Já que não podemos mais mostrar foto de antes e depois, não podemos falar de saúde, de método, vender Desafios ou e-book. O negócio agora é falar de amor... eu começo!!
Chega de Moleza
Contact information, map and directions, contact form, opening hours, services, ratings, photos, videos and announcements from Chega de Moleza, Tutor/Teacher, Campo Grande, .
Missão: Reconstruir a saúde pela base nutricional com ciência, funcionalidade e propósito
Visão: Ser referência em nutrição estrutural, unindo ciência e prática cotidiana
Valores: Ciência verdadeira, responsabilidade, base antes da estética e constância
O sebo bovino tem uma composição muito parecida com os lipídios naturais da nossa pele. Por isso ele hidrata de verdade, protege e não agride como muitos óleos industrializados.
Além disso, é fonte de vitaminas A, D, E e K, que ajudam na regeneração da pele, melhoram a elasticidade e fortalecem a barreira natural, evitando ressecamento e irritações.
E não para por aí. Na cozinha, ele é extremamente estável. Tem um ponto de fumaça alto, então aguenta altas temperaturas sem oxidar com facilidade. Na prática, isso signif**a menos formação de compostos prejudiciais e mais segurança no preparo dos alimentos.
É simples, ancestral e funciona.
Nesse vídeo te mostro como derreter. No próximo, vou te ensinar a clarif**ar. E a clarif**ação remove impurezas, resíduos e a água que f**am no sebo. O resultado é uma gordura mais limpa, com sabor mais suave e cheiro bem mais neutro.
Além disso, aumenta a durabilidade, melhora a estabilidade no fogo e deixa muito mais versátil para usar no dia a dia. Depois de clarif**ado, ele se transforma no que muita gente conhece como tallow.
Não esqueça de curtir esse vídeo e ativar as notif**ações para não perder a segunda etapa.
Como eu faço caldo de ossos base neutra?
Começo escolhendo bem os ossos. Pode ser qualquer um, até aqueles que normalmente seriam descartados, mas eu prefiro usar o fêmur.
Sempre sigo a proporção de 1kg de ossos para 1 litro de água. Na minha panela elétrica de 6 litros, uso 2,5kg de ossos com 2,5 litros de água. Se for uma panela de pressão menor, de 4,5 litros, uso cerca de 1,7kg de ossos com 1,7 litro de água. Sempre respeitando o limite de segurança da panela.
Primeiro lavo muito bem os ossos. Depois jogo uma água quente por cima, deixo alguns minutos e descarto essa água.
Em seguida, coloco os ossos com água em temperatura ambiente na panela, acrescento 1 colher de sopa de vinagre para cada quilo de ossos e deixo de molho por 2 horas. Essa água vai junto para o cozimento.
Na panela elétrica, programo 99 minutos e faço 6 ciclos, somando cerca de 10 horas. Quando uso pés de frango, esse tempo cai pela metade. Não abro a panela durante o processo, porque ela não perde v***r.
Depois que termina, desligo, espero esfriar e coo usando peneira de metal. Repito esse processo umas 3 vezes para deixar o caldo bem limpo. Descarto todo o sólido.
Levo para gelar e, depois de frio, retiro toda a gordura da superfície. Porciono e armazeno. Na geladeira dura até 5 dias e no freezer até 6 meses.
Se eu for usar panela de pressão convencional, prefiro fazer com pés de frango. Nesse caso, deixo cozinhar por cerca de 4 horas em fogo baixo, repondo a água a cada hora.
Se for na panela comum, sem pressão, bom deixar em fogo baixo ou fogão à lenha por 12 a 48 horas, sempre repondo água quando necessário, e finalizando do mesmo jeito.
Dúvidas? Deixe nos comentários.
Tô boazinha hoje e deixei algumas dicas para o seu caldo de ossos perfeito. E antes que me peça a receita, tem várias delas aqui no meu Instagram.
Quer aprender a usar o caldo base neutra depois de pronto? Eu preparei um material exclusivo com 100 receitas doces, salgadas e inúmeras sobremesas pra você nunca enjoar de ser saudável.
Comente RECEITA e receba o link
Você pode não está errando no jejum, mas está errando na hora de comer. Jejuar não é pular refeição, não é viver de café e comer qualquer coisa depois. Não é falar: hoje eu não vou jantar, ou, vou pular o café da manhã. NÃO!!
Jejum é estratégia. É organizar quando você come…mas principalmente o que você come. Desde 2020 eu repito a mesma frase: mais importante que fazer jejum é saber comer.
Seu corpo precisa de proteínas, de gordura de qualidade e nutrientes. Sem isso, a conta chega: Unhas fracas, cabelos caindo, imunidade baixa, um cansaço que não passa e uma flacidez que só piora.
E aí o erro clássico: 'o jejum não funciona pra mim', funciona sim, mas jejum não sustenta o corpo sozinho, quem sustenta é a alimentação. E tem um detalhe ainda mais perigoso: na cetose, a fome diminui e você come menos…sem perceber.
Na realidade você não está emagrecendo, está apodrecendo e começa a achar que está tudo certo, mas não está, principalmente em jejuns avançados, onde f**a ainda mais fácil faltar nutrientes. Não é sobre comer menos, é sobre comer certo.
Se você quer emagrecer sem se destruir no processo, precisa aprender a se nutrir dentro do jejum. Comenta JANELA e eu te envio um material para fazer isso sem flacidez.
Eu amo correr e faço das meias de compressão minha melhor companhia.
As meias de compressão ajudam a reduzir dor, inchaço e até a tendência a hematomas nas pernas. Isso acontece porque a compressão melhora o retorno venoso e linfático, diminuindo a sensação de peso que muitas mulheres com lipedema sentem durante o exercício.
Quando a compressão é usada junto com exercícios físicos, os resultados costumam ser melhores. Muitas pessoas relatam menos desconforto, mais energia e maior facilidade para continuar treinando.
Outro ponto interessante é que quem usa compressão tende a manter ou até reduzir a circunferência das pernas ao longo do tempo. Já quem não usa pode perceber aumento progressivo do volume.
E tem mais. Estudos mostram que a meia de compressão não aumenta a temperatura da pele durante o exercício, ou seja, é segura para correr.
O detalhe importante é escolher a compressão correta. A mais indicada é a graduada, que faz mais pressão no tornozelo e vai diminuindo em direção à coxa.
Se você tem lipedema e corre, vale a pena testar. Às vezes um detalhe simples muda completamente a forma como suas pernas respondem ao treino.
O Sinal de Stemmer é um teste simples usado na avaliação das pernas e dos pés.
Ele é feito tentando pinçar a pele na base do segundo dedo do pé.
Se a pele levanta facilmente, o sinal é negativo.
Se a pele não consegue ser pinçada, o sinal é considerado positivo.
No Lipedema, esse sinal normalmente é negativo, porque apesar do aumento de gordura nas pernas, os pés costumam ser preservados.
Já em pessoas com Obesidade, o sinal pode aparecer positivo, pois o acúmulo de gordura também pode atingir os pés e deixar a pele mais espessa, dificultando o pinçamento.
Agora faz o teste em você. Olha seus pés com atenção, tenta pinçar a pele e me conta aqui nos comentários: você conseguiu levantar a pele ou não?
Você tem vergonha de algumas partes do seu corpo?
Eu sou aquela que nunca tirou a canga na praia. Cintura fina, barriga zerada…mas as coxas nunca estiveram prontas para o verão. Por mais que eu treinasse, elas simplesmente não respondiam aos estímulos como eu gostaria.
Na aula de antropometria, na faculdade, eu não entendia por que tinha dobras cutâneas tão diferentes entre membros inferiores e superiores, como mostro na foto com a presilha azul só pra você ter uma noção.
Sempre disse que meu “defeito” eram os 50cm das coxas até os joelhos. Descobrir que existe o Lipedema foi libertador. Saber que minhas pernas inchavam muito depois dos treinos de musculação e das corridas me fez entender que certos esforços eram grandes demais para mim.
E aquela sucessão de manchas roxas e marcas de roupa? Você também passa por isso? Eu fui assim a vida toda e ainda sou. As marcas da costura da roupa não aparecem só no fim do dia. Em poucas horas já estão ali, bem marcadas.
As manchas roxas então…surgem do nada. Sem bater a perna, sem encostar em nada. Todo dia é uma nova mancha. A fragilidade capilar é impressionante. Se eu coçar a pele, parece até que levei uma surra.
Hoje entendo muitas coisas: Sempre fui aquela que detesta massagem, liberação miofascial e drenagem. Nunca suportei a dor. Antes eu não entendia o motivo. Agora sei que não é frescura. É fragilidade.
Se você olha para o seu corpo e sente que existe uma grande desproporção…Se acha que suas coxas ou panturrilhas são pesadas ou grandes demais para você…Se sente que uma parte do seu corpo parece não pertencer a você, talvez seja a hora de procurar um especialista para avaliação.