20/09/2017
I Encontro de Grafiteiros da Escola Rosa Maria: "UM NOVO OLHAR, UMA NOVA ESCOLA E UMA NOVA ROSA"
OBJETIVOS: Transformar a realidade escolar do bairro ao qual a escola está inserida por meio da promoção de um evento artístico e cultural que faz parte do repertório dos discentes; Ressignificar e aprimorar o sentimento de pertencimento de todo o grupo inserido nesta unidade escolar, discentes, docentes, gestão e demais funcionários; ampliar o nível de estímulo aos estudos através da promoção de um ambiente mais limpo visualmente e mais significativo ao contexto histórico/social dos discentes; conscientizar a comunidade escolar da importância da valorização e preservação do patrimônio público e do patrimônio público estadual; ampliar a visão de arte e incentivar o grupo discente à interagir com o meio artístico da cidade, do bairro e, principalmente, da escola
Fazer com que o grupo discente se sinta valorizado, ouvido e pertencente, de fato, ao ambiente escolar no qual ele está inserido; converter as atitudes de vandalismo de um determinado grupo estudantil em ações voltadas para o desenvolvimento cultural e artístico que possa transformar a forma de se expressar perante a desigualdade social presente no bairro através da grafitagem e não mais da pichação.
JUSTIFICATIVA: Há alguns anos a escola vem sendo alvo de diversas pichações em suas áreas internas e externas e no início do ano letivo de 2017 ela passou por uma pintura nas dependências internas, porém a pintura não durou muito tempo sem ser vandalizada. Vários alunos afirmam que a escola lhes pertence, porém não são eram ouvidos, alegam ainda que a escola não lhes dava voz em manifestar seus sentimentos e pensamentos por meio da arte e não promovia a inserção da cultura local no âmbito escolar. Depois de vários diálogos entre gestão e discentes, chegou-se a um consenso que a grafitagem seria a melhor e mais duradoura solução para o problema apresentado, uma vez que a própria comunidade transformará o ambiente por meio da arte.
Não percam!