17/09/2020
Acredito que a vida das crianças e seus entes, dos trabalhadores e trabalhadoras devem ser preservadas. Trouxe aqui alguns dos meus argumentos.
➡️De acordo com o epidemiologista Jarbas B. da Silva, diretor assistente da Organização Pan Americana de Saúde , a flexibilização das medidas de isolamento só devem acontecer quando o número de contágios estiver próximo de zero.
➡️ Não é possível garantir o distanciamento seguro, principalmente da Educação Infantil.
➡️ O transporte de muitos estudantes e profissionais da educação os expõe ao contágio da Covid 19, principalmente pelas suas condições (superlotação).
➡️Muitas instalações escolares não reúnem condições essências, para higienização adequada dos ambientes, de forma a resguardar a segurança de profissionais e estudantes.
➡️ É urgente a criação de políticas públicas de combate às desigualdades sociais, bem como melhorias na saúde pública e educação.
✅ A escola deve se constituir como um dos instrumentos de defesa da VIDA! A retomada das aulas presenciais só é possível mediante as medidas onde realmente não haja riscos de contaminação. Seguimos lutando!
Acredito que a vida das crianças e seus entes, dos trabalhadores e trabalhadoras devem ser preservadas. Trouxe aqui alguns dos meus argumentos.
➡️De acordo com o epidemiologista Jarbas B. da Silva, diretor assistente da Organização Pan Americana de Saúde , a flexibilização das medidas de isolamento só devem acontecer quando o número de contágios estiver próximo de zero.
.
➡️ Não é possível garantir o distanciamento seguro, principalmente da Educação Infantil.
➡️ O transporte de muitos estudantes e profissionais da educação os expõe ao contágio da Covid 19, principalmente pelas suas condições (superlotação).
➡️Muitas instalações escolares não reúnem condições essências, para higienização adequada dos ambientes, de forma a resguardar a segurança de profissionais e estudantes.
➡️ É urgente a criação de políticas públicas de combate às desigualdades sociais, bem como melhorias na saúde pública e educação.
✅ A escola deve se constituir como um dos instrumentos de defesa da VIDA! A retomada das aulas presenciais só é possível mediante as medidas onde realmente não haja riscos de contaminação. Seguimos lutando!
29/05/2020
Você sabia que estamos na semana do brincar? E dia 28 de maio é dia mundial do brincar, mas o que é? E o que significa?
O foco é lembrar os adultos sobre a necessidade de preservação e o respeito do tempo das crianças brincarem. Cada vez mais vemos famílias que, por não poderem ter um tempo de qualidade com seus filhos, compram vídeos, jogos eletrônicos entre outras coisas e passam menos tempo ao lado deles.
Chamamos de tempo de qualidade aquele que os adultos passam com as crianças, quando eles estão presentes com atenção e com amorosidade. Trata-se da presença atenta à intermediação, quando necessária, quando solicitada. Nada mais.
Neste contexto, ressaltamos também os cuidados que os adultos precisam ter com os excessos de zelo, interferindo constantemente nas brincadeiras das crianças, sem respeitá-las. Cada brincadeira tem um momento e cada criança tem um tempo interno que a conecta à brincadeira.
Quando adultos cometem interferências constantes, tentando ensinar as crianças a brincar corretamente, eles podem estar anulando outras possibilidades de construções internas que ocorrem naquele momento.
Cuidados como estes e outros, como respeitar os momentos das brincadeiras livres, onde podem correr e se movimentar, fazem parte da necessidade das crianças para que possam desenvolver-se plenamente, de forma sadia, física e emocionalmente. 🧡
Para que isso seja respeitado, é preciso que a sociedade atual tenha consciência e se preocupe em ter espaços públicos adequados e seguros para tornar viável esta necessidade vital do ser humano.
O Brincar é um direito político, é um caminho de transformação social que tem como missão honrar o direito de ser criança.🎈
Fonte:
22/05/2020
Hoje é dia do abraço!!!
Embora o isolamento nos impeça de abraçar muita gente que gostaríamos, podemos mandar um recado de carinho e apoio aos nossos afetos, podemos também abraçar uma causa, uma ação importante. Também tem o auto abraço, aquele autocuidado e carinho que precisamos.
Deixo aqui meu forte abraço à vocês, e meu desejo de solidariedade e união para passarmos juntos por essa fase difícil!
Marque aqui 👇🏾@ de quem você quer abraçar quando a pandemia passar 🤗
* 📸.8
19/05/2020
18 de Maio é dia Nacional de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.
Fique atento, denuncie .org
15/05/2020
Estamos constantemente evitando um olhar mais sincero sobre nós, evitamos falar sobre vulnerabilidade, medo, frustrações e imperfeições, assim deixamos um recado (não verbal) para as crianças do nosso convívio, um recado que diz esconda sua imperfeição!
Ao falarmos sobre a nossa vulnerabilidade, nos tornamos mais humanos aos nossos olhos(aceitação) e aos olhos das crianças. Ao fugir das nossas emoções " complicadas" também nos fechamos para a criatividade e aceitação, e então como pedir pra criança aceitar e superar seus medos, se nós não fazemos o mesmo por nós?!? Somos responsáveis por apresentar o mundo aos pequenos, que essa fase de isolamento nos sirva para acolhermos a nossa imperfeição, construir, ensinar e aprender com as crianças sobre a coragem de ser vunerável.
Vamos juntos? 🍀
06/05/2020
Sobre o Enem 2020! Sou profissional da educação e não posso compactuar com essa decisão de manter a data do Enem, os jovens brasileiros não tem as mesmas oportunidades, o ensino remoto não chega para todos com as mesma facilidade. É imoral e injusto manter a data do Enem, diante de uma pandemia as injustiças socias ficam mais evidentes, manter a data serve aos que tem melhores condições e não tiveram o ensino tão prejudicado.
Pelo adiamento do Enem !!!!
06/05/2020
Estamos no meio de uma pandemia e nesse cenário difícil tentamos lidar com a sensação do futuro desfeito, planos adiados, um novo "normal", com notícias tristes e intermináveis, notícias que sufocam o nosso momento presente e bloqueiam nossa visão de futuro.
Não quero romantizar essa época, não seria justo comigo, com a sociedade que quero construir, mas com esses dias longos de isolamento todos buscamos de alguma forma sermos melhores na dor.
É tempo de olhar para sentimentos antes ignorados, tempo de acolher os sentimentos das crianças e os nossos. É fato também que ninguém estava preparado para educação domiciliar, as escolas não são mágicas, os pais não são professores é um processo desafiador para todos, então meu post/ desabafo é por uma vida mais honesta, mais humana. Vamos juntos?
Não estamos trabalhando de casa e ponto, estamos trabalhando de casa em decorrência de uma pandemia, e isso não precisa ser uma competição de produtividade ou uma em da mãe ou professora do ano.
Não há de demorar o dia que notícias tristes serão esparsar, que o presente seja mais leve e que o futuro nos sorria de volta, até lá que façamos nossa parte, sejamos mais humanos e honestos. Fique em casa se puder!
Mariana Lúcio Psicopedagoga
24/04/2020
Em tempos de quarentena e com a realidade de ter os filhos em casa, nunca foi tão importante ver os filhos conseguindo brincar sozinhos, não é verdade? Você sabia que brincar sozinho é super importante para o desenvolvimento das crianças? Pode não parecer, mas elas aprendem muitas coisas quando isso acontece.
⠀
Nós explicamos direitinho cada um dos benefícios de brincar sozinho no vídeo que publicamos hoje no nosso canal do Youtube. O link para assistir está na descrição da página (é só clicar no Linktr.ee que tem lá). ⠀
Esse vídeo é o primeiro de uma série de conteúdos que vamos publicar aqui no Instagram e no Youtube, a convite da e da , para dar dicas práticas de como ensinar seus filhos a brincar sozinhos.
Repost
()
• • •
Assiste lá porque ele vai te ajudar. E aproveite e comenta aí: seus filhos conseguem brincar sozinhos? (indique a idade da criança no seu comentário).
⠀
⠀
⠀
⠀