03/06/2021
Segunda Circular - VIII RAMS - RAMS - UFMS
Transcorrido parte de nosso cronograma, apresentamos a Segunda Circular da VIII Reunião de Antropologia de Mato Grosso do Sul para informar sobre a abertura das inscrições para submissão de resumos nos Grupos de Trabalho e das inscrições para Minicursos. Segunda Circular – VIII RAMS
05/10/2020
Bom dia, divulgando o convite de evento dessa semana:
O Laboratório de Antropologia Visual Alma do Brasil (UFMS) vem convidá-las (os) para o nosso terceiro encontro do semestre. Neste será exibido o curta metragem “Questão de Honra” da diretora e roteirista Carol Araújo (MS-SP) seguido de debate com a responsável pela produção do documentário.
"Questão de Honra" (2016) conta a história de antigos funcionários de salas de cinema de Campo Grande (MS) que, desde a década de 1970, produzem filmes de forma independente. Todos os filmes feitos com recursos próprios, a colaboração e participação de amigos e familiares. Em vez da necessidade, a potência da criação e o desejo de fazer filmes. O documentário mostra as cenas de seus filmes, as motivações, as técnicas e as histórias destes realizadores que sempre produziram às margens, trazendo à luz espaços e representações da cultura rural e urbana periférica do oeste brasileiro.”
O encontro acontece nesta quarta-feira (07/10) às 14:30 pelo horário do MS. Como subsídio para o debate usaremos o texto escrito por Carol para a conclusão da Especialização em Gestão Cultural da Universidade de Girona, Depto. Observatório Itaú Cultural: “Identidade regional: construção e usos do discurso oficial e a paisagem cultural sul mato-grossense”.
Para quem quiser conhecer o trabalho da Carol o link para o curta "Corpo Manifesto" : https://www.youtube.com/watch?v=rJiihbGXg6A&feature=youtu.be
Link para a reunião: meet.google.com/xaz-shsd-kpk
24/09/2020
Encontro do Laboratório de Antropologia Visual Alma do Brasil- UFMS hoje, às 14:30. Com um tema muito pertinente para o momento histórico que estamos vivendo. Compareçam!
O Laboratório de Antropologia Visual vem convidá-las (os) para nosso segundo encontro do semestre, que acontecerá no dia 24 de setembro . Estamos discutindo produções realizadas no estado do Mato Grosso do Sul, porém este encontro será subsidiado pelo documentário “Habita-me se em ti transito” do Laboratório de Antropologia Visual da Universidade Federal de Juiz de Fora.
"Habita-me se em ti transito" é um documentário em formato digital com aproximadamente 22 minutos. O filme apresenta 10 entrevistados em situação de rua em Juiz de Fora -- MG, em 2013: Marcos; Wallace; Luzia; William; Bianca; Mirian; Jonathan; Renato; Emerson; Fabiano; João. As falas abordam a sobrevivência nos espaços urbanos, a relação dos entrevistados com o entorno (os passantes, os comerciantes, os moradores próximos), o vício do álcool e do crack, a prostituição e a vulnerabilidade desta parcela marginalizada da população.”
Convidamos Vladimir Eiji Kureda, mestre em antropologia social pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul para debater conosco. Vladimir em seus trabalhos discute e analisa o prédio do antigo Terminal Rodoviário de Campo Grande e mergulha na perspectiva que os sujeitos em situação de rua se relacionam com o local, suas cosmovisões e com a comunidade do entorno da região da antiga rodoviária, com o título da dissertação “Estar em situação de rua na “cracolândia campograndense”: relações ético-morais nas imediações da antiga rodoviária de Campo Grande-MS.” (2019).
Link do documentário: https://www.youtube.com/watch?v=bxrMKh1AZNU
Link da Reunião: meet.google.com/wjr-qphk-bmp
Será disponibilizado certificado de participação.
27/06/2020
Foram homologadas as 5 Chapas para concorrer a gestão de 2020-2024 para o cargo da reitoria, confira os seguintes links para detalhes sobre propostas:
Chapa 1: Cultura, Ciência e Consciência
Elizabeth Maria Azevedo Bilange (Reitora)
Lucilene Machado Garcia Arf (Vice-Reitora)
https://www.facebook.com/ufms.culturaconsciencia/
Chapa 2: Todos Somos + UFMS
Marcelo Augusto Santos Turine (Reitor)
Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo (Vice-Reitora)
https://www.facebook.com/todossomosmaisufms/
Chapa 3: UFMS + Vozes
Lincoln Carlos Silva de Oliveira (Reitor)
José Antonio Menoni (Vice-Reitor)
https://www.facebook.com/ufmsmaisvozes/
Chapa 4: UFMS Para Tod@s
Augustin Malzac (Reitor)
Marta Rios Alves Nunes da Costa (Vice-Reitora)
https://www.facebook.com/Ufmsparatodos-114384810316049/
Chapa 5: Eficiência e Inovação
Lidia Maria Lopes Rodrigues Ribas (Reitora)
Gunter Hans Filho (Vice-Reitor)
https://www.facebook.com/CHAPA-5-UFMS-Efici%C3%AAncia-e-Inova%C3%A7%C3%A3o-106995144398978/
08/03/2020
‼️ ELEIÇÕES CACISO 2020‼️
SAVE THE DATE
📍Periodo de inscrições de chapa: de 04 a 18 de Março
📍Período de Campanha: de 19 a 1° de Abril
📌Eleição dia 02 de Abril
💥💥💥💥💥
Monte sua Chapa e participe, incrições no Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdeWB29c0xeuERB053bw6p8YI7vu9x3qFGxGqPvCploEZBjJQ/viewform?usp=pp_url
✨Em caso de Dúvida contate a comissão eleitoral:
🧚🏻♀️Nina +5566996770077
👨🏻🎤 Haricson +5567992655445
🦸🏽♀️Reri +5567984315727
🧝🏻♀️Ingryd +556792958821
Ps. As chapas inscritas serão apresentadas, junto à suas propostas em Assembleia no dia 19/03.
21/02/2020
Na primeira segunda-feira de março, teremos uma assembleia geral.
20/02/2020
A luta é coletiva, por esse motivo compareçam!
17/02/2020
É amanhã galera, vamos juntos!
23/10/2019
Encontro de Ciências Sociais do Mato Grosso do Sul do dia 04 a 08 de novembro
A Faculdade Federal do Mato Grosso do Sul sediará o evento Ciências Sociais e Resistências no Contexto Atual, promovido pelo V Encontro Estadual de Ciências Sociais, em conjunto com a XI Semana de Ciências Sociais da UFMS e III Ciclo de Debates (De)marcando Diferenças, durante o dia 04 a 08 de novembro.
Promoverá discussões sobre a conjuntura atual no Brasil e qual o lugar das Ciências Sociais neste momento, com o objetivo de trazer reflexões teóricas, metodológicas e empíricas na perspectiva de "resistências" para que pesquisadores da área exercite suas noções críticas sobre a atualidade.
No projeto, será promovido a realização de palestras, oficinas, minicursos, mesas redondas e grupos de trabalho (GT) com o intuito de possibilitar a interação acadêmica entres discentes, docentes e comunidade externa.
Algumas informações gerais (mais detalhes no site):
Até o dia 31 de outubro ainda aceitaremos propostas de apresentação oral, e após o recebimento delas será organizado os GT's
Até o dia 31 de outubro ainda receberemos propostas de minicurso e no dia 01 de novembro será aberta as inscrições.
Já está aberta as inscrições para participação como ouvintes.
Segue o link para maiores informações e inscrições: https://www.even3.com.br/encontrocisoms2019/
01/10/2019
Bom dia, iniciamos HOJE a segunda etapa da autoavaliação 2019.
De 01 de outubro até o dia 30/10 os estudantes terão a oportunidade de avaliar disciplina/desempenho docente e o desempenho discente.
👏🏼👏🏼💪🏼💪🏼
Contamos com os alunos no curso de Ciências Sociais!