Feliz Natal, minha galera.
Prof. Guto Verçosa
Quer aprender Física de uma forma diferente e nunca mais ser surpreendido nos vestibulares? Então
Guto Verçosa é professor de Física há 12 anos e atua em instituições públicas e privadas de ensino médio e ensino superior. Especialista na preparação de concursos e vestibulares, tem contribuído de forma significativa na relação ensino-aprendizagem da Física, bem como no planejamento e estratégias de estudos.
Ué
Elazinha em nossos corações...
📚 “Nos perderemos entre monstros da nossa própria criação.”
Um pai agride, uma filha mente… e a escola sangra.
O que estamos ensinando aos nossos filhos?
40 anos de idade.
20 anos de sala de aula.
Duas décadas acreditando que educação muda destinos.
Tudo o que conquistei — pessoal, profissional e financeiramente — veio da mesma fonte:
a sala de aula.
🎓 Marca aqui um professor que merece ser lembrado hoje.
Onde estou no magistério?
20/05/2025
Dizem que físico de verdade é o bacharel. Pode até ser. Mas o caminho que trilhei – da pesquisa no laboratório, dos congressos, do mestrado, com os professores que tive – me garante não o título, mas a certeza de que andei pelo caminho certo. Sou licenciado com orgulho – daqueles que aprenderam, nem sempre pelo caminho mais reto, mas sempre com o coração na sala de aula.
A verdade é que minha trajetória nunca foi guiada por fórmulas prontas. Outrora, achei que estudar educação era menos importante. Só que o tempo e a vida dão voltas, e não abri mão porque, no fundo, sempre soube o quanto era necessário.
Foi assim que a Física me abriu portas de um mundo totalmente desconhecido. Portas de uma UENF que se tornou casa, de mestres que viraram amigos, de ritos que se tornaram minha história.
Hoje, carrego o peso do papel que me diz “mestre” – mas, não é isso que importa. São 20 anos tentando passar adiante o que eu aprendi a quem se dispõe.
O futuro segue incógnito, indefinido, impossível de calcular com precisão. Já o passado? Ah, esse eu avalio, reviso, corrijo, tento ajustar… Mas não posso voltar. O que me resta, então, é agir agora, fazer o presente ser tão bem vivido de modo que o futuro precise de menos correções – e quando a minha história for um bom legado, seja lembrado por quem vier disposto a ir além.
Feliz Dia do Físico pra todo mundo que compartilha essa linda ciência comigo! Dos que me inspiraram aos que ainda irão inspirar e dividi-la.
Se não é fácil, que pelo menos seja significativo. E que cada um de nós nunca abra mão de ensinar, aprender e inspirar.
Prof. Guto Verçosa
16/04/2025
É, depois de um tempo usando o chat gpt, ele perguntou-me se eu gostaria que descrevesse meu perfil mediante ao que eu escrevo e o utilizo.
Quem me conhece sabe o quanto tenho estudado nos últimos tempos sobre as IA`s e o quanto sou adepto da tecnologia na educação. Entretanto, me vejo num universo imenso e cheio de possibilidades. Mas, isso não é novidade!!!
Em tempos de distanciamento social e minimização das relações sociais, os julgamentos e preconceitos ganham espaço e se tornam, relativamente , ainda mais levianos e sem fundamento. Assim como a IA vai lhe dar informações erradas se não for devidamente abastecida e direcionada, da mesma maneira as pessoas têm feito: falando qualquer besteira por falta de embasamento e critérios, ainda que eles sejam de vasto acesso.
Infelizmente li que o brasileiro gosta de escrever e falar sobre qualquer assunto, mesmo não gostando e não sabendo ler quase nada. Não sei se é uma condição apenas do povo fake tupiniquim, mas o pior é que isso tem ditado relações pessoais, comerciais e profissionais.
O pior é que a gente sempre ouve sobre o medo da tecnologia substituir o ser humano. Mas, no frigir dos ovos me pegou pensando... Tem cada ser humano se fazendo tão desprezível e inútil que nem precisava ser substituído, mas já que tem alguém que pensa, opera, descreve, estuda, fala, escuta... Trocar deixa de ser solução pra ser alívio.
Tmjuntão
Esse texto não tem IA...kkkkk
15/04/2025
Fala, galera! Passando para compartilhar alegria em dose dupla. Primeiro a celebração é pelos 100k inscritos no .livre dos meus irmãos .mauricioquitete e ...
Que alegria, meus amigos. Muito feliz por saber o quanto trabalharam para chegar aqui.
Também agradeço o convite num momento tão especial de vcs, para estar no podcast... Que papo maneiro.
Tmjuntão sempre
06/03/2025
Cansaço...
Estou cansado de dizer que estou cansado, devido à coisas desnecessárias que de nada servem, a não ser me cansar.
O Guto que mais odeio é o reclamão. Fato! É o mais difícil de me desvencilhar, principalmente quando tenho que vencer a teimosia, a descrença, a pequenez e atitudes que sempre me consomem sem trazer qualquer benefício! Além de trazer uma enorme a vontade de me isolar só para não ter com quem reclamar e mostrar minha faceta mais chata.
Logo, pensei no lobo... Lobo solitário. Pois é! Pesquisando, descobri que nem mesmo os que levam o rótulo de viajarem ou caçarem só são assim por todo tempo. Na maior parte do tempo realizam as mesmas atividades que fazem só , junto de sua alcatéia.
Não adianta! Pra quem tem a mente fechada, pra quem não reconhece o outro e sua dignidade, pra quem diminui os feitos alheios, a sua retirada ou não , não fará a menor diferença, mas para vc... Ah... Para o lobo... A "voltinha" supostamente solitária é, sem dúvidas, a chance de evitar um desgaste, um cansaço desnecessário e sem benefícios.
Sigamos!
16/02/2025
Mais um memorável show do e muito temos a nós alegrar.
Primeiro show das meninas, primeiro show com Tutu.
Crianças ouvindo e gostando da boa música
Nossa banda favorita
Uma de nossas canções
Nossos 40 junto com o
Mas também, queria registrar a admiração que tenho pela banda por detrás do palco. Já fomos em seus shows nos mais variados lugares e por diversas vezes e a interação com o público nos bastidores é ainda mais incrível do que no palco. Sempre recebendo bem o público com sorriso no rosto apesar do cansaço. Sem deixar ninguém para trás. Isso é incrível. Vida longa ao e ao
Enquanto isso tem gente se achando muito artista e mal interage.
Viva o biquíni 40 anos
07/01/2025
Éhhh, meu irmão ...
Tenha a certeza que é assim que todos que tiveram a honra de compartilhar um pouco de vida contigo te olham e vão lembrar de vc... Admirados com sua capacidade de reinventar, recriar, encantar e lutar. Vc sempre foi e sempre será um dos maiores exemplos da minha vida.
Nos conhecemos pela UENF, é claro! Mas, nosso convívio veio no PVS CEDERJ e posteriormente no Estágio Supervisionado da UNIVERSIDADE. Daí, veio a mais linda e inovadora parceria, me tirando de qualquer conforto no FOCO. Estava em todas, sempre disposto a criar algo novo. Após sua formatura, ingressou nas principais escolas da cidade e no mestrado no IFF.
Cheguei a ouvir que eu estava dando muito espaço a ele e que logo ele pegaria meu lugar... Se fosse, não seria injusto, pois cresceu e se tornou melhor que eu, embora não se trata-se de substituição, mas sim de crescer juntos. Como evoluí com vc cara, na moral.
Felipe foi aluno da professora mais incrível da UENF e com um carisma bem similar. Estudioso e extremamente inteligente passou nos concursos que fez, trabalhando na no
Felipe se casou com uma guerreira, parceira incrível , tive a honra de ser padrinho e Tutu (sempre apaixonado por Tio Felipe) pagem. Juntos receberam de Deus a mais incrível memória de um casal, a princesa Helena.
Ao longo de sua extensiva jornada de trabalho, um primeiro tumor apareceu em seu braço depois de tanto tratar uma possível tendinite e similares... A partir daí fora uma longa jornada com alguns outros em diversas regiões do corpo. Há alguns anos, nosso nobre guerreiro já vivia com apenas um de seus pulmões e esse veio a falhar em sua última batalha, contaminadissimo por um fungo há alguns meses.
Posso fazer conta errada, mas há mais de 5 anos deram 1 mês de vida e o cara seguiu.
Aprovado no foi residir em Montanha-ES sendo posteriormente transferido para Presidente Kennedy. Por onde foi fez amigos, lutou pela educação, pela qualidade do ensino público e ensinou a todos o verdadeiro sabor da vida.
Afinal como vc sempre dizia... Não conto quantos dias ainda tenho. Mas sim, agradeço por mais um dia vivido.
Amo vc, meu irmão.
Clique aqui para requerer seu anúncio patrocinado.
Localização
Categoria
Entre em contato com a escola/colégio
Telefone
Endereço
Campos Dos Goytacazes, RJ