16/01/2018
Já está disponível a edição de janeiro da da Mesa! A revista de maior circulação nacional no ramo da Gastronomia traz em suas páginas uma matéria sobre o I Congresso Catarinense de Gastronomia, realizado em novembro do ano passado, em Joinville. O registro das palestras, oficinas e exposição só mostra que nosso objetivo se cumpriu: disseminar a cultura alimentar de Santa Catarina. Seguimos juntos nessa caminhada!
06/12/2017
Aqui estão algumas fotos do I Congresso Catarinense de Gastronomia. Agradecemos aos alunos do Centro de Artes e Design pelo auxílio no registro fotográfico destes dias.
16/11/2017
Agradecemos a presença de cada um de vocês! Foi muito importante poder contar com o apoio de vocês e saber que estamos todos juntos, com o propósito de disseminar a cultura alimentar de Santa Catarina. Para os que não conseguiram responder e entregar o formulário de avaliação, não tem problema, disponibilizamos ele online!! É só acessar o link https://goo.gl/forms/98CBdstlMmdblm702. Enfatizamos que este formulário, bem como a veracidade de suas respostas, tem um grande valor para nós.
Formulário de avaliação - I Congresso Catarinense de Gastronomia
Agradecemos sua participação no I Congresso Catarinense de Gastronomia e o (a) convidamos a avaliar esta ação para que possamos estar sempre melhorando e atendendo as expectativas de cada participante.
10/11/2017
Pra fechar a programação desta sexta-feira (10), temos a palestra magna da Chef Manu Buffara, do renomado Manu (Curitiba/PR), trazendo sua trajetória na cozinha profissional e a importância de valorizar os produtos da região!
10/11/2017
Teve início nesta sexta-feira (10) o I Congresso Catarinense de Gastronomia, na Univille Universidade. Tivemos por aqui palestras, mesas redondas, oficinas práticas, exposição e muita troca de conhecimento entre os palestrantes convidados, acadêmicos e comunidade em geral! A programação continua ainda hoje e segue até amanhã (11). Participe!
08/11/2017
Uma Viagem pelas Escolas Cervejeiras, este é o título de uma das oficina que acontecerá na sexta às 14h30. Esta viagem passará pela Alemanha, EUA, Inglaterra, Bélgica e fará uma linda pausa na amada Santa Catarina, falando sobre nosso estilo, Catharina Sour! Contamos com a presença da Escola Superior de Cerveja e Malte. Venha conferir!
08/11/2017
No I Congresso Catarinense de Gastronomia, teremos também um espaço destinado para expositores. Com alegria anunciamos a presença da Terra Natal Cafés Especiais, da Associação Joinvillense de Agroindústrias Artesanais Rurais - AJAAR, dos comerciantes de Corupá com suas delícias feitas a partir da banana mais doce do Brasil, dos queijos incríveis feitos com leite de cabra, da Santa Xepa com seus produtos de alta qualidade, e teremos também um estande de livros, porque ler é tudo de bom!! Venha prestigiar e estar conosco!!
05/11/2017
Jaime José de Barcelos estará no I Congresso Catarinense de Gastronomia. Chef e proprieatário do restaurante Ostradamus no Ribeirão da Ilha de Florianópolis, recebeu o título de "Personalidade do Ano do Brasil" de 2016, pela revista "Wine - a essência do vinho". Ele irá nos ensinar um pouco sobre sua história e sobre a importância das ostras para a cidade reconhecida como capital nacional das ostras. Não perca sua oficina A Inserção das Ostras na Rota Gastronômica, dia 10 às 11h.
04/11/2017
A palestra A Construção da Sociedade a Partir da Cultura Alimentar passará pela definição e construção da hospitalidade na Grécia Antiga, e a comensalidade, trazendo reflexões sobre a sociedade brasileira contemporânea e suas práticas alimentares atuais. Teremos conosco nesta fala a Msc. em Turismo e Hotelaria, Elsa Vieira de Souza. Venha conferir!! Dia 10/11 às 16h30
03/11/2017
Alex Alves dos Santos, doutor em Aquicultura, atua na área de maricultura pela Epagri, e estará ministrando a palestra sobre as ostras, entitulada "Diferenciais das ostras de Santa Catarina" que acontece sexta, às 9h. Venha conferir!!
01/11/2017
E novembro enfim chegou!!!!! Se você ainda não se inscreveu, aproveita este lembrete e corre lá. sympla.com.br/i-congresso-catarinense-de-gastronomia__202306. Estamos na contagem regressiva e contamos com a sua presença para juntos disseminarmos a cultura alimentar de Santa Catarina! !
PREPARE-SE! Estão abertas as inscrições para o I Congresso Catarinense de Gastronomia!!! O evento acontece nos dias 10 e 11 de novembro, na Univille (Joinville/SC).
Inscreva-se e junte-se a nós para disseminar a cultura alimentar de Santa Catarina!
Passaporte disponível no link: https://goo.gl/DVb1gZ.
Confira a programação:
10/11 - Sexta
8h Credenciamento
8h45 Cerimonial de abertura
9h Mesa redonda: Regionalidade na cozinha:
- Chef William Stwart Vieira (Terroir Gastronomia & Eventos - Joinville/SC)
- Chef Fabricio Truchem (Opa Bier - Joinville/SC)
- Chef Reinhard Pfeiffer (Expedito - Lapa/PR)
10h Palestra: Diferenciais das ostras de Santa Catarina - Alex Alves dos Santos
11h Oficinas:
Oficina 1 - A inserção da ostra na rota gastronômica - Chef Jaime José de Barcelos (Ostradamus - Florianópolis/SC)
Oficina 2 - Cozinhando com as AMNCs - Chef William Stwart Vieira (Terroir Gastronomia & Eventos - Joinville/SC)
12h30 Almoço
13h30 Palestra: História da Cerveja - Mariana Alves Maranho (ESCM)
14h30 Oficinas:
Oficina 3 - Uma viagem pelas escolas cervejeiras – Mariana Alves Maranho (ESCM)
Oficina 4 - A presença da cerveja artesanal em SC – Eddy Eltermann
16h Coffee Break Sabor de Sobra
16h Apresentação de pôsteres
16h30 Palestra: A construção da sociedade a partir da cultura alimentar - Profª. Msc. Elsa Vieira de Souza
17h30 Regionalismo: Gastronomia catarinense - Chef Alysson Müller (Rosso - Florianópolis/SC)
19h30 Palestra Magna: Chef Manu Buffara (Restaurante Manu - Curitiba/PR)
11/11 - Sábado
08h Mesa Redonda: Queijos catarinenses
- Queijo Colonial Diamante - Remy Narciso Simão e Salete Maria de Souza Esser
- Queijo Kochkäse - Karla Drews
- Queijo Serrano - Andreia Meira
- Queijos Bursin e de Sol (produzidos com leite de cabra) - José Ângelo Lyra
09h30 Oficinas:
Oficina 5 - Produção de queijos frescos - Aloisio Dalri (Iggio)
Oficina 6 - Produção de Kochkäse e Scharfkäse - Terezinha Hardt
11h30 Palestra: A Importância da Bananicultura para Corupá - Eliane Müller (ASBANCO)
12h30 Almoço
13h30 Debate: A Qualidade do mel de Santa Catarina - Pablo Grunfeld (AME-Joinville) e Nésio Fernandes (FAASC)
14h30 Coffee Break Os sabores da Banana de Corupá
14h30 Apresentação de pôsteres
15h Oficinas:
Oficina 7 - O uso do mel catarinense na confeitaria – Chef Karyne Iancóski (Bazar Doce Pâtisserie - Curitiba/PR)
Oficina 8 - “Banana pá mim... Pão de milho pá ti” – A rica e farta gastronomia do litoral catarinense – Chef Vitor Gomes (Ponto G Gastronomis - Florianópolis/SC)
Oficina 9 - O sabor dos méis nativos na culinária – Chef Gabriela Carvalho (Quintana Gastronomia - Curitiba/PR)
17h Encerramento