12/06/2026
CaÊ chega à AML Cultural pelo FILO!
✨🎭 Nos dias 15 e 16 de junho, às 18h30, o palco da AML Cultural recebe o espetáculo CaÊ, da Karma Coletivo de Artes Cênicas, dentro da programação do Festival Internacional de Londrina.
Livremente inspirado na obra do artista visual Mauro Caelum, o espetáculo acompanha o menino CaÊ em uma jornada de descobertas, sonhos e encontros. 🚲 Com sua bicicleta, ele percorre caminhos onde cada parada revela novas possibilidades, convidando crianças e adultos a mergulharem em um universo poético sobre a imaginação, os sonhos e a transformação da vida.
🎬 Ficha técnica:
Dramaturgia e encenação: Max Reinert
Atuação e criação: Mauro Filho
Figurino: Denise da Luz
Trilha sonora: Hedra Rockenbach
Produção: Karma Coletivo de Artes Cênicas
📍 AML Cultural
📅 15 e 16 de junho
⏰ 18h30
Uma experiência sensível e encantadora para toda a família. Compre os ingressos pelo link:
https://filo.art.br/espetaculos/cae/
08/06/2026
Palestra : Envelhecimento e as perspectivas do cuidado com : Ana Karina Anduchuka
📍10 de junho | 14h15
📍 AML CULTURAL
25/05/2026
No mês de maio e junho a AML CULTURAL recebe a exposição "Patrimônio Arquitetônico de Londrina em Cartões Postais" de Mirian Costa
A partir do reconhecimento da importância artística e histórica dos cartões postais, Mirian Costa fotógrafa e designer se dedica à fotografia do patrimônio arquitetônico da cidade de Londrina, para a confecção de Cartões Postais, uma vez que esses documentos contribuem para o reconhecimento da importância da preservação desses bens, como também, para a manutenção da nossa cultura e identidade.
Londrina foi fotografada desde a sua origem, mesmo quando era apenas um projeto no meio da floresta, e ainda na primeira metade do século XX alguns fotógrafos já produziam postais com imagens fotográficas da cidade, muitas das quais ainda podemos apreciar hoje.
Os registros do patrimônio arquitetônico, com a circulação em postais, colaboram para o reconhecimento desse patrimônio como bem cultural que tem valor histórico para os londrinenses, que conseguem enxergar sua cidade em diversos pontos da história. Esses registros ainda são de suma importância para o reconhecimento da necessidade da preservação desses bens e para a manutenção da nossa cultura e identidade.
Os postais de Mirian Costa são produzidos a partir das fotografias autorais de locais previamente identificados como ícones da arquitetura da cidade. Após o registro fotográfico dos locais, há o processo de tratamento destas imagens utilizando um software onde todos os elementos que interferem na imagem, como fiação, postes, ar condicionado, dentre outros, são retirados para que somente a estrutura arquitetônica fique evidenciada.
Mesmo em meio às muitas possibilidades oferecidas pelas mídias digitais, os Cartões Postais ainda são valorizados no presente não só como lembrança, mas também como documento, capaz de revelar, através do tempo, as imagens da sua história e da sua identidade. Desta forma, possibilita tanto a turistas quanto a colecionadores, parentes e amigos que os recebem guardarem recordações agradáveis de seus momentos de viagem, ou compartilhá-los, com um selo postal e boas notícias.
22/05/2026
Vem aí a 10° Edição do Med in Concert!
O momento em que os médicos sobem ao palco e mostram seus talentos artísticos. Neste evento teremos 3 bandas com muita energia e musicalidade. É a oportunidade para aliviar as tensões do dia a dia e relaxar ao som de boa música.
A entrada é gratuita (limite 126) chegue cedo e garanta sua entrada!
Nos vemos na AML CULTURAL!
16/05/2026
Uma prévia desse show que foi pura verdade e sentimento! Numa sexta chuvosa de outono, recebidos com muito carinho pela e um público muito querido. Obrigado a cada um de vocês, foi lindo e emocionante poder realizar esse show 🤎
Fotos:
15/05/2026
Workshop de educação musical sobre a abordagem de ensino Orff-Schulwerk. Neste encontro, a professora Gabriela Abdalla irá trabalhar a a junção da música, do movimento, e da palavra de forma criativa em que se destaca a importância do jogo na Educação musical.
Data: 27/06/2026
Horário: 8h30 às 11h30
Local: Espaço Cultural AML (R. Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130 - Londrina/PR)
Valores:
Lote 01 até 18/05: R$90,00
Lote 02 de 19/05 à 31/05: R$120,00
Lote 03 de 01/06 à 26/06: R$150,00
Alunos do Estúdio Flauta e Fole tem desconto de R$10,00 em todos os lotes
Inscrições:
https://forms.gle/4ZdhKoUZsthegeum7
12/05/2026
Palestra gratuita orienta pessoas que cuidam de quem vive com Alzheimer
O Instituto Não Me Esqueças realiza, na próxima quarta-feira, 13 de maio, às 14h15, na AML Cultural, uma palestra gratuita sobre os desafios do cuidado cotidiano de pessoas que vivem com Alzheimer e outras demências. O encontro será conduzido por Mara Dellaroza, professora sênior da UEL, pesquisadora na área de saúde da pessoa idosa e conselheira do Instituto.
Com o tema “Dia a dia do cuidado a uma pessoa com Alzheimer: conhecimento e estratégias para ajudar quem cuida”, a palestra vai abordar as principais alterações provocadas pelas demências e apresentar orientações práticas para tornar o cuidado mais efetivo e menos estressante no ambiente familiar. Ao final, haverá uma breve apresentação do GeraSons, grupo de cantoria do Instituto formado por pessoas com diagnóstico de demência e familiares.
A participação presencial é gratuita e dispensa inscrição prévia, respeitando a lotação de 126 lugares do auditório. Para ampliar o acesso, a palestra também será transmitida ao vivo pelo canal oficial do Instituto Não Me Esqueças no YouTube. O evento é realizado em parceria com o Gesen – Grupo de Estudos sobre Envelhecimento da UEL e conta com o apoio da Associação Médica de Londrina, da Secretaria Municipal do Idoso e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Londrina.
Sobre a palestrante
Mara Solange Gomes Dellaroza é professora sênior do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, nos níveis de mestrado e doutorado. É mestre em Enfermagem Fundamental e doutora em Enfermagem na Saúde do Adulto pela USP. Atuou como pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade da UEL, de 2018 a 2022, e foi presidente do Instituto Não Me Esqueças em 2023 e 2024. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão na área de saúde da pessoa idosa, com ênfase na qualidade da assistência e na avaliação integral da pessoa idosa. É assessora técnica do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Londrina, coordenadora do Gesen, enfermeira voluntária e membro do Conselho Científico do Instituto Não Me Esqueças.
Serviço
Palestra: Dia a dia do cuidado a uma pessoa com Alzheim
11/05/2026
SHOW INSTRUMENTAL COM KIKO JOZZOLINO QUARTET FORMADO POR MATEUS GONSALES / PIANO - FILIPE BARTHEM / CONTRABAIXO - BRUNO COTRIM / BATERIA E KIKO JOZZOLINO / VIOLÃO E GUITARRA.
PASSANDO JEFF BECK, CARLOS SANTANA, JIMI HENDRIX, LUIZ BONFÁ, ERIC CLAPTON, BB KING, STEVIE WONDER, FRIDDIE KING, BILL WITHERS, GEORGE GERSHWIN, O QUARTETO PASSEIA COM UMA DESENVOLTURA QUE TRANSFORMA O SUSTO INICIAL EM ADMIRAÇÃO PERMANENTE.
CLÁSSICOS DO BLUES, JAZZ, ROCK, MUSICAS PRÓPRIAS, INCLUINDO O GRANDE SUCESSO FORRÓ BLUES.
NÃO TRABALHAMOS COM POLTRONAS MARCADAS, AS MESMAS SÃO OCUPADAS POR ORDEM DE CHEGADA.
05/03/2026
Nesta quarta 04/03 tivemos o lançamento do Documentário "O Parque Arthur Thomas" aqui na AML CULTURAL, o evento contou com a presença do Diretor Luciano Pascoal. Tivemos duas sessões com casa cheia, oferecidas aos alunos do Colégio Estadual Arthur Thomas. Além da exibição, a experiência contou com uma prazerosa conversa com os alunos.
O Documentário O Parque Arthur Thomas é um projeto financiado pelo Programa Municipal do Incentivo ao Verde (Proverde), e conta as histórias do pioneiro escocês Arthur Thomas e do parque, mostrando a importância desse patrimônio ambiental para a cidade de Londrina.
Proponente: Instituto Alicerce
Direção e Edição: Luciano Schmeiske Pascoal
Produção: Vertigo Filmes
Fotos históricas: Acervo do Museu Histórico de Londrina e da Secretaria do Meio Ambiente de Londrina
Trilha Sonora original: Duo Clavis
Fotos: Rei Santos