18/02/2021
ESSE TEXTO É UM DOS MAIS SÉRIOS QUE JÁ ESCREVI ATÉ HOJE, LEIA COM ATENÇÃO
Chamado respeitosamente por seus pupilos e todos os cavaleiros de Atena pelo nome de Sr.Aldebaran (título concedido a todos os cavaleiros de touro) sendo o mais rápido dentre todos os cavaleiros. Trata-se aqui de um herói brasileiro que jurou servir fielmente a Atena durante sua existência, tanto que abandonou o próprio nome. Longe de uma análise do anime e mangá em si, vou pontuar com vocês alguns detalhes bem interessantes.
Um de seus pupilos disse o seguinte:
“Lembra o que o Sr.Aldebaran nos disse? Não importa se não virarmos cavaleiros ou não estarmos no campo de batalha. Ele queria que sempre tivéssemos força e bondade”, além do mais esse é o ideal de todo cavaleiro, lutar pelo o amor e a justiça.
Em um dos episódios, a A Estrela Gigante, Asgard (Sr.Aldebaran) se depara com um cosmo muito violento,o espectro Kagaho de Benu, cujo o seu propósito era ir atrás de Dohko, cavaleiro de libra que feriu Hades. O que Kagaho não esperava é que se depararia com o cavaleiro de Touro logo em sua chegada, o que mudaria seu futuro dali em diante. Aldebaran não só ofereceu uma luta, mas uma lição de vida, vitorioso decidiu não matar Kagaho, que naquela mesma noite passou por uma crise de percepção e identidade, o que gerou frutos positivos no futuro, já que a mandato de Pandora, espectros foram atrás de Seiya a fim de matá-lo. O Cavaleiro de Touros lutou bravamente, mas após sua morte ainda assim havia sobrado um assassino, no entanto, por sua atitude de benevolência em sua luta anterior, Kagaho retribuiu o favor e não só salvou Seiya como o alertou do perigo.
Asgard sempre foi um cavaleiro que visava bons modos, tanto que em uma de suas lutas com Kagaho disse o seguinte: “Pode deixar que vou te ensinar a ter bons modos”.Algo que me chamou atenção é a transformação moral (Wudê) que Asgard aplicou na vida Kagaho, mesmo sendo um espectro forte, poderoso, até com suas chamas negras que queimavam tudo sem exceção, ainda assim faltava nele um propósito pelo qual valeria viver.
“Normalmente atribuída ao filósofo grego Sócrates (479-399 a.C.), a frase “conhece-te a ti mesmo” é, na verdade, a inscrição que se via na entrada do Oráculo de Delfos. Neste local, dedicado a Apolo (na mitologia grega, o deus da luz e do sol, da verdade e da profecia), buscava-se o conhecimento do presente e do futuro por intermédio de sacerdotisas. Na filosofia socrática o “conhece-te a ti mesmo” se tornou uma espécie de referência na busca não só do auto-conhecimento, mas do conhecimento do mundo, da verdade. Para o pensador grego, conhecer-se é o ponto de partida para uma vida equilibrada e, por consequência, mais autêntica e feliz” (Roberto D´arte)
O que Aldebaran despertou em Kagaho foi a arte de conhecer a si mesmo. Em um de seus diálogos com o espectro ele não se esquiva do ataque o que desperta a curiosidade de seu inimigo que diz:
“Está me menosprezando? Não se esquivou por quê?
(Aldebaran) Porque eu queria apenas testar o seu golpe. Você é muito violento Kagaho, mas não é maligno, sendo assim eu vou dar um jeito nesse seu caráter!!!”
Perceba bem o verbo utilizado aqui: “testar”, ou seja, Aldebaran avaliou seu oponente, pois viu que faltava nele o autoconhecimento, ele diz a Kagaho: “seu golpe é violento, mas não possui peso algum. Não tem o porquê temer um ataque como esse..você mesmo disse que é você mesmo quem escolhe a pessoa que quer ferir ou aquela que quer proteger, não é? E que o imperador Hades é a única coisa que tem significado para você, mas está enganado quanto a isso, não só em relação aos outros, mas também em relação a você mesmo..vivendo assim não vai acabar só queimando seus inimigos como também aqueles que quer proteger, e vai acabar lhe restando apenas um campo deserto e solitário”.
Ir mais além de ensinar bons modos e corrigir o caráter de seu oponente, Aldebaran fez com que Kagaho pudesse pensar não somente no objetivo que ele havia estabelecido, mas passar a entender quem era ele antes mesmo de estabelecer uma meta, deveria compreender o próprio coração. Na vida, em determinados momentos, precisamos sim de Aldebaran’s em nossas vidas, que saibam enxergar nosso potencial, e trabalhar em nós, alertando-nos e nos instruindo na direção certa, mesmo que essa correção seja dura ou difícil para nós.
Me chamo Lúcio, sou professor aqui da Son Lee, e espero que quando puder e quiser possa vir até nós, a fim de que passemos a ajudar você.