Juca • Português como Língua de Herança

Juca • Português como Língua de Herança

Share

Juca - Criando Filhos Bilíngues

•Bilinguismo • POLH • Atividades e Literatura
• Juca Podcast - Criando Filhos Bilíngues

01/03/2023

Olá!
Depois de tanto tempo sem aparecer por aqui 🤪 resolvi voltar!

Vamos conversar?

Você, professor de língua de herança, qual a sua maior dificuldade?
- planejamento?
- material?
- tempo?
- falta de interesse dos alunos?
- cursos sobre bilinguismo?

22/02/2022

Olá! O Juca Podcast está de volta e nesta temporada irei conversar com idealizadores de projetos que tem como foco o Português como Língua de Herança.

Neste episódio conversei com a Aline Arruda, idealizadora do Projeto Cabana, aqui em Perth/WA. Vem ouvir!

Contato: Projeto Cabana www.projetocabana.com.au

19/01/2022

Retomando as postagens por aqui!

Olá! Tudo bem com vocês? Quanto tempo que não apareço por aqui para compartilhar com vocês dicas de atividades, criação bilíngue, podcast, literatura infantil…

Fiquei afastada deste instagram durante um bom tempo (inclusive pensei em desativar a página inúmeras vezes 😬). Estava cansada mesmo, tirei umas feiras bem prolongadas e agora resolvi voltar!

Desde que me afastei desta página muita coisa mudou, e outras nem tanto. Estou fazendo um curso de bibliotecária, estou loira 👱‍♀️ Rs, meus filhos cresceram, o mais novo frequentando escola (e falando mais inglês do que o português 🤦🏼‍♀️) e eu na luta para manter o português aqui em casa. 😉 E meu marido na luta dele em ensinar o espanhol.

Já que estou de volta, quero desejar um lindo 2022 para todos vocês e que possamos continuar com a nossa troca neste espaço. Aproveito para perguntar, o que querem ver por aqui em 2022?

Um grande beijo,
Laura

Photos from Juca • Português como Língua de Herança's post 31/12/2021

2021, o ano em que os livros me tiraram do meu lugar. Me fizeram viajar, escapar, me encontrar, ter sensações e experiências novas. Deram a oportunidade de viver a alegria e a tristeza, o riso e o choro, a angústia e a dor, a paixão e o amor, e tantas outras sensações de inúmeros personagens e histórias. Os livros me proporcionaram o encontro com pessoas, tive a oportunidade de conhecer pessoas e reencontrar amigos antigos para falar sobre livros.
Sempre gostei de ler, mas fiquei muito tempo sem este hábito e lendo no máximo 2 livros por ano. Comecei 2021 com o propósito de ler mais, já que sempre gostei, e consegui inserir a leitura por prazer na minha rotina diária. Foram 31 livros lidos em 2021, muitos dos títulos foram escolhidos por indicações, outros por curiosidade, teimosia, e alguns pela capa mesmo. Conheci autores e histórias maravilhosas, que me marcaram muito. Compartilhando aqui as minhas leituras, também pude contribuir com o hábito de leitura de muitos amigos, e isso me deixa muito feliz.
Que 2022 venha com mais leituras para todos nós! 📖🥂

15/12/2021

📖: Tudo é rio
✍🏻: Carla Madeira

Intenso, brutal, poético e surpreende.

“A gente passa a vida pelejando com o dilema de existir ou desistir, com o que é bom e que é ruim, o certo e o errado, a morte e a vida. Essas coisas não se separam. O lugar que dói é o mesmo que sente arrepios.”

Sinopse: Tudo é rio é o livro de estreia de Carla Madeira. Com uma narrativa madura, precisa e ao mesmo tempo delicada e poética, o romance narra a história do casal Dalva e Venâncio, que tem a vida transformada após uma perda trágica, resultado do ciúme doentio do marido, e de Lucy, a pr******ta mais depravada e cobiçada da cidade, que entra no caminho deles, formando um triângulo amoroso.Na orelha do livro, Martha Medeiros escreve: “Tudo é rio é uma obra-prima, e não há exagero no que afirmo. É daqueles livros que, ao ser terminado, dá vontade de começar de novo, no mesmo instante, desta vez para se demorar em cada linha, saborear cada frase, deixar-se abraçar pela poesia da prosa. Na primeira leitura, essa entrega mais lenta é quase impossível, pois a correnteza dos acontecimentos nos leva até a última página sem nos dar chance para respirar. É preciso manter-se à tona ou a gente se afoga.”

Recomendo? Claro que sim! Um livro para ser devorado. Ele é poético, lindo e potente. Uma avalanche de emoções do início ao fim.
É possível perdoar o imperdoável?

Algumas frases marcantes no livro:
“É preciso uma coincidência qualquer para que o amor se instale. Existe um certo milagre nos encontros. Não é tolo dizer que o amor é sagrado.
“Mas e o amor? O que é senão um monte de gostar? Gostar de falar, gostar de tocar, gostar de cheirar, gostar de ouvir, gostar de olhar.”
“O perdão não muda o passado, nunca se esqueça disso, meu filho. O passado é eterno.”

Eu gostei muito e recomendo! 😉

05/12/2021

Gostaram da nossa árvore de Natal de livros? 🎄 (Não foi fácil equilibrar tudo isso!)
Aqui em casa somos fãs dos livros da coleção “Little People Big Dreams” (Gente pequena, Grandes sonhos), da
Adoro presentear com livros e neste Natal não será diferente, os livros desta coleção encantam crianças de 0-99 anos! 😉

Descubra a vida de personagens famosos: desde desenhistas e artistas até cientistas. Todos eles foram crianças com grandes sonhos e, ao crescer, conseguiram coisas incríveis.
Os livros trabalham a temática com os pequenos ao mostrar a trajetória de mulheres e homens que marcaram a história de alguma forma. E fazer com que as crianças acreditem, desde sempre, que grandes feitos foram, um dia, pequenos sonhos.

Qual destes você mais gostou? Aqui nós temos os nossos preferidos! 😉

Photos from Juca • Português como Língua de Herança's post 24/11/2021

O livro “A rainha das rãs não pode molhar os pés” já se tornou um dos favoritos aqui em casa e a curiosidade em saber a diferença entre sapo, rã e perereca apareceu. 🐸
Lógico que com tantas perguntas e interesse das crianças aproveitamos para explorar o tema (em português 😉) e fomos entender um pouquinho mais sobre o mundo dos sapos, rãs e pererecas. Foi bem divertido!

Gostou? Então curte, comenta e compartilha com amigos e familiares que assim como você embarcaram na jornada bilíngue!

23/11/2021

.dicas

📖: Malibu Rising / Malibu Renasce
✍🏻: Taylor Jenkins Reid
E vamos falar de mais um livro da autora Taylor Jenkins Reid, Malibu Renasce.

Sabe aquele livro que quando você não está lendo está pensando nele? Este é um deles, Malibu Renasce traz a história de quarto irmãos super conhecidos em Malibu , filhos de Mick Rivas (quem já leu Daisy Jones & The Six e The Seven Husbands of Evelyn Hugo sabe de quem estou falando 😉). Todo ano os quatro irmãos (Nina, Jay, Hud e Kit) dão uma festa para comemorar o final do verão, a festa deste ano (1983) irá durar apenas algumas horas mas será suficiente para mudar a vida deles para sempre.

É um livro sobre uma família, sobre relações familiares. Cada um dos personagens com suas qualidades e defeitos. Com suas dores e suas angústias. Uma história cheia de segredos e conflitos. Sobre o amor e o perdão. Além de tratar sobre relações familiares, o livro também toca em temas como fama, alcoolismo, abandono, abuso.

Este foi um livro que me proporcionou algumas lágrimas, risadas e que me fez refletir sobre a minha família e as nossas relações.

Algumas frases marcantes do livro foram: (li a versão em inglês)
“Our family histories are simply stories. They are myths we create about the people who came before us, in order to make sense of ourselves.”
“Alcoholism is a disease with many faces, and some of them look beautiful.”
“Our parents live inside us, whether they stick around or not... They express themselves through us in the way we hold a pen or shrug our shoulders, in the way we raise our eyebrow. Our heritage lingers in our blood.”

Eu gostei e recomendo! 😉 Boa leitura!

Photos from Juca • Português como Língua de Herança's post 13/11/2021

Vamos de dica? Este será o nosso calendário do advento deste ano, da (adoramos as publicações deles!) São 24 livrinhos que estão escondidos em cada uma das janelinhas. As crianças já estão super animadas para a contagem regressiva até o Natal. 🎄🎅🏻💫

Gostou? Então curte, comenta e compartilha com amigos e familiares que assim como você embarcaram na jornada bilíngue!

Photos from Juca • Português como Língua de Herança's post 28/10/2021

Vamos de dica? Meus filhos adoram colorir e ontem me deparei com esta coleção da Crayola, “Colors of the World” (Cores do Mundo), a qual ainda não conhecia. A nova paleta de cores valoriza a diversidade que temos no mundo. Além de giz de cera, lápis de cor e canetinha, a coleção também traz um livro de colorir, onde as crianças se aventuram em viagens pelo mundo. Através da pintura, uma forma de cultivar um mundo mais inclusivo para crianças de todas as idades, culturas e etnias.

Gostou? Então curte, comenta e compartilha com amigos e familiares que assim como você embarcaram na jornada bilíngue!

Photos from Juca • Português como Língua de Herança's post 27/10/2021

Já no clima do “Dia das Bruxas”, algumas indicações de livros sobre bruxas, fantasmas, zumbis, abóboras… (parte 1)
🧙🏼‍♀️
📖 The Worst Witch (A pior das bruxas)
✍🏻 Jill Murphy
Mildred mal entrou para a escola das bruxas e já se sente a pior das alunas. Não consegue decorar as palavras mágicas, sua vassoura tem o cabo remendado e, sempre que há problemas, ela se vê no meio deles. Divertido e repleto de aventuras! Livro em capítulos, bem gostoso de ler com a criançada.

👻
📖 There’s a Ghost in this House
✍🏻 Oliver Jeffers
Mais uma vez Oliver Jeffers nos surpreende com este livro que convida a criançada a procurar fantasmas em cada página.
Oliver Jeffers faz uma mistura de desenhos e fotos de cômodos de casas antigas, deixando a história ainda mais real!
Uma menina mora sozinha em uma casa que ela acredita que é assombrada, mas ela nunca
viu um fantasma. Qual a aparência deles? Eles só aparecem durante noite? Que tal embarcar nesta aventura pela casa da menina e ajudá-la a encontrar fantasmas? Espere o inesperado nesta brincadeira divertida.

🧟‍♀️
📖Mortina
✍🏻 Barbara Cantini
Mortina é uma menina diferente de todas as outras: ela é uma menina-zumbi.
Passa os dias no Palacete Decrépito com sua tia Fafá Lecida e seu inseparável amigo, o galgo albino Tristão. O maior sonho de Mortina é ter amigos de sua idade para brincar, mas sua tia nunca a deixa sair de casa, porque tem medo da reação dos humanos ao conhecerem pequena zumbi. Para sua alegria, um dia a oportunidade perfeita aparece: o Dia das Bruxas!

🦴
📖 Funnybones
✍🏻 Janet & Allan Ahlberg
Em uma casa muito muito escura, em uma adega muito muito escura, moravam alguns esqueletos! Um livro cheio de repetições que as crianças adoram!

Gostou? Então curte, comenta e compartilha com amigos e familiares que assim como você embarcaram na jornada bilíngue!

Photos from Juca • Português como Língua de Herança's post 26/10/2021

Na criação bilíngue, lembre-se:
- a exposição ao idioma alvo é fundamental, leia para seu filho, brinque, converse, cante… faça de uma maneira divertida e prazeirosa.
- a jornada bilíngue é longa, cheia de desafios e conquistas, o importante é ser persistente!
- a necessidade de uso do idioma alvo é fundamental. A criança dificilmente irá usar o idioma alvo se não houver a necessidade. Proporcione momentos de interação com familiares e amigos, participe de encontros com outros falantes da língua.

Gostou? Então curte, comenta e compartilha com amigos e familiares que assim como você embarcaram na jornada bilíngue!

Want your school to be the top-listed School/college in Perth?

Click here to claim your Sponsored Listing.

Location

Category

Address


Perth, WA