07/01/2026
Não há férias na escola da vida...
Na escola da vida, ninguém pergunta se você quer se matricular.
Basta nascer e já está inscrito.
O período letivo…
Ah, isso nunca acaba.
O curioso é que, nessa escola, somos alunos e ao mesmo tempo podemos ensinar também.
Mas, o grande mestre é o tempo; esse professor exigente, paciente, às vezes, severo.
Ele não dá aviso prévio de prova.
Um dia você acorda e lá está: o teste na mesa! ...
...e se não estudou, não praticou, vai falhar.
Daí, quase sempre terá direito a uma nova chance.
Algumas matérias parecem leves:
amor; amizade; gratidão; alegria.
NÃO SÃO!
Todas exigem dedicação!
Algumas exigem mais esforço: paciência; tolerância; perdão; humildade...
Têm aquelas disciplinas que a gente preferia não cursar:
dor; perda; solidão; ingratidão.
Mas, é com elas que o aprendizado se aprofunda.
O diretor da escola!
que muitos chamam de Deus.
(Tem diversos nomes, até nome nenhum.)
...têm um jeito todo particular de preparar as lições.
Em momentos, ensina pelo afeto; outras, pela dificuldade.
Assim vamos acumulando notas, sem boletim impresso, mas com um registro implacável no coração.
Nos conflitos, aprendemos a valorizar a paz.
Na escassez, descobrimos o que nos é suficiente.
Ao ver injustiças de desigualdades, treinamos a solidariedade.
No convívio diário, aprendemos a arte difícil de amar o próximo (lição que alguns repetem por anos e anos) sem conseguir passar.
Não há férias nessa escola.
O sinal não toca para encerrar o expediente.
Cada dia é uma nova aula.
Talvez o diploma final seja a serenidade de olhar para trás e dizer: " Errei, mas aprendi.
Viverei aprendendo e melhorando até o último dia de aula.”
É certo, não sou o mesmo que ontem!
Por isso temos que:
VIVER COM SABEDORIA,
PROCURAR APRENDER EM PAZ,
FAZER nossa PROVA SOZINHO E ÀS VEZES, quando pedido, PASSAR A COLA AOS COLEGAS DESSA ESCOLA DA VIDA!
01/01/2026
31/12/2025
29/12/2025
27/12/2025
24/12/2025
07/11/2025