E.E.I ABAN Educar - Unidade III

E.E.I ABAN Educar - Unidade III

Compartilhar

Escola de Educação infantil

Quer que seu escola/colégio seja a primeira Escola/colégio em Guarulhos?

Clique aqui para requerer seu anúncio patrocinado.

Eu acredito na capacidade, no potencial de cada criança. E você?

AUTONOMIA E APRENDIZAGEM: Sem Autonomia meu filho pode se tornar um aluno protagonista na construção do seu conhecimento?

As crianças estão entrando cada vez mais cedo nas escolas, e isso implica na questão de prepará-las para uma vida escolar mais propicia ao seu desenvolvimento integral, até mesmo, na formação de sua identidade. Com isso e para isso, torna-se indispensável um olhar mais que especial e sim de extrema importância, para o desenvolvimento da autonomia das crianças, tanto física, intelectual e moral, para que seu desenvolvimento seja pleno, saudável, e prazeroso.
Autonomia não é algo que se conquista do dia para noite. A construção da autonomia é um processo individual de cada indivíduo, por isso, a autonomia é um processo, não um resultado.
Autonomia quer dizer norma, lei regra, quem tem as regras dentro de si. As normas, as leis são externas, os pais, a família, a escola ensinam as normas e regras para as crianças e de tanto se repetir a criança a incorpora e passa a ter autonomia que é a capacidade de tomar uma decisão.
É a autonomia que possibilita inclusive o desenvolvimento cognitivo, a estruturação do pensamento. Quando uma criança precisa resolver um problema, conquistar novos desafios, superar dificuldades ela está desenvolvendo a autonomia e novas conexões cerebrais.
A criança precisa de autonomia para ser protagonista da sua aprendizagem.
Muitas crianças em casa tem tudo ao seu alcance, tudo é feito para ela e por ela. Ao invés de ensinar e esperar a criança fazer é mais fácil o adulto fazer por ela, é mais rápido e muitos usam a desculpa da falta de tempo e também de paciência. Porém esta atitude irá refletir no desenvolvimento da criança.
A criança sem autonomia é uma criança cumpridora de ordens. Ela só faz o que mandam fazer, f**a esperando o comando, o modelo.
A criança dever ser ativa em seu processo de aprender. Ela precisa pensar, refletir, tomar decisões, saber trabalhar em grupo, delegar tarefas, levantar hipóteses, questionar,...
Deixe que a criança decida sobre algumas questões, mostre o que ela pode e já consegue fazer sozinha, mas sobre o que ela decidir deverá ser responsável pelas consequências.
Os professores estimulam a autonomia dos alunos, mas sozinhos não há avanços, precisa da parceria e colaboração da família.

Localização

Categoria

Entre em contato com a escola/colégio

Telefone

Endereço


Rua José Coutinho Da Silva, 1. 069
Guarulhos, SP
07153-340

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 07:00 - 18:00
Terça-feira 07:00 - 18:00
Quarta-feira 07:00 - 18:00
Quinta-feira 07:00 - 18:00
Sexta-feira 07:00 - 18:00