17/11/2020
Quando não souber para onde ir, vá a pé.
..pq se for com uma Ferrari, rapidamente chegará ao precipício .
Amanhã completa 1 ano que voltei do intercâmbio.
Neste momento em 2019, estava eufórico p reviver tudo aquilo que eu achava que gostava. Também sabia, mais ou menos, como seria retornar p casa.
Achava que sabia...
No entato, a sacada da vida, é saber viver quando a caminhada se torna difícil e lenta pela falta de visão e/ou multi opções de direção.
Assim tem sido a minha retrospectiva do pós Europa. Não tem sido fácil engolir o "vá a pé" quando se tem uma cavalaria aqui dentro tentando avançar desenfreadamente.
Importante se faz lembrar da extraordinariedade de 2020, que comprova que por mais que achamos que sabemos alguma coisa do amanhã, na verdade não sabemos. Desse ano, prova-se que a vida é uma maratona. Nem sempre os mais velozes ganharão a corrida, mas sim os que resistirem as subidas e descidas do trajeto.
Cada pessoa tem lutado contra gigantes únicos e a meta é vencer a guerra, por mais que algumas batalhas sejam perdidas.
E nesse pensamento, de consistência e não de debandadas, convido vc a refletir se a velocidade que tu andas faz jus a direção que percorres.
20/08/2020
📍 PRAGA
Antes de chegar na capital Tcheca, fui avisado que a cidade possuía uma energia incrível, e uma das primeiras sensações ao estar lá foi sentir essa tal atmosfera.
Todos que visitam Praga relatam a ótima gastronomia, cervejas, pratos salgados e doces, inúmeros pontos turísticos, bares espalhados por toda a parte e uma arquitetura que relembra os tempos medievais.
Lembro de ter ficado 3 dias por lá e se pudesse teria ficado mais. Visitei o Castelo de Praga, o Metronomo, a Torre Petrin, Torre da Pólvora, o Relógio Astronômico, a Catedral de St Vittus e diversos outros locais; provei o Goulash (carne c/ molho tradicional), o strudel e os magníficos Trdlo (cones). Rola uns bares noturnos do tipo "luz vermelha" que soa bem bacanas tbm, rs.
A moeda do país é a Coroa Tcheca. 1 Euro valia cerca de 26 Coroas Tchecas. O custo de hospedagem, alimentação e atrações são bem acessíveis.
Assim como outras cidades do leste europeu, um dos meios de transportes mais eficientes p se chegar lá são os ônibus interurbanos (Flixbus e cia). Passagens baratas e ótimos veículos.
A cidade preserva fortes características de tempos antigos e como todo bom destino turístico estava bem cheia de turistas (parte ruim, rs).
Sem dúvida alguma, Praga está no top 10 das melhores cidades que conheci.
🇨🇿❤️
14/08/2020
O que vc faria pelo resto da sua vida sem ser remunerado?
Ouvi essa frase/pergunta de uma psicóloga e ela ecoou em minha mente, e causou um silêncio por um instante.
Aos amigos mais próximos, sempre falo q existem dois grandes dilemas que ainda não resolvi, um deles é a definição profissional (entenda como a principal e maior fonte de renda).
Vivemos numa época em que nunca a sociedade foi tão bombardeada com tantas fórmulas de sucesso. Graduação x e y, pois garante altos salários; a manada em busca de um concurso; infinitos cursos sobre venda e ser o seu próprio patrão; e por último esta loucura de q tudo é investir no mercado financeiro (dezenas de fundos, fórmulas p day trade e por aí vai...)
Uma forte marca nesta sociedade de ter que definir logo a sua carreira e ser especialista em algo, e não contemplar várias áreas laborais, vem lá da revolução industrial, quando uma cartilha de modelo de profissional e de conquistas pessoais foi criada. Desde então, a gente não pode mais dominar vários assuntos por superficialidade, em prol de um afunilamento de horizonte.
Retomando a pergunta inicial, este texto não tem o propósito de apresentar a fórmula perfeita p a vida material, pois uma vez que eu ainda não tenha me decidido sobre, mantenho a minha visão do horizonte mais ampla possível.
No entato, acredito que uma estratégia p acertar a resposta da referida indagação é identificar a minha missão de vida. Estar alinhado com o meu propósito é ter a certeza de que os frutos financeiros chegarão, assim como a realização pessoal do próprio feito, de acordo com as competências comportamentais e técnicas aplicadas ao processo.
Convido vc a refletir sobre a sua atual ocupação ligada ao seu propósito. Responda para si mesmo de forma a considerar metas de curto, médio e longo prazo.
21/05/2020
O homem é aquilo que ele quer ser.
E uma das coisas que sou é empreendedor.
Escrevo este texto 6 meses após terminar uma das maiores empreitadas da minha vida: ter ido morar fora e viver tudo que estava ao meu alcance.
Na vida, carrego uma frase: "desfrute da jornada pq o destino é uma miragem." Fui aquilo que quis ser, ou na verdade, eu externei um dom - pus em prática o que era um sonho.
Empreendedorismo é uma estrada. Dom é o que vc nasce com. E viagem é um percurso que vai fazer com que vc atinja o destino (objetivos). Daí todo o resultado depende da qualidade da sua viagem, e é claro que se vc não se mexer, nada vai acontecer.
Infelizmente, desde cedo, as pessoas são treinadas para agir de acordo com o senso comum. São estimuladas a buscar a segurança e não a liberdade. O medo de arriscar é tão grande que os sonhos se tornam medíocres e a única rota é a estrada q segue a boiada.
Acredito que o meu intercâmbio fez mt bem p mim e, além disso, teve grande relevância p mt gente que precisa ver p crer. Fico feliz por incontáveis feedbacks que tive e ainda pelos mts q terei ao longa da jornada, pois um dos meus objetivos de vida é ser fora da média e influenciar pessoas.
Tenho alguns nortes que servem como direção :
❌ Há vida, há jeito.
❌ Tempo é vc quem cria.
❌ Nunca pare de plantar.
❌ Se vc não gritar pelo q é seu, ngm vai te dar.
❌ No fundo, é sempre vc e Deus (se vc não acredita nEle, é vc mais sozinho ainda).
🌐💡
01/05/2020
💥💣
Como falei na LIVE ontem, lancei uma promoção do livro "Essa Tal Felicidade", que fui coautor.
Comprando 1 livro o segundo sai de graça 💢
🔥 2 exemplares pelo preço de 1 (R$50,00) .
Aproveite para presentear sua mãe, esposa, filha ou qualquer outra pessoa querida! 🎁
Os livros vão autografados e com dedicatória.
Envio para outras cidades e estados 🚚