10/05/2026
Neste Dia das Mães, a União Catarinense das e dos Estudantes homenageia mulheres que transformaram o amor em luta.
Zuzu Angel teve seu filho, Stuart Angel (estudante e militante contra a ditadura militar) assassinado pelo regime em 1971. Diante da violência e do silêncio imposto pelos militares, Zuzu recusou o medo.
Fez da arte denúncia. Fez da dor resistência.
Utilizou seus desfiles, sua visibilidade e sua voz para denunciar ao mundo os crimes da ditadura brasileira e exigir memória, verdade e justiça para a juventude perseguida pelo regime. Sua luta se tornou símbolo da coragem de tantas mães brasileiras que enfrentaram a repressão para defender a vida, a memória e o futuro de seus filhos.
Neste 10 de maio, lembramos que a democracia brasileira também foi construída pela força dessas mulheres.
Às mães que cuidam, lutam, resistem e sonham junto da juventude: nossa homenagem.
07/05/2026
É ESTUDANTE JUNTO COM TRABALHADOR PELO DIREITO DE GREVE! 🔥
A UCE esteve hoje nas ruas de Florianópolis em solidariedade à greve dos servidores municipais e em repúdio às demissões arbitrárias de trabalhadores ACTs da educação promovidas pela prefeitura.
Demitir trabalhadores por exercerem o direito legítimo de greve é uma prática autoritária, antissindical e incompatível com qualquer gestão que se diga democrática. A tentativa de intimidar e desmobilizar a categoria através da perseguição não enfraquece a luta, só fortalece a necessidade de organização e resistência coletiva.
Ao atacar profissionais da educação, a prefeitura também ataca estudantes, escolas e o direito a uma educação pública de qualidade. Não existe defesa da educação sem valorização dos trabalhadores que constroem ela todos os dias.
A mobilização de hoje mostrou que a categoria não está sozinha. Estudantes e trabalhadores seguem lado a lado na defesa de direitos, da democracia e de um serviço público digno para toda a população.
A resposta para os ataques será mais unidade, mais mobilização e mais luta.
Mexeu com trabalhadores, mexeu com estudantes também!
Todo apoio à greve dos servidores municipais de Florianópolis! ✊
04/05/2026
AS COTAS FICAM! 🔥
Hoje é dia de ocupar a Assembleia Legislativa de Santa Catarina em mais um episódio da luta contra o fim das cotas raciais no nosso estado.
Esperamos todos às 19h na ALESC. ✊🏾
01/05/2026
1º de Maio é dia de reconhecer a força de quem constrói o presente e o futuro. 🔥
A união entre estudante e trabalhador mostra que a luta é coletiva: por dignidade, por direitos e por melhores condições de vida e estudo. 📚✊
Também é tempo de dizer não à lógica exaustiva da escala 6x1, que impede descanso, aprendizado e qualidade de vida.
Por uma realidade mais justa: estudante e trabalhador unidos pelo fim da escala 6x1! 💙
12/04/2026
A nova lei em Santa Catarina não “protege” estudantes — ela abre caminho pra censura dentro das escolas.
Ao exigir autorização prévia para debater gênero, diversidade e igualdade, o governo tenta controlar o que pode ou não ser ensinado, atacando a liberdade de aprender e ensinar. Educação de verdade forma pensamento crítico, combate desigualdades e prepara pra realidade — não se constrói com silêncio e proibição.
Enquanto faltam investimentos, estrutura e condições dignas nas escolas, sobra punição e perseguição a quem tenta garantir um ensino completo.
Não é sobre cuidado. É sobre controle!
10/04/2026
Por uma universidade pública com a cara do nosso povo! 💙
Pela primeira vez na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) um aluno indígena alcançou o diploma na graduação em jornalismo, um marco importante na luta pela diversidade no nosso estado.
Fernando Xokleng é rapper. Em seu TCC, confeccionou um livro de fotorreportagem que documenta a luta de seu povo contra o Marco Temporal.
Que cada vez mais vejamos nosso povo ocupando os corredores da universidade e em toda sua diversidade, e que para além de adentrar possamos sair com um diploma na mão. Quando um de nós vence, todos nós vencemos! 🔥
26/03/2026
NOTA DE SOLIDARIEDADE AOS ESTUDANTES PAULISTAS AGREDIDOS PELA POLÍCIA NA OCUPAÇÃO DA SEDUC! 🔥
02/03/2026
AQUI ESTÁ PRESENTE O MOVIMENTO ESTUDANTIL! 🔵⚪
Realizamos ontem (28/02) o seminário de gestão da União Catarinense das e dos Estudantes, um espaço importantíssimo de debate a respeito das pautas principais do movimento estudantil do nosso estado.
Abordamos temas como o ataque à política de cotas em Santa Catarina, os desafios para a permanência estudantil, o fomento à cultura e o esporte nas nossas universidades e o enfrentamento ao imperialismo. Falamos também sobre os desafios dentro das nossas universidades públicas, privadas e comunitárias, e o papel da UCE em todas essas lutas.
Por fim, finalizamos o seminário com a leitura da carta que sintetiza todo o debate realizado pela nova diretoria, elencando as prioridades da entidade nessa gestão.
A UCE segue comprometida em ocupar as ruas e as redes, defendendo uma educação de qualidade e acessível a todos! 💙