O Cursinho União é uma organização não governamental sem fins lucrativos que defende o caráter Porém o projeto não saiu do papel. Em razão das desistências o Sr.
O CURSINHO UNIÃO, surgiu de uma reunião entre o Conselho Negro e o diretor do CAIC UNIÃO DA VITÓRIA, o Sr. Amauri, onde o CAIC cederia uma sala de aula com o material necessário, e o conselho negro seria responsável pela administração e busca de docentes voluntários. No mês de julho de 1999, iniciou-se uma turma com 20 alunos que estudavam em grupos e recebiam orientações de professores do CAIC du
rante os intervalos de aulas ou em horários previamente definidos onde passavam conteúdos aleatórios. Destes, 12 prestaram o vestibular de Janeiro de 2000 na UEL , quando fora aprovados 02. Em Fevereiro de 2000 um grupo de alunos motivados pela idéia, e que haviam participado da reunião, buscaram o apoio do CAIC quanto a recursos materiais, e buscaram junto a alguns conhecidos os docentes necessários para formar uma equipe. Pela falta de conhecimento conseguiram alguns poucos professores, e precariamente iniciaram as aulas em Maio de 2004, com 69 alunos. Faltavam ainda professores de Matemática, Física, Química, Biologia e Redação. Formaram-se várias comissões de alunos para administrarem o curso, porém devido a falta de conhecimento de como buscar informações e meios para bem o administrarem, a constante falta de zelo dos professores com relação a assiduidade, a estrutura foi minando e começaram as desistências, em meados de julho restavam somente 21 alunos. Ederval Fernandes Guerreiro que na época se apresentou como professor de Química, assumiu a administração do Cursinho, e buscou os professores que faltavam junto a UEL, mas mesmo assim ainda faltavam professores de Matemática e Física. Porém a vontade que o projeto tivesse êxito, fez com que alguns professores se superassem e assumissem, áreas que até então parecia impossível. A força de vontade e a falta de conhecimento da palavra “IMPOSSÍVEL “, fez com que o projeto finalizasse o ano de 2000 com 15 professores e 11 alunos , dos quais 07 prestaram o vestibular em janeiro de 2001, destes 04 ingressaram na UEL. Em fevereiro de 2001, iniciou-se as matriculas para o Cursinho União. Em razão do sucesso dos aprovados as inscrições superaram todas as expectativas e em março de 2001 já haviam 221 alunos inscritos de Londrina, de Ibiporã, Cambé, Assai e Urai. As aulas iniciariam em Abril e não dispúnhamos de espaço para comportar os alunos inscritos, pois o CAIC do União da Vitória só poderia ceder o Anfiteatro com capacidade para 140 alunos. Iniciamos uma busca de novas salas de aula junto aos colégios estaduais, porém todas as portas pareciam fechadas. Fomos até a Secretaria Municipal de Educação, onde recebemos outro não. Finalmente conseguimos junto ao CAIC do Jardim Leonor, duas salas de aula onde teríamos condições de abrigar o excedente dos alunos do CAIC do União da Vitória. Encontrado o espaço físico, começou a busca de novos professores, pois a demanda havia aumentado em muito. No final de março de 2001, havíamos conseguido professores na área de humanas e biológicas, porém professores de Matemática e Física continuava a ser problema, mesmo assim começamos as aulas. O professor Guerreiro, assumiu 2 frentes de Matemática, 2 frentes de Química e as 4 frentes da Física, e desta forma fechou-se o quadro de professores. A distância entre os dois pontos de aulas era de 18 quilômetros, alguns professores tinham que ministrar as primeiras aulas no CAIC do UNIÃO DA VITÓRIA e durante o intervalo se deslocar até o CAIC do JARDIM LEONOR, em aproximadamente 20 minutos. O esforço valeu a pena, pois em julho de 2001, tivemos o vestibular da UEL e dos 45 alunos que participaram do vestibular, 11 ingressaram na UEL
Houve então uma injeção de auto estima, tanto em razão do êxito deste meninos(as), mais que heróis pela sua situação sócio-econômica, tanto pela graça da professora ELIANE LUIZA DE AGUIAR, ter acertado o tema da redação do vestibular, em simulado de véspera. Este vestibular, de julho de 2001, ficou ainda marcado como sendo o último vestibular de inverno da UEL. Após o vestibular, a administração do curso começou a procurar outro espaço físico que atendesse melhor a necessidade dos alunos, foi quando deixamos o CAIC do Jardim Leonor e transferimos parte da estrutura para a escola estadual Benjamim Constant, com total apoio do diretor e professor Dirceu, que muito bem nos recebeu e acolheu. O Colégio está localizado da região central de Londrina, o que atenderia melhor os nossos alunos, com a redução dos gastos com transporte e a possibilidade de atendimento de mais alunos. Para dar atendimento aos 10 alunos que ainda estudavam no CAIC União da vitória foi colocado um veículo para o trasnporte com os custos absorvidos pelo professor Guerreiro. Com esta mudança as aulas continuaram até janeiro de 2002, quando prestaram o vestibular 94 alunos, dos quais 08 ingressaram na UEL:
Em razão do índice de desistência ser elevado e pelo alto custo, deixamos de atender o CAIC do União da Vitória e nos concentramos na Escola Estadual Benjamim Constant, pela facilidade de localização, infra estrutura, e redução de custos. Iniciaram-se as matriculas em 15 de janeiro de 2002, e foram inscritos 320 alunos, os quais durante todo o ano receberam o conteúdo para prestar o vestibular de janeiro de 2003. Houve 216 desistentes, restando 104 alunos, dos quais prestaram vestibular somente 74 e ingressaram na UEL 25. Esta turma foi marcada por ser uma turma coesa, humana, solidária, madura, responsável. Em 14 de janeiro de 2003 foi feita uma confraternização entre alunos, professores e ex-alunos do cursinho, hoje graduandos da UEL, onde foi realizada uma gincana para descontração, com momentos esportivos, culturais e nostálgicos. Hoje esta confraternização virou uma tradição e é sempre aguardada por todos. Em 15 de janeiro de 2003, iniciou-se as inscrições de candidatos ao cursinho gratuito, para início das aulas em 01 de março de 2003. O espaço físico já estava garantido, pois o professor Dirceu renovou a permissão de uso para 2004. Foi buscado material didático junto ao SIGMA, que nos cedeu seu material utilizado no ano de 2002, a preço de custo. O grupo de professores era em número de 33 (trinta e três), subdivididos em onze áreas de atuação. Neste ano foi feito um teste seletivo de ingresso, onde foi elaborada uma classificação e determinadas turmas fortes, médias e fracas, com o objetivo de se aplicar a metodologia didática adequada para cada grupo. Formou-se cinco turmas de 40 alunos cada. No mês de junho de 2003 estas 5 turmas foram agrupadas quatro salas, dando início a uma nova turma. Isto devido ao índice de desistência, que ocorre por motivos diversos, como dificuldade de aprendizado, ou por falta de objetivo. Foram inscritos 379 (trezentos e setenta e nove ) alunos, dos quais 139 (cento e trinta e nove) concluíram, 102 prestaram vestibular e 17 ingressaram na UEL. No dia 17 de janeiro de 2004 foi realizada a confraternização de conclusão do ano de 2003, uma semana após ter iniciado o vestibular, com o objetivo de criar um laço maior de informalidade. Nesta confraternização foi realizada uma gincana com 5 equipes, onde os professores obtiveram uma honrosa 5a colocação e os universitários obtiveram o 1º lugar. Mera formalidade pois éramos todos vencedores comemorando mais um ciclo de sucessos. Em 18 de janeiro de 2004 , iniciou-se as inscrições para o ano letivo, onde tivemos 340 (trezentos e quarenta) inscritos, que participaram de um teste de classificação, sendo que os primeiros 180 (cento e oitenta) iniciaram as aulas em 4 turmas. Conforme foram ocorrendo desistências novos alunos foram convocados obedecendo a classificação. Elaboramos 2 simulados durante o curso, sendo premiados os primeiros colocados com certificados,. Tivemos um recesso de uma semana em julho, e duas semanas em dezembro (de 20/12 a 03/01 de 2005). O vestibular de 2005 inicia-se em 16 de janeiro e a confraternização está prevista para 22 de janeiro de 2005. Neste ano de 2.004 o Cursinho União, sob a responsabilidade dos professores Eli Lombardi (matemática) e Elke Coelho (artes), elaborararam um concurso para escolha da logomarca do curso, onde foram apresentados vários trabalhos, que após analisados pelos professores foi premiado o aluno vencedor Thiago Lopes Batistone. Os prêmios foram doados pela Plastimil Embalagens na pessoa de seu diretor Eder e pela Livraria Assai na pessoa de seu sócio Alexandre, que doaram R$ 200, 00 (duzentos reais) em dinheiro e R$ 200,00 (duzentos reais) em livros e material didático. Neste ano de 2004 também foi desenvolvido por um Professor e um aluno ambos do cursinho união, nossa página na internet, que pode ser acessada no endereço www.cursouniao.org.br. No ano de 2006 a nossa página na internet foi totalmente reformulada, advento da parceria entre Eli Lombardi e Cristiano Bernardino, ambos professores do Curso União, que pode ser acessada pelo mesmo endereço. Com a mudança da ESCOLA ESTADUAL BENJAMIM CONSTANT, para um prédio novo, as instalações antigas retornaram à responsabilidade da PREFEITURA MUNICIPAL DE LONDRINA. Diante dete fato os professores elaboraram parcerias com a iniciativa privada com vistas a angariar recursos mínimos que garantam a sobrevivência do projeto, uma vez que não podemos mais contar com a infra-estrutura do colégio. Empresas interessadas em colaborar com recursos materiais ou financeiros podem entrar em contato com qualquer dos responsáveis cujos telefones e endereços estão no link "contatos". No vestibular de dezembro de 2005 135 alunos prestaram o vestibular, dos quais 42 foram aprovados (veja a relação completa no link "aprovados" da página principal). No mês de março de 2006 iniciamos as aulas com todas as nossas carteiras ocupadas. Além dos 265 alunos que serão atendidos de imediato há uma lista de espera de mais de 100 alunos que serão admitidos à medida que houverem desistências. Ederval Fernandes Guerreiro - Diretor
30/09/2022
Vamos lembrar de datas importantes e organizar o calendário, não podemos esquecer!!
28/09/2022
Nossos queridos ex alunos deixaram seus relatos lá no nosso instagram. Acesse e confira o relato completo:
Quem mais participou conosco ao longo desses anos?
19/09/2022
Ainda dá tempo de estudar para o ENEM e para a UEL, vem com a gente!!
14/09/2022
Queremos construir novas histórias com você.
14/09/2022
Já conhece nosso cursinho? Um resumo da nossa história para iniciarmos nossa rede social.❤️
Já foi nosso aluno? Divulgue nossa página, traga mais pessoas para ter essa experiência e ingressar em uma graduação.
11/09/2020
Boa tarde Amados.
Temos informações de Vagas de Emprego, na zona Norte de Londrina, para linha de Produção em Indústria. Interessados contactar pelo whatts 3028-7712.
07/05/2015
2ª Edição do Workshop aprendendo a aprender!
Agora passar no vestibular e nos principais concursos públicos ficou fácil!
Aprenda a estudar com eficiência e desenvolva sua autonomia nos estudos!
Garanta já sua vaga, são apenas 30 disponíveis!
Promoção do estudante: Curta a página e compartilhe essa postagem e pague meia !
Deseja maiores informações? mande uma mensagem ( https://www.facebook.com/profkogachi ) ou whats: 43 9934-3578
11/04/2015
Muitas vezes nos sentimos desmotivados e com muita dificuldade em aprender determinados conteúdos, talvez oque nos falta seria um método de como estudar de forma mais eficiente, o qual nenhuma escola ou professor nos ensinou, para que desta forma, não gastemos tanto tempo e esforços nos estudos, muitas vezes sem sair do lugar, nos sentindo frustrados consigo mesmo.
Nesse evento abordarei vários mitos sobre oque é estudar, técnicas de estudo, anotação, resumo, memorização e revisão e muitos outros aspéctos relacionados ao aprendizado que irão mudar completamente a forma como você encara o estudo, tornando-o em uma atividade prazeirosa e muito mais efetiva, e o melhor, sem desperdício de tempo!
Fora investido uma enorme quantia de tempo, buscando as mais diversas fontes confiáveis, materiais e cursos para montar esse workshop tentando condensar todo o conhecimento em um curso objetivo, sem perda de tempo, de forma que você possa aplicar imediatamente na próxima vez que estudar
Local:
O curso será realizado na Cotnato Work R. Fernando de Noronha 956 Centro Londrina, próx ao Country Club
Horário:
16 e 17/04 das 19 às 20h
Investimento: (pagamento apenas em dinheiro diretamente comigo)
No dia do evento: R$ 80,00
Até quarta feira dia 15/04 R$60,00
ALUNO UNIÃO R$15,00 até quarta feira (acertar comigo antes ou depois da minha aula)
*Material incluso
**** Atenção! o curso tem apenas 30 vagas disponíveis, sendo realmente para um número limitado de pessoas, portanto não perca essa oportunidade, e ja deixe sua vaga garantida! Pense neste curso como um investimento para toda sua vida de estudos!
Indique para amigos e conhecidos que estão estudando no ensino regular, ou se preparando para vestibulares e concursos, pois de fato todos temos de continuar estudando para sempre atingir objetivos maiores!
Maiores informações
Envie uma mensagem para Daniel Kogachi, tel/whats 993343578
Amigos e alunos queridos, me ajudem compartilhando em suas redes sociais!
10/02/2015
Matrículas do cursinho fazer uma pré inscrição no site www.cursouniao.org.br, imprimir a ficha de inscrição e levar no dia 14/03 a partir das 14:30
Inicio das aulas dia 16/03!