O Programa Mais Educação foi implantada em nossa Escola em 2008, com o objetivo de ampliar a jornada escolar na perspectiva de uma Educação Integral.
Instituído pelo MEC em abril de 2007, o Programa Mais Educação foi implantada com o objetivo de induzir a ampliação da jornada escolar, a organização curricular na perspectiva da Educação Integral e o espaço educacional dos alunos da rede pública. Para o MEC a iniciativa consolidaria um sonho antigo idealizado pelo educador baiano Anísio Teixeira (escola nova), afinal, a iniciativa trata-se de uma
contribuição para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, pela articulação de ações, projetos e programas do Governo Federal. A iniciativa promove ações sociais e educacionais em escolas e em outros espaços socioculturais. Os alunos participam de atividades no turno oposto ao das aulas regulares. Tendo como estratégia de ação pedagógica a forma diferenciada de trabalhar com as crianças, sobretudo, ao introduzir aos procedimentos de ensino e aprendizagem tradicional, metodologias multidisciplinares diferenciadas que permitem ampliar o universo de conhecimento do alunado e, ao mesmo tempo, diminuir as desigualdades melhorando as relações e o convívio social, o programa promove a ampliação de tempos e espaços, oferecendo oportunidades educativas, compartilhando assim, a tarefa de educar entre profissionais de áreas de atuação diferenciadas, como também, incentiva a participação das famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores. Nesse sentido, a escola em parceria com a família, comunidade local e poder público buscam oportunizar espaços e atividades educativas que possam ampliar a permanência da criança em atividades ligadas à educação, cultura, esporte e lazer. Todas essas ações vêm ao encontro das necessidades da comunidade escolar local, que atende um público extremamente carente, cujas crianças, em grande número, vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Em nossa escola, o Programa Mais Educação foi implantado desde o segundo semestre letivo de 2008. Recebido inicialmente com desconfiança pela comunidade escolar, no ano posterior a sua implantação já consolidava-se como uma proposta educacional inovadora que promovia diálogo entre os conteúdos escolares e os saberes locais aumentando a auto-estima e melhorando os níveis de aprendizagem de nosso alunado. As ações da Mais Educação vêm como mais uma alternativa na tentativa de minimizar os problemas sociais típicos das comunidades carentes, como uma saída para manter as crianças mais tempo afastadas das ruas, como uma opção para estimular o aprendizado e consequentemente melhorar o desempenho dos estudantes e também, como um estreitamento de laços e responsabilidades entre as crianças e adolescentes atendidos, com a escola e a família. Entendemos assim, que por meio da Educação Integral, se reconhece as múltiplas dimensões do ser humano e a peculiaridade do desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens. De fato, o ideal da Educação integral traduz a compreensão do direito de aprender como inerente ao direito à vida, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade e à convivência familiar e comunitária enquanto condição essencial para a construção e desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. Evidentemente, não se chega a nenhum lugar sozinho. O sucesso do programa depende do empenho de todos os agentes e atores envolvidos (professores, monitores, diretores, funcionários, pais, comunidade em geral e instituições) afinal, um modelo educacional com perspectiva multidisciplinar progressiva, só efetiva-se na medida em que cada um assume o seu papel.