04/07/2025
Convidamos com prazer a comunidade da UFMS e a comunidade externa para uma sessão de cinedebate do curta "Ferro's Bar", produzido pelo coletivo Cine Sapatão!
A sessão será realizada dia 7 de julho às 17:30 e contará com a participação do GENPSI, do CAJOR e da convidada especial Isadora Tiemi! O local de exibição será o Auditório Marçal de Souza Tupã, localizado dentro da UFMS, perto do corredor central.
O curta conta a história do levante do Ferro's Bar, um marco na história lé***ca brasileira como a primeira manifestação protagonizada por lé***cas contra a discriminação, segundo o Memorial da Resistência de São Paulo. É conhecido como o Stonewall brasileiro. Esperamos poder debater com mulheres lé***cas e bissexuais, assim como com outras pessoas LGBTQIAPN+ e aliades, acerca da história brasileira da comunidade.
A sessão vai contar também com a exibição de uma peça de arte de Ian Maria, uma colagem que homenageia o levante do Ferro's Bar e a memória de Rosely Roth.
As inscrições estão disponíveis pelo link na bio.
24/06/2025
Convidamos com prazer a comunidade da UFMS e a comunidade externa para uma sessão de cinedebate do curta "Ferro's Bar", produzido pelo coletivo Cine Sapatão!
A sessão será realizada dia 7 de julho às 17:30 e contará com a participação do GENPSI, do CAJOR e da convidada especial Isadora Tiemi! O local de exibição será o Auditório Marçal de Souza Tupã, localizado dentro da UFMS, perto do corredor central.
O curta conta a história do levante do Ferro's Bar, um marco na história lé***ca brasileira como a primeira manifestação protagonizada por lé***cas contra a discriminação, segundo o Memorial da Resistência de São Paulo. É conhecido como o Stonewall brasileiro. Esperamos poder debater com mulheres lé***cas e bissexuais, assim como com outras pessoas LGBTQIAPN+ e aliades, acerca da história brasileira da comunidade.
As inscrições estão disponíveis pelo código QR nas imagens ou pelo link na bio.
13/03/2025
V Ciclo de Debates (De)marcando Diferenças- governamentalidades e resistências em um mundo pós-pandêmico
O Ciclo de Debates (De)marcando Diferenças teve sua primeira edição no ano 2017, surgiu do desdobramento de atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelo Núcleo de Estudos Néstor Perlongher (NENP) e pelo Impróprias – Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças, bem como nas tessituras que nessa edição se solidificam com o Diverso: Pesquisações sobre resistências sociais (UFGD/CNPq). Nessas diferentes atividades, houve parcerias com pesquisadoras e pesquisadores de diferentes faculdades e campi da UFMS, bem como de diferentes universidades do Estado e do país. Depois de mais três edições com grande repercussão, inclusive a de 2021, que ocorreu de modo on-line, o V Ciclo de Debates (De)marcando Diferenças acontecerá em abril de 2025, e de modo presencial. Com financiamento do Edital PAE FUNDECT 2023.
V Ciclo de Debates (De)marcando Diferenças mantém os interesses originais para a sua realização de ser um espaço de fortalecimento de vínculos e trocas de conhecimento entre diferentes pesquisadoras e pesquisadores vinculados a diversas pós-graduações de Mato Grosso do Sul e do Brasil, o evento será internacional com a presença de professores de Portugal, Moçambique, Colômbia, Bolívia, México e Brasil. Haverá conferências e mesas redondas que discutirão governamentalidades e resistências em um mundo pós-pandêmicos.
Nessa quinta edição o objetivo é contribuir para a consolidação do conhecimento acadêmico e internacionalização nas áreas de gênero, sexualidade e diferenças em Mato Grosso do Sul, através da realização do VI Ciclo de Debates (De)marcando Diferenças. E ainda marcar os 10 anos do Núcleo de Estudos Néstor Perlongher.
O Genpsi sempre teve o privilégio de ser parceiro e participante dos eventos e nesta edição, tão significativa, não deixaria de participar.
Para participar o link está na Bio- gratuito.
Acompanhe que nos próximos dias, vamos divulgar as atividades, bem como nossas convidadas, convidades e convidados!
Data: 7 a 11 de abril de 2025
Horário: 19h
Onde: UFMS, Campo Grande, Auditório 1 Multiuso Complexo Multiuso
01/05/2024
Entendemos que o termo universidade não se trata apenas de um lugar, mas sim de um universo de possibilidades, visões, experiências, capacidades e anseios. Entendemos ainda um PROGRAMA DE GESTÃO para nossa UFMS deve ser construído efetivamente por toda a comunidade envolvendo os representantes dos três segmentos: estudantes, técnico-administrativos e professores, diferentemente do que tem sido promovido nos últimos anos com regramentos e estruturas que inibem cada vez mais a universalidade do pensamento e das ações. O conhecimento buscado pela ciência tem nesta universalidade seu principal palco, com a crítica, a ousadia, a diversidade de pensamento, e o debate público como ingredientes indispensáveis do fazer ciência. Nossa experiência mostra que tem se tornado cada vez mais raro em nossa instituição estes espaços. A convivência coletiva tem dado espaço a ações atomizadas e decisões centralizadoras que inibem o livre pensar, levando a uma corrosão das estruturas administrativas e acadêmicas. Se faz necessário e urgente recuperar nossa capacidade de discutir e dialogar com um programa que reflita as demandas e anseios de nossa comunidade e nos dê condições plenas de rompermos dogmas e de estarmos sempre na fronteira do futuro.
A democracia participativa como um modelo de exercício de gestão acadêmica nunca nos foi tão caro quanto hoje, a participação ativa na tomada das decisões políticoacadêmicas, será implantada como uma de nossas intenções mais relevantes. É mister a discussão de nosso estatuto, nossos regimentos e normas baseados neste princípio. Essa forma de gestão necessita de novos componentes que apresentaremos por meio deste documento. Nosso mandato será pautado pelo interesse público e ações transparentes buscando sempre a eficiência e o serviço público de excelência, regido por leis e normas de interesse público e coletivo, por meio da descentralização profunda de decisões, fortalecendo e empoderando os conselhos e colegiados da universidade, por meio dos quais se promove uma permanente escuta da comunidade.
(Plano de Gestão - Chapa 03)
04/12/2023
Nossa reunião de hoje discutirá o texto: Nossos feminismos revisitados de Luiza Bairros!
Será a partir das 17h30 no Prédio do programa do Mestrado em Psicologia.
Aguardamos vocês!!
02/12/2023
Nossa última reunião de estudo do ano acontecerá na próxima segunda dia 04 de Dezembro.
O texto discutido será: Nossos Feminismos Revisitados, de Luiza Bairros.
A reunião acontece a partir das 17h30 no prédio do Programa de Pós-Graduação em Psicologia UFMS.
Dia 04/Dezembro/2023
Aguardamos vocês!!
17/11/2023
Na próxima segunda feira dia 20, faremos o estudo coletivo do texto:
“Uma ruptura epistemológica com o feminismo ocidental” de Julieta Paredes Carvajal.
A reunião de estudo se inicia às 17h30, no prédio do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMS.
Aguardamos vocês!
30/10/2023
Na reunião de hoje, iremos estudar o texto: “A pesquisadora encarnada: uma trajetória decolonial na construção do saber científico blasfemado” de Suely Aldir Messeder!!
O encontro acontecerá às 17h30 no prédio do Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFMS.
Aguardamos vocês!!
20/10/2023
Nossas reuniões de estudo retornam dia 30 de Outubro!
Para finalizar o ano do grupo de pesquisa, teremos 04 reuniões de estudo e uma reunião final de confraternização!!
Os textos a serem discutidos estão no card!!
Para a participação na reunião é importante a leitura e reflexão prévia dos textos!! Todes estão convidados!!
Aguardamos vocês
Dia 30/10 - a partir das 17h30 -
Prédio do Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFMS
02/10/2023
Olá pessoal!
Nossa próxima e última aula do minicurso acontece na próxima quinta feira, dia 05/10 a partir das 17h30 no prédio do Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Curso de Mestrado!
Nossas ministrantes serão as Profa Dra Zaira de Andrade Lopes e a Psicóloga Gabriela Lopes Aquino
Aguardamos vocês!
20/09/2023
Nossa próxima acontece amanhã à partir das 17h30 no Prédio do Mestrado em Psicologia UFMS, com a presença das ministrantes: Profa Dra Marianny Alves e Psic. Keila de Oliveira
Quinta feira dia 21/09/2023
Aguardamos vocês!!
12/09/2023
A nossa próxima aula será dia 14/09 (quinta feira) a partir das 17h30 teremos a presença da Profª Me Sandra Regina Monteiro Salles!!!
Contamos com a participação de todes!!