07/05/2022
Que o Grande Arquiteto do Universo abençoe grandemente todas as Mães.
A .'.R.'.L.'.S.'. Universitária Ordem e Progresso 05, fusão da juventude, força e conhecimento, trabalhando juntos para o futuro da Maçonaria.
07/05/2022
Que o Grande Arquiteto do Universo abençoe grandemente todas as Mães.
26/07/2021
*A ESCOLA*
Texto de Rui Bandeira (03.02.2010)
Uma Loja maçônica deve ser também uma escola. Uma escola diferente. Não propriamente um local onde se ensina matéria única para alunos múltiplos. Antes um meio de proporcionar a cada elemento, que é ÚNICO, porque diferente de todos os outros, os meios, o ambiente, a vontade, a orientação, para que ele apreenda (mais do que simplesmente aprenda…) os múltiplos ensinamentos éticos e morais que a vida nos ilustra e exige que um homem verdadeiramente de bem pratique.
A Loja maçônica é uma escola que não ensina. Pelo menos, nada ensina de novo. Ou nada que não possa ser aprendido noutros locais, noutras escolas, em livros, publicações, etc.. No entanto, é um lugar onde se aprende.
Aprende-se porque não se limita a ouvir uma palestra ou lição. Aprende-se porque se vivem as situações que demonstram ou sugerem os princípios ou ensinamentos éticos ou morais que se tornam patentes até perante os olhos mais distraídos.
Aprende-se porque não é exibido ou induzido um pensamento único, uma formatação, antes se facultam painéis de onde cada um retira elementos para que seja a sua própria inteligência, a sua própria vivência, a sua própria personalidade a formular o conceito, a integrar o pensamento.
Aprende-se – sempre! Mesmo quando se “ensina”. Sobretudo então. Porque, ao apontar ao Aprendiz um símbolo, ao fornecer-lhe pistas para que ele o interprete, ao executar o ritual para evidenciar um dado ensinamento ético ou moral, o Mestre está, por sua vez, ele próprio a aprender.
Aprende-se com o auxílio dos Mestres. Mas estes também aprendem com o auxílio dos Aprendizes e Companheiros. Não há alunos e professores. Há iguais descobrindo em conjunto como cada um pode ser melhor.
Aprende-se, aprende-se mesmo, coisas novas, porque a maçonaria procura pôr em prática o ideal iluminista em relação ao conhecimento. E, portanto, todos sabem que, por muito que saibam, muito mais desconhecem e podem aprender. Cada um contribui com a sua área de conhecimento para ilustração dos demais. E assim todos podem aprender um pouco de (quase) tudo. E quanto mais diversificada for a Loja, mais se pode aprender.
Por isso, em Loja tanto valor tem o Professor Doutor como o operário ou o indiferenciado. Aquele proporciona ensinamentos a estes – mas também destes recolhe ensinamentos, que complementam a sua profunda formação.
Em Loja, cada um põe em comum o que sabe e retira do bolo comum o que precisa de saber, da forma como lhe dá jeito retirar, ao ritmo a que lhe é possível retirar. Por isso em Loja não há ideologias incensadas ou proscritas ou recomendadas, não há conceitos únicos ou favorecidos ou aconselhados. Há um meio, um espaço e um tempo para cada um se melhorar a si próprio, aprendendo com os demais o que tiver de aprender, seguindo os exemplos que entender dever seguir.
Em Loja, homens livres e de bons costumes cultivam a Liberdade e, em espírito de Igualdade, Fraternalmente cooperam, no sentido de todos e cada um, permanecerem livres, em si mesmos e de preconceitos e de vícios, e sejam cada vez de melhores costumes.
Na escola que é a Loja maçônica, aprende-se e ajuda-se os outros a aprender. Mas – sobretudo! – vive-se!
11/07/2021
DESPERTANDO OS ADORMECIDOS!
Meus irmãos
A luz que banha o ocidente, ás vezes parece enfraquecer com o passar dos anos, a luz que emana do oriente, é sábia e jamais irá permitir que os vícios, se sobressaiam e destituam a sagrada plêiade de seres iluminados, que tanto sonham com um futuro mais justo e perfeito. Ela não permitirá que adormeçam ante o trabalho a ser executado.
A sabedoria, não deixará o orgulho se sobressair e apagar a luminosidade que deverá sempre banhar o ocidente, ela é superior a esses vícios.
A força, não fraquejará ante a falta de luz, pois a luz que a inspira, é farta e sempre irá iluminar e equilibrar dando a força necessária para o trabalho, mesmo árduo e infindável.
A beleza, não se tornou velha fútil e obesa perante aos neófitos que deveria ornar. Ela tem a força e a sabedoria como sustentáculo e jamais permitirá o abandono daqueles que são as pedras fundamentais na edificação de um templo justo e perfeito.
Se pensarmos que as trevas obtêm domínio ante essas forças que se abatem sobre os fortes, estás enganado.
Jamais se entreguem aos braços de Morpheus.
Despertai para uma nova vida, cobrando e trabalhando em prol daqueles que realmente farão a diferença, assim como vocês no passado.
Por isso meus mestres, meus irmãos, não desanimem, enrijeçam em suas colunas e as solidifiquem.
Eu que agora caminho neste espaço transitório de aprendizado, não me deixarei esmorecer e muito menos apagar as pegadas deixadas por meus Irmãos do passado.
Descubram seus olhos ante as trevas que se descortinam e levantemos em brados de liberdade, igualdade e fraternidade, elevando nossas vozes, em conjunto acima da tormenta que se forma nos horizontes dos pilares que sustentam nossa instituição.
Unamos nossas vozes.....
Elevemos nossos pensamentos e sentimentos, pois só assim, veremos tremular a bandeira, que tanto queremos ver desfraldada nesta nossa amada pátria.
Unidos, somos fortes e invencíveis, pensem nisso!
Auxiliai aos que agora iniciam sua jornada, das trevas á luz!
Adornai seus corações da mais pura vibração de amor e humildade, pois só assim teremos o auxílio do GADU, nesta que deverá ser a mais ferrenha batalha de nossa ordem neste novo século que se agiganta perante nós.
"Tornar a maçonaria mais uma vez, em sustentáculo para aqueles que carecem de justiça".
Sejamos humildes e impares.....
Sejamos puros e inabaláveis trabalhadores do bem.
Sabedoria, Força, Beleza, Fraternidade, Igualdade, Liberdade e União! Serão nossos alicerces, sempre! E não somente palavras vazias proferidas ao vento.
Despertai o leão adormecido dentro cada um de vós! Daí à maçonaria, aquilo que a ela pertence!
Mais uma vez é chegada a hora! A hora é agora!
Heitor Martinez Dal Col
05/07/2021
Sessão de encerramento das atividades Maçonicas no primeiro semestre 03/07/21.
24/06/2021
Viva São João nosso Padroeiro!
21/06/2021
Bom dia AAm.'.IIr.'.!!
Gostaríamos de convidar à todos de vossa familia para virem participar do Arrial alusivo ao nosso "PADROEIRO SÃO JOÃO."
Mediante a confirmação prévia para que possamos seguir com todas as normas de segurança e distânciamento exigidas pela vigilância sanitária.
Nós do GOPARÁ agradecemos a colaboração e compreenção de todos!
01/04/2021
A A.R.L.S. Universitária Ordem e Progresso n• 05 está de luto pela perda do amado Irmão Gabriel Ojeda. Que o Supremo Árbitro dos Mundos o receba de braços abertos no Oriente Eterno.
19/11/2020
20/08/2020
Á. ' .G. ' .D. ' .G. '.A. ' .D. ' .U. ' .
10/04/2020
Páscoa é uma palavra hebraica que significa "libertação". Com o êxodo, a Páscoa hebraica será a lembrança perpétua da libertação do povo hebreu da escravidão do Egito, através de Moisés. Assumida pelos cristãos, a Páscoa Cristã será a lembrança permanente de que Deus libera seu povo de seus "pecados" (erros), através de Jesus Cristo, novo cordeiro pascal.
O ritual da Páscoa mantém viva a memória da libertação, ao longo de todas as gerações. "Cristo é a nossa Páscoa (libertação), pois Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" - (João, 1:29).
João usou o termo Cordeiro, porque usava-se na época de Moisés, sacrificar um cordeiro para agradar á Deus. Portanto, dá-se a idéia de que, Deus sacrificou Jesus para nos libertar dos pecados. Mas para nos libertarmos dos "pecados", ou seja, dos erros, devemos estar dispostos a contribuir, utilizando os ensinamentos do Cristo como nosso guia. Porque Jesus não morreu para nos salvar; Jesus viveu para nos mostrar o caminho da salvação.
Esta palavra "salvação", segundo Emmanuel, vale por "reparação", "restauração", "refazimento".
Portanto, "salvação" não é ganhar o reino dos céus; não é o encontro com o paraíso após a morte; salvação é "libertação”. E, fora da prática do amor (caridade) de uns pelos outros, não seremos salvos das complicações criados por nós mesmos, através de brigas, violência, exploração, desequilíbrios, frustrações e muitos outros problemas que fazem a nossa infelicidade.
Portanto, aproveitemos mais esta data, para revermos os pedidos do Cristo, para "renovarmos" nossas atitudes. Como disse Celso Martins, no livro "Em busca do homem novo": "Que surja o homem NOVO a partir do homem VELHO. Que do homem velho, coberto de egoísmo, de orgulho, de vaidade, de preconceito, ou seja, coberto de ignorância e inobservância com relação às leis Morais, possa surgir, para ventura de todos nós, o homem novo, gerado sob o influxo revitalizante das palavras e dos exemplos de Jesus Cristo, o grande esquecido por muitos de nós, que se agitam na presente sociedade tecnológica, na atual civilização dita e havida como cristã.
Que este homem novo seja um soldado da Paz neste mundo em guerras. Um lavrador do Bem neste planeta de indiferença e insensibilidade. Um paladino da Justiça neste orbe de injustiças sociais e de tiranias econômicas, políticas e/ou militares. Um defensor da Verdade num plano onde imperam a mentira e o preconceito tantas e tantas vezes em conluios sinistros com as superstições, as crendices e o fanatismo irracional.
Que este homem novo, anseio de todos nós, seja um operário da Caridade, como entendia Jesus: Benevolência para com todos, perdão das ofensas, indulgência para com as imperfeições alheias."
Por isso, nós Maçons, podemos dizer que, comemoramos a páscoa todos os dias. A busca desta "libertação" e/ou "renovação" é diário, e não somente no dia e mês pré-determinado. Queremos nos livrar deste homem velho. Que ainda dá maior importância para o coelhinho, o chocolate, o bacalhau, etc., do que renovar-se. Que acha desrespeito comer carne vermelha no dia em que o Cristo é lembrado na cruz. Sem se dar conta que o desrespeito está em esquecer-se Dele, nos outros 364 dias do ano, quando odiamos, não perdoamos, lesamos o corpo físico com bebidas alcoólicas, cigarro, comidas em excesso, dr**as, s**o desregrado, enganamos o próximo, maltratamos o animal, a natureza, quando abortamos, etc. Aliás, fazemos na páscoa o que fazemos no Natal. Duas datas para reflexão. Mas que confundimos, infelizmente, com presentes, festas, comidas, etc.
E assim desejamos a todos uma FELIZ PÁSCOA.
MORALIDADE E CIVILIDADE
O gosto só pode ser educado pela contemplação não do que é razoavelmente bom, mas daquilo que é puramente excelente. Só revisando apenas os melhores trabalhos que já fiz é que posso estabelecer um padrão para o futuro.
Johann Goethe
O Maçom por excelência é um Construtor Social, responsável pelo advento de uma sociedade justa e esclarecida.
Este advento para ser verdadeiro, tem que ter por princípio o respeito, o direito de opinião e a liberdade de cada Irmão, ter o inalienável e consagrado objetivo da Ordem, que é a Livre Expressão.
Assusta-nos, testemunhar nas redes sociais, Irmãos digladiando-se, por partido A ou B, por político C ou D, chegando, infelizmente à profusão de impropérios.
Não somos uma facção, somos Maçons!
Ao nos ser concedida à Luz, nos compromissamos para com a Ordem e seus estatutos e procedimentos, nos comprometemos, em serem Construtores Sociais.
Não é razoável, vivermos neste "pé-de-guerra", o que vão pensar àqueles que estão fora do Templo?
Que julgamento farão de nós?
Infelizmente o advento das redes sociais, vieram com tamanha velocidade, que de certa forma, foi impossível às Potências se prepararem para esta Maçonaria do Terceiro Milênio, empobrecida de Cultura, mas regalada de brilhos, que premia a vaidade e castiga o livre pensamento.
Aonde não existe reflexão e questionamento, esquecendo-se do tempo de estudos, do bom debate, sobre o que somos, onde estamos e para aonde iremos, proliferam este tipo de conduta e comportamento, na qual Irmãos não reconhecem Irmãos.
O que sempre distinguiu nossa Ordem foi a sua ecumenicidade, seja ela por crenças, idéias, perspectivas ou por visões de mundo distintas.
Criamos uma instituição, sem discursos sindicalistas e sim, através de emblemas e alegorias da construção, que nos permitiam sonhar, por um mundo livre das amarras da ignorância, edificando assim, templos à virtude.
Somos poucos, mas possuímos através da União, a fonte multiplicadora do exemplo.
Sejamos referência para a sociedade, de civilidade, moralidade e civismo.
Somos Maçons de todas as cores, de todas as nacionalidades, a Maçonaria é Universal.
Reflitamos sobre o que é excelente!
E comecemos a escrever uma nova história, para o futuro.
O destino está em nossas mãos!
CAM
Jaylton Reis
A Bigorna de Tubalcaim
*DIÁRIO DE UM MAÇOM EM QUARENTENA*
*Dia 1*
Não sinto falta alguma da loja. Acho que a Maçonaria estava até pesando e eu não sabia.
*Dia 2*
Já assisti todos os vídeos de Maçonaria no Youtube. Hora de começar a reprise.
*Dia 3*
Tenho ouvido a aclamação mesmo sozinho em casa e batidas de malhete no sótão. Será que estou enlouquecendo?
*Dia 3*
Iniciei meu cão e meu gato. Foi uma belíssima cerimônia. Vendar o gato foi meio difícil, estou todo arranhado! Mas o cão colaborou bastante. Agora temos um triângulo.
*Dia 4*
O gato apresentou prancha dizendo que a Maçonaria teria surgido dos deuses felinos egípcios. O cão protestou, dizendo que isso era esquizoterismo. Quase saiu briga na loja. Encerrei a sessão no golpe de malhete.
*Dia 5*
O cão e o gato discutiram sobre se nossa loja era do REAA ou do York. Para agradar a ambos, elevamos o cão e fizemos a passagem do gato. Agora ambos são Companheiros e poderão ajudar nos cargos da loja.
*Dia 6*
O entregador do Uber Eats deu a batida ritualística... Será que ele é Irmão?
*Dia 7*
Alarme falso: O entregador do Uber Eats estranhou quando tentei lhe aplicar o telhamento e me deu avaliação negativa. De repente, ele pode ser de Potência espúria.
*Dia 8*
O cão está tendo dificuldades com a função de M. CC. Ele ainda não entendeu que deve correr atrás da bolinha apenas no sentido horário. O gato vai bem como cobridor, só não foi melhor porque entendeu que era para aterrar e não enterrar a espada.
*Dia 9*
Estamos planejando a iniciação do papagaio. O gato ficou revoltado com o uso do pano preto sobre a gaiola, dizendo que no rito dos Antigos não tinha isso.
*Dia 10*
Dia de Festa! O papagaio ficou muito emocionado com a iniciação. Estou pensando em adquirir um hamster, dois porquinhos da índia e um lagarto pra obter nossa carta constitutiva definitiva.
*Dia 11*
A polícia interrompeu a sessão, a pedido da minha esposa, que está preocupada com o tempo que passamos no porão. Felizmente, o policial era Irmão. Prometeu não nos incomodar, em troca de certificado de presença, já que está difícil obter um por esses dias.
*Dia 12*
O banquete ritualístico foi um sucesso. Porém, a cunhada teve uma crise nervosa porque eu, o cão, o gato e o papagaio comemos juntos na mesa de jantar.
*Dia 13*
Sessão acalorada! O papagaio propôs que a loja se tornasse mista, pra incluir a cunhada e a minha filha. O cachorro, que cumpre o cargo de tesoureiro, topou na hora, mas eu e o gato não queremos perder a regularidade.
*Dia 14*
Mais confusão! O cachorro solicitou cadeia de união em prol de um amigo Husky Siberiano. O gato o acusou de ser comunista e saiu no meio da sessão. Temo pelo futuro da loja.
*Dia 15*
A sessão de hoje foi cancelada. Teríamos trabalho sobre egrégora, mas o cachorro comeu o Breviário Maçônico e não conseguimos encontrar outra fonte sobre o assunto.
*Dia 16*
Sessão do Tribunal Maçônico com denúncia de perjúrio contra o papagaio. Por fim, apurou-se que ele estava apenas chamando o Zé, zelador do prédio e não fazendo a aclamação em público. A paz voltou a reinar em nossas colunas.
*Dia 17*
Perdemos nossa corda de 81 nós, depois que o cachorro roeu a metade e o gato desfiou a outra metade com as unhas. A cunhada segue chorando todas as noites, abraçada ao travesseiro, dizendo que perdi o juízo.
*Dia 18*
O cão fez xixi nas colunas zodiacais e o gato empurrou a espada flamígera do altar. Creio que não teremos outra alternativa senão migrar pro Ritual de Emulação.
*Dia 19*
Preocupados com a cunhada, os membros pediram uma câmara do meio. Na câmara do meio, decidiu-se chamar o Conselho de Mestres Instalados. No Conselho de Mestres Instalados, decidiu-se acionar o Conselho da Família. No Conselho da Família, foi questionado porque o Irmão Hospitaleiro não cumpriu seu papel. Foi criada uma comissão, que encaminhou seu parecer à câmara do meio. Voltamos a questão à câmara do meio para discutir o papel do Irmão Hospitaleiro, que pediu para falar ao Conselho de Mestres Instalados. Faremos nova reunião amanhã, para decidir quando nos reuniremos novamente para falar sobre o agendamento das próximas reuniões a fim de deliberar sobre a pauta reunião subsequente.
*Dia 20*
Não foi possível realizar a Cerimônia de Exaltação, pois o gato teimou que Hiram tinha ido apenas atrás de alguma gata no cio e já voltava. Acabamos fazendo a Exaltação do cão e do papagaio e a Elevação do gato apenas por aclamação.
*Dia 21*
Apresentação da chapa para a próxima eleição! O papagaio insinuou fraude, mesmo sendo ele o único candidato ao Veneralato. Cão e gato reagiram criando um grupo só deles no WhatsApp e criticaram a próxima gestão, que ainda não assumiu.
*Dia 22*
Regularizamos entregador do Uber Eats na nossa oficina. Ele segue sem entender bem os nossos procedimentos e rezou um Pai Nosso quando foi trazido entre colunas. Provavelmente deve ser do RER.
*Dia 23*
A loja rachou! O cão viu o avental verde-água da cunhada e disse que era do York. O gato ficou full pi***la e pediu o Quite na hora. Levou o hamster e também o periquito, que era nosso novo Aprendiz. Agora as lojas se reúnem em dias alternados. Estou filiado a ambas.
*Dia 24*
Dia de sessão na loja do gato e do hamster. Chamaram os irmãos da loja antiga de profanos de avental.
*Dia 25*
Dia de sessão na loja do cão e do papagaio. Insinuaram que a loja nova não é Maçonaria e que são todos primos.
*Dia 26*
Após muito diálogo, decidimos fundar uma Grande Loja para cuidar dos assuntos afins. Apesar de sua pouca experiência, o periquito foi eleito primeiro Grão-Mestre, por ter demonstrado muita competência. O fato dele ser de linhagem real é mera coincidência.
*Dia 27*
O cão convocou o primeiro protesto dos delegados regionais das lojas contra o Grão-Mestre por má gestão e por interferir em assuntos locais.
*Dia 28*
Sob aplausos calorosos, o papagaio declarou a loja desfiliada da Grande Loja. Foi criado um Grande Oriente Local, que promete ser muito diferente.
*Dia 29*
Guerra entre o Grande Oriente e a Grande Loja nas redes sociais. As demais pessoas da casa questionam se isso é Maçonaria. Um grupo acusa o outro de trair seu juramento.
*Dia 30*
Cansei dessa briga. Decidi pedir o Quite e adormecer! As lojas lamentaram minha saída, mas seguem nas reuniões, dizendo que eu nunca deixei a Maçonaria entrar em mim.
*Dia 31*
Mais um dia sem Maçonaria... Cochilei e sonhei com uma sala cheia de incenso... Será que o peixe já pensou em ser irmão?
*FONTE: MEMES MAÇÔNICOS (FB.COM/MEMESMACONICOS)*
| 16:00 - 20:00 |