27/10/2025
CONHEÇA OS JORNALISTAS DO NAMIBE HOMENAGEADOS EM NOITE MEMORÁVEL
A Gala do Prémio Welwitschia de Jornalismo 2025, realizada este sábado, foi mais do que uma cerimónia de entrega de prémios — foi uma homenagem viva à história, dedicação e compromisso dos profissionais da comunicação social.
Num ambiente de emoção e prestígio, jornalistas, pessoal administrativo e editorias das línguas nacionais, foram homenageados pelo seu papel decisivo na construção da narrativa da província e do país. O acto decorreu sob o espírito das celebrações dos 50 anos da independência.
O ponto alto da noite foi o anúncio dos vencedores do PWJ 2025, tendo o grande prémio sido atribuído ao jornalista Elias Pedro Guito , com a peça “Okulinonga” — termo Kuvale que significa “ensinar” —, exaltando o valor do conhecimento e da transmissão cultural. O projecto foi concebido e está sendo implementado pelo GPN, levando o ensino às crianças nativas, cujos pais dedicam-se a criação de gado no quadro do fenômeno da transumância.
As homenagens foram feitas aos Profissionais/ jornalistas:
- Maria Rosa Sobral Pinto (TPA)
- João Upale (Edições Novembro)
- Anabela Fritz (Angop)
- Esperança Humbi Humbi (Rádio Namibe)
- Avelino Mário (Rádio Namibe – Desporto)
- Armando Chicoca (Voz da América)
- Jeovani Cole (Edições Novembro)
- Maria do Rosário “Ró” (Rádio Namibe)
- Valentim Rodrigues (Angop)
- Arnaldo Botelho (TPA)
- Yanai Soares (Gabinete de Comunicação institucional da Administração da Bibala)
Também foram entregues Diplomas de Reconhecimento às Editorias em Línguas Nacionais: Umbundu, Kuanhama, Nganguela, Nhaneka e Kuvale – por manterem vivas as línguas e culturas do nosso povo, assegurando a informação ao cidadão.
A cerimónia foi prestigiada pelo Governador provincial em exercício, Abel Kapitango, pelo Administrador de Moçâmedes, Abelardo Lemba, e pelo PCA do Porto do Namibe, Nazaré Neto.
27/10/2025
ALVES DA SILVA REVELA QUE SEU MODELO DE LOCUÇÃO É RUI ALMEIDA
Num Podcast emitido recentemente, Alves da Silva, locutor da Rádio Cinco que foi o convidado de Igor de Andrade, disse durante a conversa sobre a sua odisseia no radiojornalismo angolano que bebeu de muitos profissionais, mas destacou que sempre se espelhou na maneira única e interactiva do jornalista português Rui Almeida.
Alves da Silva não escondeu a admiração profissional que tem por Rui Almeida, por ser também um formador nato, transmitindo conhecimento de forma sublime.
«Eu gosto de falar com velocidade. Isto busquei na maneira como Rui Almeida, na altura, fazia as emissões da RTP. Foi a minha grande inspiração. Já estive com ele numa formação que ele mesmo veio dar a Angola e adorei a forma como ele interagia connosco. É um homem autêntico e muito simples», disse.
O condutor do Tarde Desportiva lembrou durante a conversa que nunca pensou ser jornalista ou locutor, mas hoje ganhou paixão pela rádio, pese embora as dificuldades financeiras que enfrentam os jornalistas em Angola.
27/10/2025
TV ZIMBO NOMEIA NOVO DIRECTOR DE ENGENHARIA, SISTEMAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
A TV ZIMBO anunciou, através da Ordem de Serviço Interna n.º 022/TVZIMBO/CG/2025, de 9 de Outubro de 2025, a nomeação de Paulo Jorge Ventura Sandão dos Santos para o cargo de Director da Direcção de Engenharia, Sistemas e Tecnologias de Informação, afecto à Coordenação e Meios de Produção. O profissional, que exercia a função de Técnico de Tecnologia de Informação, passa agora a assumir responsabilidades de direcção e chefia da estação televisiva.
De acordo com o documento assinado pelo Coordenador-Geral, Paulo Julião Muacavula, a decisão tem como objectivo fortalecer as estratégias de Tecnologia de Informação (TI) alinhadas aos objectivos de negócio da estação, assegurando maior estabilidade e eficiência nas actividades técnicas e laborais. A nomeação entra em vigor a partir da data da sua publicação, no quadro do processo de reorganização da estrutura interna da TV ZIMBO.
27/10/2025
LUKENYA GOMES CELEBRA ERNESTO BARTOLOMEU COMO "CR7 DA COMUNICAÇÃO SOCIAL"
A apresentadora Lukenya Gomes emocionou os seus seguidores ao partilhar uma foto especial ao lado do icónico jornalista Ernesto Bartolomeu, a quem descreveu como o “CR7 da comunicação social”, ou “Messi”, para os que assim o preferirem.
Na publicação, Lukenya expressa profunda admiração pelo profissional que marcou a sua infância e que hoje é seu colega na Televisão Pública de Angola (TPA). “Eu cresci a assistir o Ernesto Bartolomeu, e apesar de trabalharmos na mesma empresa, eu não me canso de ser admiradora do seu profissionalismo, e da sua postura inspiradora”, escreveu.
A publicação surge no contexto das celebrações dos 50 anos da TPA, ocasião em que Lukenya pediu ao jornalista que posasse para algumas fotos, com o intuito de eternizar o momento em um quadro na sua sala.
27/10/2025
VETERANO DA IMAGEM TOMÁS BIRI CONDECORADO PELOS 50 ANOS DE INDEPENDÊNCIA NACIONAL
O renomado operador de câmara Tomás Biri foi distinguido no âmbito das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, em reconhecimento ao contributo notável que tem prestado ao desporto e à televisão angolana.
Portal |O Jornalista
Considerado um dos pilares da imagem televisiva no país, Tomás Biri construiu uma carreira marcada pela dedicação, rigor e paixão pelo ofício. Com a sua câmara, eternizou momentos que fazem parte da memória colectiva do desporto e da comunicação social em Angola.
Colegas e profissionais do sector descrevem-no como um homem discreto, mas gigante na sua arte. “O Tomás Biri é daqueles pilares que sustentam grandes histórias. Viajei com ele meio mundo e vi de perto a entrega e o rigor com que trabalha. Hoje, ao ser condecorado, faz-se justiça a um homem raro”, destacou um dos seus companheiros de profissão.
A distinção surge como um tributo à trajectória de um mestre da imagem, cuja lente ajudou a contar parte da história contemporânea de Angola.
27/10/2025
APRESENTADORA E CANTORA ANGOLANA SÔNIA ANTÓNIO CONDECORADA COM A MEDALHA DOS 50 ANOS DE INDEPENDÊNCIA NACIONAL
A apresentadora Sónia António foi uma das personalidades condecoradas pelo Presidente João Lourenço na recente sessão de condecorações.
A também cantora recebeu a distinção na Classe Paz e Desenvolvimento, integrando as comemorações dos 50 anos da independência nacional.
A condecoração surge após um movimento de fãs nas redes sociais, onde vários internautas pediram publicamente que a artista fosse homenageada. Os apoiantes destacaram o papel de Sónia António em marcar a infância de várias gerações de angolanos através do seu trabalho televisivo e musical infantil.
26/10/2025
Moçambique: CASOS DO DIA VENCE PRÉMIO “SERVIÇOS INFORMATIVOS POPULARES”
O programa Casos do Dia, da TV Sucesso, moçambicana, acaba de vencer o prémio “Serviços Informativos Populares de TV” na gala de entrega dos Media Club Awards 2025.
Entre os seis nomeados, o programa apresentado pelo jornalista Ernesto Martinho conquistou cerca de 3.942 votos. Este é o segundo prémio que Ernesto Martinho leva para a TV Sucesso.
26/10/2025
JORNALISTA ELIAS GUITO DA RNA VENCE PRÊMIO PROVINCIAL DE JORNALISMO
O jornalista Elias Guito, da Rádio Nacional de Angola no Namibe, sagrou-se vencedor da edição 2025 do Prémio Provincial de Jornalismo, com a peça intitulada “Okulinonga”, que obteve 66 pontos atribuídos pelo corpo de júri.
Além do prémio principal, Elias Guito conquistou também a categoria de Rádio. Em declarações após o anúncio, o jornalista dedicou a distinção à sua mãe, já falecida, e ao seu mestre Joaquim Gonçalves, recentemente condecorado pelo Presidente da República no âmbito das comemorações dos 50 anos de independência nacional.
O vencedor, que arrecada um prémio monetário no valor de um milhão e trezentos mil kwanzas, reafirmou o seu compromisso em continuar a trabalhar para o engrandecimento do país através do jornalismo.
Na mesma cerimónia, o jornalista Abelto Moisés, da TPA, venceu na categoria de Televisão, enquanto Maria Kavela, das Edições Novembro, foi distinguida na categoria de Imprensa.