09/04/2026
Certa vez, no plenário, o advogado que liderava a banca da defesa, começa a ironizar ao me ver ao lado do promotor, atuando como Assistente de Acusação:
"Saia daí Doutor. Advogado nasce para defender, não para acusar."
Sem que tivesse tempo para pensar, eu me surpreendi respondendo imediatamente:
"Sim Doutor. Hoje eu vim aqui para defender a vítima."
De lá para cá foram centenas de júris, e hoje eu compreendo o tamanho dessa fala. Foram inúmeras vezes na Assistência de Acusação. Mas sempre que ali estive, foi para defender as vítimas de covardias póstumas, vilipêndios morais, que muitos tolos ainda acham que é a melhor defesa para um acusado.
O Respeito à Vítima, não é só questão de direito. É de educação. É uma questão moral. O lampejo de humanidade que jamais podemos perder.
10/07/2024
11/04/2023
10/04/2023