parceria com a escola também é importante, já que é no ambiente escolar que a criança passa boa parte do tempo e onde, frequentemente, as dificuldades e conflitos se manifestam.

Confira alguns sinais de que seu filho precisa de um psicólogo:

1. Tristeza, muito choro e mudança de comportamento
2. Distúrbios físicos
3. F**a doente com muita frequência
4. Compulsão na comida
5. Dificuldade de interagir socialmente
6. Intolerância e agressividade
7. Agitação e falta de concentração
8. Dificuldade de aprendizagem

Fonte - educamaisbrasil.com.br

Quer que seu escola/colégio seja a primeira Escola/colégio em Londrina?

Clique aqui para requerer seu anúncio patrocinado.

Localização

Categoria

Entre em contato com a escola/colégio

Endereço


Londrina, PR