26/01/2022
Quero compartilhar uma música com uma letra forte, muito forte, poeticamente forte, que arrepia e toca a consciência, trazendo reflexão para a nossa sociedade e para (e/ou sobre) "os senhores cidadãos" - Sei que não é do gosto de muitos, afinal não é nenhuma baladinha pop, "tiktokr'esca" ou chicletes... mas te digo: leia uma parte da letra (se não quiser escutar a música) e reflita. Garanto-lhe que, ao menos uma virgula, acrescentará.
SENHOR CIDADÃO - Tom Zé
(...)
Senhor cidadão (...)
Me diga por quê (...)
Você anda tão triste? (...)
Não pode ter nenhum amigo
Senhor cidadão
Na briga eterna do teu mundo (...)
Tem que ferir ou ser ferido (...)
O cidadão, que vida amarga (...)
Oh, senhor cidadão
Eu quero saber, eu quero saber
Com quantos quilos de medo (...)
Se faz uma tradição?
Oh, senhor cidadão
Eu quero saber, eu quero saber
Com quantas mortes no peito (...)
Se faz a seriedade?
(...)
Oh, senhor cidadão
Eu quero saber, eu quero saber
Se a tesoura do cabelo (...)
Também corta a crueldade
Senhor cidadão (...)
Me diga por quê
(...)
Tom Zé - Senhor Cidadão (1972)
Tom Zé - Senhor Cidadão [ Se o Caso é Chorar (1972) ]
11/11/2021
Quando li a legenda dessa foto, muitas coisas óbvias (mas que diversas vezes deixamos de lado) vieram a minha mente: CRIANÇAS APRENDEM COM EXEMPLOS, VIVENCIANDO, SENTINDO E NÃO APENAS OUVINDO. Óbvio isso né? Pois é... Então por que, muitas vezes, não colocamos o óbvio em prática?
A legenda da foto diz: “Quando seu filho de 6 anos é certeiro!...”
Uma criança de 6 anos foi capaz de captar um momento de amor, carinho, cumplicidade... Sabe por quê? Porque ela vivencia isso na casa dela todos os dias, ela sente isso todos os dias.
Como podemos falar de sentimentos nobres para as crianças se, no cotidiano, elas não conseguem vivenciar e sentir esses sentimentos na própria família? Como podemos cobrar sentimentos nobres (amor, respeito, bondade, companheirismo, paciência, etc) de uma criança se ela nem sempre tem esses exemplos em casa?
“Ahhhhh Eliana! Quanto mimimi! Essa família é rica, famosa, os filhos vivem uma vida de contos de fadas.”
Pode até ser. Mas respeito, carinho, compreensão, paciência e, principalmente, AMOR não tem preço, classe social, família tradicional ou qualquer outra barreira que você queira colocar (o contrário também: desrespeito, arrogância, falta de carinho e de amor, também não tem classe social e nem questão da constituição familiar).
Família é o berço de grande parte dos sentimentos e experiências que marcarão nossa vida inteira.
Pra mim família verdadeira é aquela onde há AMOR. O contrário disso, pra mim, é um amontoado de pessoas, ou indivíduos que compartilham uma mesma casa (não estou entrando no mérito de certo ou errado, é apenas o que eu tenho pra mim).
Fico tão brava quando escuto hipócritas defendendo a “família tradicional brasileira” (não estou generalizando) onde não há amor verdadeiro, mas papéis a serem cumpridos. Mal se olham nos olhos ou conversam mas, no final de semana todos se unem lindos, na igreja, mostrando que são perfeitos (SQN). Cristãos que não conseguem nem seguir o ensinamento fundamental de Cristo: “AMAI-VOS UNS AOS OUTROS, COMO EU VOS AMEI”
Família pode ser formada por quantas pessoas quiserem, por quais gêneros quiserem, por qualquer designação que quiserem... HAVENDO AMOR, RESPEITO, CARINHO, SEGURANÇA É FAMÍLIA SIM!
Se quisermos uma sociedade melhor então comecemos nas nossas casas. Paremos de ser hipócritas e apontar os erros alheios (como eu estou sendo hipócrita e estou apontando erros alheios aqui) se nem conseguimos dar exemplos de coisas boas aos nossos filhos.
O AMOR VERDADEIRO É A BASE de todas as coisas boas.
Quando o amor preenche o coração não há espaço para sentimentos ou atos ruins.
Vamos plantar e cultivar amor em todos os lugares mas, PRINCIPALMENTE, NA NOSSA FAMÍLIA!
♥️MAIS AMOR!♥️
27/09/2021
Bom dia! 🌞
Vamos iniciar a semana com uma atitude positiva: soltar o cacto.🌵
Semana iniciando e lua, lá no céu, minguando... Isso favorece reflexões e desapegos: qual é o seu cacto de estimação que te machuca e você segue abraçado? É um relacionamento? Um trabalho? Uma amizade?
Será que não vale a pena largar, para de se machucar e cultivar outras flores?
Que tenhamos uma semana abençoada e trocamos para que todos consigam soltar seu(s) cacto(s).
Lembra que pode doer e até sangrar. Mas o Sr. Tempo é mestre em cicatrização!
29/07/2020
Dia 29 de julho, dia do 𝐏𝐀𝐑𝐀𝐏𝐒𝐈𝐂𝐎́𝐋𝐎𝐆𝐎.
A Parapsicologia tem como "pais biológicos" o casal Rhine e, para minha alegria pessoal, eles eram Biólogos💚 botânicos.
𝐏𝐚𝐫𝐚𝐛𝐞́𝐧𝐬 𝐚 𝐧𝐨́𝐬, 𝐩𝐚𝐫𝐚𝐩𝐬𝐢𝐜𝐨́𝐥𝐨𝐠𝐨𝐬!
23/07/2020
Programa Terapia e Paz, do INPP - Instituto Nacional de Parapsicologia e Psicometafísica.
Tema: Meditação.
Assistam! ✨😉😘✨
PROGRAMA TERAPIA E PAZ: MEDITAÇÃO INFANTIL
O Programa Terapia e Paz apresentado por Marisha Navarro entrevista a Parapsicóloga e Terapeuta Integrativa Eliana Hambrusch que fala sobre MEDITAÇÃO INFANTI...
18/04/2020
"Mulheres e meninas estão enfrentando um severo aumento da violência doméstica e sexual, em decorrência do isolamento social - em quatro dias de confinamento, houve um aumento de 50% dos casos no RJ. Os serviços garantidos por lei lhes faltam a esta hora - em São Paulo, nas primeiras semanas de isolamento, os abortos legais foram postergados. Mulheres em trabalho de parto precisam parir sem acompanhante, e com acesso a serviços médicos ainda mais restritos, aumentando as taxas de mortalidade materna - todos os dias, aproximadamente 830 mulheres morrem por causas evitáveis relacionadas à gestação e ao parto no mundo.
No âmbito financeiro, vislumbram dificuldades com renda e desemprego, sendo maioria em ocupações informais mal remuneradas (71% das empregadas domésticas não têm carteira assinada, portanto estão descobertas pela legislação em momentos de calamidade como agora). Vivem a sobrecarga com os cuidados domésticos e dos filhos. E, agora, dos doentes não hospitalizados.
Um cenário de pandemia traz medo, confusão, insegurança e desamparo a todos os que o vivenciam. Mas não se deixem enganar: as consequências geradas pela Covid-19 recairão prioritariamente sobre as mulheres, sobretudo aquelas em maior situação de vulnerabilidade.
Basta olharmos para e aprendermos com o passado: o surto de Ebola em países africanos desenhou um cenário de terror para mulheres e meninas, com sequelas até mesmo no aumento da exploração sexual de crianças e adolescentes, bem como o maior número de casamentos de crianças (pois muitas perderam familiares e provedores), gravidezes precoces e casos de violência doméstica."
Da violência doméstica ao desemprego, coronavírus é mais cruel com mulheres
Por Juliana de Faria*, especial para o blogMulheres e meninas estão enfrentando um severo aumento da violência doméstica e sexual, em decorrência do isolamento social - em quatro dias de confinamento, houve um aumento de 50%
05/04/2020
QUEM AINDA NÃO ENTENDEU O QUE ESTÁ ACONTECENDO?! 🤦🏾♀️
Não é a Globo ou o PT, criatura!!! Parem de achar que tudo é culpa da Globo, do Bolsonaro, do PT, do fulano, do ciclano. Temos que aprender a ter visão holística.
Para quem está comparando mortalidade do coronavírus com sarampo, H1N1, dengue, malária, AIDS, (até com a fome, miséria e desigualdade),etc., por ignorância ou má fé, reflita sobre o seguinte:
- O isolamento ou distanciamento social (quarentena) não é "só" pela saúde, não é "só" pelo contágio, não é "só" pelo número de mortes.
- A quarentena é por causa da VELOCIDADE!
- Nenhuma dessas doenças ou situações matou mais de mil pessoas POR DIA, todo dia. E a quarentena NÃO É por causa da quantidade de mortos.
Entendam:
- A quarentena é por causa da quantidade de leitos, médicos, equipamentos e remédios!
- Se não nos isolarmos, teremos o colapso do atendimento e muitas pessoas terão que morrer em casa, sem atendimento. E vão morrer de sarampo, H1N1, dengue, malária, aids, câncer, infarto, coronavirus, etc. POIS NÃO VAI TER LEITO PARA ATENDER ESSAS PESSOAS NO HOSPITAL.
Obs.: Já estão faltando materiais de proteção básicas, como luvas e máscaras descartáveis, por exemplo, e isso que no Brasil nem começou o ápice do problema.
A quarentena é para DESACELERAR a velocidade das contaminações!!!
Parem de comparar. Busquem informações sérias, sem paixões, adorações ou fanatismo.
02/04/2020
Dúvidas mais comuns:
* Por que todo mundo está se preocupando com o COVID- 19?
- Porque é uma doença nova em um território novo;
- Não há modelo epidemiológico da transmissão dele em nossa sociedade (favelas, por exemplo)
- O nosso sistema de saúde é falho para atender as doenças que já existem por aqui, imagine ter uma alta demanda de uma nova doença?!
* A H1N1 matou muita gente, por que não houve tanta preocupação como agora?
- O H1N1 matou cerca de meio milhão de pessoas, entre 2009 e 2010 – LEVOU 1 ANO E MEIO PARA ATINGIR ESSA MARCA;
- O H1N1 teve maior dificuldade para se espalhar porquê muitas pessoas já estavam relativamente “imunes” – pois a maioria já pegou algum tipo de influenza (H1N1, é uma mutação da gripe comum, com risco de complicações graves);
- Não afeta tantos os idosos;
- Tinha (e tem) tratamento – remédio para influenza;
* A dengue está contaminando muitas pessoas e até matando mais do que a COVID-19, por que não se fala nela?
- As campanhas conta a dengue são constantes. Regiões onde a dengue tem índices mais altos possuem agentes próprios para essa fiscalização e orientação.
- Conhecemos sintomas, complicações, evolução e dinâmica do vírus da dengue, diferente do COVID-19.
* COVID-19
- Mata e hospitaliza 10 a 20 vezes mais que o vírus da gripe comum;
- Satura rapidamente o sistema de saúde (que já é sobrecarregado);
- Ninguém é imune, TODOS podem pegar o vírus, pois nunca tiveram contato com ele;
- Transmissão e propagação é muito mais rápida.
* E o “isolamento vertical”, não seria uma saída?
- Segundo o biólogo, doutros em virologia Átila Iamarino, NÃO, pois não é uma proposta científica. Não foi estudado e testado, por isso nem deveria ser cogitado nesse momento.
* Tem como saber se já é o momento de acabarmos com a quarentena?
- No momento não. Sem te**es para o COVID-19, não temos como saber o efeito do isolamento e a propagação. Por isso é importante continuar a quarentena.
*O que devemos fazer?
- É necessário e urgente que deixemos as diferenças políticas de lado. Precisamos nos ater as questões científicas e não ao “achismo coletivo”. Devemos ouvir e seguir profissionais com conhecimento sobre o assunto e não pessoas usam interesses políticos ou individuais para se beneficiar.
- “Nunca tivemos uma narrativa sendo confrontada tão rápido como agora”. Não podemos negar o que está acontecendo, pois quem nega hoje o surto do COVID-19, daqui algumas semanas (no máximo) estará passando por ele.
- A aparente calmaria de poucos casos em algumas cidades pode esconder casos de transmissão que nós só vamos saber quando as pessoas derem entrada nos hospitais com sintomas mais graves. Significa que os números podem estar errados, exatamente por causa desses dias “atraso” que não estão sendo levados em consideração.
- Estamos caminhando para um cenário que, talvez, seja melhor do que o esperávamos, isso porquê tomamos providências cedo, iniciando a quarentena preventivamente.
- POR FAVOR: continue a quarentena! Trate todas as regiões, principalmente a sua, como se já tivesse o COVID-19. NÃO É PARA SE DESESPERAR É PARA PREVENIR!
19/03/2020
Vou iniciar postagens sobre o COVID-19!
Mas aí você me fala: "Já estou cansado de Corona vírus pra lá, coronavírus pra cá! Não quero mais ler, ouvir ou falar sobre isso!" Calma! Tentarei contribuir como bióloga, educadora e cidadã, para que tenhamos mais informações e aprendizado e menos fakes. A informação é a desatadora de nós em nossa sociedade.
Precisamos conhecer, entender e prevenir, para que não tenhamos que remediar e colher frutos amargos da negligência.
Vou utilizar fontes confiáveis para as postagens como: publicações de universidades, revistas científicas e informações do companheiro de profissão Atila Iamarino, biólogo, professor e doutor em microbiologia pela USP.
(Não vou colocar números exatos, pois eles estão sendo desatualizados rapidamente.)
Iniciarei com um breve panorama atual da EUROPA, para entendermos importância da quarentena – colocarei em tópicos, para facilitar a visualização e a leitura.
EUROPA:
• OMS declarou que o centro da epidemia está na Europa – tem mais casos na Europa do que no mundo. A China teve cerca de 80.000 casos e a Europa está com mais de 100.000 casos.
• França e Alemanha estão conseguindo “controlar” os casos relativamente bem, quando comparado com Espanha e Itália.
• Espanha é o 4° país com mais casos diários, de coronavírus, e subindo.
• Na Itália o cenário está muito grave, chegando ao ponto de terem que decidir, nos casos mais graves, quem será internado ou não. Faltam leitos nas UTI´s, principalmente na região da Lombardia onde está acontecendo a maioria dos casos – estão tendo que optar para que as pessoas que tem mais de 80 anos fiquem em casa e não recebam respiração mecânica (que é o que salva as pessoas que estão com caso grave de corona vírus).
*** A Itália é um cenário do que não queremos que aconteça em nenhum lugar - o número de mortes aumentou por diversas doenças, não só por causa do Corona vírus, porquê faltam leitos e atendimento devido a saturação do sistema de saúde.***
• Itália está passando de 350 mortes por dia.
**** Na Itália também houve aumento de casos de pessoas entre 19 e 50 anos de idade sendo hospitalizadas (talvez por acreditarem que são "imunes"). ****
*Grupo de risco:
- Pessoas com mais de 60 anos
- Hipertensos
- Diabéticos |(que não tem controle)
- Problemas respiratórios crônico
- Problemas cardíacos
***Atenção: quem não faz parte do grupo de risco, não significa que está imune ao vírus, significa que as chances de morte são menores. Mas mesmo assim continua o risco de contrair o vírus, ter complicações e precisar de um leito hospitalar e de um respirador, ajudando na superlotação de hospitais.***