30/08/2025
Acervo Maria da Glória Sá Rosa
Divulgação das atividades do Acervo Bibliográfico e Memorial da Profa.
Maria da Glória Sá Rosa, situado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.
30/08/2025
30/07/2025
"A arte de Jonir faz parte de um mural de narrativas nas quais se podem ler espaços da crônica da vida sul-matogrossense" (Maria da Glória Sá Rosa)
Homenagem do Acervo Maria da Glória Sá Rosa ao artista plástico Jonir Figueiredo, que nos deixou em 26/07/2025.
Jonir esteve presente à inauguração do Acervo em 2019, e relembrou as visitas à Profa. Glorinha em seus últimos dias. Segundo ele, o Acervo dá continuidade à trajetória de Maria da Glória Sá Rosa em Mato Grosso do Sul.
https://www.campograndenews.com.br/lado-b/comportamento-23-08-2011-08/poucos-sabiam-que-jonir-carregava-um-santo-no-nome-e-no-coracao
29/07/2025
Há 9 anos, Glorinha nos deixava. A memória de sua história de vida, contada em livros, diários, fotografias, objetos, dentre muitos outros "lugares", permanece viva no Acervo Maria da Glória Sá Rosa.
www.acervomariadagloria.com.br
https://www.gentenossams.com.br/Pages/glorinha.html
03/06/2025
Pierre Nora, historiador francês, autor da grandiosa obra "Les lieux de mémoire", nos deixou neste 2 de junho.
Grande referência para os historiadores e outros estudiosos das ciências sociais.
No Acervo Maria da Glória Sá Rosa reverenciamos frequentemente seus escritos sobre a importância dos lugares de memória.
Morreu Pierre Nora, historiador de Les Lieux de Mémoire e intelectual da França livre Autor de Fazer História, com Jacques Le Goff, e co-fundador da revista Le Débat, foi um dos grandes intelectuais públicos franceses. O conceito de lugar da memória pertence-lhe.
24/04/2025
O Cine MIS, da Fundação de Cultura, homenageia o cineasta, roteirista, dramaturgo e jornalista Cândido Alberto da Fonseca, falecido nesta quarta-feira.
Cândido é autor da obra “Projeto Universidade 81: Festivais de Música em Mato Grosso do Sul”, escrita em parceria com Maria da Glória Sá Rosa e Paulo Simões. Publicada em 1981 e reeditada em 2012 pela Editora UFMS, a obra narra as histórias e memórias dos festivais promovidos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com destaque para o Festival Prata da Casa, que consagrou nomes como Almir Sater, Celito Espíndola, Guilherme Rondon, Lenilde Ramos, entre outros.
Idealizado por Cândido Alberto da Fonseca e articulado por Maria da Glória Sá Rosa, o projeto “Prata da Casa” foi desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em 1979, apenas alguns anos após a fundação dessa instituição. A convite de José Octávio Guizzo, Cândido Alberto da Fonseca se transferiu do Rio de Janeiro para Campo Grande para trabalhar neste projeto.
https://www.campograndenews.com.br/lado-b/artes-23-08-2011-08/morre-candido-alberto-da-fonseca-cineasta-que-documentou-a-cultura-de-ms
29/03/2025
No dia 27 de março, o Acervo Maria da Glória participou da culminância da primeira edição do projeto "Protagonistas do MS - Edição Glorinhas - Programa de prevenção à violência contra e meninas e mulheres do MS", idealizado pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul.
A primeira edição teve como inspiração a Profa. Glorinha, cuja trajetória de vida e realizações servem de exemplo para o desenvolvimento da temática do programa, a prevenção à violência contra meninas e mulheres, por meio de sensibilização e produção de obras artísticas por alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Maria Lúcia Passarelli, sob direção da Profa. Leonor Trava Munhoz e coordenação local do professor, arte-educador e artista visual Apres Gomes Neto Apres Gomes. As obras foram expostas ao público.
O evento reuniu a comunidade escolar e autoridades, no período vespertino, em torno de uma mesa de abertura, com as falas do Promotor do MP, Dr. Renzo Siufi, da Profa. Vanesss Arlésia de Souza Ferretti (Curso de Letras UEMS), da Profa. Aline Saddi Chaves (Acervo Maria da Glória Sá Rosa/UEMS) e da Diretora da Escola, Profa. Leonor Trava Munhoz Leonor Trava.
O evento também contou com a participação do grupo de dança Sapicuá, com direção da Profa. Rosana Baptistella, da UEMS.
O projeto foi idealizado pela jornalista Cecília Paiva, da Ouvidoria do Ministério Público de MS, com apoio da equipe do MP, assessora Natália Alves Von Groll.
Em sua fala, a Profa. Aline destacou a influência de mulheres na vida de Maria da Glória Sá Rosa, e finalizou com este trecho da crônica "Mulheres que marcaram meu viver", que joga luz e esperança na vida de meninas e meninos, por meio da arte:
“Amei, casei, tive filhos e netos. Alguns me deixaram, mas não me sinto sozinha. Hoje, ao fitar o espelho, transparência feita de luz, em que se concentra minha vida, sinto que cumpri meus prazos. Encontrei na arte a razão de vencer os lamentos que o passado teimava em fazer ressurgir. Afinal, como diz meu mestre Machado, a vida é uma ópera que é preciso executar até o fim. Sem medo e com aplausos”.
Com seu seu espírito visionário, Glorinha continua a inspirar vidas. 👏👏👏
16/03/2025
Exposição sobre o intelectual Alfredo Bosi, professor da USP, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.
Iniciativas como a do Acervo Maria da Glória Sá Rosa, de resgate da memória, pois, como dizia Pierre Nora:
"Os lugares de memória nascem e vivem do sentimento que não há memória espontânea, que é preciso criar arquivos, que é preciso manter aniversários, organizar celebrações, pronunciar elogios fúnebres, notariar atas, porque essas operações não são naturais." (NORA, 1993, p. 13)
14/03/2025
Encontros do Acervo Maria da Glória Sá Rosa
Muitas ideias de pesquisas e projetos em 2025.
12/03/2025
Projeto "Glorinhas", parceria entre Ministério Público de MS e Acervo Maria da Glória Sá Rosa, para conscientização sobre como prevenir a violência contras as mulheres
Matéria publicada no jornal O Progresso
"O canal de atendimento Ouvidoria das Mulheres do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) lançou o "Protagonistas do MS: programa de prevenção à violência contra meninas e mulheres do MS".
A primeira edição do projeto-piloto foi denominada "Glorinhas" e está sendo implementada durante este mês na Escola Municipal Professora Maria Lúcia Passarelli, na capital.
Inspirado no legado cultural da professora Maria da Glória Sá Rosa, o projeto foca em disciplinas de arte-educação, abordando o tema "Glorinhas protegidas e bem informadas" para alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental".
Para ler a matéria completa:
"Protagonistas do MS" promove conscientização sobre como prevenir a violência contra as mulheres O canal de atendimento Ouvidoria das Mulheres do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) lançou o "Protagonistas do MS: programa de prevenção à violência contra...
Trabalhos acadêmicos desenvolvidos no Acervo MGSR em 2024
Trabalho de Conclusão de Curso
Curso de Letras, Bacharelado, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
Título: Dialogismo intergenérico nas narrativas de vida de Maria da Glória Sá Rosa
Autora: Dilcilene de Souza Cabral
Orientadora: Profa Dra. Aline Saddi Chaves (UEMS)
Banca Examinadora: Profa. Dra. Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS) | Profa. Dra. Camila Fernandes da Silva (UEMS)
Data da Defesa: 27/11/2024
Link: em breve
Trabalho de Conclusão de Curso
Curso de Letras, Bacharelado, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
Título: Discurso, memória e identidade de Mato Grosso do Sul nos escritos de Maria da Glória Sá Rosa
Autora: Mariana Freitas Cisneiros
Orientadora: Profa Dra. Aline Saddi Chaves (UEMS)
Banca Examinadora: Profa. Dra. Rosana Cristina Zanelatto Santos (UFMS) | Prof. Dr. Neurivaldo Campos Pedroso Junior (UEMS)
Data da Defesa: 19/11/2024
Link: em breve
Clique aqui para requerer seu anúncio patrocinado.
Localização
Categoria
Entre em contato com a escola/colégio
Endereço
Avenida Dom Antonio Barbosa, 4. 155 Bloco F, Sala S09
Campo Grande, MS
79115898