04/05/2026
Momentos que marcaram o TECH SUMMIT no Instituto Superior Politécnico Tocoísta.
Entre partilhas de conhecimento, inovação e visão para o futuro, registamos instantes que refletem o compromisso com a cibersegurança, a robótica e o desenvolvimento tecnológico em Angola.
Reviva, através destas imagens, os destaques de um encontro que reforça a ligação entre academia, investigação e mercado.
04/05/2026
O Instituto Superior Politécnico Tocoísta (ISPT) realizou, quinta-feira, 30 de Abril, o TECH SUMMIT, um colóquio sobre à cibersegurança e robótica. O evento contou com a participação do CEO da Queralt Solutions, Dominic Rapini, que já no dia 27 de Abril tinha visitado as instalações do ISPT. Leia mais em: www.ispt.edu.ao
ISPT aposta na cibersegurança e inovação - Instituto Superior Politécnico Tocoista
O Instituto Superior Politécnico Tocoísta (ISPT) realizou, quinta-feira, 30 de Abril, o TECH SUMMIT, um colóquio sobre à cibersegurança e robótica. O evento contou com a participação do CEO da Queralt Solutions, Dominic Rapini, que já no dia 27 de …
29/04/2026
O Instituto Superior Politécnico Tocoista (ISPT) tem a honra de anunciar a realização do 1º Colóquio ISPT Tech Summit, um evento dedicado à reflexão e ao debate sobre o papel da tecnologia no desenvolvimento de África.
Sob o tema “Cibersegurança como pilar do desenvolvimento da economia digital em África”, este encontro reunirá estudantes, profissionais e especialistas para discutir tendências, desafios e oportunidades nas áreas de inovação tecnológica.
O evento contará com a presença do convidado especial Dominic Rapini, CEO da empresa Queralt Solutions, que partilhará a sua experiência e visão sobre o impacto da tecnologia no mundo contemporâneo.
Serão abordados temas relevantes como:
Robótica
Data Center e Cibersegurança
Casas Sociais
ISPT Inteligente
📅 Data: 30 de Abril
🕘 Horário: 09h00 às 14h00
📍 Local: Anfiteatro do ISPT
O ISPT reafirma, com esta iniciativa, o seu compromisso com o rigor, a inovação e a excelência na formação e na promoção do conhecimento.
05/03/2026
O Instituto Superior Politécnico Tocoísta (ISPT) realiza a II Conferência sobre Estratégia do Desenvolvimento: Construir Angola, um espaço de reflexão académica e cooperação internacional dedicado à análise de caminhos estratégicos para o desenvolvimento sustentável do país.
A conferência decorre no dia 26 de Fevereiro, das 10h às 12h, no Auditório Principal do ISPT, contando com a participação e colaboração de universidades e empresas americanas, reforçando o intercâmbio de conhecimento, inovação e experiências no domínio científico e tecnológico.
Entre os temas centrais em debate destacam-se:
Infraestruturas Inteligentes, enquanto base para cidades modernas e eficientes;
Robótica, como instrumento de inovação tecnológica e transformação produtiva.
O evento tem como objectivo principal reforçar o Plano de Mestrado em Estudos Africanos e Americanos, promovendo uma abordagem académica multidisciplinar que contribua para a formação de quadros capazes de pensar e construir soluções para o desenvolvimento de Angola.
O ISPT reafirma, assim, o seu compromisso com o rigor académico, a inovação e a excelência, incentivando o diálogo entre academia, sector empresarial e parceiros internacionais.
05/03/2026
O Instituto Superior Politécnico Tocoísta (ISPT), em Luanda, acolheu no dia 04 de março de 2026 a II Conferência das Igrejas Cristãs em Angola – CICA, realizada sob o tema “O Papel da Igreja na Prevenção da Fístula Obstétrica”.
O encontro constituiu um importante espaço de reflexão e diálogo entre instituições religiosas, autoridades públicas e organizações sociais, visando reforçar o compromisso conjunto na sensibilização, prevenção e apoio às mulheres afectadas por esta condição de saúde.
Durante a conferência foram abordados diversos temas relevantes, com destaque para:
A fístula obstétrica, seus impactos sociais e humanos;
Prevenção, causas e traumas associados à condição;
Estratégias de reintegração social das mulheres afectadas;
Apresentação de projectos sociais e iniciativas de apoio comunitário.
O evento contou com a presença de distintas personalidades e representantes institucionais, entre os quais a Ministra da Saúde, líderes religiosos, Deputados à Assembleia Nacional, bem como directores e membros das igrejas que integram o Conselho de Igrejas Cristãs em Angola (CICA).
A realização desta conferência reafirma o papel das instituições académicas e religiosas na promoção do diálogo, da consciencialização social e do desenvolvimento humano, contribuindo para a construção de uma sociedade mais informada, solidária e comprometida com a dignidade da mulher.
11/02/2026
É com profunda tristeza que o ISPT recebeu a notícia do falecimento do nosso estudante do 3º ano do curso de Missiologia.
Manifestamos os nossos mais sinceros sentimentos à família, amigos e colegas.
Que encontrem força e co***lo neste momento difícil. A sua memória permanecerá sempre connosco.
29/01/2026
O Instituto Superior Politécnico Tocoísta (ISPT) realizou, no dia 23 de janeiro de 2026, uma palestra académica de elevada relevância jurídica e social, subordinada ao tema “Otimizando o Acesso à Justiça por meio do Legal Design e do Visual Law – Perspectivas de um Projeto da Justiça Federal Brasileira”.
A actividade foi ministrada pelo Prof. Dr. Fabrício Bittencourt da Cruz, Juiz Federal e Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG – Brasil), reconhecido pela sua destacada actuação académica e institucional no processo de modernização do sistema de justiça, com ênfase na aplicação de metodologias inovadoras no Direito.
leia mais em: https://ispt.edu.ao/otimizando-o-acesso-a-justica-por-meio-do-legal-design-e-do-visual-law/
12/01/2026
NOTA DE CONDOLÊNCIAS
É com profunda dor e consternação que o Departamento de Ciências Sociais e Humanas do Instituto Superior Politécnico Tocoísta (ISPT) tomou conhecimento do passamento físico do Docente Paulo Teca, que foi colaborador do Curso de Sociologia, tendo leccionado as unidades curriculares de Sociologia Urbana e Sociologia Rural, contribuindo de forma significativa para a formação da primeira geração de sociólogo do ISPT.
Neste momento de luto, a Direcção do ISPT, docentes, discentes e funcionários curvam-se perante a memória de um insigne intelectual, que deixou marcas indeléveis na educação e na formação das novas gerações.
À família enlutada, endereçamos os nossos mais sentidos sentimentos de pesar.
05/01/2026
O Instituto Superior Politécnico Tocoísta (ISPT) promove, no próximo dia 23 de janeiro de 2026, uma palestra académica de grande relevância jurídica e social, subordinada ao tema “Otimizando o Acesso à Justiça por meio do Legal Design e do Visual Law – Perspectivas de um Projeto da Justiça Federal Brasileira”.
Palestra Sob o Tema: Otimizando o Acesso à Justiça por meio do Legal Design e do Visual Law - Instituto Superior Politécnico Tocoista
O Instituto Superior Politécnico Tocoísta (ISPT) promove, no próximo dia 23 de janeiro de 2026, uma palestra académica de grande relevância jurídica e social, subordinada ao tema “Otimizando o Acesso à Justiça por meio do Legal Design e do Visual …
05/11/2025
A Direcção do Instituto Superior Politécnico Tocoísta (ISPT) tem a honra de convidar toda comunidade acadêmica - Docentes, Estudantes e Colaboradores - a participar na cerimónia solene de abertura do ano acadêmico 2025/2026, realizar-se-á no: Auditório Principal do ISPT.
24/09/2025
O Instituto Superior Politécnico Tocoísta (ISPT), em parceria com a Efonor Academia, vai realizar no próximo sábado, 27 de setembro, a 1ª edição do Workshop sobre o Regime Jurídico das Facturas.
O evento, de acesso gratuito, decorrerá no Anfiteatro do ISPT – Golf 2, das 08h00 às 13h00, e contará com a participação de especialistas nas áreas da contabilidade e do direito fiscal.
Workshop sobre regime jurídico das facturas - Instituto Superior Politécnico Tocoista
Workshop sobre o Regime Jurídico das Facturas – 1ª Edição O Instituto Superior Politécnico Tocoísta (ISPT), em parceria com a Efonor Academia, vai realizar no próximo sábado, 27 de setembro, a 1ª edição do Workshop sobre o Regime Jurídico das …