26/04/2023
Hoje vou te contar um segredinho, você vai descobrir como eu ensino crianças com dificuldade em escrever. Sabe aquela criança com letra muito grande, descoordenada, ou que escreve com letras ilegíveis? Pois bem, vamos lá...
Eu ensino a digitar no computador, mesmo que traga alguma indisposição no início. Para algumas crianças eu sugiro uma régua feita de cartolina, radiografia, vazando o espaço para realçar algumas letras e bloquear outras.
Também trabalho de forma sistematizada as vogais, também focamos na escrita do pré-nome. Vai depender de cada um, do interesse, da dificuldade no rastreio visual ou na coordenação motora.
Mas eu sempre me surpreendo em um dos quesitos acima.
Pode ser uma boa ideia você tentar também.
Curte e compartilhe esse post, vamos dividir conhecimento.
25/04/2023
Ficou curioso não é mesmo?
Pois eu tenho algumas ideias pra você:
📌 Valorize a interação dele com o material escrito;
📌 Use o apoio de fichas de letras, sílabas e palavras;
📌 Utilize a colagem para diminuir problemas motores na construção de palavras e frases;
📌 Oriente à família durante todo o processo;
📌 Trabalhe junto à equipe multidisciplinar;
📌 Possibilite a colaboração entre os pares;
📌 Prepare materiais para todo o processo de seu aluno;
📌 Valorize as construções e produções;
📌 Acredite e presuma competência.
E não esqueça: alunos com deficiência ouvem, percebem e sabem quando um adulto acredita e confia nele.
É simples: com palavras, atividades e atitudes. Seja esse adulto!
14/04/2023
Essa é uma pergunta que sempre recebo no direct.
A resposta é, Sim!
O Plano Educacional Individualizado é um instrumento que organiza a atuação pedagógica de acordo com os objetivos propostos para o sujeito com deficiência no contexto educacional, levando em consideração as práticas curriculares gerais desenvolvidas para a turma.
Ele tem três eixos:
1- Identif**ação das demandas e os objetivos do ano escolar;
2- Avaliação do aluno considerando seu interesse e sua trajetória educacional;
3- Definição dos objetivos educacionais para curto, médio e longo prazos.
Ele pode ser elaborado por bimestre, semestre ou anual. Depende do aluno e da faixa etária.
Portanto, minha f**a aqui a minha dica: em dois meses, já vamos virar o semestre, certo? Bora, pensar sobre isso? 😊
E se você precisa de apoio com o PEI, me chame no direct, no grupo do telegram ou no whatsapp (links na bio) e vamos conversar, te explico o que você precisa fazer.
Conte comigo!
Ah, aproveita curte e compartilha esse post. Me ajude para que essa informação se espalhe por aqui...
11/04/2023
Alunos adolescentes precisam ser valorizados e compreendidos de acordo com sua faixa etária.
E como reconhecer os sinais de atividades infantilizadas?
📌 Atividades bem aquém do nível do aluno;
📌 Atividades em que as respostas estão óbvias;
📌 Atividades decoradas com desenhos de personagens infantis;
📌 Atividades com colagem e pintura com o único objetivo de trabalhar a coordenação motora fina, sem desafios;
📌 Uso inadequado e excessivo de recursos pedagógicos;
📌 Tarefas em que se usam vídeos de personagens infantis;
📌 Uso de músicas infantis;
📌 Participação em eventos programados para crianças menores;
📌 Atividades baseadas em contos de fadas;
📌 Incentivo a brincadeiras infantis;
📌 Uso de fala infantilizada pelo adulto;
📌 Atividades sem desafio;
📌 Elogios exagerados aos esforços do aluno;
📌 Ajuda demasiada para finalização da atividade.
Diga não à infantilização do aluno com deficiência!
Você reconhece algum desses sinais?
16/03/2023
Te convido a participar da Turma 2 do Curso de Adaptação de Tarefas.
Você não vai perder essa oportunidade, não é mesmo?
Curso será ministrado em três sábados e dessa maneira você terá tempo para praticar tudo o que aprendeu.
Então, não perca tempo... Faça sua inscrição! O Grupo do Telegram terá um desconto especial.
Clique no link da Bio ou dê uma olhadinha nos stories de hoje, o link também está disponível por lá.
Na próxima sexta-feira irei divulgar o super desconto para a turma VIP.
Corre e entre no grupo do Telegram!
Compartilhe esse post no seu stories e me marque. Vou adorar saber que você viu e está compartilhando conhecimento.
Vem comigo, vamos juntos rumo ao aprendizado!
01/03/2023
Novidades chegando por aqui... Vamos lá?
Você faz parte do meu grupo no Telegram?
Se a resposta é NÃO, você não sabe o que está perdendo.
É um grupo gratuito, onde trocamos ideias, passo dicas e materiais de apoio no desenvolvimento da criança.
É um grupo para você Pai, Mãe, Professor, Moderador ali estamos todos juntos em prol do mesmo objetivo.
E será para esse grupo seleto de pessoas que vou fazer um bate-papo exclusivo na próxima segunda-feira dia 06/03 às 19h30.
O link do bate-papo eu vou enviar lá dentro do grupo na segunda mesmo.
Então, se você ainda não faz parte desse grupo, não perca tempo. Corre no link da Bio e lá está o link para o telegram. Bora, entrar para o grupo?
Venha fazer parte desse projeto.
Ah, aproveita pra compartilhar com mais alguém que precisa saber dessa novidade.
Te vejo na segunda!
28/02/2023
Olha a receitinha que eu trago pra você!
1- Apoios e suportes de caráter material, ou seja, recursos pedagógicos e tecnológicos.
2 - Mediação próxima do outro, podendo ser um adulto ou um colega, dependo da atividade.
Mas nada acontece sem planejamento.,
Nada mesmo ein!
Aproveite essa dica e melhore seus resultados.
Compartilhe! 😉
20/02/2023
Carnaval é uma época de alegria.
Mas não para todos.
Muitas crianças neuroatípicas não gostam de colocar acessórios na cabeça ou no rosto.
Não suportam o tipo de música, o excesso visual dos confetes e fitas penduradas.
Portanto, fiquem atentos.
Não precisamos fazer com que nossas crianças participem dos bailinhos, se isso gera cansaço e consumo de energia.
A alegria deve ser para todos.
Todos devem se divertir.
E aí na sua casa, como vocês curtem o carnaval? Conta pra mim!
09/02/2023
Para Caramori e Dall`acqua (2015, p. 370) existem 3 critérios para que a mediação seja essencialmente positiva:
✨Intencionalidade e reciprocidade: o mediador seleciona, filtra e oferece os estímulos adequados para aprendizagem.
✨ Transcendência: a mediação adequada proporciona uma mudança cognitiva intelectual que vai ser operacionalizada sob diferentes estímulos e sob materiais diversos.
✨ Signif**ado: quando é atribuído valor e sentido à experiência vivenciada, tornando-a real e compreensível para o aluno.
Porém para que tudo isso saia do papel e vá direto para um PDI/PEI do aluno é necessário planejamento. Sem planejamento não haverá um bom resultado.
E se você passou por aqui, leu meu post curte e compartilhe com alguém que precisa saber dessa informação.
Ah, e precisando de alguma ajuda com esse tema, entre em contato comigo, vamos conversar. Meu contato está no link da Bio!
08/02/2023
Professor, você é um mediador ?
Uma mediação pedagógica necessita da ação de intervenção do professor, subsidiada, muitas vezes, por recursos didáticos e tecnológicos, para melhor engajamento e, consequentemente, aprendizagem.
Mediar é oferecer ajuda e para nosso aluno com deficiência a mediação é imprescindível para ampliar a interação entre o aluno e seu meio.
Você está preparado para cuidar do seu aluno, durante todo o ano?
Está precisando de apoio? Conte comigo!
Eu posso te ajudar. Me chame no direct ou pelo link da bio!
Compartilhe com alguém que precisa saber disso.
06/02/2023
Se você é professor, vamos lá!
Algumas ideias básicas para você ir pensando:
📌 Observe como seu aluno aprende;
🏆 Qual a prática pedagógica que apoia a aprendizagem deste aluno;
📌 O que o faz manter-se engajado na atividade;
🏆 Como ele organiza o pensamento?
📌 Como sistematiza as ideias?
E, o mais importante, do que ele gosta: personagem, música, brinquedo, atividade.
Anote tudo aí e mãos à obra!
Precisando de ajuda com seu aluno, eu posso te ajudar. Entre em contato pelo direct ou link na Bio!
E já salva esse post para não esquecer!
02/02/2023
Trabalhar com alunos com deficiência não é seguir somente um protocolo ou um livro de alfabetização.
Professores, vamos cair na real aqui. 😁
Quer ver um exemplo claro?
Professores que acreditam que trabalhar a coordenação motora fina do aluno, cortando papelão, fazendo alinhavado, colando feijões são atividades essenciais e efetivas. Estão no caminho certo?
Pode ser que sim, pode ser que não.
Trabalhar a atenção de um aluno com deficiência você pode diminuir as dificuldades grafo-motoras necessárias para a aquisição da escrita.
A gente já conversou aqui, muitas vezes, esse tipo de atividade pode cansar o aluno com a mesmice e tédio.
Não estamos trabalhando com um público que funciona de forma equacional, tipo A + B =AB. Muitas vezes não é assim.
Pesquise, ouse e acredite nos seus instintos.
Organize os objetivos no PEI e "saia da caixinha."
E precisando de ajuda com esse assunto, entre em contato comigo que eu posso lhe ajudar.
Curtiu o conteúdo, compartilhe com alguém que precisa saber disso!