GAIA - Centro de Educação Infantil

GAIA - Centro de Educação Infantil

Compartilhar

Por uma infância de verdade. Estes, por sua vez, necessitam de aptidões subjetivas e técnicas para tal missão.

O trabalho realizado no Centro de Educação Infantil GAIA é baseado na tendência Sócio-Interacionista, que parte do princípio que a possibilidade de apropriação de conhecimentos se faz presente nas interações sociais, desde que a criança vem ao mundo. Também no que se refere a esta proposta, reconhecemos a Escola como o lugar social primordial da infância, pois é neste momento que ocorre o primeiro

10/04/2026

Escute o burburinho!
Vem aí nossa GAIARTE 2026!

*Entre rodas, histórias e memórias*

Nosso encontro está chegando!

Convidamos todas as famílias para mais um encontro da Gaiarte, nosso evento anual que transforma a escola em um espaço vivo de arte, cultura e encantamento.

Será uma manhă especial, repleta de contação de histórias, teatro música para toda a família.

Acreditamos que a arte e a cultura pecisam estar presentes no cotidiano desde a primeira infância, fortalecendo vínculos e valorizando, especialmente, a cultura local.

A Gaiarte é um evento aberto a todos os familiares e convidados da nossa comunidade escolar.

Contamos com a presença de vocês para vivermos juntos esse momento tão especial!
CONVIDADOS CONFIRMADOS

Maísa Cardoso. É graduada e doutora em letras. Faz pesquisas na área de estudos linguísticos, especificamente, linguística aplicada. Escritora do livro "A fábula da formiga Bernadete". .escrita

Álvaro Posselt, escritor curitibano, tem diversos livros publicados, sua escrita é voltada ao Haicai.

Rogério Bealpino, curitibano, formado em Licenciatura em Desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Arte-educador, atuou com mediação em mais de 45 exposições de arte nacionais e internacionais.


Mariana Schroeder, formada em agroecologia, especialista em cultivo das espécies alimentares e plantas medicinais. Ligada a artes, educação ambiental e produção de tintas naturais.


Rafael Avancini, graduado em Letras, especialista em Literatura Brasileira e Mestre em Estudos Literários, ator, produtor cultural e, contador de histórias, fazendo parte da cia tricantumconto.

Sábado dia 11/04 10h às 12h.

27/02/2026

E o que um bebê faz na escola?








07/02/2026

Acolher é uma Aposta no Laço
Abrimos as portas e o começo chegou com a intensidade das novidades.
Quem por aqui chega neste tempo de começos encontra em nós a palavra Acolhimento.
Esta palavra, que tem origem no Latim ACOLLIGERE, aponta para sentidos como levar em
consideração, receber, reunir e juntar. Podemos dizer que “Acolher” para nós é algo que
remete ao encontro onde o respeito e a empatia estão presentes.
O tempo do acolhimento é uma aposta no laço que promove o encontro, a confiança e os
começos que estão ali, acontecendo.
Quem chega pela primeira vez, encontra um lugar feito de pessoas que estão prontas para
lidar, com toda delicadeza, com a fragilidade que existe quando nasce o laço, ali, no comecinho
de tudo, para crianças e famílias.
Dar a mão, dar o tempo, o olhar e a palavra, dar o espaço e a espera. Quando a reciprocidade
do sorriso ou do aceno é o suficiente para tudo acontecer naquele dia e pronto. Até amanhã.
Dia após dia, um passinho no olhar, no aceitar o colo, a mão ou uma proposta. A coragem de
todos nós em escolher a vida e crescer, a gente, juntos. Acolher é uma aposta também na vida.
O primeiro tempo vai passar, mas quantos primeiros tempos ainda haverão? E, nessa beleza,
quem for testemunha é privilégio, quem for parceiro é amigo, quem está ali com braços e
abraços, pronto para ir junto, rir e seguir, quem é para ir junto é quem acreditou na vida e sim,
cresceu junto.
Desejamos as boas-vindas a todos e todas, crianças e famílias, os que já caminham com a gente
ou os que chegam agora e nos dão as mãos, pois sim, somos todos escola, somos laços e faz
parte deste encontro a reciprocidade. Vamos juntos, com palavras e gestos gentis, que é assim
que começa a vida, é assim que a aprendizagem começa.





Photos from GAIA - Centro de Educação Infantil's post 18/11/2025

Vivenciar a cultura brasileira e de outros povos por meio de diferentes instrumentos musicais é uma forma rica e concreta de entrar em contato com a arte da música, que alcança todas as idades como nossa lingua universal.
Ao explorar os variados instrumentos, não estão apenas fazendo sons, estão descobrindo histórias, tradições e modos de expressão do Brasil e do mundo.
O violão, berimbau de boca, pandeiro, reco-reco, cavaquinho, sanfona, cajon, triângulo, flauta doce, pífano e derbake foram alguns dos instrumentos apresentados, explorados e apreciados pelas crianças na Gaia nesse ano. Acompanhados dos professores de música, mas não só tocados por eles: educadoras, bebês e crianças, compuseram cotidianamente melodias, se apresentaram aos instrumentos, os reconheceram e vivenciaram experiências que marcam o ritmo dos dias.
Para nós, a música precisa estar na escola como uma vivência ampla e possível à todos.



Photos from GAIA - Centro de Educação Infantil's post 18/11/2025

Antes de tudo, a gente aprende a cuidar.
O olhar atento, o gesto concentrado e esforçado compõem as ações que exercitam o ato de cuidar. Um movimento de resposta, ação ativa fundamental para este tempo: cuidar como sou cuidado.

Plantar as mudas de alface, faz parte deste movimento.
Abrir o o sulco na terra, a seriedade do gesto. Depois a rega, a percepção do crescimento e a noção de espera até um novo tempo: colher.
Retirar da terra, sentir a textura, a força, a potência da vida. Perceber a planta como alimento, uma outra perspectiva. Por fim, compartilhar com a família e experimentar junto o gosto do plantar regar e colher.

Uma experiência vivida pelas crianças do berçário II e pela gentil e atenta professora Ge .

Photos from GAIA - Centro de Educação Infantil's post 17/11/2025

"A experiência de luz e sombra foi um espaço explorado ao longo do ano. Nesta experiência com imagens de céu em diferentes nuances de azul, junto com o grafismo e a tinta, Luisa ficou encantada, observando a sombra refletida na parede e comentando que estava no céu, voando. Aos poucos, começou a se sentar e explorar a tinta, pintando enquanto narrava o que via e sentia. Seu corpo acompanhava os movimentos das nuvens, dançando conforme os traços surgiam no papel, percebendo a própria sombra e a relação entre corpo, espaço e pintura. Assim, Luisa transformou a vivência em uma experiência sensorial completa, integrando percepção, expressão, imaginação e movimento corporal."

Fragmento de um registro individual.
Nesta semana começamos as reuniões com os pais, para conversarmos sobre os processos que cada criança vivenciou neste segundo semestre.
Um momento de partilha!








Photos from GAIA - Centro de Educação Infantil's post 16/11/2025

Uma mesma proposta, tantas descobertas.

O céu visitou o infantil I

"Hoje estive ali, preparando pela segunda vez pela manhã, pela terceira vez à tarde.
O material era o mesmo, a intenção também.
Mas cada montagem trazia outra paisagem ao olhar.
Pequenas mudanças se revelavam, como acontece com as crianças.
É bonito perceber o que reverbera do que já foi vivido.
Reconhecer em cada gesto uma ação singular.
Na repetição do contexto, com o mesmo material, é o subjetivo que aparece:
os sentidos, as sensações, as descobertas.
Algumas crianças se inclinam sobre a tinta, como quem mergulha num mar de cor.
Outras descobrem a própria sombra e transformam o chão em céu.
Há mãos que ensaiam pássaros, há olhos que inventam narrativas.
E há vozes que nomeiam a boniteza do instante.
Enquanto escrevo, penso no quanto é precioso estar com as crianças.
Observar, sentir, preparar o espaço.
Reconhecer a importância desse tempo de exploração e vida.
Na sala vermelha, o mundo parecia suspenso.
Luz e sombra teciam o ambiente, o som calmo conduzia os passos, as nuvens nos envolviam.
E quando as crianças diziam:
“eu estou no céu, eu estou no céu”,
eu também me sentia lá".

Relato da professora Isabella.
A importância da presença verdadeira, planejamento, escolha dos materiais, do preparo do espaço e principalmente do olhar sensível para a experiência.

A repetição mostra sempre um inédito.








Photos from GAIA - Centro de Educação Infantil's post 14/11/2025

No dia 12 de novembro, o MEC comemora o Dia do Diretor Escolar.
A Escola Gaia é idealizada e dirigida por Suzy Fortis Rengel, uma mulher que, desde muito cedo se dedica à Educação e se pergunta sobre esta prática. 
Fez um caminho bonito de estudos, acreditando, desde o início na potência das gentilezas, na vida, na beleza das histórias construídas, nos laços e na coletividade.
Defensora da infância, transmite seu desejo pela cultura, pelo conhecimento e pelos estudos a todos de forma inspiradora.
É ela quem sustenta um ideal de escola, promovendo uma ética de respeito pela infância, pelas diferenças e pela vida.
Suzy, aproveitamos essa data para te agradecer e te parabenizar.
Admiramos sua trajetória, sua história e sua pessoa!
Que possamos seguir juntas, contribuindo para um mundo onde a beleza e a gentileza sejam marcas em todos os caminhos.

Mesmo sendo um pequeno simbolismo a marca desta data, consideramos importante lembrar a sua dedicação e entusiasmo nos encontros com as infâncias.

Sim, por você a Gaia se sustenta no desejo de ser "por uma infância de verdade".
Com carinho,

Equipe Gaia.

13/11/2025

Quem divide os dias com um bebê ou com crianças bem pequenas, sabe que a boca é o portal por onde elas conhecem o mundo. Através dela, os objetos são descobertos, reconhecidos e percebidos. Há a expressão, o choro, o riso, o grito, as palavras. Ela alimenta e também se transforma com a chegada dos dentes. Aos poucos, a descoberta da gengiva, da língua, da voz, da garganta. A boca é, para o bebê, seu meio de estar no mundo e de conhecê-lo. Para os adultos que cuidam, a exploração da boca, pelo bebê, pode trazer angústia e preocupação.

Acompanhando os bebês e as famílias nesses percursos, nos últimos meses decidimos mudar o olhar. Sim, tudo vai para a boca. Mas, o que sai dela? Como os bebês se apropriam da boca que tem?

Esse vídeo, é um recorte dessa investigação cotidiana que busca trazer visibilidade para tudo que a boca é: experiência, descoberta e expressão.

Photos from GAIA - Centro de Educação Infantil's post 12/11/2025

Inspirados no livro: “Monstros Urbanos” de Renata Bueno, as crianças, com a intenção de criar, imaginar e desenvolver a linguagem, embarcaram em uma exploração pelos espaços da escola em que poderiam encontrar monstros. Mas, vocês já viram algum monstro?
As crianças perceberam que sim: os da fantasia!
Eles surgiram em lugares mais inusitados, que as crianças fotografaram.
Assim, trazendo lá da imaginação para o traço, desenharam os monstros que encontraram pelo caminho.




Quer que seu escola/colégio seja a primeira Escola/colégio em Curitiba?

Clique aqui para requerer seu anúncio patrocinado.

Localização

Categoria

Entre em contato com a escola/colégio

Endereço


Rua João Caetano, 828
Curitiba, PR
80730-360

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 07:00 - 19:00
Terça-feira 07:00 - 19:00
Quarta-feira 07:00 - 19:00
Quinta-feira 07:00 - 19:00
Sexta-feira 07:00 - 19:00