A Escola de Música Suzuki oferece aulas de piano, violino, violoncelo pelo Método Suzuki e mais: violão, guitarra e bateria, para crianças e adultos.
MARIA ELENA WITHERS PESSOSA – PIANISTA E PROFESSORA
Pioneira no ensino do Método Suzuki para Piano no Brasil
Maria Elena Withers Pessoa, nasceu em Curitiba, PR. Iniciou seus estudos de piano aos 8 anos de idade com a professora Margarida Soleide. Cursou toda a grade curricular da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Após se formar no curso Superior em Música, Bacharelado em Pi
ano, tendo como professora a pianista Renée Devraine Frank na mesma universidade (EMBAP), no ano de 1962, fez o Curso de Virtuosidade Pianística e Pós Graduação na mesma instituição. Em 1963 foi laureada com a Medalha de Ouro da Escola de Música e Belas Artes do Paraná no Concurso de Pós Graduação do curso de piano perante banca examinadora nacional. Iniciou sua carreira como professora de piano em 1958 para alunos particulares. Também ministrou aulas de piano para o Ensino Médio e Ensino Superior na Faculdade de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) nos anos de 1980 à 1983. Possui Títulos Universitários como professora das cadeiras de Canto Coral e Som e Solfejo (Percepção Musical), também pela (EMBAP), nos anos de 1978 à 1983. Apresentou-se como pianista em diversos concertos em várias cidades do Paraná, como solista e pianista acompanhadora convidada nas décadas de 60 à 90. Além de pianista, Maria Elena atuou em outras áreas artísticas, como Diretora Artística, Regente e Curadora. Em 1965 fundou o Coral Municipal de Guarapuava e em 1969, recebeu Menção Honrosa conferida pela Prefeitura Municipal de Guarapuava quando da primeira apresentação do mesmo Coral. Atuou como diretora e regente do grupo que fez diversas apresentações e gravação de disco. Também em Guarapuava, fundou e dirigiu a Sociedade Artística de Guarapuava, na qual foi sua diretora durante 5 anos, promovendo a curadoria de diversos concertos na cidade. Possui certificados em diversos outros cursos que frequentou: Leitura a Primeira Vista, Transporte e Acompanhamento ao Piano (EMBAP); Análise Harmônica e Construção Musical (EMBAP); Harmonia Elementar, Análise de Contraponto e Noções de Instrumentação (EMBAP); Conjunto de Câmera, Pedagogia Musical, Contraponto e Fuga (EMBAP); Regência Coral (EMBAP); Curso Robert Pace de ensino de Piano para Principiantes (EMBAP); Curso Musicalidade e Pedagogia de Piano (Proª Maria Verhalem); Seminário de Atualização da Pedagogia da Técnica do Piano (EMBAP); Curso de Aperfeiçoamento Técnico do Piano (Profº Heitor Alimonda); Atualização Musical Brasileira e Ensino de Música no Brasil (Profº Ailton Escolar); Encontro Vocal (Maestro Von Kamehe); Atualização em Teoria Musical (Osvaldo Lacerda); Interpretação Pianística (Jacques Klein); entre outros. Em 1979 teve contato pela primeira vez com o Método Suzuki para violino com as professoras Ildegard Sobol Martins e Edna Savytski e, em 1982, fundou a Escola de Música Suzuki, a primeira no ensino do método Suzuki para piano no Brasil. Frequentou vários cursos de formação na Filosofia e Pedagogia no Método Suzuki para piano e outros instrumentos:
- 1981 – Curso com os Professores John Kendall (EUA) e Takeshi Kobayashi (Japão) em Curitiba – Aplicação da Filosofia de Método Suzuki.
- 1986 – Curso com Beverly Graham (Canadá) em Curitiba – Piano Suzuki.
– Professora atuante no Encontro Internacional Suzuki em Viamão (Porto Alegre – RS)
- 1989 – Orientadora ministrante no 2º Encontro Nacional de Professores Suzuki pela Associação Brasileiro de Professores Suzuki (ABRAPS) em Curitiba.
- 1990 – Curso de Aplicação do Método para Professores Suzuki com a professora Naomi Picotte (Japão) em Curitiba
- 1993 – Curso de Aplicação do Método para Professores Suzuki com a professora Nehama Patkin (Austrália) em Curitiba
- 1995 – Professora ministrante no Seminário Sul de Música e Primeira Semana da Música para Crianças em Curitiba
- 1996 – Professora ministrante de Piano Suzuki na XIV Oficina de Música de Curitiba
- 1997 – Curso de Metodologia no Método Suzuki na XV Oficina de Música de Curitiba. Formou vários outros professores para o ensino da metodologia Suzuki através de cursos gratuitos. Entre eles estão: Alba Maria Franco Becker, Maria Tereza Pinheiro Machado, Liliana Pessoa, Helena Isabel Pessoa Carollo, Cláudia Becker, Maria da Glória Tatit”, Maria Cecília Simões, Maria Inês Scavone de Mello Teixeira, Beatriz Pires Santana, Cecília Carollo Rebollo, Analaura de Souza Pinto, entre outros. Atualmente, Maria Elena está com 82 anos e continua dando aulas na Escola de Música Suzuki e passando seu conhecimento no Método Suzuki para alunos e professores interessados. SOBRE A ESCOLA DE MÚSICA SUZUKI
Criada em 1982 pela pianista e professora Maria Elena Withers Pessoa, a Escola de Música Suzuki é a primeira escola no Brasil a aplicar este método para piano. Desde a sua criação a quase 42 anos, mais de 800 alunos receberam aulas de piano, violino, violoncelo, flauta e violão pelo reconhecido Método da Educação do Talento. Alguns alunos de destaque tiveram formação na escola, como: Sérgio Justen de Oliveira, Osiel Fonseca de Souza, Beatriz Pires Santana, Bernardo Manita, John Theo, entre outros. A Escola de Música Suzuki também se destaca no cenário municipal pelas suas montagens de Musicais Temáticos que, além de envolverem todos os alunos matriculados no ano, de todos os níveis, convida ex alunos, os pais e familiares para atuarem junto de seus filhos, estreitando ainda mais os laços e valorizando o ensino artístico. Os Musicais tem uma produção artística muito elaborada com orquestra, coro, teatro, personagens, roteiros originais e autorais. Os arranjos instrumentais são especialmente elaborados para cada ocasião, respeitando os níveis de progresso instrumental, idades e fases do desenvolvimento de cada aluno. Já foram produzidos mais de 20 Musicais, sendo eles:
• 1984 – OS SALTIMBANCOS
• 1988 – A NOVIÇA REBELDE
• 1989 – O BOI E O B***O NO CAMINHO DE BELÉM (texto de: Maria Clara Machado)
• 1990 – BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES (Texto de: Helena Bel)
• 1992 - O SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO (texto: Helena Bel)
• 1993 – OS SALTIMBANCOS EM BUSCA DA CIDADE IDEAL
• 1994 – CINDERELA (Texto de: Helena Bel)
• 1995 – O QUEBRA-NOZES E MEU PAÍS
• 1996 – A ARCA DE NOÉ
• 1997 – O MUNDO DISNEY
• 1998 – NO CASTELO RÁ-TIM-BUM (Texto de: Helena Bel)
• 2000 – A TURMA DA MÔNICA
• 2002 – OS SALTIMBANCOS E SUAS ESTÓRIAS
• 2003 – A FLAUTA MÁGICA (Texto de: Elvira Drumond)
• 2005 – A CIGARRA E A FORMIGA (Texto de: Elvira Drumond)
• 2006 – O SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO (Texto de: Helena Bel)
• 2008 – O BOI E O B***O NO CAMINHO DE BELÉM (Texto de: Maria Clara Machado)
• 2010 – PETER PAN E JAMES GANCHO (Texto de: Helena Bel)
• 2013 – ONDE ESTÁ WALL-E? (Texto de: Helena Bel)
• 2015 – COM UM POUCO DE AÇÚCAR (Texto de: Helena Bel)
• 2017 - A FLAUTA MÁGICA (Texto de: Elvira Drumond)
• 2019 – VIVA, A FESTA CONTINUA (Texto de: Helena Bel)
• 2021 – OS SALTIMBANCOS VIRTUAL (Texto adaptado: Helena Bel)
• 2023 – O QUEBRA NOZES
A Escola de Música Suzuki prima pela qualidade do ensino musical, com respeito aos indivíduos e valorização das diferenças. Não há aprendizagem real sem amor. Não há desenvolvimento individual sem respeito mútuo. "A capacidade musical não é um talento inato, mas uma habilidade que pode ser desenvolvida. Qualquer criança que seja devidamente treinada pode desenvolver a capacidade musical, assim como todas as crianças desenvolvem a capacidade de falar sua língua materna. O potencial de cada criança é ilimitado." Shinichi Suzuki
SOBRE O MÉTODO
A nossa escola oferece o ensino de instrumentos musicais através do método Suzuki, cuja filosofia baseia-se na ideia de que QUALQUER criança, com treinamento adequado, pode desenvolver uma habilidade musical, assim como qualquer criança desenvolve a habilidade para falar sua língua materna. Se toda criança tem a capacidade de aprender e fazer uso da linguagem -- que, embora uma capacidade intrínseca ao ser humano, não deixa de ser uma capacidade cognitiva extremamente complexa -- por que não poderia também desenvolver habilidades cognitivas superiores, como a música, que também não deixa de ser intrínseca ao ser humano? A chave para o sucesso deste método reside, principalmente, em dois pontos:
1- Com este método, a criança aprende primeiro a prática do instrumento, para depois desenvolver a leitura de partituras, o que simula a aprendizagem da linguagem, cuja prática precede a leitura. Desta forma, a criança desenvolve sua percepção auditiva e sua intuição musical.
2- Como este método pressupõe que todo e qualquer indivíduo tem a capacidade de desenvolver uma habilidade musical que não se restringe apenas a pessoas talentosas e prodigiosas, o ritmo de desenvolvimento adequa-se às conquistas e limitações de cada indivíduo. Cada aluno se desenvolve em seu tempo, sem precipitações, sem cronogramas pré-estabelecidos e com muita paciência, o que é fundamental para o desenvolvimento da relação professor-aluno.
08/07/2025
Mais um belíssimo Mostra Quem Qeur aqui na Escola de Música Suzuki. Felicidade total emoldurada por um lindo dia de sol.
27/04/2025
1º Mostra Quem Quer de 2025. Dia lindo. Parabéns a todos os participantes. 🎶
11/04/2024
Roda de Choro com Joaquin Rebollo
18 de abril, às 19h Roda de Choro Músico convidado – Joaquin Rebollo GRATUITO Joaquin Rebollo foi aluno de violoncelo de Cipriano Pagani Tampieri e Maria Alice Brandão
07/04/2024
1º "Mostra Quem Quer" aqui na Escola de Música Suzuki. É hora de apresentar para o público o resultado de tanto esforço.
Manhã de muita alegria e música. 🤩
06/12/2023
Dia lindo com a apresentação dos temas consagrados da suíte Quebra Nozes de Tchaikovsky, no auditório do Teatro Cloris Casagrande Justen. (2 de dezembro de 2023)
29/05/2023
Manhã feliz com mais um Mostra Quem Quer na escola de Escola de Música Suzuki
27/05/2023
18/12/2022
Etapa superada, Eduardo Withers. Conclusão do 1º volume.
Parabéns a essa fera!
É um orgulho ser parte desse momento.
27/11/2022
Tarde especial de encerramento 2022. Sentimento de realização e muita felicidade. Parabéns a todos os participantes.
29/10/2022
Mais uma manhã de muita música e confraternização, com o talento dos alunos da EMS.
Parabéns a todos, foi lindo.