08/05/2022
São elas que nos ensinam o alfabeto do amor e os primeiros passos da vida!
Parabéns pra gente!
Doutora em Educação / USP
Mestre em Educação / UEL
Ensino educadores e pedagogos a utilizarem ferramentas tecnológicas de forma prática e fácil!
08/05/2022
São elas que nos ensinam o alfabeto do amor e os primeiros passos da vida!
Parabéns pra gente!
01/05/2022
Hoje é dia de comemorar, refletir e ser grato por cada uma das profissões que compõem a nossa sociedade.
Inclusive aquela que ensina todas as outras: a nossa!
. .
29/04/2022
Olá, profes!
No dia 28 de abril comemoramos o Dia da Educação.
Além de comemorar, é uma data importante para pensarmos sobre os caminhos da educação em nosso país!
E essa reflexão parte da maneira como cada um de nós, professores e profissionais da educação, fazemos do termo!
Por isso eu lhe convido para dividir conosco:
Pra você, o que é Educação?
Ficarei muito feliz em ler sua opinião nos comentários!
27/04/2022
Oi, Profes! Tudo bem por aí?
A partir dos anos 70, começaram a aumentar os estudos e discussões acerca dos estilos de aprendizagem.
Em 1992, surgiu o Questionário Vark, que nos permite entender qual a tendência e a forma com que cada aluno entende melhor os conteúdos.
Segundo esta abordagem, cada pessoa tende a ser mais visual, auditivo, leitor/escritor ou cinestésico.
Por ser de fácil aplicação, se tornou popular e é usado em muitas instituições pelo mundo.
Este é apenas o primeiro post que vou falar do Questionário Vark, e convido você a baixá-lo no link que está na bio do meu Instagram!
Então corre lá, faça o questionário com seus alunos e logo mais eu volto aqui para falarmos mais sobre esta ferramenta importante!
17/04/2022
Desejo uma excelente Páscoa a você! Aproveite o domingo para curtir com a família, comer chocolate e terminar de preparar as aulas da semana, não é? kkkk
06/04/2022
Que tal algumas ideias para trabalhar conteúdos relacionados à Páscoa utilizando ferramentas digitais, criando assim aulas mais interativas?
Escolha a ideia que melhor se adequar à sua necessidade e realidade, contextualize com a disciplina e o ano e planeje uma aula diferente!
Depois não esqueça de me mande um direct contando como foi, se teve alguma dificuldade, que eu vou lhe responder com muita alegria!
Espero ajudar de alguma forma! Boas aulas!
04/04/2022
Uma das inúmeras tarefas que nós professores temos que desempenhar, é a de formular as questões de te**es e provas para nossos alunos.
Mas hoje eu queria que você refletisse comigo sobre esta pergunta:
Por que nossas aulas continuam quase sempre as mesmas, se o mundo vem mudando cada vez mais?
Se você me já segue por aqui, sabe que eu me propus a falar de um tema ainda polêmico, mas que pra mim é um dos principais dilemas da educação mundial.
Como vamos tornar a sala de aula mais dinâmica e atualizada com as tecnologias que temos acesso hoje em dia?
E eu termino essa reflexão lhe convidando a escrever aqui nos comentários qual a sua maior dificuldade para trabalhar com as tecnologias digitais na sala de aula!
31/03/2022
Olá! Hoje eu quero compartilhar essa lembrança especial com vocês, e também conversar um pouco sobre o Método VARK.
Esta foto é de um curso que ministrei:
Os Estilos de Aprendizagem segundo o método VARK.
O método VARK foi desenvolvido pelo professor neozelandês Neil Fleming (1992), e propõe que a aprendizagem ocorre por meio de cinco habilidades: 👂auditiva,
👀visual,
👉cinestésica,
✍️leitura e escrita
e multimodal (quando a aprendizagem ocorre por meio de duas ou mais habilidades).
Neste curso, abordei a forma que o cérebro 🧠aprende em cada uma das formas descritas acima.
Gostaria de aprender mais sobre este e outros assuntos sobre as formas que nossos alunos aprendem e como podemos utilizar esses conhecimentos em sala de aula?
Então deixe seu like e comentário!
30/03/2022
Já fiz essa pergunta em alguns dos cursos que ministro para professores e, na média, a reflexão final acaba sendo algo mais ou menos assim:
- Nem uma coisa, nem outra, depende de como usamos os recursos tecnológicos.
É uma resposta muito retórica e bonita, mas que não nos leva a nenhum lugar.
Existe outra, um pouco mais escapista, mas não menos elegante:
- Ah, tudo é tecnologia. O lápis, os óculos, até o giz e o quadro negro. Tudo que produzimos precisa de uma tecnologia por trás.
Nota 10 pra essa resposta, pois ela é mais do que correta.
Mas, infelizmente é uma espécie de fuga de algo que a cada dia que passa se torna uma das principais questões da educação mundial:
Como a Escola e os professores conseguirão se atualizar, numa sociedade digital e tecnológica, que oferece tantos recursos de distração, de forma cada vez mais acelerada?
É uma pergunta grande para um problema ainda maior.
Mas eu gosto de uma máxima que diz: onde está o problema, está a solução.
É por isso que resolvi me dedicar a esta fascinante missão de unir, cada vez mais, tecnologia e educação com o mesmo propósito:
Tornar a sala de aula aquilo que ela sempre deveria ser: um lugar mágico, fascinante, cheio de descobertas e trocas.
Não é uma utopia. Eu vivo isso todos os dias, e convido você a embarcar nesse caminho (sem volta) comigo. Vamos nessa?
23/03/2022
Olá, professor(a)! Quero convidar você para um curso totalmente on-line, sobre FERRAMENTAS DIGITAIS.
Vamos aprender de forma fácil e prática como aplicar Realidade Aumentada na sala de aula e também como organizar seus planejamentos com a plataforma Trello.
Ficou interessado(a)? Então entre em contato comigo por aqui e garanta a sua vaga por um valor super especial de 49,90.
O curso dará direito a Certificado e será totalmente on-line, pela plataforma do Google Meet.
Invista em sua carreira! Espero você!
20/03/2022
Este será um canal de interação entre nós. Sintam-se a vontade para conversarmos sobre metodologias, recursos e ferramentas educacionais. Bem vindos!!!
18/03/2022
Olá, Professor(a)
Me chamo Ronise Correa, sou doutora em Educação pela USP e tenho um convite para fazer a você! 📩
Nos dias 24 e 25 de março, às 19h30 - vou ministrar meu novo curso (na verdade são dois rsrs), de forma on-line.
1️⃣ Vamos aprender a utilizar duas ferramentas que vão fazer a diferença na sua vida de educador, dentro e fora da sala de aula.
2️⃣ Você poderá aplicar aulas mais interativas, utilizando a ferramenta Mozaik 3D, de realidade aumentada.
E também irá organizar todos os seus planejamentos, aulas e estudos utilizando a ferramenta Trello.
Seu investimento será de apenas 49,90 - valor promocional para a primeira turma!
Você receberá também um certificado de 20 horas, pois serão incluídas o tempo das atividades que você terá que fazer para dominar as ferramentas.
Então aproveite e faça agora mesmo sua inscrição, pois as vagas são limitadas!
Invista em carreira! Espero você! 😉