15/05/2026
Sobre quem diz que valoriza o artesanal mas tem preconceito e desvaloriza o trabalho da artesã(o).
・・・
Tem uma pergunta que a moda raramente faz quando celebra o bordado: de onde veio esse ponto?
A trouxe esse debate com a profundidade que ele merece. Eu precisava trazer pra cá também, do lugar de quem segura a agulha todo dia.
Salva se fez sentido. Manda pra quem compra bordado e pra quem borda. Essa conversa precisa circular além do nicho. 🧵
03/05/2026
✨ Solitude sem solidão // Aos 21 anos, quando decidi sair de casa e morar sozinha, não compreendia que era possível vivenciar a solitude sem sentir o vazio da solidão mas a presença necessária e nutritiva de si mesma.
Sempre soube que o casamento, a maternidade e a construção da minha própria família eram escolhas que minha alma pedia e precisava fazer.
Antes, experimentei viver sozinha por alguns anos, convivendo com o vazio de estar somente em minha própria companhia, no silêncio ensurdecedor da minha casa, presente também dentro de mim, mesmo nas ruas e avenidas da capital agitada. Recordo-me de sentir solidão, mesmo em meio a milhares de pessoas.
Com o tempo, aprendi a superar carências emocionais, a cultivar e apreciar a beleza e as virtudes da solitude, sem sentir solidão.
Até que chegou um momento em que estar sempre só já não me levava ao “mais”, à expansão interior. A vida estava “mais pobre”.
Escolher ter um parceiro(a) de vida não é obrigação, ter filhos também não, mas entendi que deixamos de nos desenvolver em muitos aspectos quando não fazemos essa escolha.
Apesar disso, não abro mão de escolher ter meus momentos de solitude. Eles são raros, mas preciosos. É quando me conecto comigo mesma, no silêncio da casa e na ausência do outro, posso me ouvir e usufruir da minha própria companhia.
Tomar meu café com calma, tecer com presença, ler um livro, escrever, rezar, cozinhar, assistir a um filme ou a uma série favorita, são espaços internos que me organizam e me reabastecem.
Na solitude, o silêncio não pesa, ele acolhe. Não há vazio, há preenchimento. Nem dor, só paz e nutrição.
Que possamos sempre compreender que essa conexão e reconexão com nós mesmas, apesar de todos os papéis, é essencial e uma das nossas melhores escolhas.✨
02/05/2026
O que o seu Nascimento como bebê tem em comum com o de artesã empreendedora?
O processo de nascer não é fácil. Às vezes a gente não quer nascer… quer ficar ali naquele ambiente conhecido.
Mas é preciso vir pra fora. É preciso vir para o novo que nos espera.
Quando queremos colocar nosso ateliê no mundo, fazer nascer uma nova profissão, um novo negocio ou uma nova versão de nós mesmos, geralmente sentimos uma pressão interna, que parece estar nos empurrando pra fora, encurralando… o desejo vem junto com a insegurança de não saber como fazer este caminho, vem com medo de deixar pra trás o ambiente já conhecido pra ir pra um mundo novo, mas não tem jeito, não adianta evitar, chega uma hora que sentimos não haver mais espaço para estar ali. Você sente estar vivendo num mundinho apertado demais e sem novidades.
Quem já se sentiu assim? Com a sensação de que precisa se diminuir pra caber?
Você sente que precisa de mais, de novos ares.
Como o bebê, ao nascermos como artesãs empreendedoras, de alguma maneira precisamos tomar a iniciativa de vir ao mundo, de nascer, mesmo sem saber o que encontraremos fora do ambiente conhecido, o útero.
E assim é a mesma sensação qdo o corpo e alma pedem pra sair de um
Emprego atual ou em casa como alguém que tem se dedicado a cuidar exclusivamente dos filhos e da casa… o processo de sair do conhecido é o mesmo.
A boa notícia é que já temos um registro desse movimento gravado em nossas células: foi possível nascer, você conseguiu, de um jeito ou de outro, parto normal, cesárea, fórceps, você conseguiu!!! E se conseguiu nascer, consegue fazer quaisquer outros “nascimentos” e “renascimentos” da mesma versão de você.
E mesmo tendo conseguido, doeu, sim porque crescer dói, incomoda, não há como dar saltos na vida sem dor…. Então, às vezes, nestes momentos de nascimentos, dói abrir mão do emprego, dói o processo de tomar a decisão de romper, ou dói qdo você decide conciliar os dois, dói ter que esperar mais um pouco, dói fazer a transição… é tudo parte do processo, da jornada e este é o acordo que você precisa aceitar se quer crescer e evoluir.(Continua nos comentários…)
28/04/2026
O que você pensa sobre isso?
19/04/2026
Amor, neste 18 de abril completamos 17 anos de casados. Anos de muito companheirismo, amor e compreensão um com o outro, com equilíbrio no dar e receber, além de muitas parcerias que um casamento duradouro pede: no amadurecimento emocional de cada um, nos planos e projetos de vida, na educação dos nossos filhos — que já estão na pré-adolescência e adolescência —, nas tarefas domésticas, nos negócios, no fortalecimento da nossa união e da nossa relação como casal, entre tantas outras que só melhoram a cada dia 😍🙌🏻✨
Obrigada por escolher, todos os dias, assim como eu, viver ao meu lado, fortalecendo o nosso relacionamento e nossa família. Amo você!
06/04/2026
Do story pro feed, porque essa aqui merece! 🧶✨
Deu trabalho? Deu! Foram horas, ajustes, recomeços… mas é exatamente isso que só quem é artesã entende 💛
Cada ponto carrega dedicação e paciência.
E no final… vale cada segundo! Eu simplesmente amei o resultado 🌈
Agora me conta: você usaria uma peça toda colorida assim? 😍