12/05/2026
Jovens transformam ideias em voz activa no ICRA-Panguila
Tesouras, cartolinas, marcadores e muitas ideias deram vida a uma actividade que transformou criatividade em consciência social. No ICRA-Panguila, mais de 50 jovens uniram-se para construir jornais murais dedicados a temas que fazem parte da realidade das escolas e das comunidades.
Entre debates, troca de experiências e trabalho em equipa, os participantes reflectiram sobre a preservação do meio ambiente escolar, a importância do voluntariado juvenil, os direitos e deveres na comunidade e o papel do Orçamento Participativo na construção de uma sociedade mais inclusiva.
Mais do que jornais murais, os voluntários deixaram mensagens de cidadania, responsabilidade colectiva e envolvimento juvenil, reforçando a importância de dar voz aos jovens nos processos de decisão e transformação social.
A iniciativa enquadra-se no projecto “Nossa Voz, Nosso Futuro!” - Acções de Participação Juvenil, Advocacia e Apoio aos Jovens em Situação de Vulnerabilidade em Angola, co-financiado pela União Europeia, em parceria com os Salesianos de Dom Bosco (SDB), ICRA, APDCH, 4As e outros parceiros institucionais.
11/05/2026
ICRA acolhe palestra de sensibilização sobre prevenção do consumo de álcool nas escolas
Decorre neste momento, no Instituto de Ciências Religiosas de Angola, uma palestra de sensibilização promovida no âmbito do Projecto Smashed Angola, uma iniciativa da Direcção Municipal da Educação voltada para a prevenção do consumo de álcool no contexto escolar.
A actividade reúne estudantes e membros da comunidade académica numa abordagem educativa centrada na consciencialização sobre os impactos sociais, comportamentais e académicos associados ao consumo precoce de bebidas alcoólicas.
Mais do que alertar para os riscos, a palestra procura incentivar escolhas responsáveis, fortalecer a capacidade crítica dos jovens e promover ambientes escolares mais saudáveis e seguros.
Com iniciativas do género, reforça-se a importância da educação preventiva como ferramenta essencial na formação integral da juventude e na construção de uma cultura de responsabilidade social entre os estudantes.
11/05/2026
Há encontros que vão além da transmissão de conteúdos. São momentos de partilha, alinhamento e fortalecimento do acompanhamento aos estudantes.
Foi nesse espírito que decorreu a sessão formativa dirigida aos supervisores do 2º Ano de ambos os cursos do ICRA, com o objectivo de reforçar competências de acompanhamento, orientação e supervisão académica.
A sessão permitiu consolidar práticas de supervisão mais conscientes, próximas e estratégicas, destacando o papel do supervisor não apenas como orientador académico, mas também como agente de apoio, desenvolvimento e motivação estudantil.
Porque formar profissionais exige mais do que ensinar conteúdos. Exige presença, acompanhamento e pessoas preparadas para caminhar lado a lado com os estudantes. No ICRA, continuamos comprometidos com uma formação cada vez mais próxima, consciente e transformadora. 📚🫡
08/05/2026
Encarregados de educação inteiram-se das acções do projecto “Nossa Voz, Nosso Futuro”
No âmbito do projecto “Nossa Voz, Nosso Futuro”, realizou-se no Panguila, Província do Bengo, um encontro entre os responsáveis do VICRA-Panguila e os encarregados de educação dos voluntários integrados na iniciativa.
O encontro surgiu da necessidade de apresentar aos pais e encarregados de educação as actividades já desenvolvidas pelos voluntários, bem como as acções previstas para implementação nas comunidades, promovendo maior proximidade e acompanhamento por parte das famílias.
A iniciativa teve como principal objectivo fortalecer o envolvimento dos encarregados de educação no percurso dos jovens voluntários, sensibilizando-os para a importância do voluntariado enquanto ferramenta de crescimento pessoal, social e profissional.
Entre as principais recomendações saídas do encontro, destacam-se:
- A criação de um grupo digital para facilitar a comunicação entre os intervenientes;
- A partilha regular do plano de actividades desenvolvidas pelos voluntários.
O projecto Nossa Voz, Nosso Futuro é co-financiado pela União Europeia e implementado em parceria com o SDB, ICRA, APDCH, 4As e outros parceiros institucionais.
05/05/2026
Projecto LerArt capacita estudantes do ICRA em comunicação estratégica
A Associação dos Estudantes do ICRA, em parceria com o Projecto LerArt, promoveu ao longo do mês de Abril, uma iniciativa formativa orientada para o desenvolvimento de competências em comunicação e valorização pessoal.
Concebido com uma abordagem prática e orientada para resultados, o LerArt teve como principal objectivo fortalecer competências-chave, como a apresentação pessoal, a oratória e a retórica, elementos determinantes para o desempenho académico, o exercício da liderança e a futura integração no mercado de trabalho.
A primeira edição decorreu em formato piloto, envolvendo 35 estudantes do 3º Ano, de ambos os cursos do ICRA, ao longo de um mês, com sessões formativas realizadas aos sábados.
Durante este período, os participantes foram envolvidos em actividades práticas e dinâmicas, orientadas para a aplicação real das competências comunicacionais, o que contribuiu para o reforço da autoconfiança, da capacidade argumentativa e da qualidade das suas intervenções em diferentes contextos.
04/05/2026
Alinhamento, disciplina e acompanhamento: os três eixos do encontro no ICRA
O Instituto de Ciências Religiosas de Angola realizou, no passado sábado, um encontro com os encarregados de educação dos estudantes do 1º e 2º Ano, num momento de diálogo e alinhamento entre a instituição e as famílias.
A sessão teve como foco a abordagem de questões relevantes para o percurso formativo dos estudantes, com destaque para o comportamento, o cumprimento rigoroso do horário, a apresentação pessoal (vestuário), estágio do 2º Ano e outros aspectos ligados à disciplina e ao desempenho académico.
Numa primeira fase, todos os encarregados estiveram reunidos num momento conjunto, orientado pela Direcção Pedagógica, onde foram partilhadas directrizes gerais e reforçadas as expectativas da instituição.
Posteriormente, os encarregados de educação foram encaminhados para as respectivas salas, onde mantiveram encontros mais restritos com os directores de turma, permitindo uma abordagem individualizada e mais aprofundada sobre a situação de cada estudante.
04/05/2026
Preparar para a prática: ICRA capacita estudantes para o estágio de observação
O Instituto de Ciências Religiosas de Angola realizou durante dois dias uma acção formativa dirigida aos estudantes do 2º Ano dos cursos de Comunicação Social e de Educadores Sociais, no âmbito da preparação para o início do estágio de observação.
A formação centrou-se em dois eixos fundamentais: a Introdução aos Estágios e as Técnicas de Recolha e Tratamento de Dados.
No primeiro momento, os estudantes foram enquadrados quanto à natureza, objectivos e dinâmica do estágio, com destaque para o seu papel enquanto observadores e para as exigências académicas e institucionais associadas a esta etapa. Já no segundo momento, foram abordadas metodologias de recolha de dados, com enfoque na observação, entrevista e questionário, bem como orientações para o seu tratamento e organização no relatório de estágio.
A iniciativa visa garantir que os estudantes iniciem o estágio devidamente preparados, munidos de ferramentas técnicas e metodológicas que lhes permitam desenvolver uma análise crítica, sistemática e fundamentada da realidade que irão observar.
01/05/2026
O trabalho dignifica, transforma e abre caminhos.
Hoje celebramos todos aqueles que, com esforço e propósito, fazem a diferença todos os dias.
Feliz Dia do Trabalhador!
27/04/2026
ICRA acolhe Assembleia Geral da AESA
O Instituto de Ciências Religiosas de Angola foi palco da Assembleia Geral da Associação dos Educadores Sociais de Angola (AESA), realizada no dia 25 de Abril, sábado. A sessão teve como ponto central a eleição dos órgãos sociais, num momento determinante para o reforço institucional e organizacional da associação.
A iniciativa reuniu membros da associação e outros intervenientes relevantes, consolidando-se como um espaço de participação activa, reflexão e fortalecimento do papel dos educadores sociais no contexto angolano.
Na ocasião, o recém-eleito Presidente do Conselho Directivo da AESA, Miguel Cabila Cariongo, destacou o significado do acto eleitoral, sublinhando que a confiança depositada pela classe representa um compromisso colectivo com o fortalecimento da organização e com a afirmação dos educadores sociais no país. Reconheceu a necessidade de uma actuação assente na transparência, no diálogo e no espírito de equipa.
O Presidente reforçou ainda o compromisso da nova direcção em promover uma consciência profissional mais sólida, orientada para a consistência, seriedade e maior impacto do associativismo, apelando à participação activa de todos os membros para a construção de uma AESA mais forte, unida e influente.
O ICRA continua, assim, a posicionar-se como um espaço de referência para o diálogo, formação e dinamização de acções com impacto directo na sociedade.
24/04/2026
ICRA promove jornada de limpeza e reforça compromisso com a cidadania e o bem-estar escolar
Realizou-se hoje, nas instalações do ICRA, uma ampla jornada de limpeza que mobilizou estudantes e auxiliares de limpeza, numa acção conjunta marcada pelo espírito de colaboração, responsabilidade e zelo pelo espaço comum.
A iniciativa teve como principal objectivo garantir um ambiente mais saudável, organizado e propício ao processo de ensino e aprendizagem, ao mesmo tempo que promoveu valores essenciais como a cidadania activa, o sentido de pertença e a preservação do património institucional.
Durante a actividade, os participantes envolveram-se na higienização das salas de aula, corredores e áreas exteriores, demonstrando um forte compromisso com a manutenção de um espaço digno e acolhedor para toda a comunidade académica.
Mais do que uma acção pontual, esta jornada de limpeza reflecte a visão do ICRA de formar não apenas profissionais competentes, mas também cidadãos conscientes, capazes de contribuir positivamente para a sociedade.