Caminhando na Umbanda

Caminhando na Umbanda

Compartilhar

Informações para nos contatar, mapa e direções, formulário para nos contatar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Caminhando na Umbanda, Escola religiosa, Rua Antonio Pereira Tendeiro, 144, Barueri.

Este espaço é um canal onde compartilho conhecimentos e conteúdos das minhas pesquisas sobre Espiritualidade e Umbanda, sob a ótica de um Pesquisador de Comportamento, Comunicação e Psicologia, ex-Testemunha de Jeová!

24/08/2025

"Os Espiritos só ensinam o que é preciso para guiar o homem no caminho da verdade, mas se abstêm de revelar o que ele pode descobrir por si mesmo, deixando-lhe o cuidado de discutir, verif**ar e submeter tudo ao controle da razão."
- A Gênese

Uma das minhas maiores" discussões dentro da Umbanda é o conceito, equivocado e perigoso, de que "tudo que o médium precisa saber, o guia ensina"... Esse conceito, além de incentivar no médium uma atitude preguiçosa, irresponsável e leniente, ainda prejudica seu desenvolvimento intelectual E ESPIRITUAL!

O mundo espiritual é TOTALMENTE MERITOCRÁTICO... Ninguém recebe NADA ao que não tenha direito por ESFORÇO PRÓPRIO!

Sendo assim, a partir do momento em que um médium é orientado a usar o guia como "muleta", está se conduzindo o médium num caminho perigoso de ostracismo em relação à sua evolução moral, mental, intelectual e Espiritual!

Se o seu Pai ou Mãe de Santo desencoraja o estudo independente da Espiritualidade, se diminui seus esforços de aprendizagem, se faz pouco caso dos filhos que pesquisam e estudam, ou daqueles que tem "sede de conhecimento" ou se eles mesmos não estudam ou se mantém em aprendizado constante sobre a religião, dizendo que "a Umbanda É ISSO, ou É AQUILO", talvez - e somente talvez - essa casa esteja começando a se tornar dogmática e doutrinária, indo contra todo o movimento natural da Espiritualidade.

O movimento natural da Espiritualidade é a EVOLUÇÃO, moral, mental, intelectual e espiritual. O Planeta está em evolução. Nossos espíritos estão em evolução. Todos os espíritos DO UNIVERSO estão em evolução. Mas certos estão os Pais e Mães de Santo que dizem que a Umbanda tem que se manter "acorrentada às tradições"...

Chega de grilhões... Nossos ancestrais já tiveram que sofrer demais nas mãos de feitores e Senhores. Umbanda não é cativeiro espiritual. E a evolução é INDIVIDUAL.

NÃO PERMITA QUE SUA FÉ E SUA ESPIRITUALIDADE SEJAM FEITAS DE REFÉM!

27/06/2025

E continua sendo assim, em todas as religiões, onde as nuances da espiritualidade se entrelaçam com as complexidades da natureza humana.

Cada crença, seja ela mais tradicional ou mais contemporânea, carrega consigo um conjunto de ensinamentos e advertências que visam guiar os fiéis em suas jornadas. INCLUSIVE dentro dos Terreiros de Umbanda, um espaço sagrado que promove a conexão entre o mundo material e espiritual, essa dinâmica se manifesta de maneira singular.

No entanto, para o bem ou para o mal, o medo coercitivo é o único instrumento que alguns espíritos - encarnados ou não - entendem para mudar sua conduta e caminhar em direção à Luz.

Essa ideia de que o temor pode servir como um catalisador para a transformação moral é, sem dúvida, um conceito paradoxal. É um reflexo da luta interna que muitos enfrentam ao tentarem se libertar de comportamentos prejudiciais e buscar uma existência mais alinhada com princípios éticos e espirituais elevados. O medo, nesse contexto, atua como uma espécie de alerta, um sinal de que certos caminhos podem levar a consequências negativas, tanto nesta vida quanto em um plano espiritual.

É paradoxal, mas é necessário. A necessidade desse tipo de abordagem se torna evidente quando consideramos a resistência que muitos possuem em abraçar mudanças. O medo, portanto, se torna uma ferramenta que, embora não ideal, muitas vezes é a única que realmente ressoa com aqueles que estão relutantes em mudar.

Infelizmente, esse eficiente mecanismo de coerção e resgate da conduta moral vem sendo utilizado para dominar e subjugar, ao invés de educar e corrigir amorosamente. Isso levanta questões profundas sobre a ética da prática espiritual e a responsabilidade de guiar os outros com compaixão, em vez de força.

Quando o medo é empregado como uma arma, ele pode corroer a verdadeira essência do ensinamento espiritual, transformando um espaço de acolhimento e aprendizado em um ambiente de opressão e controle. A verdadeira espiritualidade, em sua forma mais pura, deveria promover o amor, a compreensão e a aceitação, permitindo que os indivíduos cresçam e evoluam em suas próprias jornadas.

A utilização do medo pode trazer resultados imediatos, mas a longo prazo, pode criar um ciclo de dependência e submissão, onde os indivíduos se afastam de suas próprias vozes e verdades.

Portanto, é crucial que as práticas espirituais, especialmente em contextos como os Terreiros de Umbanda, busquem um equilíbrio entre a orientação necessária e a promoção de um espaço seguro e amoroso.

O verdadeiro caminho para a Luz deve ser iluminado pelo amor, pela empatia e pela educação, permitindo que cada um descubra suas próprias verdades sem o peso do medo. Assim, a espiritualidade pode florescer, não como um meio de controle, mas como um farol que guia os perdidos de volta para casa.

12/11/2024

✨Para todas as pessoas que estão vivendo um momento difícil de dor e de luto, saiba que ninguém nunca morre, apenas transmuta e vibra em uma outra dimensão. A morte é um novo estado de consciência. As pessoas amadas e queridas por nós, ainda vivem em outros planos de consciência e dentro dos nossos corações.

✨Ao elevar a consciência e se permitir enxergar a morte por uma outra perspectiva, é possível compreender que todos estão vibrando amor juntos mesmo estando em planos diferentes. E isso pode ser bem reconfortante para todos os corações.

✨A alma se eleva. O espírito se lembra de quem ele realmente é mas havia se esquecido quando encarnou e tem a oportunidade de absorver tudo que aprendeu por aqui. Pois somos seres de Luz vivendo uma experiência humana na Terra. Quem se vai, continua vivendo para sempre em um lugar muito especial dentro do coração de todos que o amam.

✨E para quem ficou aqui na Terra....
É preciso se permitir viver a dor e o luto. É preciso se permitir chorar, gritar, se inconformar, sentir raiva e injustiça. É preciso se permitir orar, meditar, renovar a fé, desabafar com alguém próximo e fazer terapia. É preciso também se permitir olhar a morte com um olhar terreno, mas com uma perspectiva espiritual.

✨Vai ser preciso tempo e elaboração para deixar a tristeza se dissolver aos poucos e arranjar um espaço para seu ente querido dentro do seu coração com muito carinho e compaixão. É preciso também se permitir morrer e renascer. A morte é um novo estado de consciência para quem se foi e também para quem f**a....

✨Lembre-se: tudo acontece com um propósito maior e há um aprendizado profundo em cada partida também para todos que continuam vivendo a jornada terrena.”✨

✨Medite: Ôm, infinito Amor profundo.✨

✨Por .Wiese para ✨


✨(Copyright©) Reposte com créditos

Quer que seu escola/colégio seja a primeira Escola/colégio em Barueri?

Clique aqui para requerer seu anúncio patrocinado.

Localização

Categoria

Telefone

Endereço


Rua Antonio Pereira Tendeiro, 144
Barueri, SP
06402-070