26/05/2025
📸✨ Registros de uma experiência incrível realizada no Instituto Çarakura, com professoras e professores da rede municipal de ensino de Florianópolis.
Uma vivência enriquecedora, com foco no fortalecimento da educação ambiental e na promoção do saneamento básico no território. 💧🌱
Seguimos ampliando as trocas e construindo caminhos para uma gestão integrada dos recursos hídricos. 🤝
16/05/2025
🌱 Vivência de Formação | Curso Saneando Ideias 🌊
Educadoras(es), estudantes, professoras(es), comunidade… o convite tá feito!
*Amanhã, sábado (17/05)*, tem *vivência presencial do curso “Saneando Ideias”*, uma formação em educação ambiental para o saneamento básico, promovida pelo Projeto SOMOS Lagoa – UFSC para professores da Rede de Ensino de Florianópolis em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com o Instituto Çarakura. 💧🌿
*📍 Instituto Çarakura – Ratones, Florianópolis*
*🕗 Das 8h às 17h*
*🚌 Transporte gratuito saindo da UFSC às 8h*
*🥗 Almoço vegetariano incluso*
*📃 Certificado de participação*
*⚠️ Vagas limitadas!*
Mais informações e inscrições pelo formulário:
****** LINK NA BIO ******
👉 https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScnLcY6bHTjUQ6pyZXZpyak_gHp_PT92M8T4uE42lIFYZGFCA/viewform
Obs: As inscrições serão confirmadas por email conforme a ordem de inscrição no formulário até alcançarmos o número total de vagas da vivência.
Vamos explorar juntos práticas educativas e tecnologias de saneamento ecológico, conhecendo as dinâmicas e metodologias proposta de sequência pedagógica de educação ambiental para o saneamento e vivenciando dinâmicas participativas com muito aprendizado e integração! 🌍💬
📚 Realização: Projeto SOMOS Lagoa – UFSC
🤝 Parceria: Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e Instituto Çarakura
Te esperamos por lá! 💚
23/04/2025
CONVITE ESPECIAL!
Nossa primeira formação com os professores da Rede Municipal de Educação de Florianópolis!
*Saneando Ideias*, uma parceria da UFSC com a Secretaria Municipal de Educação sobre Saneamento Básico e Educação Ambiental.
Abordando a educação ambiental como tema transversal e o saneamento básico como tema gerador interdisciplinar, a formação é destinada a professores de todas as disciplinas.
O objetivo é promover o domínio de conteúdos pertinentes, relacionando-os com o contexto local, com as habilidades e atividades previstas na BNCC, e estimular o desenvolvimento de metodologias didáticas e pedagógicas, participativas e contextualizadas.
A formação é híbrida e terá vivência e encerramento no , com certificado de 14h pela UFSC e SME de Florianópolis.
As inscrições vão até a manhã do dia 28/04, através do link:
https://forms.gle/WC6K4y7ADooyas8R6
(Disponível também na bio)
22/04/2025
Hoje, 22 de abril, celebramos o Dia da Terra!
🌍✨
Essa data, comemorada há 55 anos, nos convida a refletir sobre o impacto das nossas ações no planeta e a importância de cuidarmos da nossa casa comum. Em 2025, o tema global é “Nosso Poder, Nosso Planeta”, destacando o papel de cada pessoa na construção de um futuro mais sustentável.
Neste ano, o foco está no incentivo ao uso de energias sustentáveis ⚡, uma das principais alternativas para frear a crise socioambiental e climática . O mundo caminha, cada vez mais, para uma transição energética que priorize fontes limpas e renováveis, como:
• ☀️ Solar
• 🌬️ Eólica
• 💧 Hidroelétrica (de pequeno porte e com baixo impacto)
• 🌱 Biomassa
• 🌋 Geotérmica
• 🌊 Energia das marés e ondas
Essas fontes produzem energia com baixo impacto ambiental, sem emitir gases do efeito estufa ou causar grandes danos à natureza. Ao adotá-las, contribuímos para a redução da poluição, o combate às mudanças climáticas e a promoção de um planeta mais justo e saudável para todos os seres vivos.
O poder está em nossas mãos. Vamos usá-lo com consciência. Vamos cuidar da Terra todos os dias.
✊🌎
14/04/2025
💧 Você já parou para pensar no caminho que a água percorre até chegar na sua casa?
Desde a captação até o tratamento na ETA (Estação de Tratamento de Água)?
Ao longo da história, as grandes civilizações sempre surgiram próximas a fontes de água. O abastecimento de água não só é vital, mas também está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento social e cultural das comunidades e ao desempenho da economia de modo geral.
Afinal, a água é essencial para tudo: beber, cozinhar, limpar, produzir...
Mas, mesmo com toda essa importância, ainda há muita perda de água no sistema de abastecimento.
Hoje, quase 40% da água tratada em Florianópolis se perde antes de chegar à to****ra e esse é um problema que afeta o Brasil inteiro.
Essas perdas acontecem por vazamentos invisíveis, redes antigas, ligações clandestinas e falhas na medição. Isso significa desperdício de um bem precioso e de dinheiro público.
Quando o transporte da água não é eficiente, todos nós saímos perdendo, inclusive o meio ambiente. Pois, como já vimos em outras postagens, essa água quase sempre é captada de alguma fonte natural (rios, lagoas, aquíferos).
E se pudéssemos evitar tudo isso com soluções simples, como manutenção, tecnologia e consciência coletiva?
🧐 Você sabia dessas perdas nos sistemas de abastecimento?
👉 Vem conferir o post e entender por que isso é um problema que impacta a todos nós!
02/04/2025
A água é a base da vida! 🌍💙
Ela está presente em tudo! Desde os ecossistemas naturais, seres vivos e processos biogeoquímicos e ecológicos, até na agricultura, na indústria e na nossa própria sobrevivência. 💦✨ Ou seja, a água é um bem comum com valor ecológico, social, cultural e econômico. Porém, o uso descontrolado, a poluição e a exploração sem limites desse bem precioso colocam em risco o equilíbrio do planeta e a saúde das comunidades humanas e de outros seres. 🚱⚠️
Para evitar e mitigar esses impactos, existem políticas ambientais e leis que garantem a gestão sustentável da água. 📜🌱 Na educação ambiental, acreditamos que um dos primeiros passos para protegermos nossos mananciais e corpos hídricos é conhecê-los! 🔍💧 Saber de onde vem a água que consumimos, qual é o rio e a bacia hidrográfica que garantem abastecimento público, irrigação e diversos outros usos para a comunidade, inclusive a contemplação e conservação.
Cuidar da água é conhecer os nossos rios e lagoas, mas também é reduzir a poluição, combater o desmatamento, restaurar matas ciliares e enfrentar os impactos das atividades humanas e das mudanças climáticas. 🌿🌊 A gestão hídrica é responsabilidade de todos! 🤝✨
💙💦
22/03/2025
🌍💧 As geleiras estão desaparecendo, e isso afeta todos nós! ❄️🐧
As geleiras armazenam 70% da água doce do planeta, regulam o clima e são o lar de diversas espécies, como ursos-polares, focas e pinguins. Mas, com o aumento da temperatura global, elas estão derretendo rapidamente, ameaçando a biodiversidade, o abastecimento de água e o equilíbrio do planeta. 😢🌊
🔥 Se as geleiras desaparecem, o impacto será global:
❄️ Animais perdem seus habitats.
💦 Milhões de pessoas enfrentam crises hídricas.
🌪️ Eventos climáticos extremos se tornam mais frequentes.
Mas ainda há tempo para agir! ⚡✨
✅ Reduza seu consumo de energia e água.
✅ Apoie políticas ambientais.
✅ Compartilhe essa mensagem para conscientizar mais pessoas!
📢 A preservação das geleiras é a preservação da vida! Junte-se a essa causa! 💙🌎❄️
🔄 Salve e compartilhe este post para espalhar essa mensagem! 🚀💧
27/02/2025
🌊 A Lagoa da Conceição está em risco! 🌊
Pesquisas da UFSC identificaram 35 contaminantes emergentes na água da Lagoa, incluindo antibióticos, cafeína e até co***na. A principal causa? O despejo de esgoto doméstico e o descarte inadequado de resíduos.
🚨 Algumas concentrações encontradas estão entre as mais altas do mundo! 🚨
É urgente agir para proteger esse ecossistema! Precisamos de:
✅ Tratamento adequado de efluentes;
✅ Monitoramento contínuo;
✅ Educação ambiental para todos!
A Lagoa é um patrimônio natural, e sua preservação depende de nós! 💚🌎
14/02/2025
🌊 Verão, praia e viroses? Você sabe qual a relação entre saneamento ambiental e saúde pública?
🔎 Durante a temporada de verão de 2024/2025, as praias de Santa Catarina e São Paulo foram afetadas por surtos de viroses. Essas infecções são causadas por micro-organismos patogênicos, como vírus, bactérias e parasitas presentes na água – e, no verão, o grande vilão costuma ser o despejo irregular de esgoto, que contamina rios e praias.
🏖️ Com a chegada de turistas, a população litorânea aumenta, sobrecarregando o sistema de saneamento e favorecendo a proliferação de patógenos. Em Florianópolis, por exemplo, grande parte da população ainda não tem acesso ao tratamento de esgoto. Agora, imagina essa estrutura sendo utilizada por milhares de visitantes? O resultado? Praias impróprias, água contaminada e aumento de doenças.
⚠️ Além do esgoto, outros fatores também contribuem para o problema:
✅ Despejo irregular e clandestino de esgoto
✅ Falta de coleta e descarte adequado do lixo
✅ Consumo de alimentos de procedência duvidosa
✅ Banho em locais impróprios
📢 O que podemos fazer?
✔️ Consultar a balneabilidade das praias – o IMA (Instituto do Meio Ambiente de SC) divulga relatórios atualizados!
✔️ Cobrar políticas públicas eficazes, como ampliação da rede de saneamento, fiscalização e sinalização adequada.
✔️ Denunciar despejo irregular de esgoto e incentivar o monitoramento da comunidade.
✔️ Apostar na conscientização ambiental – turistas e moradores precisam entender o impacto das suas ações.
💙 Cuidar das nossas águas é essencial para garantir que possamos curtir o verão sem preocupações. Afinal, o mar é de todos, e a nossa saúde também depende dele!
♻️ Compartilhe essa informação e ajude a manter nossas praias limpas e saudáveis! 🌍💦