16/11/2021
Mauri Gaspar
Psicólogo, Professor, Conferencista e Consultor Empresarial, Católico Mariano, Pai, Ciclista e Skatista.
16/11/2021
18/04/2021
Muito feliz por mais esse estimulante momento Acadêmico.
25/02/2021
Fiz uma nova postagem no meu Blog, dissertando sobre Saúde Mental, Covid-19 e o Jogo de Poder Entre as Nações diante do cenário de Pandemia Mundial.
Acessem através deste link:
A Saúde Mental, Políticas Públicas, Covid-19 e sua Complexidade de Resolução no Dia a Dia entre às Nações. A saúde mental é vista como algo que pode e deve esperar dentro das urgências de políticas púbicas de saúde no Brasil e em muitos ...
17/02/2021
Olá! Convidamos a todas e todos para a Roda de conversa: "O ensino universitário em tempos de pandemia na Amazônia: novos desafios."
Na oportunidade, teremos, conosco, o professor, Mauri Gaspar. O evento ocorrerá no próximo dia 18/02 às 16:00h pela plataforma Google Meet e é inteiramente gratuito e com certificação.
As inscrições serão feitas a partir do link abaixo. O link de acesso à sala será enviado para o e-mail fornecido no formulário de inscrição.
Sejam muito bem vindas e bem vindos.
Link para inscrição: https://forms.gle/bquhxX2PjCQT73NcA
09/01/2021
Atendimento em Psicologia Clínica, abordagem Gestalt
Clínica Derma Office, Trav. Estrella 2478
06/01/2021
Hoje eu deixei de conviver com essa pessoa, meu sogro Dumas. Se a morte o levou me resta ficar com as boas lembranças de nossa convivência, horas em Belém, outros momentos em Santarém. Meus filhos e esposa, estamos vivendo o momento da ruptura de contato físico e passaremos para o contato da fé. Sabemos que esse é o nosso caminho natural, por isso vamos ficar com a saudade e essa bela expressão de um sorriso simples, porém verdadeiro. Amém.
18/11/2020
Hoje preciso me despedir do amigo Birinha. Pessoa idealista, advogado, professor e militante social. Nos conhecemos trabalhando na FIT em Santarém, éramos professores de inúmeras disciplinas e por isso começamos a conversar sobre a vida de ser professor, daí surgiu nossa amizade alicerçada no respeito mútuo e na admiração que nos possibilitou pensarmos caminhos democráticos em prol de uma sociedade mais justa. Siga em paz amigo, tua vida semeou em mim exemplo de virtude, humildade e perseverança. Obrigado. 🙏🏻
03/09/2020
Naturalização da Violência na Sociedade e a Necessidade da Mediação de Conflitos!
---
Quem dera se o mundo estivesse vivendo um período de paz por pelo menos uma década, sem guerras, sem aumento da fome, sem a extrema violência dos ternos (corrupção), sem a questão política dos refugiados, sem o aumento do crime organizado, sem a impiedosa agressão à criança e ao adolescente, sem a proliferação das milícias, sendo que essas no conjunto de suas ações impõem o medo, tirania e morte nas comunidades que dominam, criando um tribunal "ético" a partir exclusivamente dos seus interesses econômicos e políticos.
Na prática do nosso dia a dia a violência no mundo e seu reflexo na sociedade atual nos faz reféns, construindo fobias e pânicos que possibilitam o aprisionamento em nós mesmos, conseguindo agredir de forma sistemática nossa subjetividade, produzindo relações humanas tensas, gerando insegurança emocional e perda plena da cidadania em nossa vida pessoal, familiar e social.
As ameaças geram um cotidiano de violências que passam a ser vistas como algo natural, e por incrível que pareça para algumas pessoas ela é considerada como liberdade de expressão, não podendo ser coibida ou impedida por nenhuma autoridade, seja institucional, familiar e pessoal. A violência se multiplica enquanto a postura de passividade é vista como algo expressivamente covarde ou até mesmo ridicularizada, como um ato de plena submissão humana.
A celebração maior é a radicalização dos argumentos e se nada der certo há ameaça de morte explicita, onde toda forma de grosseria se permite vangloriar dentro de um contexto de simplicidade natural, sem que possamos propor um amplo debate sobre essas inúmeras formas de extremismo da prática social, que hoje estão expressas nas manifestações religiosas, políticas, de etnias, de gênero, de literatura, de imprensa ou de uma simples paixão por um time de futebol, tudo que se manifesta poderá ser agredido, não importa se o ser humano é filho de uma diversidade social e cultural, o essencial é agredir, é intimidar, é o impedir o manifesto de singularidade humana, que penso ser o mais belo traço da humanidade e da natureza universal.
No entanto, como é bom saber que somos semelhantes por uma questão biológica, porém mais bonito ainda, é percebermos que nossa historicidade é composta de inúmeras maneiras estimuladas e modificadas pelo meio ambiente como um todo, o que resulta no que chamamos de descrições manifestas da personalidade humana.
Falar e escrever sobre avanço da violência ocupa grande parte de nosso diálogo no cotidiano e isso nos produz um aumento das tensões e consequente preocupação no âmbito das relações humanas, visto que o tempo todo assistimos inúmeras formas de agressões que são praticadas em nossa sociedade e divulgadas em larga escalas nas redes sociais, e assim, estamos sendo informados das inúmeras faces da violência.
Encontramos o assassinato dentro e fora das relações familiares, o crescente aumento do feminicídio, balas perdidas, agressões verbais corriqueiras, inclusive na internet, tudo que era considerado um absurdo, agora passa a ser “o novo normal”, visto que produzimos desculpas como falta de amor, falta de carinho, falta de educação, falta de Deus, falta, falta, falta...
Dessa forma culpando algo ou alguém que não sou eu, a situação se explica, e a vida segue seu curso de naturalidade da violência diante de sua expressão brutal cotidiana.
Não conseguimos pensar e nem dizer que somos perigosos por condição de nossa própria natureza humana, mas na prática projetamos sentimentos egoístas e pensamos muito mais em nossos interesses do que das demais pessoas que estão em nossa volta. Isso por si só, já nos coloca diante da possibilidade de exercermos a violência da exclusão para contemplar uma resposta de meu interesse, neste sentido procuro me posicionar como um ser superior ao meu semelhante, mesmo que eu saiba que um dia irei me deparar com o princípio da vida que é a morte.
Para combatermos um pouco dessa praga do egoísmo humano e que dissemina com muita facilidade, devemos entender e confiar que o indivíduo pode modificar sua essência enquanto manifesto de personalidade, sua natureza, porém para que isso ocorra é viável buscarmos ampliar nossos estudos e aqui não me dirijo apenas a questão acadêmica, claro que essa faz bem aos que podem ter acesso a essa forma de aprendizagem, mas o que quero dizer é que estudar é um gesto de procurar analisar a situação e circunstância que a pessoa está vivendo, e assim se dispor a ensinar e aprender sempre para poder aperfeiçoar o comportamento, analisando sua história a partir da vivência de sua relação interpessoal, grupal, familiar e institucional.
Acredito, que o Homem deve procurar se habilitar viver de uma maneira colaborativa, solidária e fraterna, procurando assim superar sua cadeia egoísta, perversa e violenta na qual pode ter sido estimulado e também se tornado vítima dessa agressividade social do qual ele, eu e você sofremos constantemente...
Isso me reporta o pensamento existencialista Sartreano de que “ O importante não é o que fizeram de mim, mas o que faço do que fizeram de mim”! Sabemos que o exercício de crescimento humano não é tão simples, porém não é impossível, visto exigir que o humano pode repensar, refazer e reavaliar sua atitude observando sua prática nas inúmeras formas de convivência com seu semelhante...
A força de um homem deve ser mensurada por sua prática de viver em sociedade, buscando o equilíbrio em seus relacionamentos, observando que suas atitudes poderão beneficiar outras pessoas, como o exemplo de suas virtudes e superações de episódios violentos, direcionando para uma abordagem maior de inteligência emocional, ampliando assim sua perspectiva de vida.
Estamos precisando mediar conflitos, e para isso temos que procurar produzir o máximo de equilíbrio emocional, objetivando ampliar nossa capacidade de resolução sem o sentimento de perda profunda ou irreparável, visto que esses impedem o processo de paz interior, o que é fundamental para termos uma noite de sono, combatendo assim a ansiedade patológica tão comum na clínica psicológica de hoje e sem limite de idade.
Resolver conflitos é também um ato de vencer nossa própria dificuldade interna, expondo uma maior grandeza de personalidade e que essa se reflita em favor de um estado de paz que possa atuar nas relações humanas, tanto pessoais quanto institucionais, e quem sabe assim, conseguirmos criar um mundo com mais flores e menos armas. No fundo, estamos sempre fazendo escolhas, e se eu quero uma sociedade mais justa, preciso combater o arbítrio a partir da mudança em minhas atitudes egoístas no cotidiano de minha existência.
Logo, a felicidade não é o resultado dos momentos agradáveis ou desagradáveis, mas sem dúvida, ela consiste em enxergarmos no horizonte a totalidade do que tem significado e valor para cada um de nós...
O Ser Humano é o movimento e a transformação daquilo que semeia e sua sociedade, o resultado dessa composição de forças...
Amém...
http://mginsight.blogspot.com/2020/08/naturalizacao-da-violencia-na-sociedade.html
21/08/2020
Clique aqui para requerer seu anúncio patrocinado.
Localização
Categoria
Entre em contato com a escola/colégio
Telefone
Endereço
Belem Do Pará, PA